Sport

Abr 1, 2017

NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído como modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, são exemplo disso.

<

Designa-se por Budo, que significa "Guerra" ou "Marcial", o conjunto de regras disciplinares que rege a ordem moral seguida pelos praticantes de Artes Marciais. Oriunda dos antigos Samurais (guerreiros), essas regras eram também chamadas de "Bujutsu", em japonês, ou "Técnicas de Guerra", em português.

Uma dessas Artes Marciais ancestrais é a Naginata - nascida no seio das forças de guerra da era medieval. Na Naginata é usada uma espada em forma de foice com cerca de 2,25m de comprimento. Os primeiros a usar essa espada no Japão foram os monges guerreiros, os "Yama-bushi", para protegerem os santuários dos bandidos. Até ao século XVI, a infantaria utilizava a Naginata para cortar as pernas dos cavalos, ferindo assim o inimigo de longe. A sua presença nas casas dos samurais de todas as categorias foi-se generalizando ao longo dos tempos.

Com o aparecimento das armas de fogo, a Naginata deixou de ser utilizada nos combates, mas manteve lugar de honra nas casas aristocráticas, onde era usada pelas esposas e filhas de samurais na defesa do lar.

No século XVI, as armas de guerra foram oficialmente interditas ao povo, a fim de assegurar o domínio da aristocracia Bushi, mas a tradição marcial tenaz encorajada pela insegurança da época fez com que esta arte sobrevivesse nos vilarejos, cidades e mosteiros.

Entre os anos 1603 e 1867, a Naginata foi também praticada pelas esposas e filhas de samurais, não só para autodefesa, mas também como método de desenvolvimento moral. A arma tornou-se decorativa e era igualmente usada como dote pelas noivas aristocráticas.

Já de 1868 a 1912, a Naginata foi praticada sobretudo com carácter de desenvolvimento pessoal e foi ainda introduzida no currículo das escolas públicas como disciplina escolar.

As primeiras associações para a prática da Naginata formaram-se a partir dos anos 1950, congregando mais de 15 estilos diferentes da modalidade. No ano de 1953 foi instituída a "ZEN NIPPON NAGINATA RENMEI" (Confederação Japonesa de Naginata, em português), organismo que regulamentou esta arte, reunindo as técnicas dos diversos estilos existentes num estilo único. Outra entidade foi constituída nos anos 1990 – a International Naginata Federation (INF) que congrega vários países e está divida em três secções: Japão, Europa e Américas.

Actualmente, esta Arte Marcial divide-se em dois tipos: o Atarashi Naginata (Estilo Moderno) e o Estilo Clássico.

O Estilo Moderno inclui vários aspectos do desporto competitivo, havendo dois tipos de provas: Shiai e Katá. O Shiai é a modalidade de luta, com o uso de equipamento de protecção. O combate consiste em desferir golpes na cabeça, garganta, tronco, punho e canela. O Katá é feito em dupla, realizando movimentos coreografados onde o objectivo é demonstrar, com a maior perfeição possível, as técnicas da Naginata.

Já o Estilo Clássico consiste dos diversos estilos de luta dos samurais. Neste estilo não há competições e os movimentos são desenvolvidos através da sequência de movimentos pré-definidos de ataque e defesa, realizados com grande velocidade, força e muita precisão.

Em qualquer um dos casos, o objectivo principal da modalidade mantém-se - o aperfeiçoamento do homem como um todo indivisível: corpo, mente e espírito.

Dizem os praticantes que os exercícios do Naginata geram intrinsecamente a necessidade do equilíbrio do corpo, o que pode trazer uma postura mais correcta e elegante. Activam a circulação sanguínea, proporcionando um melhor funcionamento de todos os órgãos e uma melhor condição física. Visa também o fortalecimento do espírito e do carácter individuais. Para isso, os praticantes recorrem ao "KIAI", um método de canalização de energia, cujos exercícios proporcionam a união total do corpo, espírito e espada. Os cumprimentos feitos no início e no fim de cada luta ou exercício também têm seu significado: respeito e espírito de colaboração entre parceiros. Assim, gera-se um elo entre os praticantes desta arte marcial pouco conhecida, mas tão completa e virtuosa.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...


  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...


  • The Spirit of Polish Vodka

    Food & Beverage

    Nov 30, 2015

    O Espírito da Vodka Polaca

    Em 1993, a Belvedere Vodka foi oficialmente lançada, criando um novo standard no mundo da vodka. A Belvedere Vodka origina da pequena terra de Zyrardów, nas planícies da Mazóvia na Polónia Central, onde é feita numa destilaria...

  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Where the best office paper is made

    The Portucel Soporcel group is focused on its own brands. This means its sales strategy is to offer a portfolio of brands with distinctive value propositions, reaching out to different consumer segments. 

    Pride of place goes...

  • 4

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Turning Realty into History

    As a subsidiary of an historic firm with a globally recognized name, Sotheby's International Realty (SIR) joined a rich tradition when it was created in 1976 as a wholly owned subsidiary of the main company. SIR was conceived as a natural...