Food & Beverage

Dez 31, 2015

Revolução na Aquacultura

O produtor norueguês de salmão Nordlaks candidatou-se a construir três novos e revolucionários navios de aquacultura, que etão projectados para entrar em operação em 2017. Se o projecto se concretizar, será o navio mais comprido do mundo.

<

 "Em conjunto com a Nordlaks, a NSK Ship Design, de Harstad, desenhou o que pode ser o início de uma revolução na indústria de aquacultura sustentável", anunciou a empresa em comunicado.

O trabalho no projecto iniciou-se em Junho de 2015 por parte da NSK Ship Design. No estirador está um navio de 430 metros de comprimento e 54 metros de largura – também chamado "Havfarme" (quinta marinha). Em comparação, o mais longo navio de cruzeiros do mundo mede 360 metros e o maior porta-aviões, o USS Enterprise, estende-se por 342 metros de comprimento.

Para poder lidar com correntes marítimas, ventos e outros factores meteorológicos marinhos, o Havfarm será ancorado ao fundo do mar, usando soluções técnológicas originárias da indústria de plataformas petrolíferas. A intenção é poder mover a indústria da aquacultura desde os fiordes té ao mar aberto.

Cada Havfarm terá capacidade para 10.000 metros cúbicos de salmão – mais de dois milhões de peixes. Segundo ambas as empresas, os navios poderão aguentar ondas até 10 metros de altura e em caso de tempestade poderão ser erguidos 4 metros acima da sua posição normal. A quinta de aquacultura encontrar-se-á a 10 metros de profundidade.

O navio será construído como uma armação que comportará seis gaiolas em malha de rede apropriada, com 50 metros de lado e uma profundidade de 60 metros.

Produção livre de químicos

 "Antes do contacto de Inge Berg, da Nordlaks, já tínhamos namorado a ideia de criar novas construções a partir do zero", disse Thomas Myre, gestor comercial da NSK. "Berg chegou ao pé de nós com uma ideia bem concebida de como seria possível deslocalizar as gaiolas de criação de peixe para o mar aberto."

Graças a um sistema de saias, com 10 metros de altura, a argulose será uma coisa do passado. Quando o Havfarm estiver ancorado, de modo a poder mover-se com as ondas e ventos, a área de propagação de dejectos será 27 vezes maior que a de uma gaiola normal, um total de 472.000 metros quadrados.

No caso de a argulose aparecer, o navio será construído de modo a facilitar a remoção manual dos piolhos marinhos que a causam, o que significa que a produção será inteiramente livre de químicos.

Do conceito à aplicação

A Ministra norueguesa das Pescas, Elisabeth Aspaker, já anunciou a atribuição gratuita de licenças aos produtores que procurem efectuar investimentos de monta em novas tecnologias que superem os desafios da indústria: o ambiente e a área de mar ocupada.

Pouco tempo após o anúncio, Berg deu conhecimento que a Nordlaks tem planos para responder à iniciativa de Aspaker, mais precisamente com Havfarms.

O processo de aplicação do projecto segue a todo o vapor. Cada um dos três navios custará entre 65 e 76 milhões de euros.

"Esperamos poder colocar esta tecnologia ao serviço em 2017, se nos atribuírem as licenças para o fazermos", disse Berg em comunicado.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...


  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...


  • 3

    Food & Beverage

    Ago 1, 2016

    SABORES ÚNICOS

    Gelados artesanais, com texturas deliciosas e irresistíveis, são produzidos no Maine, Estados Unidos da América (EUA), e têm conquistado muitos adeptos, com ingredientes incomuns como o azeite ou a pimenta caiena.

    ...

  • Prince William Sound. ©Tiago Cardoso Pinto

    Lifestyle & Travel

    Nov 30, 2015

    Alaska fantástico

    Quando pensamos em Alaska são muitas as imagens que podem surgir na mente. Paisagens infindáveis de zonas selvagens, espantosas vistas de glaciares, fiordes e animais selvagens à solta. O Alaska é um lugar de muitas maravilhas e...

  • Belavia Aircraft

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    We fly anywhere to get you everywhere

    The airline's concept of positive image shaping is based on the safe regular and punctual operations as well as on improvement of passenger service quality.