Technology

Ago 1, 2016

O fim das barreiras linguisticas

O poeta português Fernando Pessoa, referia na sua obra "Mensagem" que, "Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce". Desde os anos 1990, face às barreiras linguísticas naturais, os turistas japoneses perseguem o sonho de compreender e fazer-se compreender, em qualquer ponto do globo. Isso está prestes a concretizar-se... graças a uma empresa Nova Iorquina.

<

Já aconteceu, seguramente, à maioria das pessoas que viajam regularmente, tentar compreender como se diz: "pequeno-almoço", em Vladivostok (Завтрак), ou como dizer "almoço" em Berlim e em Abu-Dhabi. Não, não vamos falar de nenhum filme de ficção científica, acção ou romance como "Lost in Translation", realizado por Sofia Coppola, em 2003, no qual Bill Murray vai ao Japão para fazer um anúncio para a marca de whisky japonês "Suntory", contracenando com Scarlett Johansson. Falamos precisamente da inversão total deste sonho japonês, através da Waverly Labs, uma marca norte-americana, que compreendeu as necessidades do nosso tempo, e desenvolveu o "Pilot", um auricular que promete tornar-nos todos poliglotas e eliminar as barreiras linguísticas em qualquer parte do globo.

Trata-se, 'aparentemente", de um inocente aparelho auditivo, mas é muito mais do que isso. Este auricular executa as funções normais de um aparelho do género, com a diferença de que pode ser ligado a um smartphone, a partir de uma Aplicação.

Parece, é certo, algo no campo da ficção científica, difícil de imaginar na realidade, mas não há aqui nenhuma "missão impossível". Segundo os especialistas, o auricular cumpre as suas funções naturais, ao que se acrescentou apenas a função de tradução de várias línguas, em tempo real. "Várias" é que é efectivamente a palavra-chave. Ainda tem algumas limitações, para já, são apenas cinco as línguas possíveis: francês, inglês, português, italiano e espanhol.

Ao utilizador, basta selecionar a língua que pretende ver traduzida, na App do smartphone, repetir o procedimento no smartphone que vai emparelhar com o auricular, e será como ter o Mundo, aos ouvidos de Cristóvão Colombo, em 1492... O aparelho, propriamente dito, é fornecido em duas peças, uma vez que funciona em sincronização com outro aparelho compatível.

Na forja para 2017, perfilam-se atualizações da App em alemão, dinamarquês, sueco, russo, ucraniano, checo, polaco, hebreu, árabe, chinês mandarim, japonês, coreano, vietnamita, hindu e urdu e, ainda, afrikaans, o que perfaz um total de 21 línguas. Actualmente, os idiomas disponíveis ainda têm um pequeno delay, entre um a dois segundos, mas a empresa garante que, quanto maior for a utilização, melhor será a performance da App, bem como a qualidade de tradução.

O gadget, não é à prova de água nem de areias, por isso, há que ter cuidados na utilização. E, como tem de ser emparelhado com um dispositivo idêntico, não será incómodo, ou seja, não vai traduzir tudo o que você ouve, caso esteja numa esplanada, jardim ou qualquer outro local público.

Considerando que é um dispositivo simples, com capacidade para incluir actualizações em qualquer língua, e uma ferramenta poderosa para contactos com outras línguas e culturas, talvez seja importante observá-lo com muita atenção. Vermelho, branco e preto são as cores deste revolucionário aparelho que vai chegar ao chegar ao mercado europeu por, aproximadamente, 150 euros. E ao que parece, começam a surgir concorrentes à Waverly Labs. Uma coisa é certa, este auricular veio mudar a forma como comunicamos.

Caixa

Tal como as novidades não param, o Mundo também não é como o vemos, pelo que nunca há uma

coisa única, tudo tem o seu espelho ou par... Ao que parece, a marca japonesa ili, é apenas parente da Waverly Labs, mas não menos revolucionária. O ili já tem várias aplicações possíveis que vão desde anéis ou relógios, a colares e brincos. Traduz inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, japonês, han, mandarin e coreano. E também promete um futuro onde todos os povos se compreendem facilmente. O ili vem equipado com uma bateria e um amplificador de som, o que o torna, porém, menos confortável.


Contacts - Contactos:

http://www.waverlylabs.com

E outras curiosidades:
https://www.youtube.com/watch?v=ojzCYgli1t0

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...


  • Photo-credit-Courtesy-of-Scaled-Composites,-LLC

    Technology

    Abr 1, 2016

    Turismo no Espaço

    Este mês celebra-se o aniversário do primeiro homem no Espaço. Há 55 anos, a 12 de Abril de 1961, às 9:07h (hora de Moscovo), a nave "Vostok 1", transportando um humano, partia do cosmódromo soviético de Baikonur dando início...

  • Coldwell

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    O Imobiliário Nas Suas Mãos

    A Coldwell Banker é um dos nomes mais respeitados na área da franquia imobiliária a nível mundial. No Brasil, a rede de agências quer continuar a crescer, a inovar e a gerar cada vez mais negócio. Prepare-se para ter nas suas mãos...

  • 1. Cuba-Fix-Mistakes-of-The-Past

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    CORRIGIR ''ERROS'' DO PASSADO

    O governo cubano está a tomar várias medidas para tornar a economia cubana mais autónoma, estando a "corrigir erros" para atrair mais capital estrangeiro, principalmente no sector do turismo.