Technology

Mai 1, 2017

Chegaram as baterias do futuro

Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos não descansa e inventou uma nova bateria com o triplo da capacidade de armazenamento de energia da sua invenção interior e que, ao contrário desta, pode ser carregada numa questão de minutos!

<

Goodenough é professor e investigador académico actualmente radicado na cidade de Austin, mais precisamente na Escola de Engenharia Cockrell da Universidade do Texas, onde lidera uma equipa de engenheiros que tornou público, em Fevereiro, ter criado a primeira bateria de células em estado sólido que, para além do triplo da capacidade das versões de lítio, são também mais seguras, têm uma maior durabilidade, a sua produção é mais barata e, perdoem a insistência, podem ser recarregadas em meros minutos tanto para a função de baterias de telemóvel, de automóveis, computadores portáteis e motas eléctricas ou como meras fontes de armazenamento de energia.

A invenção das baterias de lítio data já dos anos 1980, quando John Goodenough era então o responsável pelo Laboratório de Química Inorgânica da Universidade de Oxford, local onde desenvolveu as pilhas e as baterias recarregáveis de iões de lítio que viriam a ser comercializadas pela Sony. Estas novas baterias, tornadas públicas há poucos meses, ainda estão por ser licenciadas comercialmente uma vez que a Universidade do Texas se encontra ainda aberta a propostas por parte das empresas interessadas.

O inventor encontra-se extremamente animado com esta nova invenção, sendo da opinião que inevitavelmente acabará por beneficiar as indústrias do ramo automóvel, informático e das telecomunicações com benefícios para o meio ambiente, uma vez que "o custo, a segurança, a densidade energética, os tempos de carga e descarga e o ciclo de vida são essenciais para que os carros abastecidos a bateria possam ser generalizadamente adoptados. Acreditamos que a nossa descoberta resolveu a maior parte dos problemas inerentes às baterias utilizadas hoje em dia", defende Goodenough.

Uma vez que a quantidade de quilómetros que um carro eléctrico pode percorrer deriva da densidade energética das suas baterias, uma bateria com o triplo da capacidade irá permitir viagens muito mais longas entre as necessidades de recarga da bateria. E, ao contrário do que sucede actualmente, em que os carros eléctricos precisam de recarregar as suas baterias durante horas (normalmente durante toda a noite enquanto os seus condutores dormem) e são quase exclusivamente utilizados no meio urbano, estas novas baterias permitem viagens de longo curso uma vez que carregam em minutos em vez de horas.

As baterias de lítio, embora relativamente seguras, têm ainda o senão de incluírem electrólitos em estado líquido que, embora em casos raros, mas bastante mediatizados, podem causar curtos circuitos que podem resultar em explosões e incêndios.

As novas baterias em vez disso utilizam eletrólitos de vidro sólido que as tornam imunes a esse problema e tornam também possível a sua utilização em temperaturas muito baixas, funcionando inclusivamente em temperaturas negativas, mais precisamente até aos -60 graus Celsius.

Este avanço foi possível graças à inclusão de Maria Helena Braga (Universidade do Porto) e de Andrew T. Murchison (Universidade do Texas) na equipa de Goodenough em 2015. Os três cientistas conseguiram criar uma nova versão de eletrólitos que foi, entretanto, patenteada pela Universidade do Texas e utilizada na criação das novas baterias.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?


  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • 1

    Food & Beverage

    Jul 1, 2015

    Better health with better food

    In 1935 the probiotic industry gained a new and active element in the family: YAKULT, the probiotic drink that revolutionized the world of probiotics. Today spread around the world, Yakult helps you keep your health in place.

  • IMG_9192

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    "OFFSHORES FINANCEIROS" - SIM OU NÃO

    Ultimamente, muito se tem falado em "offshores financeiros", mas muitos dos depoimentos mediatizados são confusos e pouco objectivos, misturando conceitos e preconcebendo respostas que podem interessar a alguns lobbies. Como em tudo...

  • easytouse1

    Mecanica e Locomoção

    Dez 1, 2016

    FÁCIL DE USAR, FÁCIL DE LEVAR - TERN VEKTRON

    O vencedor de um Nobel, Bob Dylan, disse «os tempos estão a mudar», e estão a mudar rapidamente. O aumento constante do preço do petróleo, as preocupações com o aquecimento global, o stress das movimentações diárias ou...