Business & Industry

Ago 1, 2016

PAÍS DO CARNAVAL E DOS JOGOS OLÍMPICOS ATRAI CAPITAL

A beleza e riqueza natural que caracterizam o Brasil, das inúmeras praias, à Floresta Amazónica, e a multiculturalidade que compõe os seus habitantes, faz com que, apesar das dificuldades e críticas enfrentadas nos últimos anos, aquele que é igualmente o país do Carnaval, da cultura, do futebol, e palco dos Jogos Olímpicos neste mês de Agosto, resista e continue a atrair investidores e capital.

<

Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é um país admirável pelos seus contrastes de grande beleza natural, a alegria do seu povo e pelas grandes oportunidades de negócio e de investimento que coexistem, com sinais ainda evidentes de desigualdades sociais.

Mesmo em momentos de conjuntura menos favorável, onde surgem dificuldades políticas, económicas e sociais, os brasileiros reagem normalmente de forma optimista e enfrentam os problemas com muito mais flexibilidade do que outros povos, não perdendo o seu tradicional sentido de humor.

Esta filosofia de vida, que se traduz na Expressão "Tudo bem!" usada frequentemente por qualquer brasileiro, mesmo quando alguma coisa vai mal, espelha bem a mentalidade de um país onde os negócios, grandes ou pequenos, são feitos com alegria e um sorriso nos lábios, revelando um optimismo promissor.

Talvez esta característica brasileira resulte da capacidade ímpar que o país tem tido ao longo dos séculos para integrar imigrantes de diferentes proveniências e religiões, que ali convivem pacificamente. Falamos de italianos, japoneses, alemães, sírio-libaneses, espanhóis e, obviamente, portugueses. De recordar que o Brasil se tornou independente de Portugal de forma pacífica, em 1822, e entre os dois países sempre prevaleceram relações de irmandade e a preservação da língua comum.

Falar do Brasil implica falar daquela que é chamada de "Cidade Maravilhosa" – o Rio de Janeiro, talvez a mais bonita cidade no Mundo, e que este ano se torna ainda mais atractiva por ser o palco dos "Jogos Olímpicos", a partir de 6 de Agosto, reunindo atletas de todos os Continentes. Ainda há apenas dois anos, em 2014, o país acolheu o "Campeonato do Mundo de Futebol", revelando uma grande capacidade para organizar eventos de dimensão mundial num curto espaço de tempo, mesmo em conjuntura difícil.

Também nos negócios e no comércio internacional, o Brasil ocupa um lugar de destaque, correspondente à 8ª economia mundial e o 10º país em termos de reservas cambiais, principalmente devido às exportações, nomeadamente de produtos alimentares como o açúcar, café, soja, carne de bovino e de frango; também petróleo, gás natural e ferro; e produtos industriais de tecnologias avançadas como automóveis, autocarros, navios e aviões.

É impossível falar do Brasil sem referir o turismo que é a principal atracção do país, sendo a época de Carnaval um dos momentos mais apelativos, aspectos que são de grande relevância para a economia. O País tem uma grande diversidade paisagística e cultural que se estende desde as neves do sul, na fronteira com a Argentina, até à Amazónia tropical. As praias de beleza singular e o ambiente simpático e animado das suas gentes, garantem umas férias agradáveis e bem passadas. Não é por isso de estranhar que o Brasil seja visitado, por centenas de milhares de turistas.

O poder económico do Brasil levou-o a tornar-se num líder natural dos países emergentes, compondo, a par com a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, o grupo designado por BRICS que, pela primeira vez na história da economia mundial, passou a fazer parte dos "grandes" e obrigou a que o grupo dos países-líder integrados no G7 tenha sido forçado a alargar-se a outros países emergentes, compondo o hoje designado G20.

Em poucos anos, o Brasil passou a ser um importante produtor de petróleo e gás, continuando a aumentar a sua produção, a par com o desenvolvimento de energias renováveis, hídrica, solar e eólica, deixando assim de importar energia. A Bolsa de São Paulo tem uma dimensão e grau de sofisticação que a colocam entre as principais a nível mundial, revelando um mercado financeiro com uma capacidade muito forte para financiar projectos e empresas em sectores com elevado potencial. Energia própria e finanças privadas sólidas são uma base essencial para qualquer processo de desenvolvimento assente em empresas prósperas e na concretização de bons negócios.

Apesar das dificuldades que tem enfrentado nos últimos dois anos, em parte devido à queda dos preços das commodities, o Brasil continua a atrair capitais e investimentos, provenientes sobretudo dos Estados Unidos da América, mas também de novos investidores oriundos de outros países como a China.

Habitualmente, a Your VIP Partner está atenta e chama a atenção dos leitores para países onde existem oportunidades comerciais e de investimento interessantes, não podendo ignorar o Brasil, país com o qual Portugal tem grande afinidade. Fazendo parte do Mercosul, o mercado comum de muitos países da América Latina, o Brasil continua a saber desenvolver a sua vocação de acolhimento aberto ao Mundo, bem visível para quem visita não apenas o Rio de Janeiro, mas outras cidades importantes, como São Paulo, a maior cidade da América do Sul, Salvador da Bahia, Belo Horizonte de Minas Gerais, Fortaleza de Ceará, Porto Alegre do Rio Grande do Sul, entre outras.

Todavia, pela sua dimensão, o Brasil ainda carece de muitas infraestruturas, como vias férreas e portos, e de modernizar e melhorar as condições de vida, que afectam grande parte da população e justificam mais investimentos de urbanização e de promoção imobiliária.

De salientar que os investidores que já se encontram activos neste país consideram que é um destino muito atractivo para novos investimentos e um grande desafio que importa aproveitar. Para uma análise objectiva da situação actual e avaliar as novas oportunidades, a Your VIP Partner recomenda a consulta de especialistas ou bancos de investimento com um conhecimento profundo do Brasil e das suas conexões internacionais especializadas, nomeadamente com países de língua oficial portuguesa, como Portugal, Angola e Moçambique.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.


  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...


  • 1worldsteel---Seong-Joon-Cho

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    MALAIAS PREFEREM FORNECEDORES INTERNOS DE AÇO

    A Malásia é, actualmente, o quarto maior importador de aço de todo o sudeste asiático, tendo a República Popular da China como principal fornecedor. A China é igualmente, seguida pelo Japão e pelos Estados Unidos da América...

  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Constantly Surprising

    Pandora designs, manufactures and markets hand-finished and modern jewelry made from genuine metals at affordable prices. Pandora jewelry is sold in more than 90 countries on six continents through approximately 9,600 points...

  • cow-kashkaval60

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    ORGÂNICO E CONVENCIONAL

    Os queijos são a especialidade da gastronomia dos Balcãs. A Bulgária tem uma longa tradição nos lacticínios. Aqui, o queijo é produzido por diversas empresas. A Your VIP Partner encontrou a Kondov Ecoproduction, Ltd., uma empresa...