Sport

Mai 11, 2018

O PAÍS DO FUTEBOL

Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

<

Por FERNANDO CORREIA*

Seja como for e apesar de se reconhecer a paixão, bom seria, por vezes, que se conseguisse um melhor controlo das emoções e das próprias ações.

Poder -se -á  levar a mal esta paixão? Desde que exagerada, sim, até porque há muitas outras coisas na vida fundamentais, de primeira preocupação, de necessidade imediata, ao contrário do futebol.

Historicamente é preciso reconhecer que a paixão dos portugueses pelo futebol, aliada à boa formação desportiva existente e à aptidão da juventude para a o "jogo da bola", deram a Portugal a oportunidade de conquistar a Taça dos Campeões Europeus ou Liga dos Campeões, Taça UEFA ou Liga Europa e Taça dos Vencedores de Taças, um terceiro lugar Mundial, um Campeonato da Europa e ainda um título europeu de futsal, isto no referente ao futebol sénior.

No futebol de formação aconteceu o mesmo em Campeonatos da Europa e do Mundo.

A importância de África

Nos primeiros tempos de notoriedade do futebol português evidenciaram-se vários jogadores nascidos em África (essencialmente em Angola e Moçambique) que viajaram para o Continente a fim de serem integrados em equipas de topo, como Benfica, Sporting ou FC Porto, destacando-se pela sua habilidade nata e pela forma, pura e quase ingénua, como encaravam a prática do futebol, sem lhe retirar eficácia e espectacularidade.

Alguns nomes: Peyroteo, Matateu, Diniz, Yaúca, José Águas, Vicente, Wilson e Eusébio que marcaram épocas importantes do futebol português, tanto em termos nacionais como internacionais, salientando-se o fenómeno de popularidade que foi Eusébio da Silva Ferreira, um grande embaixador de Portugal, ao nível de Amália Rodrigues.

Essa época de grandes ídolos africanos estendeu-se até meados dos anos 70, altura em que os portugueses passaram a dedicar o seu tempo à criação de Academias, constituindo-se como um país formador, por excelência. Neste particular começou por distinguir-se o Sporting Clube de Portugal, progressivamente acompanhado pelo FC Porto e pelo SL Benfica.

Duas Bolas de Ouro

Foi muito por este trabalho que Luís Figo e Cristiano Ronaldo conseguiram as duas primeiras bolas de ouro para o Sporting que, com a construção da sua Academia em Alcochete, deu o mote para o futuro, tendo sido seguido pelo FC Porto (Olival) e SL Benfica (Seixal). Progressivamente, estes clubes começaram a ter ramificações em todo o Mundo, o que alargou de forma substancial o seu leque de opções, até como fornecedores de talentos a clubes de diferentes latitudes.

Em consequência desta boa política desportiva, o futebol português é bastante considerado e procurado no estrangeiro, a nível de praticantes, jogadores e treinadores.

Sendo muitos os futebolistas contratados por clubes da Europa, também existe o bom exemplo dos técnicos que continuam a ser bastante requisitados. São evidentes os casos de sucesso de: José Mourinho, Luís Vilas Boas, Fernando Santos, Carlos Queirós e Paulo Fonseca. Principalmente estes, embora muitos outros continuem a trabalhar fora do país com bons resultados.

A "loucura" dos adeptos

Todo este amor pelo futebol gera a tal paixão irracional que, aliada ao temperamento latino, deixa o povo à beira de um ataque de nervos quando o seu clube perde. Esta maneira de ser tem aspectos positivos e negativos, sendo que eleva a auto-estima dos portugueses e os evidencia a nível internacional.

Curiosamente, a paixão de que se fala coloca-se mais ao nível de três ou quatro grandes clubes, não tendo a mesma validade para outras equipas de menor expressão, embora sejam legítimas representantes das suas regiões, gerando o chamado turismo desportivo que torna Portugal mais íntimo, mais apetecível e mais conhecido.

O próximo Mundial

Chega, agora, o Mundial da Rússia, para o qual os portugueses estão apurados, após uma campanha inicial difícil, embora bem orientada por Fernando Santos, o treinador que conseguiu o título Europeu em França, numa final histórica com a selecção anfitriã, o que para um país pequeno em termos geográficos, encostado ao Atlântico, na parte mais Ocidental da Europa, se converte num feito notável.

A selecção é baseada em futebolistas que estão praticamente todos ao serviço de clubes estrangeiros de nomeada e que, também, por essa razão, podem ser um garante da qualidade da competição.

De tal forma que, neste momento, é muito difícil dizer até onde a selecção de Portugal pode chegar no Mundial da Rússia, mas não seria grande surpresa se conseguisse ser uma das finalistas.

Portugal está na moda

O afluxo turístico a Portugal tem sido fantástico nos últimos tempos, principalmente às cidades de Lisboa, Porto e Funchal (Ilha da Madeira), embora outras cidades do Continente (no Algarve) e dos Açores (nas Ilhas Terceira e São Miguel) estejam, a pouco e pouco, a merecer honras de visitas demoradas e atentas.

Madonna deu o toque ao escolher Portugal para viver, pela paz, pelo clima, pela gastronomia, pelo povo, e isso foi muito importante. Como também foi a conquista, em 2017, do primeiro lugar do Festival da Eurovisão, por Salvador Sobral, e a realização, em 2018, do Festival, em Lisboa.

Também os grandes concertos e festivais de música ligeira e erudita têm sido feitos em Portugal, canalizando para as grandes cidades muito turismo.

Os portugueses são um povo de dádiva constante, de bons costumes, afável, amigo que recebe quem o visita de coração aberto e sempre com um sorriso nos lábios.

O amor pelo futebol é muito grande, mas o amor pela vida e pelos outros é muito maior.

*Jornalista, escritor e comentador da TVI

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...


  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • IMG_4878_1950x

    Helthcare & Wellness

    Abr 21, 2018

    MÁS VIBES, BOAS VIBES

    Claro! Andar de bicicleta em vez do carro e até mesmo um transporte público, é uma boa atitude para a sua saúde pessoal e comum. Certifique-se apenas que o faz da forma certa


  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    The New Suez Canal

    Since 1869, the Suez Canal, connecting the Mediterranean and the Red Seas, has been the main route to link Asia and Europe. Today, with the increase in marine traffic and trade, the Suez Canal is preparing for a new step forward, with...

  • 1

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Swidish Culture

    Founded by Anders Färdig, Design House Stockholm started as a creative product development company for other brands in 1992. Using his vast knowledge in design management from prior experience managing companies such as Boda Nova and...

  • Bianchi-Specialissima-1

    Sport

    Mai 1, 2016

    BAIXO PESO, ALTA PERFORMANCE

    Com acesso facilitado a fibras de carbono, a indústria das bicicletas de alto desempenho pode agora recorrer a novas tecnologias a preços mais competitivos, devido ao conhecimento desenvolvido pelas várias equipas de Fórmula 1...