Home & Design

Fev 1, 2017

A MELHOR CAMA DO MUNDO

Diz-se que, pelo menos, um terço das nossas vidas é passado a dormir. O sono é um dos momentos mais importantes da vida porque é durante este que nos libertamos das hormonas que provocam stress e que se dá a regeneração da pele, dos músculos e dos ossos.

Felizmente, existe quem se preocupe com a qualidade do sono das pessoas, como é o caso desta marca sueca, fundada em 1852, em Köping, Suécia. A Hästens fabrica camas de excelência, que são consideradas as melhores do mundo.

O portfolio da marca inclui dez modelos de cama. Contudo, num primeiro olhar menos atento e informado, salvo algumas excepções, os modelos não se distinguem com facilidade, devido à utilização do padrão em xadrez azul. Os dez modelos estão divididos em três tipologias de cama: Escandinavo, Continental e Articulado.

A cama do tipo Escandinavo tem o colchão integrado no chassi e divide-se em três modelos: "Marquis", "Excel" e "Superia", esta última sub-divide ainda no modelo "Superia Redonda" que, como o nome indica, tem uma forma diferente.

O tipo Continental, apresenta o colchão separado do chassi da cama. Desta tipologia, os modelos mais procurados a nível mundial são os "Luxuria", "Auroria", "Proferia" (que também tem uma versão redonda), "2000T" e "Vividus", sendo esta última, um dos cartões de visita da marca.

O nome da terceira tipologia - Articulado, reflecte do que se trata: é articulável, estando dividida em quatro partes para se poder moldar à posição desejada. Os modelos desta gama chamam-se "Lenoria" e "Novoria" e apresentam diferenças no chassi da cama, bem como na qualidade da crina utilizada e na altura das molas. A electrónica utilizada na articulação destes modelos é adquirida fora da empresa, uma vez que esta não tem o know-how necessário, nem esse é o objectivo da marca.

Todos os modelos são produzidos na fábrica de Köping, mediante encomenda. Significa isto que não há stock acumulado e que todos os produtos são imediatamente escoados após produção. Cada cama é feita individualmente, garantindo assim a qualidade e a exclusividade de cada exemplar. De referir que, os componentes de cada cama são identificados por uma ficha que acompanha toda a produção, e que, no final, fica registada numa guia que é entregue com o produto, ao cliente.

Agora, vem a parte mais fascinante. O cliente pode escolher a firmeza que pretende ter no colchão, sendo que, cada colchão pode ter dois tipos de firmeza. Assim, pode optar-se por ter um lado mais firme e o outro mais suave e macio. Os colchões são fabricados com crina de cavalo, algodão, lã, linho, e são cosidos à mão. No processo, apenas são utilizados materiais da mais alta qualidade. Para além disso, as molas são fabricadas segundo um processo patenteado e podem ter seis, oito ou dez voltas, consoante a altura de colchão pretendida.

Na produção do chassi são utilizadas técnicas de construção de navios, com pregos em madeira dura para os encaixes necessários. Os modelos mais elaborados consomem perto de 160 horas de trabalho e envolvem cerca de duzentos operários.

É importante referir que as camas da marca têm uma garantia de 25 anos e que, até à data, não existe registo de que alguma se tenha estragado, a não ser por uso indevido. São estas as razões que levam a que uma cama "Hästens Vividus", a mais dispendiosa da marca, custe 60.000 euros, e a mais barata (a "Naturally"), custe perto de 2.500 euros.

Se pensa que a empresa sueca se dedica apenas ao fabrico de camas, saiba que isso não é assim. A Hästens produz também sobre-colchões, edredons, lençóis, almofadas, roupões, chinelos, entre outros produtos para o fazerem sentir-se bem no aconchego do lar.

A título de curiosidade, a marca Hästens tornou-se fornecedora da Casa Real Sueca em 1952 e, ainda hoje é gerida pela quinta geração de descendentes do fundador da marca. Com mais de 350 pontos de venda no mundo, actualmente, o fabricante produz, cerca de 40 mil camas por ano, o que equivale a um valor anual de 55 milhões de euros. Quase se pode garantir que, quem se deita numa cama Hästens adormece imediatamente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • cow-kashkaval60

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    ORGÂNICO E CONVENCIONAL

    Os queijos são a especialidade da gastronomia dos Balcãs. A Bulgária tem uma longa tradição nos lacticínios. Aqui, o queijo é produzido por diversas empresas. A Your VIP Partner encontrou a Kondov Ecoproduction, Ltd., uma empresa...

  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Walk Over the Clouds

    Founded in 1879 in Northampton, at the heart of England's most famous shoemaking town, Crockett & Jones specialise in the manufacture of high quality Goodyear-welted footwear.

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...


  • Kuantan

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    COMPROMISSO AMBIENTAL

    A indústria química no Egipto tem sido facilitada no seu desenvolvimento pelo forte sector petrolífero, que é capaz de fornecer matérias-primas, consumíveis e infra-estruturas de produção. Os sectores-chave da indústria química...

  • 03

    Home & Design

    Set 1, 2016

    O SEU CARRO, A SUA ESCOLHA

    A paixão por carros exclusivos desperta o desejo de peças únicas, personalizadas, capazes de satisfazer as mentes mais requintadas e criativas. Por isso, este mês, a Your VIP Partner apresenta-lhe uma empresa capaz de tornar os...

  • Sberbank

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Safely insured

    Sberbank is Russia's oldest and largest bank. It is particularly dominant in the field of individual savings accounts, holding about 65 percent of household deposits nationwide.


  • panoramica

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2017

    UM PARAÍSO PRIVADO

    O castelo de Monsaraz - aldeia medieval por onde passaram diferentes povos e culturas ao longo da história – lança o seu olhar atávico sobre esta extraordinária propriedade, aninhada no seu sopé.

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...