Home & Design

Fev 1, 2017

A MELHOR CAMA DO MUNDO

Diz-se que, pelo menos, um terço das nossas vidas é passado a dormir. O sono é um dos momentos mais importantes da vida porque é durante este que nos libertamos das hormonas que provocam stress e que se dá a regeneração da pele, dos músculos e dos ossos.

<

Felizmente, existe quem se preocupe com a qualidade do sono das pessoas, como é o caso desta marca sueca, fundada em 1852, em Köping, Suécia. A Hästens fabrica camas de excelência, que são consideradas as melhores do mundo.

O portfolio da marca inclui dez modelos de cama. Contudo, num primeiro olhar menos atento e informado, salvo algumas excepções, os modelos não se distinguem com facilidade, devido à utilização do padrão em xadrez azul. Os dez modelos estão divididos em três tipologias de cama: Escandinavo, Continental e Articulado.

A cama do tipo Escandinavo tem o colchão integrado no chassi e divide-se em três modelos: "Marquis", "Excel" e "Superia", esta última sub-divide ainda no modelo "Superia Redonda" que, como o nome indica, tem uma forma diferente.

O tipo Continental, apresenta o colchão separado do chassi da cama. Desta tipologia, os modelos mais procurados a nível mundial são os "Luxuria", "Auroria", "Proferia" (que também tem uma versão redonda), "2000T" e "Vividus", sendo esta última, um dos cartões de visita da marca.

O nome da terceira tipologia - Articulado, reflecte do que se trata: é articulável, estando dividida em quatro partes para se poder moldar à posição desejada. Os modelos desta gama chamam-se "Lenoria" e "Novoria" e apresentam diferenças no chassi da cama, bem como na qualidade da crina utilizada e na altura das molas. A electrónica utilizada na articulação destes modelos é adquirida fora da empresa, uma vez que esta não tem o know-how necessário, nem esse é o objectivo da marca.

Todos os modelos são produzidos na fábrica de Köping, mediante encomenda. Significa isto que não há stock acumulado e que todos os produtos são imediatamente escoados após produção. Cada cama é feita individualmente, garantindo assim a qualidade e a exclusividade de cada exemplar. De referir que, os componentes de cada cama são identificados por uma ficha que acompanha toda a produção, e que, no final, fica registada numa guia que é entregue com o produto, ao cliente.

Agora, vem a parte mais fascinante. O cliente pode escolher a firmeza que pretende ter no colchão, sendo que, cada colchão pode ter dois tipos de firmeza. Assim, pode optar-se por ter um lado mais firme e o outro mais suave e macio. Os colchões são fabricados com crina de cavalo, algodão, lã, linho, e são cosidos à mão. No processo, apenas são utilizados materiais da mais alta qualidade. Para além disso, as molas são fabricadas segundo um processo patenteado e podem ter seis, oito ou dez voltas, consoante a altura de colchão pretendida.

Na produção do chassi são utilizadas técnicas de construção de navios, com pregos em madeira dura para os encaixes necessários. Os modelos mais elaborados consomem perto de 160 horas de trabalho e envolvem cerca de duzentos operários.

É importante referir que as camas da marca têm uma garantia de 25 anos e que, até à data, não existe registo de que alguma se tenha estragado, a não ser por uso indevido. São estas as razões que levam a que uma cama "Hästens Vividus", a mais dispendiosa da marca, custe 60.000 euros, e a mais barata (a "Naturally"), custe perto de 2.500 euros.

Se pensa que a empresa sueca se dedica apenas ao fabrico de camas, saiba que isso não é assim. A Hästens produz também sobre-colchões, edredons, lençóis, almofadas, roupões, chinelos, entre outros produtos para o fazerem sentir-se bem no aconchego do lar.

A título de curiosidade, a marca Hästens tornou-se fornecedora da Casa Real Sueca em 1952 e, ainda hoje é gerida pela quinta geração de descendentes do fundador da marca. Com mais de 350 pontos de venda no mundo, actualmente, o fabricante produz, cerca de 40 mil camas por ano, o que equivale a um valor anual de 55 milhões de euros. Quase se pode garantir que, quem se deita numa cama Hästens adormece imediatamente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...


  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 


  • A Art Nouveau Heater

    Home & Design

    Abr 1, 2015

    AEG and the begining of industrial design

    Born in 1887 in Germany, AEG is a worldwide recognized brand, known mostly for its electriocal appliances that are present in thousands of homes. But the best kept secret of its history is still Peter Behrens, who is considered the father...

  • Red Caviar

    Food & Beverage

    Dez 1, 2014

    Champagne and Caviar

    Lemberg has gained its incredible popularity thanks to superb quality of its products and professional approach to clients.

  • The White Smile of Korea

    Science & Nature

    Dez 31, 2015

    O Branco Sorriso da Coreia

    Fundada na Coreia em 2000, a Dentium tornou-se o fabricante confiável de produtos de implantes dentários de alta qualidade, e fornecedor de serviços afins para profissionais dentários em todo o mundo.