Home & Design

Fev 1, 2017

A MELHOR CAMA DO MUNDO

Diz-se que, pelo menos, um terço das nossas vidas é passado a dormir. O sono é um dos momentos mais importantes da vida porque é durante este que nos libertamos das hormonas que provocam stress e que se dá a regeneração da pele, dos músculos e dos ossos.

Felizmente, existe quem se preocupe com a qualidade do sono das pessoas, como é o caso desta marca sueca, fundada em 1852, em Köping, Suécia. A Hästens fabrica camas de excelência, que são consideradas as melhores do mundo.

O portfolio da marca inclui dez modelos de cama. Contudo, num primeiro olhar menos atento e informado, salvo algumas excepções, os modelos não se distinguem com facilidade, devido à utilização do padrão em xadrez azul. Os dez modelos estão divididos em três tipologias de cama: Escandinavo, Continental e Articulado.

A cama do tipo Escandinavo tem o colchão integrado no chassi e divide-se em três modelos: "Marquis", "Excel" e "Superia", esta última sub-divide ainda no modelo "Superia Redonda" que, como o nome indica, tem uma forma diferente.

O tipo Continental, apresenta o colchão separado do chassi da cama. Desta tipologia, os modelos mais procurados a nível mundial são os "Luxuria", "Auroria", "Proferia" (que também tem uma versão redonda), "2000T" e "Vividus", sendo esta última, um dos cartões de visita da marca.

O nome da terceira tipologia - Articulado, reflecte do que se trata: é articulável, estando dividida em quatro partes para se poder moldar à posição desejada. Os modelos desta gama chamam-se "Lenoria" e "Novoria" e apresentam diferenças no chassi da cama, bem como na qualidade da crina utilizada e na altura das molas. A electrónica utilizada na articulação destes modelos é adquirida fora da empresa, uma vez que esta não tem o know-how necessário, nem esse é o objectivo da marca.

Todos os modelos são produzidos na fábrica de Köping, mediante encomenda. Significa isto que não há stock acumulado e que todos os produtos são imediatamente escoados após produção. Cada cama é feita individualmente, garantindo assim a qualidade e a exclusividade de cada exemplar. De referir que, os componentes de cada cama são identificados por uma ficha que acompanha toda a produção, e que, no final, fica registada numa guia que é entregue com o produto, ao cliente.

Agora, vem a parte mais fascinante. O cliente pode escolher a firmeza que pretende ter no colchão, sendo que, cada colchão pode ter dois tipos de firmeza. Assim, pode optar-se por ter um lado mais firme e o outro mais suave e macio. Os colchões são fabricados com crina de cavalo, algodão, lã, linho, e são cosidos à mão. No processo, apenas são utilizados materiais da mais alta qualidade. Para além disso, as molas são fabricadas segundo um processo patenteado e podem ter seis, oito ou dez voltas, consoante a altura de colchão pretendida.

Na produção do chassi são utilizadas técnicas de construção de navios, com pregos em madeira dura para os encaixes necessários. Os modelos mais elaborados consomem perto de 160 horas de trabalho e envolvem cerca de duzentos operários.

É importante referir que as camas da marca têm uma garantia de 25 anos e que, até à data, não existe registo de que alguma se tenha estragado, a não ser por uso indevido. São estas as razões que levam a que uma cama "Hästens Vividus", a mais dispendiosa da marca, custe 60.000 euros, e a mais barata (a "Naturally"), custe perto de 2.500 euros.

Se pensa que a empresa sueca se dedica apenas ao fabrico de camas, saiba que isso não é assim. A Hästens produz também sobre-colchões, edredons, lençóis, almofadas, roupões, chinelos, entre outros produtos para o fazerem sentir-se bem no aconchego do lar.

A título de curiosidade, a marca Hästens tornou-se fornecedora da Casa Real Sueca em 1952 e, ainda hoje é gerida pela quinta geração de descendentes do fundador da marca. Com mais de 350 pontos de venda no mundo, actualmente, o fabricante produz, cerca de 40 mil camas por ano, o que equivale a um valor anual de 55 milhões de euros. Quase se pode garantir que, quem se deita numa cama Hästens adormece imediatamente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...

  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...


  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...

  • 4

    Research & Education

    Nov 2, 2018

    SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

    "Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.


  • Milavitsa Store

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2014

    Perfection tailored for women

    In 1908 in Minsk, the French brothers Tourne founded the haberdashery factory "Francois-Tour" for production of ladies' combs. In 1991, employees of the company appealed to the Union of Writers of Belarus to help and come up with...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    NOVOS PARÂMETROS DA INDÚSTRIA MEDIÁTICA

    Com o mote: "Afirmar o Jornalismo", o Cinema de São Jorge, um dos mais prestigiados e antigos de Portugal (a abertura data de Fevereiro de 1950), recebeu o "4º...

  • Lowe Alpine

    Sport

    Jan 31, 2016

    Eles estavam lá quando tudo começou

    A Lowe Alpine tem o nome dos irmãos Lowe, fundadores da marca. Greg Lowe, juntamente com Mike e Jeff são uma família de escaladores e amantes de alpinismo de Utah, nos Estados Unidos da América (EUA). A Lowe Alpine tem origens humildes....