Technology

Ago 1, 2016

O fim das barreiras linguisticas

O poeta português Fernando Pessoa, referia na sua obra "Mensagem" que, "Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce". Desde os anos 1990, face às barreiras linguísticas naturais, os turistas japoneses perseguem o sonho de compreender e fazer-se compreender, em qualquer ponto do globo. Isso está prestes a concretizar-se... graças a uma empresa Nova Iorquina.

Já aconteceu, seguramente, à maioria das pessoas que viajam regularmente, tentar compreender como se diz: "pequeno-almoço", em Vladivostok (Завтрак), ou como dizer "almoço" em Berlim e em Abu-Dhabi. Não, não vamos falar de nenhum filme de ficção científica, acção ou romance como "Lost in Translation", realizado por Sofia Coppola, em 2003, no qual Bill Murray vai ao Japão para fazer um anúncio para a marca de whisky japonês "Suntory", contracenando com Scarlett Johansson. Falamos precisamente da inversão total deste sonho japonês, através da Waverly Labs, uma marca norte-americana, que compreendeu as necessidades do nosso tempo, e desenvolveu o "Pilot", um auricular que promete tornar-nos todos poliglotas e eliminar as barreiras linguísticas em qualquer parte do globo.

Trata-se, 'aparentemente", de um inocente aparelho auditivo, mas é muito mais do que isso. Este auricular executa as funções normais de um aparelho do género, com a diferença de que pode ser ligado a um smartphone, a partir de uma Aplicação.

Parece, é certo, algo no campo da ficção científica, difícil de imaginar na realidade, mas não há aqui nenhuma "missão impossível". Segundo os especialistas, o auricular cumpre as suas funções naturais, ao que se acrescentou apenas a função de tradução de várias línguas, em tempo real. "Várias" é que é efectivamente a palavra-chave. Ainda tem algumas limitações, para já, são apenas cinco as línguas possíveis: francês, inglês, português, italiano e espanhol.

Ao utilizador, basta selecionar a língua que pretende ver traduzida, na App do smartphone, repetir o procedimento no smartphone que vai emparelhar com o auricular, e será como ter o Mundo, aos ouvidos de Cristóvão Colombo, em 1492... O aparelho, propriamente dito, é fornecido em duas peças, uma vez que funciona em sincronização com outro aparelho compatível.

Na forja para 2017, perfilam-se atualizações da App em alemão, dinamarquês, sueco, russo, ucraniano, checo, polaco, hebreu, árabe, chinês mandarim, japonês, coreano, vietnamita, hindu e urdu e, ainda, afrikaans, o que perfaz um total de 21 línguas. Actualmente, os idiomas disponíveis ainda têm um pequeno delay, entre um a dois segundos, mas a empresa garante que, quanto maior for a utilização, melhor será a performance da App, bem como a qualidade de tradução.

O gadget, não é à prova de água nem de areias, por isso, há que ter cuidados na utilização. E, como tem de ser emparelhado com um dispositivo idêntico, não será incómodo, ou seja, não vai traduzir tudo o que você ouve, caso esteja numa esplanada, jardim ou qualquer outro local público.

Considerando que é um dispositivo simples, com capacidade para incluir actualizações em qualquer língua, e uma ferramenta poderosa para contactos com outras línguas e culturas, talvez seja importante observá-lo com muita atenção. Vermelho, branco e preto são as cores deste revolucionário aparelho que vai chegar ao chegar ao mercado europeu por, aproximadamente, 150 euros. E ao que parece, começam a surgir concorrentes à Waverly Labs. Uma coisa é certa, este auricular veio mudar a forma como comunicamos.

Caixa

Tal como as novidades não param, o Mundo também não é como o vemos, pelo que nunca há uma

coisa única, tudo tem o seu espelho ou par... Ao que parece, a marca japonesa ili, é apenas parente da Waverly Labs, mas não menos revolucionária. O ili já tem várias aplicações possíveis que vão desde anéis ou relógios, a colares e brincos. Traduz inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, japonês, han, mandarin e coreano. E também promete um futuro onde todos os povos se compreendem facilmente. O ili vem equipado com uma bateria e um amplificador de som, o que o torna, porém, menos confortável.


Contacts - Contactos:

http://www.waverlylabs.com

E outras curiosidades:
https://www.youtube.com/watch?v=ojzCYgli1t0

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • CALLAWAY 2016 APEX IRONS

    Sport

    Fev 29, 2016

    Levando a Perfeição Mais Longe

    Ponta, ponto, vértice, topo ou pico são algumas das palavras que significam Apex. No golfe, este termo representa a excelência e o desempenho inigualáveis. Tendo isso em consideração, a Callaway Golf Company criou a linha Apex...

  • Photo: Barbara Schneider

    Lifestyle & Travel

    Dez 31, 2015

    Uma das Jóias de África

    A Tanzânia é uma das jóias escondidas da África. Reservas e Santuários da Vida Selvagem renomeadas mundialmente são grandes atracções turísticas desta nação Africana, mas há muito mais para fazer na Tanzânia do que possa...

  • Home & Design

    Jan 1, 2015

    Quality, Design and Innovation

    Innovative strength, lifestyle competence and consumer orientation rank among the most important factors contributing to the market position of the ceramics manufacturer Villeroy & Boch.