Sport

Jun 1, 2017

OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório para admiradores de iates, é também um evento que junta os barcos mais belos do mundo.

Arrancou a 26 de Maio último, aquela que é a competição internacional mais antiga, com 166 anos e, simultaneamente, a maior, mais famosa e prestigiada regata do mundo – a Taça América. Segundo a Organização, a prova que decorre este ano, nas Bermudas, até 27 de Junho, contará com os iates mais rápidos da história da competição.

As águas cristalinas e de cor azul turquesa das Bermudas são o cenário idílico para os velejadores desta prova, cuja preparação atlética é tão exigente como a de um velocista olímpico.

O evento é igualmente anfitrião de um dos maiores encontros de iates do mundo. Imponentes em tamanho e impacto, os iates atraem público muito diversificado, como desportistas, empresários, velejadores, turistas e, até vedetas internacionais.

Este lado da competição, que muito a prestigia, reflecte o vasto trabalho da America's Cup Event Authority (ACEA) e da BWA Yachting, cujo especialização e confiança tornaram possível a realização da prova nas Bermudas. Um trabalho que, aliás, já tinha dado frutos na 34ª edição, em São Francisco, Estados Unidos da América, em 2013. «Fizemos grandes esforços para envolver a comunidade global ligada aos iates e estamos ansiosos para apresentar alguns dos maiores e mais belos iates do mundo, no coração do nosso evento», afirma Sam Hollis, Director de Operações da ACEA.

Ainda segundo Hollis, «os proprietários terão stands de muita qualidade para apresentarem os seus barcos e podem assistir à prova na primeira fila, assim como a experiências e oportunidades que o dinheiro não pode comprar».

Já a Vice-Presidente da BWA Yachting, Laura Esteve, afirma que «a BWA Yachting tem honra em fazer parte da família Taça América e espera oferecer os melhores serviços aos clientes de elite».

Para colocar as Bermudas no mapa desta competição, a Organização e a Autoridade de Turismo das Bermudas, aprovaram a construção de novas marinas no Royal Naval Dockyard e na Front Street em Hamilton, na capital e "coração" da prova.

Para além da prova principal, a Taça América incorpora ainda corridas como a "America's Cup Superyacht Regatta", entre 13 e 15 de Junho, em parceria com a International Boat, e conta com 19 dos mais prestigiados iates mundiais, incluindo Adela, o iate de 55 metros que venceu a "America's Cup Superyacht Regatta", em 2013.

A "America's Cup J Class Regatta" é outra prova que terá lugar nos dias 16, 19 e 20 de Junho, e contará igualmente com alguns dos barcos mais emblemáticos da história da Taça América.

Um evento VIP e com história

Não menos emblemática é a história desta prova que remonta a 1851, quando numa tarde em que a rainha Victoria assistia a uma corrida de vela em Solent, entre a Ilha de Wight e a costa sul da Inglaterra, uma escuna de aparência radical passou velozmente pelo Royal Yacht estacionado em Solent, surpreendendo os presentes. A taça, inicialmente designada como Copa Royal Yacht Squadron, é hoje denominada America em homenagem ao primeiro iate a vencer o troféu. Este ficou na posse do New York Yacht Club, dos Estados Unidos da América, de 1852/1857 (quando o sindicato que ganhou a copa o doou ao clube) até 1983, quando o Australia II, da Austrália, venceu o troféu e pôs fim ao período de vitórias mais longo da história deste desporto.

A Taça América tem agregado empresários e magnatas da indústria como Larry Ellison da Oracle; o magnata do imobiliário Alan Bond; o comerciante de chá, Sir Thomas Lipton; o pioneiro da aviação, Sir T.O.M. Sopwith; Aga Khan; Ted Turner, do sector dos Media e Harold S. Vanderbilt, executivo da ferrovia norte-americana que venceu a Taça América três vezes e que também ajudou a criar as regras desta prova.

Recentemente, superstars como o britânico Ben Ainslie e Iain Percy, os australianos Jimmy Spithill, Tom Slingsby e Nathan Outteridge, o francês Franck Cammas, entre outros, associaram-se também ao evento.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.


  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...


  • 06

    Food & Beverage

    Fev 1, 2017

    DA ÍNDIA COM PICANTE

    A cozinha indiana é bastante conhecida pelas especiarias que utiliza. Na edição deste mês, a Your Vip Partner aborda alguns dos benefícios do picante e, particularmente, da malagueta.

  • Lifestyle & Travel

    Abr 1, 2015

    Falling in Love with Azerbaijan

    Gabala district is located at the foot of Great Caucasus mountain range. Ruins of the ancient town Kabala are 22 km from the city center. The abundance of attractions, beautiful nature and well developed infrastructure attract thousands...

  • sunset-114557

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2016

    WILD CROATIA

    Dominated by postcard-like landscapes, incredible colours and scents, intertwined with the sounds of the pristine Balkan forests and falling water, Plitvice Lakes Natural Park is Croatia's brightest gem, and one of Europe's top destinations...