Business & Industry

Ago 1, 2016

PAÍS DO CARNAVAL E DOS JOGOS OLÍMPICOS ATRAI CAPITAL

A beleza e riqueza natural que caracterizam o Brasil, das inúmeras praias, à Floresta Amazónica, e a multiculturalidade que compõe os seus habitantes, faz com que, apesar das dificuldades e críticas enfrentadas nos últimos anos, aquele que é igualmente o país do Carnaval, da cultura, do futebol, e palco dos Jogos Olímpicos neste mês de Agosto, resista e continue a atrair investidores e capital.

<

Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é um país admirável pelos seus contrastes de grande beleza natural, a alegria do seu povo e pelas grandes oportunidades de negócio e de investimento que coexistem, com sinais ainda evidentes de desigualdades sociais.

Mesmo em momentos de conjuntura menos favorável, onde surgem dificuldades políticas, económicas e sociais, os brasileiros reagem normalmente de forma optimista e enfrentam os problemas com muito mais flexibilidade do que outros povos, não perdendo o seu tradicional sentido de humor.

Esta filosofia de vida, que se traduz na Expressão "Tudo bem!" usada frequentemente por qualquer brasileiro, mesmo quando alguma coisa vai mal, espelha bem a mentalidade de um país onde os negócios, grandes ou pequenos, são feitos com alegria e um sorriso nos lábios, revelando um optimismo promissor.

Talvez esta característica brasileira resulte da capacidade ímpar que o país tem tido ao longo dos séculos para integrar imigrantes de diferentes proveniências e religiões, que ali convivem pacificamente. Falamos de italianos, japoneses, alemães, sírio-libaneses, espanhóis e, obviamente, portugueses. De recordar que o Brasil se tornou independente de Portugal de forma pacífica, em 1822, e entre os dois países sempre prevaleceram relações de irmandade e a preservação da língua comum.

Falar do Brasil implica falar daquela que é chamada de "Cidade Maravilhosa" – o Rio de Janeiro, talvez a mais bonita cidade no Mundo, e que este ano se torna ainda mais atractiva por ser o palco dos "Jogos Olímpicos", a partir de 6 de Agosto, reunindo atletas de todos os Continentes. Ainda há apenas dois anos, em 2014, o país acolheu o "Campeonato do Mundo de Futebol", revelando uma grande capacidade para organizar eventos de dimensão mundial num curto espaço de tempo, mesmo em conjuntura difícil.

Também nos negócios e no comércio internacional, o Brasil ocupa um lugar de destaque, correspondente à 8ª economia mundial e o 10º país em termos de reservas cambiais, principalmente devido às exportações, nomeadamente de produtos alimentares como o açúcar, café, soja, carne de bovino e de frango; também petróleo, gás natural e ferro; e produtos industriais de tecnologias avançadas como automóveis, autocarros, navios e aviões.

É impossível falar do Brasil sem referir o turismo que é a principal atracção do país, sendo a época de Carnaval um dos momentos mais apelativos, aspectos que são de grande relevância para a economia. O País tem uma grande diversidade paisagística e cultural que se estende desde as neves do sul, na fronteira com a Argentina, até à Amazónia tropical. As praias de beleza singular e o ambiente simpático e animado das suas gentes, garantem umas férias agradáveis e bem passadas. Não é por isso de estranhar que o Brasil seja visitado, por centenas de milhares de turistas.

O poder económico do Brasil levou-o a tornar-se num líder natural dos países emergentes, compondo, a par com a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, o grupo designado por BRICS que, pela primeira vez na história da economia mundial, passou a fazer parte dos "grandes" e obrigou a que o grupo dos países-líder integrados no G7 tenha sido forçado a alargar-se a outros países emergentes, compondo o hoje designado G20.

Em poucos anos, o Brasil passou a ser um importante produtor de petróleo e gás, continuando a aumentar a sua produção, a par com o desenvolvimento de energias renováveis, hídrica, solar e eólica, deixando assim de importar energia. A Bolsa de São Paulo tem uma dimensão e grau de sofisticação que a colocam entre as principais a nível mundial, revelando um mercado financeiro com uma capacidade muito forte para financiar projectos e empresas em sectores com elevado potencial. Energia própria e finanças privadas sólidas são uma base essencial para qualquer processo de desenvolvimento assente em empresas prósperas e na concretização de bons negócios.

Apesar das dificuldades que tem enfrentado nos últimos dois anos, em parte devido à queda dos preços das commodities, o Brasil continua a atrair capitais e investimentos, provenientes sobretudo dos Estados Unidos da América, mas também de novos investidores oriundos de outros países como a China.

Habitualmente, a Your VIP Partner está atenta e chama a atenção dos leitores para países onde existem oportunidades comerciais e de investimento interessantes, não podendo ignorar o Brasil, país com o qual Portugal tem grande afinidade. Fazendo parte do Mercosul, o mercado comum de muitos países da América Latina, o Brasil continua a saber desenvolver a sua vocação de acolhimento aberto ao Mundo, bem visível para quem visita não apenas o Rio de Janeiro, mas outras cidades importantes, como São Paulo, a maior cidade da América do Sul, Salvador da Bahia, Belo Horizonte de Minas Gerais, Fortaleza de Ceará, Porto Alegre do Rio Grande do Sul, entre outras.

Todavia, pela sua dimensão, o Brasil ainda carece de muitas infraestruturas, como vias férreas e portos, e de modernizar e melhorar as condições de vida, que afectam grande parte da população e justificam mais investimentos de urbanização e de promoção imobiliária.

De salientar que os investidores que já se encontram activos neste país consideram que é um destino muito atractivo para novos investimentos e um grande desafio que importa aproveitar. Para uma análise objectiva da situação actual e avaliar as novas oportunidades, a Your VIP Partner recomenda a consulta de especialistas ou bancos de investimento com um conhecimento profundo do Brasil e das suas conexões internacionais especializadas, nomeadamente com países de língua oficial portuguesa, como Portugal, Angola e Moçambique.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...


  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo


  • Apteka.de

    Science & Nature

    Dez 1, 2014

    Medicine at hand

    The pharmacy is the leader in delivering medications throughout the world and the goal is to provide medications at discount rates to everyone who is affected by expensive local prices and taxes.

  • 1

    Home & Design

    Mai 1, 2015

    Comfort in italian style

    In 1959, Pasquale Natuzzi -19 at the time- started producing sofas and armchairs for the local market, alongside three collaborators. Since then, the brand evolved to be one of the largest Italian furniture firms, present in 123 countries...

  • Business & Industry

    Abr 1, 2015

    A Leap in urban transit

    Natural gas-fueled buses from private transport company Leap started making their way through San Francisco along the company's first route, dubbed the Lombard Express.