Home & Design

Fev 1, 2017

AS CASAS VIVAS

Já pensou no seguinte paradoxo: uma casa, mesmo uma que seja recente, quando não é habitada, degrada-se muito rapidamente, enquanto uma casa humilde e antiga, mas explorada pelas pessoas, mantém-se boa ao longo de décadas? Não é porque as casas estão "vivas", - elas vivem quando são vividas, e morrem quando não são usadas por ninguém. Ao que parece, o conceito de casas "vivas" vai tornar-se literal, em breve, e não figurativo.

A Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas de Defesa (DARPA), nos Estados Unidos (EUA), lançou o programa "Engenharia de Materiais Vivos" (cujo acrónimo em inglês é ELM), com o objetivo de criar materiais de construção que crescem no local. Os materiais seriam utilizados para construir edifícios que se reparem a si mesmos e se adaptem ao ambiente.

Os materiais de construção contemporâneos utilizados para a construção de casas têm uma produção e transporte dispendiosos, não têm um ciclo de vida longa, ficam facilmente danificados e não se adaptam às mudanças ambientais. Ao contrário, os materiais biológicos vivos - osso, pele, casca e coral - oferecem vantagens sobre os materiais não vivos, sendo capazes de crescer, se autorreparar e de reagir às mudanças no ambiente. O objetivo da DARPA é criar uma nova classe de materiais que combine as propriedades estruturais dos materiais de construção tradicionais com os atributos dos sistemas vivos. Os materiais vivos representam uma nova oportunidade para alavancar a biologia projetada para resolver problemas existentes associados à construção e manutenção de ambientes já fabricados, e para criar novas capacidades para construir infraestrutura inteligente que responda dinamicamente ao meio ambiente.

´A visão do programa ELM é fazer crescer materiais onde eles são necessáriosª, disse o gerente do programa ELM, Justin Gallivan. "Imagine que em vez de enviar materiais acabados, podemos enviar precursores e fazê-los crescer rapidamente no local, usando recursos locais. E, uma vez que os materiais estarão vivos, eles serão capazes de responder a mudanças no seu ambiente e curar-se de eventuais danos", explica Justin. Os exemplos sugeridos pela DARPA são telhados que controlam o fluxo de ar numa estrutura de respiração; chaminés que se curam após danos causados pelo fumo; e calçadas, estradas ou pistas que comem literalmente derramamentos de óleo.

Em poucas palavras, a tecnologia da criação de materiais híbridos é a seguinte: usar os andaimes não-vivos para dar estrutura e apoiar a viabilidade, a longo prazo, de células vivas de engenharia. Estas células derivam de tecidos naturais existentes, e não são projetadas para executar funções sintéticas. O objetivo do programa ELM é desenvolver uma habilidade para projetar propriedades estruturais diretamente nos genomas de sistemas biológicos, de modo que nem os andaimes nem as sugestões externas do desenvolvimento sejam necessários para que um organismo realize a forma e as propriedades desejadas.

Com um bom desenvolvimento do ELM, seria possível enviar materiais para o destino e crescerem rapidamente nas formas e tamanhos desejados usando os recursos disponíveis localmente para sustentar o crescimento e manter a vida.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Technology

    Abr 1, 2015

    True pioneers

    For years Pioneer has introduced innovative and high quality products into the market. A world-first in many ways, the japanese company has been through several changes over the years, but kept the original philosophy that gave birth...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    Moda 360º

    Desde a pequena agência de modelos até à empresa de gestão de moda e eventos passaram 14 anos. Hoje, a Fashion Studio tem uma gama de serviços única e a capacidade para lidar com todo o tipo de eventos.


  • Eesti_pass

    Technology

    Mai 1, 2016

    PASSAPORTES MAIS SEGUROS

    Os passaportes digitais estão em uso em mais de 70 países em todo o mundo. O uso que fazem de biométrica, electrónica e tecnologias de rádio permitem mais segurança, minimizando os riscos de falsificação ou uso abusivo.

    São...

  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    The finest optics

    The history of BelOMA starts back in in 1957 with the establishment of Minsk Mechanical Works. In view of expansion of production volume and nomenclature of the products being manufactured, in 1971 the Belarusian Optical and Mechanical...

  • palais-avenue-upholstered-bed-b_2

    Home & Design

    Ago 1, 2016

    QUARTOS LUXUOSOS E OUSADOS AO ESTILO FRANCÊS

    De uma necessidade pessoal, nasceu uma marca que se dedica a criar mobiliário chique, ousado e que transmite, simultaneamente, tranquilidade. A cama é o elemento principal de um quarto marcado pelo boudoir francês.

    ...


  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...

  • 11-1

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    SONHOS DE PRINCESA

    Será rara a menina que não cresceu a desejar querer ser uma princesa da Disney – os filmes, livros e revistas de banda desenhada da gigante norte-americana entraram no imaginário popular mundial ao longo das suas décadas de...

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...