Technology

Ago 1, 2016

O fim das barreiras linguisticas

O poeta português Fernando Pessoa, referia na sua obra "Mensagem" que, "Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce". Desde os anos 1990, face às barreiras linguísticas naturais, os turistas japoneses perseguem o sonho de compreender e fazer-se compreender, em qualquer ponto do globo. Isso está prestes a concretizar-se... graças a uma empresa Nova Iorquina.

<

Já aconteceu, seguramente, à maioria das pessoas que viajam regularmente, tentar compreender como se diz: "pequeno-almoço", em Vladivostok (Завтрак), ou como dizer "almoço" em Berlim e em Abu-Dhabi. Não, não vamos falar de nenhum filme de ficção científica, acção ou romance como "Lost in Translation", realizado por Sofia Coppola, em 2003, no qual Bill Murray vai ao Japão para fazer um anúncio para a marca de whisky japonês "Suntory", contracenando com Scarlett Johansson. Falamos precisamente da inversão total deste sonho japonês, através da Waverly Labs, uma marca norte-americana, que compreendeu as necessidades do nosso tempo, e desenvolveu o "Pilot", um auricular que promete tornar-nos todos poliglotas e eliminar as barreiras linguísticas em qualquer parte do globo.

Trata-se, 'aparentemente", de um inocente aparelho auditivo, mas é muito mais do que isso. Este auricular executa as funções normais de um aparelho do género, com a diferença de que pode ser ligado a um smartphone, a partir de uma Aplicação.

Parece, é certo, algo no campo da ficção científica, difícil de imaginar na realidade, mas não há aqui nenhuma "missão impossível". Segundo os especialistas, o auricular cumpre as suas funções naturais, ao que se acrescentou apenas a função de tradução de várias línguas, em tempo real. "Várias" é que é efectivamente a palavra-chave. Ainda tem algumas limitações, para já, são apenas cinco as línguas possíveis: francês, inglês, português, italiano e espanhol.

Ao utilizador, basta selecionar a língua que pretende ver traduzida, na App do smartphone, repetir o procedimento no smartphone que vai emparelhar com o auricular, e será como ter o Mundo, aos ouvidos de Cristóvão Colombo, em 1492... O aparelho, propriamente dito, é fornecido em duas peças, uma vez que funciona em sincronização com outro aparelho compatível.

Na forja para 2017, perfilam-se atualizações da App em alemão, dinamarquês, sueco, russo, ucraniano, checo, polaco, hebreu, árabe, chinês mandarim, japonês, coreano, vietnamita, hindu e urdu e, ainda, afrikaans, o que perfaz um total de 21 línguas. Actualmente, os idiomas disponíveis ainda têm um pequeno delay, entre um a dois segundos, mas a empresa garante que, quanto maior for a utilização, melhor será a performance da App, bem como a qualidade de tradução.

O gadget, não é à prova de água nem de areias, por isso, há que ter cuidados na utilização. E, como tem de ser emparelhado com um dispositivo idêntico, não será incómodo, ou seja, não vai traduzir tudo o que você ouve, caso esteja numa esplanada, jardim ou qualquer outro local público.

Considerando que é um dispositivo simples, com capacidade para incluir actualizações em qualquer língua, e uma ferramenta poderosa para contactos com outras línguas e culturas, talvez seja importante observá-lo com muita atenção. Vermelho, branco e preto são as cores deste revolucionário aparelho que vai chegar ao chegar ao mercado europeu por, aproximadamente, 150 euros. E ao que parece, começam a surgir concorrentes à Waverly Labs. Uma coisa é certa, este auricular veio mudar a forma como comunicamos.

Caixa

Tal como as novidades não param, o Mundo também não é como o vemos, pelo que nunca há uma

coisa única, tudo tem o seu espelho ou par... Ao que parece, a marca japonesa ili, é apenas parente da Waverly Labs, mas não menos revolucionária. O ili já tem várias aplicações possíveis que vão desde anéis ou relógios, a colares e brincos. Traduz inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, japonês, han, mandarin e coreano. E também promete um futuro onde todos os povos se compreendem facilmente. O ili vem equipado com uma bateria e um amplificador de som, o que o torna, porém, menos confortável.


Contacts - Contactos:

http://www.waverlylabs.com

E outras curiosidades:
https://www.youtube.com/watch?v=ojzCYgli1t0

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...


  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.


  • 1

    Technology

    Mai 1, 2015

    Power In a box

    Wherever your journey may take you, VARTA batteries provide all the power to take you there. Whether you are driving your very first car, you own a vehicle with Start-Stop functionality, or you drive a highly equipped vehicle with high...

  • Home-Ines-Di-Santo

    Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    Um caso de Família

    Ines DiSanto abriu loja em 1984, em Toronto, no Canadá, quando a sua filha Veronica tinha apenas nove anos de idade. Veronica entrou para a empresa 14 anos depois. Os seus vestidos apareceram na passadeira vermelha, incluindo nos Globos...

  • Production Line

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2014

    Always look your best

    BIELITA and VITEX are two Belarussian partner companies that work for a common goal. This biggest Belarussian cosmetics producer is an example of a successful business operating for over 20 years at Belarussian and global market.