Food & Beverage

Dez 31, 2015

Revolução na Aquacultura

O produtor norueguês de salmão Nordlaks candidatou-se a construir três novos e revolucionários navios de aquacultura, que etão projectados para entrar em operação em 2017. Se o projecto se concretizar, será o navio mais comprido do mundo.

 "Em conjunto com a Nordlaks, a NSK Ship Design, de Harstad, desenhou o que pode ser o início de uma revolução na indústria de aquacultura sustentável", anunciou a empresa em comunicado.

O trabalho no projecto iniciou-se em Junho de 2015 por parte da NSK Ship Design. No estirador está um navio de 430 metros de comprimento e 54 metros de largura – também chamado "Havfarme" (quinta marinha). Em comparação, o mais longo navio de cruzeiros do mundo mede 360 metros e o maior porta-aviões, o USS Enterprise, estende-se por 342 metros de comprimento.

Para poder lidar com correntes marítimas, ventos e outros factores meteorológicos marinhos, o Havfarm será ancorado ao fundo do mar, usando soluções técnológicas originárias da indústria de plataformas petrolíferas. A intenção é poder mover a indústria da aquacultura desde os fiordes té ao mar aberto.

Cada Havfarm terá capacidade para 10.000 metros cúbicos de salmão – mais de dois milhões de peixes. Segundo ambas as empresas, os navios poderão aguentar ondas até 10 metros de altura e em caso de tempestade poderão ser erguidos 4 metros acima da sua posição normal. A quinta de aquacultura encontrar-se-á a 10 metros de profundidade.

O navio será construído como uma armação que comportará seis gaiolas em malha de rede apropriada, com 50 metros de lado e uma profundidade de 60 metros.

Produção livre de químicos

 "Antes do contacto de Inge Berg, da Nordlaks, já tínhamos namorado a ideia de criar novas construções a partir do zero", disse Thomas Myre, gestor comercial da NSK. "Berg chegou ao pé de nós com uma ideia bem concebida de como seria possível deslocalizar as gaiolas de criação de peixe para o mar aberto."

Graças a um sistema de saias, com 10 metros de altura, a argulose será uma coisa do passado. Quando o Havfarm estiver ancorado, de modo a poder mover-se com as ondas e ventos, a área de propagação de dejectos será 27 vezes maior que a de uma gaiola normal, um total de 472.000 metros quadrados.

No caso de a argulose aparecer, o navio será construído de modo a facilitar a remoção manual dos piolhos marinhos que a causam, o que significa que a produção será inteiramente livre de químicos.

Do conceito à aplicação

A Ministra norueguesa das Pescas, Elisabeth Aspaker, já anunciou a atribuição gratuita de licenças aos produtores que procurem efectuar investimentos de monta em novas tecnologias que superem os desafios da indústria: o ambiente e a área de mar ocupada.

Pouco tempo após o anúncio, Berg deu conhecimento que a Nordlaks tem planos para responder à iniciativa de Aspaker, mais precisamente com Havfarms.

O processo de aplicação do projecto segue a todo o vapor. Cada um dos três navios custará entre 65 e 76 milhões de euros.

"Esperamos poder colocar esta tecnologia ao serviço em 2017, se nos atribuírem as licenças para o fazermos", disse Berg em comunicado.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...


  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...


  • 06

    Food & Beverage

    Fev 1, 2017

    DA ÍNDIA COM PICANTE

    A cozinha indiana é bastante conhecida pelas especiarias que utiliza. Na edição deste mês, a Your Vip Partner aborda alguns dos benefícios do picante e, particularmente, da malagueta.

  • Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2015

    In the Heart of Africa

    Located at Rua da Missão, in downtown Luanda, just a step from important corporate and administrative spaces, Epic Sana Luanda Hotel offers you the strategic privilege of being in the very heart of the city and simultaneously near leisure...

  • Singapura1

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2016

    GLAMOUR ASIÁTICO

    Se estava a pensar que Singapura é idêntico aos países circundantes, esqueça. Em vez do caos, da pobreza e da desorganização dos países vizinhos, Singapura é um exemplo de cosmopolitismo e de "primeiro mundo". Sendo uma das...