Home & Design

Fev 1, 2017

AS CASAS VIVAS

Já pensou no seguinte paradoxo: uma casa, mesmo uma que seja recente, quando não é habitada, degrada-se muito rapidamente, enquanto uma casa humilde e antiga, mas explorada pelas pessoas, mantém-se boa ao longo de décadas? Não é porque as casas estão "vivas", - elas vivem quando são vividas, e morrem quando não são usadas por ninguém. Ao que parece, o conceito de casas "vivas" vai tornar-se literal, em breve, e não figurativo.

<

A Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas de Defesa (DARPA), nos Estados Unidos (EUA), lançou o programa "Engenharia de Materiais Vivos" (cujo acrónimo em inglês é ELM), com o objetivo de criar materiais de construção que crescem no local. Os materiais seriam utilizados para construir edifícios que se reparem a si mesmos e se adaptem ao ambiente.

Os materiais de construção contemporâneos utilizados para a construção de casas têm uma produção e transporte dispendiosos, não têm um ciclo de vida longa, ficam facilmente danificados e não se adaptam às mudanças ambientais. Ao contrário, os materiais biológicos vivos - osso, pele, casca e coral - oferecem vantagens sobre os materiais não vivos, sendo capazes de crescer, se autorreparar e de reagir às mudanças no ambiente. O objetivo da DARPA é criar uma nova classe de materiais que combine as propriedades estruturais dos materiais de construção tradicionais com os atributos dos sistemas vivos. Os materiais vivos representam uma nova oportunidade para alavancar a biologia projetada para resolver problemas existentes associados à construção e manutenção de ambientes já fabricados, e para criar novas capacidades para construir infraestrutura inteligente que responda dinamicamente ao meio ambiente.

´A visão do programa ELM é fazer crescer materiais onde eles são necessáriosª, disse o gerente do programa ELM, Justin Gallivan. "Imagine que em vez de enviar materiais acabados, podemos enviar precursores e fazê-los crescer rapidamente no local, usando recursos locais. E, uma vez que os materiais estarão vivos, eles serão capazes de responder a mudanças no seu ambiente e curar-se de eventuais danos", explica Justin. Os exemplos sugeridos pela DARPA são telhados que controlam o fluxo de ar numa estrutura de respiração; chaminés que se curam após danos causados pelo fumo; e calçadas, estradas ou pistas que comem literalmente derramamentos de óleo.

Em poucas palavras, a tecnologia da criação de materiais híbridos é a seguinte: usar os andaimes não-vivos para dar estrutura e apoiar a viabilidade, a longo prazo, de células vivas de engenharia. Estas células derivam de tecidos naturais existentes, e não são projetadas para executar funções sintéticas. O objetivo do programa ELM é desenvolver uma habilidade para projetar propriedades estruturais diretamente nos genomas de sistemas biológicos, de modo que nem os andaimes nem as sugestões externas do desenvolvimento sejam necessários para que um organismo realize a forma e as propriedades desejadas.

Com um bom desenvolvimento do ELM, seria possível enviar materiais para o destino e crescerem rapidamente nas formas e tamanhos desejados usando os recursos disponíveis localmente para sustentar o crescimento e manter a vida.


Contactos * www.darpa.mil

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 4

    Research & Education

    Nov 2, 2018

    SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

    "Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.


  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...


  • 1

    Technology

    Jun 1, 2015

    Faster aerobatics

    Slick Aircraft manufactures aerobatic airplanes, designed to excell every owner expectations, either flying for fun, competition or simply enjoying the freedom of the open skies.

  • 2

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    An Italian Denim Story

    Replay was born in Italy, in 1978. The founder Claudio Buziol saw the word "Re-play" in the television during the World Cup in Argentina, and he idealized that it would be perfect as a name for a clothing line which alluded to the world...

  • The Country with a Ministry of Happiness

    Lifestyle & Travel

    Fev 29, 2016

    O País com um Ministério da Felicidade

    O Butão é o único Estado no mundo que anuncia a sua religião oficial, a "herança espiritual", como sendo o Budismo Tântrico. É por isso que o Governo butanês tem como objectivo principal a felicidade de cada cidadão, consagrado...