Food & Beverage

Jun 1, 2017

DELICADA DOÇURA

Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

<

Originária da Antilhas e introduzida em Angola, pelos portugueses, a fruta pinha – graças às suas vitaminas e minerais – proporciona inúmeros benefícios à saúde, podendo ser consumida em sumos e chás. Contudo, apesar da enorme procura, este produto é extremamente raro no mercado europeu, podendo apenas ser adquirido em alguns supermercados "gourmet".

Empresários europeus têm desenvolvido conversações com autoridades angolanas para investirem na produção deste fruto que, à partida, tem um mercado potencial no velho continente.

Segundo algumas publicações cientificas, são múltiplos os benefícios deste fruto da família das Anonáceas. Vários nutricionistas defendem que as "fibras da fruta pinha garantem o bom funcionamento do intestino, regulam os níveis de colesterol e controlam a pressão arterial".

Por outro lado, por fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce, é considerada como um "elixir da juventude", sendo indicada para o tratamento da anemia, colite, diarreia e desnutrição.

Um facto é que esta fruta, quase nula em gorduras, contém 81 calorias em cada 100 gramas.

Dona de uma casca rígida, com um formato muito peculiar e sabor adocicado, esta fruta merece uma atenção especial na alimentação do dia-a-dia. Conhecida também como fruta-do-conde, é um alimento típico das gentes do Lobito por ser extremamente rica em fibras, vitaminas e minerais como o cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo. Ela também é rica em hidratos de carbono, proteínas e em açucares naturais, que fazem da fruta-do-conde uma óptima opção para sobremesas, desde que não haja exagero, claro, devido o seu alto valor calórico.

A fruta-do-conde nasce de uma árvore que pode alcançar os oito metros, com folhas rígidas, dispostas caracteristicamente intercaladas na posição horizontal ao longo dos ramos. As flores carnosas, de coloração esverdeada ou branco-amarelada, produzem um fruto globoso ou alongado que contém numerosas sementes presas a uma polpa branca, aquosa, mole, envolvida por uma casca de coloração amarelo-esverdeada, lisa ou recoberta por escamas carnosas.

Todas as partes desta fruta são utilizadas. As folhas podem ser usadas na preparação de chás, com a finalidade de acalmar espasmos e cãibras, além de tratar anemia, colite e desnutrição; as cascas na forma de coração são indicadas para tratar a colite crónica, além de servir como fortificante para o estômago e intestino; as sementes servem para combater a caspa (sementes maceradas e pulverizadas em álcool), além de soltar o intestino e produzir vómitos; e as raízes servem como purgante enérgico.

Mas, como em tudo na vida, esta fruta também tem algumas contra-indicações. Apesar de apresentar muitas propriedades benéficas à saúde, esta fruta não deve ser ingerida por diabéticos devido ao seu elevado teor de glicose, também não é recomendada para pessoas em regime de emagrecimento.

Cozinha Gourmet

Cultivada no Lobito, na província de Benguela, esta fruta é frequentemente utilizada na culinária angolana. Com a polpa da pinha faz-se um delicioso puré que pode ser servido com carne assada ou filé de peixe grelhado. Também se podem fazer cremes doces, que acompanham bolos, tortas e sorvetes. Combinada com cremes, pode-se "criar perfumadas" mousses. O puré é utilizado ainda como recheio para tortas e sufles.

Mas atenção: para usar este fruto na culinária, os pequenos gomos devem ser passados por uma peneira para separar as sementes da polpa. Para facilitar a separação da semente e da polpa é conveniente passar os gomos pelo liquidificador, ligando-o e desligando-o repetidas vezes, sem deixar que as sementes fiquem quebradas. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...

  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...

  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...


  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...


  • 1

    Food & Beverage

    Jun 1, 2015

    Organic Matters

    Grocery industry was one of the first to adhere to organic product trend, around 20 years ago, making it possible for Denmark's organic production growth until today, to become proporcionally one of the countries with the highest rate...

  • 01

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2017

    MAQUILHAGEM PERFEITA PARA TODOS

    A MAC Cosmetics nasceu em 1984 e afirmou-se cedo como líder no sector da maquilhagem profissional. Os seus produtos são um verdadeiro sucesso.

  • 01

    Home & Design

    Jan 1, 2017

    Berço embala bebé quando chora

    O Dr. Harvey Karp desenvolveu o SNOO, um berço inteligente que ajuda os pais e garante a segurança da criança.