Technology

Mai 1, 2016

TECIDOS QUE FAZEM

Imagine um tecido que lhe diz se está doente, regula a temperatura corporal ou que ajuda a sua pele. Uma verdadeira revolução que já começou e que abre caminho a que design, imaginação e tecnologia trabalhem de mãos dadas para produzir roupa, objectos de decoração e de equipamentos desportivos únicos e multiusos.

Os tecidos inteligentes permitem optimizar características como a leveza e a respiração e reagir a elementos externos como a luz e o calor. Por exemplo, os tecidos fotossensíveis, feitos com corantes fotocromáticos, têm pigmentos que mudam de côr quando expostos à luz solar, sendo principalmente usados em t-shirts e fardas militares.

<

A nova colecção de ganga da marca italiana Calzedonia (especialista em meias, moda de praia e roupa íntima), criada em colaboração com o grupo Solvay, (grupo internacional de produtos químicos e materiais avançados, sedeado em Bruxelas, Bélgica), usando a invenção deste, o fio "Emana". Trata-se de um fio feito de poliamida com minerais bioactivos incorporados que, quando em contacto com o corpo, melhoram a microcirculação da pele, ao facilitar a troca de calor. Graças ao "Emana", estas calças ajudam a melhorar a pele de quem as usa. Outros exemplos são: o cabo têxtil USB 2.0 da Ohmatex, um cabo USB com dois conectores que consiste em fios condutores tecidos numa fita têxtil muito fina, e o Chromosonic, da designer húngara, Judit Eszter Karpati, uma malha electrónica experimental feita de fios de níquel-crómio entrelaçados e tintura termo-sensível. Uma plataforma de open-source (de código aberto), "Arduino", ligada a esta malha, processa ficheiros de áudio e aquece o níquel-crómio que afecta a tinta termo-sensível, gerando padrões derivados do som que pulsam em sincronia com o ritmo.

Um dos mais impressionantes avanços é, talvez, o têxtil que se "autolimpa", inventado no Royal Melbourne Institute of Technology University (RMIT), Austrália. Investigadores do RMIT desenvolveram uma maneira barata e eficiente de cultivar nanoestruturas nos tecidos. Estas nanoestruturas são de base de cobre e prata, metais conhecidos pela capacidade de absorverem a luz. Quando expostas à luz, as nanoestruturas recebem um impulso de energia que gera electrões quentes, os quais por sua vez emitem uma explosão de energia que degrada matéria orgânica. O desafio é produzir nanoestruturas à escala industrial e fixá-las permanentemente aos tecidos.

Outra inovação é o Wearable Advanced Sensor Platform - WASP™ da Globe, apresentado na primeira Cimeira dos Tecidos Inteligentes ("Smart Fabrics Summit") que decorreu em Washington DC, Estados Unidos da América (EUA), a 11 de Abril último. O WASP™ é um sistema usado no corpo, que integra monitorização fisiológica e de localização num só sistema. Criado para bombeiros e equipas de intervenção imediata, recolhe, transmite e mostra dados integrados em tempo real para uma estação de comando. Dirigido a profissões onde é experienciado stress fisiológico extremo, monitoriza a ferquência e as alterações no ritmo cardíaco, avalia a temperatura corporal, os níveis de actividade, o rácio de respiração, a postura e outros factores fisiológicos, bem como a localização 3D num edifício, tudo em tempo real.

De destacar ainda, a linha de equipamento de exercício como sistema de corrida incorporado da Sensoria, líder em roupa tecnológica de fitness, sedeada em Redmond, Washington, EUA. A Sensoria reinventou o soutien e a t-shirt desportivos, usando um tecido que absorve a humidade para baixar as variações na temperatura corporal, e novos eléctrodos de ritmo cardíaco integrados, desenhados para oferecer mais conforto, precisão, consistência e experiência ao utilizador. Esta empresa tinha já desenvolvido uma aplicação móvel para ser usada com peúgas inteligentes, através de uma pulseira Bluetooth no tornozelo. As peúgas são infundidas com sensores têxteis que detectam o tipo de actividade e as forças de impacto. As peúgas inteligentes e as peças de roupa conectam à aplicação móvel de fitness e enviam continuamente dados que providenciam informação holística e em tempo real.

O mundo da tecnologia não pára, e os tecidos inteligentes são cada vez mais objecto de estudo, a "autolimpeza" é só o princípio. Mesmo áreas muito específicas e distintas como a medicina, psicologia, automotriz, podem beneficiar desta revolução de tecidos inteligentes. Quem sabe podem vir a ser usados na engenharia aeroespacial.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...

  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...


  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...


  • Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

    Luxury & Fashion

    Jan 31, 2016

    Conduza o Luxo

    Todos os anos, o mercado automóvel de luxo recebe novos modelos. Alguns dos maiores nomes da indústria têm sido o motor dos mercados, ao introduzir modelos que se tornaram icónicos e respeitados em todo o mundo. Mas aproxima-se nova...

  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Walk Over the Clouds

    Founded in 1879 in Northampton, at the heart of England's most famous shoemaking town, Crockett & Jones specialise in the manufacture of high quality Goodyear-welted footwear.

  • Kommunarka

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Passion for Chocolate

    Kommunarka Factory is one of the largest confectionaries in the Republic of Belarus. The company's annual output reaches 25,000 tonnes of confectionary goods. The company's products portfolio includes over 300 descriptions of sweets,...