Business & Industry

Ago 1, 2016

PAÍS DO CARNAVAL E DOS JOGOS OLÍMPICOS ATRAI CAPITAL

A beleza e riqueza natural que caracterizam o Brasil, das inúmeras praias, à Floresta Amazónica, e a multiculturalidade que compõe os seus habitantes, faz com que, apesar das dificuldades e críticas enfrentadas nos últimos anos, aquele que é igualmente o país do Carnaval, da cultura, do futebol, e palco dos Jogos Olímpicos neste mês de Agosto, resista e continue a atrair investidores e capital.

Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é um país admirável pelos seus contrastes de grande beleza natural, a alegria do seu povo e pelas grandes oportunidades de negócio e de investimento que coexistem, com sinais ainda evidentes de desigualdades sociais.

Mesmo em momentos de conjuntura menos favorável, onde surgem dificuldades políticas, económicas e sociais, os brasileiros reagem normalmente de forma optimista e enfrentam os problemas com muito mais flexibilidade do que outros povos, não perdendo o seu tradicional sentido de humor.

Esta filosofia de vida, que se traduz na Expressão "Tudo bem!" usada frequentemente por qualquer brasileiro, mesmo quando alguma coisa vai mal, espelha bem a mentalidade de um país onde os negócios, grandes ou pequenos, são feitos com alegria e um sorriso nos lábios, revelando um optimismo promissor.

Talvez esta característica brasileira resulte da capacidade ímpar que o país tem tido ao longo dos séculos para integrar imigrantes de diferentes proveniências e religiões, que ali convivem pacificamente. Falamos de italianos, japoneses, alemães, sírio-libaneses, espanhóis e, obviamente, portugueses. De recordar que o Brasil se tornou independente de Portugal de forma pacífica, em 1822, e entre os dois países sempre prevaleceram relações de irmandade e a preservação da língua comum.

Falar do Brasil implica falar daquela que é chamada de "Cidade Maravilhosa" – o Rio de Janeiro, talvez a mais bonita cidade no Mundo, e que este ano se torna ainda mais atractiva por ser o palco dos "Jogos Olímpicos", a partir de 6 de Agosto, reunindo atletas de todos os Continentes. Ainda há apenas dois anos, em 2014, o país acolheu o "Campeonato do Mundo de Futebol", revelando uma grande capacidade para organizar eventos de dimensão mundial num curto espaço de tempo, mesmo em conjuntura difícil.

Também nos negócios e no comércio internacional, o Brasil ocupa um lugar de destaque, correspondente à 8ª economia mundial e o 10º país em termos de reservas cambiais, principalmente devido às exportações, nomeadamente de produtos alimentares como o açúcar, café, soja, carne de bovino e de frango; também petróleo, gás natural e ferro; e produtos industriais de tecnologias avançadas como automóveis, autocarros, navios e aviões.

É impossível falar do Brasil sem referir o turismo que é a principal atracção do país, sendo a época de Carnaval um dos momentos mais apelativos, aspectos que são de grande relevância para a economia. O País tem uma grande diversidade paisagística e cultural que se estende desde as neves do sul, na fronteira com a Argentina, até à Amazónia tropical. As praias de beleza singular e o ambiente simpático e animado das suas gentes, garantem umas férias agradáveis e bem passadas. Não é por isso de estranhar que o Brasil seja visitado, por centenas de milhares de turistas.

O poder económico do Brasil levou-o a tornar-se num líder natural dos países emergentes, compondo, a par com a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, o grupo designado por BRICS que, pela primeira vez na história da economia mundial, passou a fazer parte dos "grandes" e obrigou a que o grupo dos países-líder integrados no G7 tenha sido forçado a alargar-se a outros países emergentes, compondo o hoje designado G20.

Em poucos anos, o Brasil passou a ser um importante produtor de petróleo e gás, continuando a aumentar a sua produção, a par com o desenvolvimento de energias renováveis, hídrica, solar e eólica, deixando assim de importar energia. A Bolsa de São Paulo tem uma dimensão e grau de sofisticação que a colocam entre as principais a nível mundial, revelando um mercado financeiro com uma capacidade muito forte para financiar projectos e empresas em sectores com elevado potencial. Energia própria e finanças privadas sólidas são uma base essencial para qualquer processo de desenvolvimento assente em empresas prósperas e na concretização de bons negócios.

Apesar das dificuldades que tem enfrentado nos últimos dois anos, em parte devido à queda dos preços das commodities, o Brasil continua a atrair capitais e investimentos, provenientes sobretudo dos Estados Unidos da América, mas também de novos investidores oriundos de outros países como a China.

Habitualmente, a Your VIP Partner está atenta e chama a atenção dos leitores para países onde existem oportunidades comerciais e de investimento interessantes, não podendo ignorar o Brasil, país com o qual Portugal tem grande afinidade. Fazendo parte do Mercosul, o mercado comum de muitos países da América Latina, o Brasil continua a saber desenvolver a sua vocação de acolhimento aberto ao Mundo, bem visível para quem visita não apenas o Rio de Janeiro, mas outras cidades importantes, como São Paulo, a maior cidade da América do Sul, Salvador da Bahia, Belo Horizonte de Minas Gerais, Fortaleza de Ceará, Porto Alegre do Rio Grande do Sul, entre outras.

Todavia, pela sua dimensão, o Brasil ainda carece de muitas infraestruturas, como vias férreas e portos, e de modernizar e melhorar as condições de vida, que afectam grande parte da população e justificam mais investimentos de urbanização e de promoção imobiliária.

De salientar que os investidores que já se encontram activos neste país consideram que é um destino muito atractivo para novos investimentos e um grande desafio que importa aproveitar. Para uma análise objectiva da situação actual e avaliar as novas oportunidades, a Your VIP Partner recomenda a consulta de especialistas ou bancos de investimento com um conhecimento profundo do Brasil e das suas conexões internacionais especializadas, nomeadamente com países de língua oficial portuguesa, como Portugal, Angola e Moçambique.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 


  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!

  • 4

    Research & Education

    Nov 2, 2018

    SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

    "Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...


  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Hollywood's favourites

    Ever wondered where all the horse tack seen in famous movies, such as Lord of the Rings, Prince of Persia and others where made? If you have, here's the answer: in Portugal. More precisely, a Portuguese family in Leiria, Portugal.

    ...

  • 000

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    SABORES ORGÂNICOS

    Nativo da América do Sul, o tomate foi introduzido na Europa no Século XVI. Hoje, é essencial numa dieta equilibrada. Estudos recentes revelam os benefícios do tomate para o corpo e as suas propriedades preventivas e curativas...

  • Riga Balsam to the Soul

    Food & Beverage

    Nov 30, 2015

    Bálsamos de Riga, para a Alma

    Vamos voltar ao século XVIII, no ano de 1789. Aquando da sua estadia na Letónia, a Imperatriz da Rússia, Ekaterina II, adoeçeu. Foi um modesto boticário de Riga, Abraham Kunce, que conseguiu curar a dolorosa cólica de que a monarca...