Technology

Mai 1, 2016

TECIDOS QUE FAZEM

Imagine um tecido que lhe diz se está doente, regula a temperatura corporal ou que ajuda a sua pele. Uma verdadeira revolução que já começou e que abre caminho a que design, imaginação e tecnologia trabalhem de mãos dadas para produzir roupa, objectos de decoração e de equipamentos desportivos únicos e multiusos.

Os tecidos inteligentes permitem optimizar características como a leveza e a respiração e reagir a elementos externos como a luz e o calor. Por exemplo, os tecidos fotossensíveis, feitos com corantes fotocromáticos, têm pigmentos que mudam de côr quando expostos à luz solar, sendo principalmente usados em t-shirts e fardas militares.

<

A nova colecção de ganga da marca italiana Calzedonia (especialista em meias, moda de praia e roupa íntima), criada em colaboração com o grupo Solvay, (grupo internacional de produtos químicos e materiais avançados, sedeado em Bruxelas, Bélgica), usando a invenção deste, o fio "Emana". Trata-se de um fio feito de poliamida com minerais bioactivos incorporados que, quando em contacto com o corpo, melhoram a microcirculação da pele, ao facilitar a troca de calor. Graças ao "Emana", estas calças ajudam a melhorar a pele de quem as usa. Outros exemplos são: o cabo têxtil USB 2.0 da Ohmatex, um cabo USB com dois conectores que consiste em fios condutores tecidos numa fita têxtil muito fina, e o Chromosonic, da designer húngara, Judit Eszter Karpati, uma malha electrónica experimental feita de fios de níquel-crómio entrelaçados e tintura termo-sensível. Uma plataforma de open-source (de código aberto), "Arduino", ligada a esta malha, processa ficheiros de áudio e aquece o níquel-crómio que afecta a tinta termo-sensível, gerando padrões derivados do som que pulsam em sincronia com o ritmo.

Um dos mais impressionantes avanços é, talvez, o têxtil que se "autolimpa", inventado no Royal Melbourne Institute of Technology University (RMIT), Austrália. Investigadores do RMIT desenvolveram uma maneira barata e eficiente de cultivar nanoestruturas nos tecidos. Estas nanoestruturas são de base de cobre e prata, metais conhecidos pela capacidade de absorverem a luz. Quando expostas à luz, as nanoestruturas recebem um impulso de energia que gera electrões quentes, os quais por sua vez emitem uma explosão de energia que degrada matéria orgânica. O desafio é produzir nanoestruturas à escala industrial e fixá-las permanentemente aos tecidos.

Outra inovação é o Wearable Advanced Sensor Platform - WASP™ da Globe, apresentado na primeira Cimeira dos Tecidos Inteligentes ("Smart Fabrics Summit") que decorreu em Washington DC, Estados Unidos da América (EUA), a 11 de Abril último. O WASP™ é um sistema usado no corpo, que integra monitorização fisiológica e de localização num só sistema. Criado para bombeiros e equipas de intervenção imediata, recolhe, transmite e mostra dados integrados em tempo real para uma estação de comando. Dirigido a profissões onde é experienciado stress fisiológico extremo, monitoriza a ferquência e as alterações no ritmo cardíaco, avalia a temperatura corporal, os níveis de actividade, o rácio de respiração, a postura e outros factores fisiológicos, bem como a localização 3D num edifício, tudo em tempo real.

De destacar ainda, a linha de equipamento de exercício como sistema de corrida incorporado da Sensoria, líder em roupa tecnológica de fitness, sedeada em Redmond, Washington, EUA. A Sensoria reinventou o soutien e a t-shirt desportivos, usando um tecido que absorve a humidade para baixar as variações na temperatura corporal, e novos eléctrodos de ritmo cardíaco integrados, desenhados para oferecer mais conforto, precisão, consistência e experiência ao utilizador. Esta empresa tinha já desenvolvido uma aplicação móvel para ser usada com peúgas inteligentes, através de uma pulseira Bluetooth no tornozelo. As peúgas são infundidas com sensores têxteis que detectam o tipo de actividade e as forças de impacto. As peúgas inteligentes e as peças de roupa conectam à aplicação móvel de fitness e enviam continuamente dados que providenciam informação holística e em tempo real.

O mundo da tecnologia não pára, e os tecidos inteligentes são cada vez mais objecto de estudo, a "autolimpeza" é só o princípio. Mesmo áreas muito específicas e distintas como a medicina, psicologia, automotriz, podem beneficiar desta revolução de tecidos inteligentes. Quem sabe podem vir a ser usados na engenharia aeroespacial.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...


  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...


  • Bazaar-at-Athens-in-the-Ottoman-Empire-Edward-Dodwell.

    Culture & Art

    Jul 1, 2016

    UM SEGREDO BEM GUARDADO

    Desde a Antiguidade que o Homem se encanta com os efeitos que os elementos têm uns nos outros. Vestígios de artefactos de ferro do IV milénio a.C. foram encontrados no Egipto, mostrando que, desde muito cedo, o Homem conseguiu...

  • Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    Dupla Estrela

    A Converse decidiu que já era altura de um remake da icónica sapatilha. O Chuck Taylor All Star foi redesenhado, reinventado.

  • 1. Technology-Clear Channel-Real-Time Contents

    Technology

    Fev 1, 2018

    CONTEÚDOS EM TEMPO REAL

    Num mundo em constante mudança no qual o progresso e o desenvolvimento há séculos que são a palavra de ordem, uma das ferramentas de marketing de massas mais utilizada, o outdoor, parece ter ficado estagnada no tempo.