Sport

Jun 1, 2017

OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório para admiradores de iates, é também um evento que junta os barcos mais belos do mundo.

<

Arrancou a 26 de Maio último, aquela que é a competição internacional mais antiga, com 166 anos e, simultaneamente, a maior, mais famosa e prestigiada regata do mundo – a Taça América. Segundo a Organização, a prova que decorre este ano, nas Bermudas, até 27 de Junho, contará com os iates mais rápidos da história da competição.

As águas cristalinas e de cor azul turquesa das Bermudas são o cenário idílico para os velejadores desta prova, cuja preparação atlética é tão exigente como a de um velocista olímpico.

O evento é igualmente anfitrião de um dos maiores encontros de iates do mundo. Imponentes em tamanho e impacto, os iates atraem público muito diversificado, como desportistas, empresários, velejadores, turistas e, até vedetas internacionais.

Este lado da competição, que muito a prestigia, reflecte o vasto trabalho da America's Cup Event Authority (ACEA) e da BWA Yachting, cujo especialização e confiança tornaram possível a realização da prova nas Bermudas. Um trabalho que, aliás, já tinha dado frutos na 34ª edição, em São Francisco, Estados Unidos da América, em 2013. «Fizemos grandes esforços para envolver a comunidade global ligada aos iates e estamos ansiosos para apresentar alguns dos maiores e mais belos iates do mundo, no coração do nosso evento», afirma Sam Hollis, Director de Operações da ACEA.

Ainda segundo Hollis, «os proprietários terão stands de muita qualidade para apresentarem os seus barcos e podem assistir à prova na primeira fila, assim como a experiências e oportunidades que o dinheiro não pode comprar».

Já a Vice-Presidente da BWA Yachting, Laura Esteve, afirma que «a BWA Yachting tem honra em fazer parte da família Taça América e espera oferecer os melhores serviços aos clientes de elite».

Para colocar as Bermudas no mapa desta competição, a Organização e a Autoridade de Turismo das Bermudas, aprovaram a construção de novas marinas no Royal Naval Dockyard e na Front Street em Hamilton, na capital e "coração" da prova.

Para além da prova principal, a Taça América incorpora ainda corridas como a "America's Cup Superyacht Regatta", entre 13 e 15 de Junho, em parceria com a International Boat, e conta com 19 dos mais prestigiados iates mundiais, incluindo Adela, o iate de 55 metros que venceu a "America's Cup Superyacht Regatta", em 2013.

A "America's Cup J Class Regatta" é outra prova que terá lugar nos dias 16, 19 e 20 de Junho, e contará igualmente com alguns dos barcos mais emblemáticos da história da Taça América.

Um evento VIP e com história

Não menos emblemática é a história desta prova que remonta a 1851, quando numa tarde em que a rainha Victoria assistia a uma corrida de vela em Solent, entre a Ilha de Wight e a costa sul da Inglaterra, uma escuna de aparência radical passou velozmente pelo Royal Yacht estacionado em Solent, surpreendendo os presentes. A taça, inicialmente designada como Copa Royal Yacht Squadron, é hoje denominada America em homenagem ao primeiro iate a vencer o troféu. Este ficou na posse do New York Yacht Club, dos Estados Unidos da América, de 1852/1857 (quando o sindicato que ganhou a copa o doou ao clube) até 1983, quando o Australia II, da Austrália, venceu o troféu e pôs fim ao período de vitórias mais longo da história deste desporto.

A Taça América tem agregado empresários e magnatas da indústria como Larry Ellison da Oracle; o magnata do imobiliário Alan Bond; o comerciante de chá, Sir Thomas Lipton; o pioneiro da aviação, Sir T.O.M. Sopwith; Aga Khan; Ted Turner, do sector dos Media e Harold S. Vanderbilt, executivo da ferrovia norte-americana que venceu a Taça América três vezes e que também ajudou a criar as regras desta prova.

Recentemente, superstars como o britânico Ben Ainslie e Iain Percy, os australianos Jimmy Spithill, Tom Slingsby e Nathan Outteridge, o francês Franck Cammas, entre outros, associaram-se também ao evento.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.


  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...

  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • img_0065

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    DELICIOSA COMBINAÇÃO

    Seguramente que já ouviu falar de kefir. Biologicamente, kefir é um probiótico que se reproduz através da fermentação com leite. Explicado de forma simples, trata-se de uma colónia de micro-organismos vivos com o aspecto de...

  • 1. Africa-Expressions-Mister-Black

    Lifestyle & Travel

    Nov 1, 2017

    "MISTER BLACK"

    Vai realizar-se, durante o mês de Novembro, pela primeira vez em Portugal, a eleição do "Mister Black" de 2017 – um embaixador de Boa Vontade que ficará incumbido da tarefa de entregar, em 2018, a Angola, o resultado da campanha...

  • The Country with a Ministry of Happiness

    Lifestyle & Travel

    Fev 29, 2016

    O País com um Ministério da Felicidade

    O Butão é o único Estado no mundo que anuncia a sua religião oficial, a "herança espiritual", como sendo o Budismo Tântrico. É por isso que o Governo butanês tem como objectivo principal a felicidade de cada cidadão, consagrado...