Home & Design

Fev 1, 2017

A MELHOR CAMA DO MUNDO

Diz-se que, pelo menos, um terço das nossas vidas é passado a dormir. O sono é um dos momentos mais importantes da vida porque é durante este que nos libertamos das hormonas que provocam stress e que se dá a regeneração da pele, dos músculos e dos ossos.

<

Felizmente, existe quem se preocupe com a qualidade do sono das pessoas, como é o caso desta marca sueca, fundada em 1852, em Köping, Suécia. A Hästens fabrica camas de excelência, que são consideradas as melhores do mundo.

O portfolio da marca inclui dez modelos de cama. Contudo, num primeiro olhar menos atento e informado, salvo algumas excepções, os modelos não se distinguem com facilidade, devido à utilização do padrão em xadrez azul. Os dez modelos estão divididos em três tipologias de cama: Escandinavo, Continental e Articulado.

A cama do tipo Escandinavo tem o colchão integrado no chassi e divide-se em três modelos: "Marquis", "Excel" e "Superia", esta última sub-divide ainda no modelo "Superia Redonda" que, como o nome indica, tem uma forma diferente.

O tipo Continental, apresenta o colchão separado do chassi da cama. Desta tipologia, os modelos mais procurados a nível mundial são os "Luxuria", "Auroria", "Proferia" (que também tem uma versão redonda), "2000T" e "Vividus", sendo esta última, um dos cartões de visita da marca.

O nome da terceira tipologia - Articulado, reflecte do que se trata: é articulável, estando dividida em quatro partes para se poder moldar à posição desejada. Os modelos desta gama chamam-se "Lenoria" e "Novoria" e apresentam diferenças no chassi da cama, bem como na qualidade da crina utilizada e na altura das molas. A electrónica utilizada na articulação destes modelos é adquirida fora da empresa, uma vez que esta não tem o know-how necessário, nem esse é o objectivo da marca.

Todos os modelos são produzidos na fábrica de Köping, mediante encomenda. Significa isto que não há stock acumulado e que todos os produtos são imediatamente escoados após produção. Cada cama é feita individualmente, garantindo assim a qualidade e a exclusividade de cada exemplar. De referir que, os componentes de cada cama são identificados por uma ficha que acompanha toda a produção, e que, no final, fica registada numa guia que é entregue com o produto, ao cliente.

Agora, vem a parte mais fascinante. O cliente pode escolher a firmeza que pretende ter no colchão, sendo que, cada colchão pode ter dois tipos de firmeza. Assim, pode optar-se por ter um lado mais firme e o outro mais suave e macio. Os colchões são fabricados com crina de cavalo, algodão, lã, linho, e são cosidos à mão. No processo, apenas são utilizados materiais da mais alta qualidade. Para além disso, as molas são fabricadas segundo um processo patenteado e podem ter seis, oito ou dez voltas, consoante a altura de colchão pretendida.

Na produção do chassi são utilizadas técnicas de construção de navios, com pregos em madeira dura para os encaixes necessários. Os modelos mais elaborados consomem perto de 160 horas de trabalho e envolvem cerca de duzentos operários.

É importante referir que as camas da marca têm uma garantia de 25 anos e que, até à data, não existe registo de que alguma se tenha estragado, a não ser por uso indevido. São estas as razões que levam a que uma cama "Hästens Vividus", a mais dispendiosa da marca, custe 60.000 euros, e a mais barata (a "Naturally"), custe perto de 2.500 euros.

Se pensa que a empresa sueca se dedica apenas ao fabrico de camas, saiba que isso não é assim. A Hästens produz também sobre-colchões, edredons, lençóis, almofadas, roupões, chinelos, entre outros produtos para o fazerem sentir-se bem no aconchego do lar.

A título de curiosidade, a marca Hästens tornou-se fornecedora da Casa Real Sueca em 1952 e, ainda hoje é gerida pela quinta geração de descendentes do fundador da marca. Com mais de 350 pontos de venda no mundo, actualmente, o fabricante produz, cerca de 40 mil camas por ano, o que equivale a um valor anual de 55 milhões de euros. Quase se pode garantir que, quem se deita numa cama Hästens adormece imediatamente.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...


  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...


  • Hybrid Glider

    Technology

    Abr 1, 2015

    The hybrid glider is coming to town

    Glider flying rates high on the scale of sport flying. However, the nature of the beast is that it requires more than one person to get a glider launched into the air. To make launching a non-team effort, the answer has been a powered...

  • Food & Beverage

    Abr 1, 2015

    Dairy with an Atlantic taste

    The Azores is not only a well preserved and beautiful archipelago in the middle of the Atlantic, but also the home of LactAçores, a cooperatives union set to increase and expand the islands' biggest agricultural asset: dairy products.

    ...

  • 2

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    A casa de banho reinventada

    O Grupo Armatura é a companhia líder no ramo sanitário e de aquecimento na Polónia. As várias empresas do Grupo são especializadas na construção de torneiras para casas de banho e cozinhas, radiadores de alumínio e uma vasta...