Sport

Mai 11, 2018

O PAÍS DO FUTEBOL

Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

<

Por FERNANDO CORREIA*

Seja como for e apesar de se reconhecer a paixão, bom seria, por vezes, que se conseguisse um melhor controlo das emoções e das próprias ações.

Poder -se -á  levar a mal esta paixão? Desde que exagerada, sim, até porque há muitas outras coisas na vida fundamentais, de primeira preocupação, de necessidade imediata, ao contrário do futebol.

Historicamente é preciso reconhecer que a paixão dos portugueses pelo futebol, aliada à boa formação desportiva existente e à aptidão da juventude para a o "jogo da bola", deram a Portugal a oportunidade de conquistar a Taça dos Campeões Europeus ou Liga dos Campeões, Taça UEFA ou Liga Europa e Taça dos Vencedores de Taças, um terceiro lugar Mundial, um Campeonato da Europa e ainda um título europeu de futsal, isto no referente ao futebol sénior.

No futebol de formação aconteceu o mesmo em Campeonatos da Europa e do Mundo.

A importância de África

Nos primeiros tempos de notoriedade do futebol português evidenciaram-se vários jogadores nascidos em África (essencialmente em Angola e Moçambique) que viajaram para o Continente a fim de serem integrados em equipas de topo, como Benfica, Sporting ou FC Porto, destacando-se pela sua habilidade nata e pela forma, pura e quase ingénua, como encaravam a prática do futebol, sem lhe retirar eficácia e espectacularidade.

Alguns nomes: Peyroteo, Matateu, Diniz, Yaúca, José Águas, Vicente, Wilson e Eusébio que marcaram épocas importantes do futebol português, tanto em termos nacionais como internacionais, salientando-se o fenómeno de popularidade que foi Eusébio da Silva Ferreira, um grande embaixador de Portugal, ao nível de Amália Rodrigues.

Essa época de grandes ídolos africanos estendeu-se até meados dos anos 70, altura em que os portugueses passaram a dedicar o seu tempo à criação de Academias, constituindo-se como um país formador, por excelência. Neste particular começou por distinguir-se o Sporting Clube de Portugal, progressivamente acompanhado pelo FC Porto e pelo SL Benfica.

Duas Bolas de Ouro

Foi muito por este trabalho que Luís Figo e Cristiano Ronaldo conseguiram as duas primeiras bolas de ouro para o Sporting que, com a construção da sua Academia em Alcochete, deu o mote para o futuro, tendo sido seguido pelo FC Porto (Olival) e SL Benfica (Seixal). Progressivamente, estes clubes começaram a ter ramificações em todo o Mundo, o que alargou de forma substancial o seu leque de opções, até como fornecedores de talentos a clubes de diferentes latitudes.

Em consequência desta boa política desportiva, o futebol português é bastante considerado e procurado no estrangeiro, a nível de praticantes, jogadores e treinadores.

Sendo muitos os futebolistas contratados por clubes da Europa, também existe o bom exemplo dos técnicos que continuam a ser bastante requisitados. São evidentes os casos de sucesso de: José Mourinho, Luís Vilas Boas, Fernando Santos, Carlos Queirós e Paulo Fonseca. Principalmente estes, embora muitos outros continuem a trabalhar fora do país com bons resultados.

A "loucura" dos adeptos

Todo este amor pelo futebol gera a tal paixão irracional que, aliada ao temperamento latino, deixa o povo à beira de um ataque de nervos quando o seu clube perde. Esta maneira de ser tem aspectos positivos e negativos, sendo que eleva a auto-estima dos portugueses e os evidencia a nível internacional.

Curiosamente, a paixão de que se fala coloca-se mais ao nível de três ou quatro grandes clubes, não tendo a mesma validade para outras equipas de menor expressão, embora sejam legítimas representantes das suas regiões, gerando o chamado turismo desportivo que torna Portugal mais íntimo, mais apetecível e mais conhecido.

O próximo Mundial

Chega, agora, o Mundial da Rússia, para o qual os portugueses estão apurados, após uma campanha inicial difícil, embora bem orientada por Fernando Santos, o treinador que conseguiu o título Europeu em França, numa final histórica com a selecção anfitriã, o que para um país pequeno em termos geográficos, encostado ao Atlântico, na parte mais Ocidental da Europa, se converte num feito notável.

A selecção é baseada em futebolistas que estão praticamente todos ao serviço de clubes estrangeiros de nomeada e que, também, por essa razão, podem ser um garante da qualidade da competição.

De tal forma que, neste momento, é muito difícil dizer até onde a selecção de Portugal pode chegar no Mundial da Rússia, mas não seria grande surpresa se conseguisse ser uma das finalistas.

Portugal está na moda

O afluxo turístico a Portugal tem sido fantástico nos últimos tempos, principalmente às cidades de Lisboa, Porto e Funchal (Ilha da Madeira), embora outras cidades do Continente (no Algarve) e dos Açores (nas Ilhas Terceira e São Miguel) estejam, a pouco e pouco, a merecer honras de visitas demoradas e atentas.

Madonna deu o toque ao escolher Portugal para viver, pela paz, pelo clima, pela gastronomia, pelo povo, e isso foi muito importante. Como também foi a conquista, em 2017, do primeiro lugar do Festival da Eurovisão, por Salvador Sobral, e a realização, em 2018, do Festival, em Lisboa.

Também os grandes concertos e festivais de música ligeira e erudita têm sido feitos em Portugal, canalizando para as grandes cidades muito turismo.

Os portugueses são um povo de dádiva constante, de bons costumes, afável, amigo que recebe quem o visita de coração aberto e sempre com um sorriso nos lábios.

O amor pelo futebol é muito grande, mas o amor pela vida e pelos outros é muito maior.

*Jornalista, escritor e comentador da TVI

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...


  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.


  • IMG_9192

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    "OFFSHORES FINANCEIROS" - SIM OU NÃO

    Ultimamente, muito se tem falado em "offshores financeiros", mas muitos dos depoimentos mediatizados são confusos e pouco objectivos, misturando conceitos e preconcebendo respostas que podem interessar a alguns lobbies. Como em tudo...

  • Coldwell

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    O Imobiliário Nas Suas Mãos

    A Coldwell Banker é um dos nomes mais respeitados na área da franquia imobiliária a nível mundial. No Brasil, a rede de agências quer continuar a crescer, a inovar e a gerar cada vez mais negócio. Prepare-se para ter nas suas mãos...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    TIJOLOS FEITOS DE BACTÉRIAS

    Na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, nasceu uma startup cuja preocupação é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução das emissões de CO2. A bioMASON, que produz tijolos através de recursos...