Culture & Art

Fev 1, 2017

O RITMO CALIENTE QUE ESTÁ A ATRAIR O TURISMO

Elevado, recentemente, a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o "Merengue Dominicano", nascido na República Dominicana, é uma expressão corporal e cultural enraízada na identidade do povo dominicano. Com ritmo veloz e malicioso, e influências espanholas, africanas e indígenas, atrai cada vez mais turistas. Dance connosco esta "melodia que pode ser de amor".

Diz-se que dançar faz bem à saúde e que é um excelente anti-depressivo, sobretudo se for ao som do alegre e contagiante "Merengue Dominicano". Desde Dezembro último, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) passou a integrar este ritmo, entre as tradições culturais a preservar para as gerações futuras em todo o mundo.

Para Leila Boasier Budecker, Directora Ibérica do Turismo da República Dominicana, «receber esta notícia é realmente uma conquista para a cultura dominicana já que o "Merengue" tem sido parte de nossa identidade há mais de um século».

Derivado de "merenque", o nome que os dominicanos davam aos invasores franceses no século XVII, esta dança pode ter tido origem nos escravos que, acorrentados uns aos outros, eram forçados a arrastar uma perna para poderem trabalhar nos campos de cana-de-açúcar. Outra versão, dá conta de que um dos grandes heróis da guerra da República Dominicana foi ferido numa perna, e quando regressou à terra natal, foi recebido em festa. Em respeito pelo que lhe tinha acontecido, todos dançaram a coxear e a arrastar uma perna. Há quem diga ainda que o "Merengue" foi buscar a sua designação ao doce com o mesmo nome (em português, "suspiros"), o qual é leve e doce, tal como a dança.

Seja qual for o caso, trata-se de uma dança caliente que alimenta a vida diária e social dos dominicanos, e que tem cada vez mais adeptos pelo mundo. Afinal, músicas como "Azur", de Cristian Castro, e "Suavemente", de Elvis Crespo, são reconhecidas em qualquer lugar.

O estilo mais popular do "Merengue" é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui saxofones, acordeões, trompetes e teclados.

Entre os anos 1838 e 1849, a dança "Upa Habanera", era popular em todo o Caribe. Um dos seus passos designava-se por "merengue", o que influenciou a instituição do nome como hoje o conhecemos. Porém, só conquistou definitivamente a popularidade nos anos 1850, destronando a Tumba, uma dança cubana.

Os jornais de Santo Domingo, a capital da República Dominicana, realizaram então uma campanha contra o "Merengue" em favor da Tumba, pois a alta sociedade não aceitava as letras vulgares deste estilo musical, a ausência de carácter religioso, e de a origem estar associada a negros africanos.

O auge da popularidade deu-se em 1930 quando o Ex-Presidente da República Dominicana, Rafael Trujilo, grande fã de "Merengue", utilizou este tipo de música na campanha presidencial. O músico, Luiz Alberti, escreveu o tema "Compadre Pedro Juan", que apresentava uma letra "decente", conseguindo assim que este estilo musical fosse aceite unanimemente pela sociedade, tornando-se a música simbólica da cultura nacional.

Durante as três décadas seguintes, o "Merengue" adoptou uma postura e um som mais sóbrios, para renascer em 1961, com influências do rock e R&B americano, bem como alguns elementos da salsa cubana. Uma paixão partilhada pelos povos de Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia. Actualmente, o "Merengue" tem influências norte-americanas, e embora os instrumentos tenham mudado, o ritmo continua inconfundível, e com passos que permitem aos dançarinos expressarem-se gingando.

O "Merengue" entrou para a lista de patrimónios dominicanos reconhecidos pela UNESCO, da qual fazem parte o "Espaço Cultural da Irmandade do Espírito Santo dos Congos de Villa Mella" e a "Tradição do Teatro Dançado Cocolo". Leila Boasier Budecker salienta ainda que, «esta declaração da UNESCO é uma demonstração de como o nosso ritmo transcendeu fronteiras e barreiras linguísticas, conseguindo chegar a todos os cantos do mundo». Com mais este reconhecimento, a República Dominicana, situada na América Central, e a segunda maior ilha caribenha, consolida-se como um destino turístico imperdível nas Caraíbas. Banhada a norte pelo Oceano Atlântico e a sul pelo Mar das Caraíbas, é um destino conhecido pelas praias maravilhosas, clima tropical ameno, temperaturas situadas entre os 25 e os 31 graus, paisagens irrepetíveis, riqueza cultural ímpar e pela hospitalidade e simpatia do povo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • burj-al-arab-royal-two-bedroom-suite-01-hero-copiar

    Lifestyle & Travel

    Out 1, 2016

    MIMAR O CLIENTE É UMA ORDEM NO DUBAI

    Construído numa ilha artificial, com uma vista privilegiada sobre o Golfo Árabe, sumptuosamente decorado, e capaz de lhe oferecer mordomias só imagináveis em sonhos, tais como suites em ouro e mármore, assim é o hotel Burj Al...

  • Water from the Desert

    Technology

    Dez 31, 2015

    Água do Deserto

    Desde os anos 1950, Israel tem sido pioneiro no mundo dos sistemas de irrigação, desde o sistema gota-a-gota até pesticidas naturais. Afinal, aqui os desertos reinam, e estes criaram a necessidade de os hidratar. A necessidade faz...


  • Salina Turda

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    Salt benefits

    Inside the old Salina Turda Salt Mines located in Transylvania, Romania, stands the world's largest salt mine museum. Originally established in the 17th century, the massive mines were formed completely by hand and machine rather than...

  • 1

    Science & Nature

    Mai 1, 2015

    Helping patients recover

    The Orthopedic Frame Company, precursor of Stryker Corporation, was formed on February 20, 1941 by Dr. Homer Stryker, a Kalamazoo, Michigan based orthopedist. Stryker developed the Turning Frame - a mobile hospital bed that allowed for...

  • Food & Beverage

    Set 1, 2015

    Versatile Sunflower

    Sunflower seeds are the gift of the beautiful sunflower that has rays of petals emanating from its bright yellow, seed-studded center.


  • 06

    Food & Beverage

    Fev 1, 2017

    DA ÍNDIA COM PICANTE

    A cozinha indiana é bastante conhecida pelas especiarias que utiliza. Na edição deste mês, a Your Vip Partner aborda alguns dos benefícios do picante e, particularmente, da malagueta.

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • 1. Field-and-Flower-The-Butcher-At-Your-Door

    Food & Beverage

    Nov 1, 2017

    UM TALHO À SUA PORTA

    Com o advento dos hipermercados e das grandes cadeias de supermercados, os bairros citadinos funcionam cada vez mais como meros dormitórios e os talhos de rua são uma espécie quase em extinção.