Sport

Jun 1, 2017

OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório para admiradores de iates, é também um evento que junta os barcos mais belos do mundo.

<

Arrancou a 26 de Maio último, aquela que é a competição internacional mais antiga, com 166 anos e, simultaneamente, a maior, mais famosa e prestigiada regata do mundo – a Taça América. Segundo a Organização, a prova que decorre este ano, nas Bermudas, até 27 de Junho, contará com os iates mais rápidos da história da competição.

As águas cristalinas e de cor azul turquesa das Bermudas são o cenário idílico para os velejadores desta prova, cuja preparação atlética é tão exigente como a de um velocista olímpico.

O evento é igualmente anfitrião de um dos maiores encontros de iates do mundo. Imponentes em tamanho e impacto, os iates atraem público muito diversificado, como desportistas, empresários, velejadores, turistas e, até vedetas internacionais.

Este lado da competição, que muito a prestigia, reflecte o vasto trabalho da America's Cup Event Authority (ACEA) e da BWA Yachting, cujo especialização e confiança tornaram possível a realização da prova nas Bermudas. Um trabalho que, aliás, já tinha dado frutos na 34ª edição, em São Francisco, Estados Unidos da América, em 2013. «Fizemos grandes esforços para envolver a comunidade global ligada aos iates e estamos ansiosos para apresentar alguns dos maiores e mais belos iates do mundo, no coração do nosso evento», afirma Sam Hollis, Director de Operações da ACEA.

Ainda segundo Hollis, «os proprietários terão stands de muita qualidade para apresentarem os seus barcos e podem assistir à prova na primeira fila, assim como a experiências e oportunidades que o dinheiro não pode comprar».

Já a Vice-Presidente da BWA Yachting, Laura Esteve, afirma que «a BWA Yachting tem honra em fazer parte da família Taça América e espera oferecer os melhores serviços aos clientes de elite».

Para colocar as Bermudas no mapa desta competição, a Organização e a Autoridade de Turismo das Bermudas, aprovaram a construção de novas marinas no Royal Naval Dockyard e na Front Street em Hamilton, na capital e "coração" da prova.

Para além da prova principal, a Taça América incorpora ainda corridas como a "America's Cup Superyacht Regatta", entre 13 e 15 de Junho, em parceria com a International Boat, e conta com 19 dos mais prestigiados iates mundiais, incluindo Adela, o iate de 55 metros que venceu a "America's Cup Superyacht Regatta", em 2013.

A "America's Cup J Class Regatta" é outra prova que terá lugar nos dias 16, 19 e 20 de Junho, e contará igualmente com alguns dos barcos mais emblemáticos da história da Taça América.

Um evento VIP e com história

Não menos emblemática é a história desta prova que remonta a 1851, quando numa tarde em que a rainha Victoria assistia a uma corrida de vela em Solent, entre a Ilha de Wight e a costa sul da Inglaterra, uma escuna de aparência radical passou velozmente pelo Royal Yacht estacionado em Solent, surpreendendo os presentes. A taça, inicialmente designada como Copa Royal Yacht Squadron, é hoje denominada America em homenagem ao primeiro iate a vencer o troféu. Este ficou na posse do New York Yacht Club, dos Estados Unidos da América, de 1852/1857 (quando o sindicato que ganhou a copa o doou ao clube) até 1983, quando o Australia II, da Austrália, venceu o troféu e pôs fim ao período de vitórias mais longo da história deste desporto.

A Taça América tem agregado empresários e magnatas da indústria como Larry Ellison da Oracle; o magnata do imobiliário Alan Bond; o comerciante de chá, Sir Thomas Lipton; o pioneiro da aviação, Sir T.O.M. Sopwith; Aga Khan; Ted Turner, do sector dos Media e Harold S. Vanderbilt, executivo da ferrovia norte-americana que venceu a Taça América três vezes e que também ajudou a criar as regras desta prova.

Recentemente, superstars como o britânico Ben Ainslie e Iain Percy, os australianos Jimmy Spithill, Tom Slingsby e Nathan Outteridge, o francês Franck Cammas, entre outros, associaram-se também ao evento.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.



  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...

  • CN-INSTITUCIONAL-05

    Helthcare & Wellness

    Set 12, 2018

    Cirurgia Estética

    Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino...


  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Escolha fácil

    A separação de produtos é obrigatória nas modernas unidades de processamento de artigos alimentares, tornando mais fácil e rápida a viagem de produtor até ao consumidor. A ASM fabrica alguns dos mais avançados sistemas de escolha...

  • 1. Ocean-Cleanup-Delete-the-Plastic-Islands-for-Good

    Science & Nature

    Nov 1, 2017

    ELIMINAR DE VEZ AS ILHAS DE PLÁSTICO

    Em 2014, com apenas 19 anos, o holandês Boyan Slat encontrou uma possível solução para limpar metade do oceano Pacífico em 10 anos. O plano de Slat consiste numa barreira flutuante que aproveita as correntes oceânicas fazendo...

  • Oil Pumping

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Comfort to the world

    Gazprom is a global energy company basically focused on geological exploration, production, transportation, storage, processing and marketing of gas and other hydrocarbons as well as electricity and heat production and distribution.

    ...