Food & Beverage

Jun 1, 2017

DELICADA DOÇURA

Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

<

Originária da Antilhas e introduzida em Angola, pelos portugueses, a fruta pinha – graças às suas vitaminas e minerais – proporciona inúmeros benefícios à saúde, podendo ser consumida em sumos e chás. Contudo, apesar da enorme procura, este produto é extremamente raro no mercado europeu, podendo apenas ser adquirido em alguns supermercados "gourmet".

Empresários europeus têm desenvolvido conversações com autoridades angolanas para investirem na produção deste fruto que, à partida, tem um mercado potencial no velho continente.

Segundo algumas publicações cientificas, são múltiplos os benefícios deste fruto da família das Anonáceas. Vários nutricionistas defendem que as "fibras da fruta pinha garantem o bom funcionamento do intestino, regulam os níveis de colesterol e controlam a pressão arterial".

Por outro lado, por fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce, é considerada como um "elixir da juventude", sendo indicada para o tratamento da anemia, colite, diarreia e desnutrição.

Um facto é que esta fruta, quase nula em gorduras, contém 81 calorias em cada 100 gramas.

Dona de uma casca rígida, com um formato muito peculiar e sabor adocicado, esta fruta merece uma atenção especial na alimentação do dia-a-dia. Conhecida também como fruta-do-conde, é um alimento típico das gentes do Lobito por ser extremamente rica em fibras, vitaminas e minerais como o cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo. Ela também é rica em hidratos de carbono, proteínas e em açucares naturais, que fazem da fruta-do-conde uma óptima opção para sobremesas, desde que não haja exagero, claro, devido o seu alto valor calórico.

A fruta-do-conde nasce de uma árvore que pode alcançar os oito metros, com folhas rígidas, dispostas caracteristicamente intercaladas na posição horizontal ao longo dos ramos. As flores carnosas, de coloração esverdeada ou branco-amarelada, produzem um fruto globoso ou alongado que contém numerosas sementes presas a uma polpa branca, aquosa, mole, envolvida por uma casca de coloração amarelo-esverdeada, lisa ou recoberta por escamas carnosas.

Todas as partes desta fruta são utilizadas. As folhas podem ser usadas na preparação de chás, com a finalidade de acalmar espasmos e cãibras, além de tratar anemia, colite e desnutrição; as cascas na forma de coração são indicadas para tratar a colite crónica, além de servir como fortificante para o estômago e intestino; as sementes servem para combater a caspa (sementes maceradas e pulverizadas em álcool), além de soltar o intestino e produzir vómitos; e as raízes servem como purgante enérgico.

Mas, como em tudo na vida, esta fruta também tem algumas contra-indicações. Apesar de apresentar muitas propriedades benéficas à saúde, esta fruta não deve ser ingerida por diabéticos devido ao seu elevado teor de glicose, também não é recomendada para pessoas em regime de emagrecimento.

Cozinha Gourmet

Cultivada no Lobito, na província de Benguela, esta fruta é frequentemente utilizada na culinária angolana. Com a polpa da pinha faz-se um delicioso puré que pode ser servido com carne assada ou filé de peixe grelhado. Também se podem fazer cremes doces, que acompanham bolos, tortas e sorvetes. Combinada com cremes, pode-se "criar perfumadas" mousses. O puré é utilizado ainda como recheio para tortas e sufles.

Mas atenção: para usar este fruto na culinária, os pequenos gomos devem ser passados por uma peneira para separar as sementes da polpa. Para facilitar a separação da semente e da polpa é conveniente passar os gomos pelo liquidificador, ligando-o e desligando-o repetidas vezes, sem deixar que as sementes fiquem quebradas. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...


  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.


  • From Sedan Chairs To Automobiles

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    De Liteiras a Automóveis

    A Saint-Gobain já está no negócio dos vidros há muito tempo. Há tanto tempo, aliás, que o primeiro veículo equipado pela empresa foi a liteira do arquitecto de Luís XIV de França, Jules Hardouin Mansart, em 1699.

  • 1

    Technology

    Ago 1, 2015

    Your car key on your smartphone

    Valeo presented the future of car keys with the new InBlue, the first smartphone and smartwatch-compatible smart key, which will probably become a standard on vehicles in the near future.

  • 1. Culture-National Gallery-Accessible Art

    Culture & Art

    Fev 1, 2018

    ARTE ACESSÍVEL

    Não há nada mais elegante e atractivo que quadros originais de pintura a óleo sobre tela, quer seja nos corredores ou na sala lá de casa, ou para tornar mais aprazíveis os escritórios de qualquer empresa, tanto para os empregados...