Food & Beverage

Jun 1, 2017

DELICADA DOÇURA

Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

Originária da Antilhas e introduzida em Angola, pelos portugueses, a fruta pinha – graças às suas vitaminas e minerais – proporciona inúmeros benefícios à saúde, podendo ser consumida em sumos e chás. Contudo, apesar da enorme procura, este produto é extremamente raro no mercado europeu, podendo apenas ser adquirido em alguns supermercados "gourmet".

Empresários europeus têm desenvolvido conversações com autoridades angolanas para investirem na produção deste fruto que, à partida, tem um mercado potencial no velho continente.

Segundo algumas publicações cientificas, são múltiplos os benefícios deste fruto da família das Anonáceas. Vários nutricionistas defendem que as "fibras da fruta pinha garantem o bom funcionamento do intestino, regulam os níveis de colesterol e controlam a pressão arterial".

Por outro lado, por fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce, é considerada como um "elixir da juventude", sendo indicada para o tratamento da anemia, colite, diarreia e desnutrição.

Um facto é que esta fruta, quase nula em gorduras, contém 81 calorias em cada 100 gramas.

Dona de uma casca rígida, com um formato muito peculiar e sabor adocicado, esta fruta merece uma atenção especial na alimentação do dia-a-dia. Conhecida também como fruta-do-conde, é um alimento típico das gentes do Lobito por ser extremamente rica em fibras, vitaminas e minerais como o cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo. Ela também é rica em hidratos de carbono, proteínas e em açucares naturais, que fazem da fruta-do-conde uma óptima opção para sobremesas, desde que não haja exagero, claro, devido o seu alto valor calórico.

A fruta-do-conde nasce de uma árvore que pode alcançar os oito metros, com folhas rígidas, dispostas caracteristicamente intercaladas na posição horizontal ao longo dos ramos. As flores carnosas, de coloração esverdeada ou branco-amarelada, produzem um fruto globoso ou alongado que contém numerosas sementes presas a uma polpa branca, aquosa, mole, envolvida por uma casca de coloração amarelo-esverdeada, lisa ou recoberta por escamas carnosas.

Todas as partes desta fruta são utilizadas. As folhas podem ser usadas na preparação de chás, com a finalidade de acalmar espasmos e cãibras, além de tratar anemia, colite e desnutrição; as cascas na forma de coração são indicadas para tratar a colite crónica, além de servir como fortificante para o estômago e intestino; as sementes servem para combater a caspa (sementes maceradas e pulverizadas em álcool), além de soltar o intestino e produzir vómitos; e as raízes servem como purgante enérgico.

Mas, como em tudo na vida, esta fruta também tem algumas contra-indicações. Apesar de apresentar muitas propriedades benéficas à saúde, esta fruta não deve ser ingerida por diabéticos devido ao seu elevado teor de glicose, também não é recomendada para pessoas em regime de emagrecimento.

Cozinha Gourmet

Cultivada no Lobito, na província de Benguela, esta fruta é frequentemente utilizada na culinária angolana. Com a polpa da pinha faz-se um delicioso puré que pode ser servido com carne assada ou filé de peixe grelhado. Também se podem fazer cremes doces, que acompanham bolos, tortas e sorvetes. Combinada com cremes, pode-se "criar perfumadas" mousses. O puré é utilizado ainda como recheio para tortas e sufles.

Mas atenção: para usar este fruto na culinária, os pequenos gomos devem ser passados por uma peneira para separar as sementes da polpa. Para facilitar a separação da semente e da polpa é conveniente passar os gomos pelo liquidificador, ligando-o e desligando-o repetidas vezes, sem deixar que as sementes fiquem quebradas. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...

  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...


  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...


  • 3

    Food & Beverage

    Ago 1, 2016

    SABORES ÚNICOS

    Gelados artesanais, com texturas deliciosas e irresistíveis, são produzidos no Maine, Estados Unidos da América (EUA), e têm conquistado muitos adeptos, com ingredientes incomuns como o azeite ou a pimenta caiena.

    ...

  • 2

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    An Italian Denim Story

    Replay was born in Italy, in 1978. The founder Claudio Buziol saw the word "Re-play" in the television during the World Cup in Argentina, and he idealized that it would be perfect as a name for a clothing line which alluded to the world...

  • nano-technology-1480553

    Technology

    Jul 1, 2016

    O FUTURO DOS NANOROBOTS

    Os nanorobots parecem algum tipo de criaturas fantásticas descritas nas páginas dos livros de ficção científica, no entanto, estão "na moda" nos laboratórios de nanotecnologia em todo o mundo.