Food & Beverage

Jun 1, 2017

DELICADA DOÇURA

Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

<

Originária da Antilhas e introduzida em Angola, pelos portugueses, a fruta pinha – graças às suas vitaminas e minerais – proporciona inúmeros benefícios à saúde, podendo ser consumida em sumos e chás. Contudo, apesar da enorme procura, este produto é extremamente raro no mercado europeu, podendo apenas ser adquirido em alguns supermercados "gourmet".

Empresários europeus têm desenvolvido conversações com autoridades angolanas para investirem na produção deste fruto que, à partida, tem um mercado potencial no velho continente.

Segundo algumas publicações cientificas, são múltiplos os benefícios deste fruto da família das Anonáceas. Vários nutricionistas defendem que as "fibras da fruta pinha garantem o bom funcionamento do intestino, regulam os níveis de colesterol e controlam a pressão arterial".

Por outro lado, por fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce, é considerada como um "elixir da juventude", sendo indicada para o tratamento da anemia, colite, diarreia e desnutrição.

Um facto é que esta fruta, quase nula em gorduras, contém 81 calorias em cada 100 gramas.

Dona de uma casca rígida, com um formato muito peculiar e sabor adocicado, esta fruta merece uma atenção especial na alimentação do dia-a-dia. Conhecida também como fruta-do-conde, é um alimento típico das gentes do Lobito por ser extremamente rica em fibras, vitaminas e minerais como o cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo. Ela também é rica em hidratos de carbono, proteínas e em açucares naturais, que fazem da fruta-do-conde uma óptima opção para sobremesas, desde que não haja exagero, claro, devido o seu alto valor calórico.

A fruta-do-conde nasce de uma árvore que pode alcançar os oito metros, com folhas rígidas, dispostas caracteristicamente intercaladas na posição horizontal ao longo dos ramos. As flores carnosas, de coloração esverdeada ou branco-amarelada, produzem um fruto globoso ou alongado que contém numerosas sementes presas a uma polpa branca, aquosa, mole, envolvida por uma casca de coloração amarelo-esverdeada, lisa ou recoberta por escamas carnosas.

Todas as partes desta fruta são utilizadas. As folhas podem ser usadas na preparação de chás, com a finalidade de acalmar espasmos e cãibras, além de tratar anemia, colite e desnutrição; as cascas na forma de coração são indicadas para tratar a colite crónica, além de servir como fortificante para o estômago e intestino; as sementes servem para combater a caspa (sementes maceradas e pulverizadas em álcool), além de soltar o intestino e produzir vómitos; e as raízes servem como purgante enérgico.

Mas, como em tudo na vida, esta fruta também tem algumas contra-indicações. Apesar de apresentar muitas propriedades benéficas à saúde, esta fruta não deve ser ingerida por diabéticos devido ao seu elevado teor de glicose, também não é recomendada para pessoas em regime de emagrecimento.

Cozinha Gourmet

Cultivada no Lobito, na província de Benguela, esta fruta é frequentemente utilizada na culinária angolana. Com a polpa da pinha faz-se um delicioso puré que pode ser servido com carne assada ou filé de peixe grelhado. Também se podem fazer cremes doces, que acompanham bolos, tortas e sorvetes. Combinada com cremes, pode-se "criar perfumadas" mousses. O puré é utilizado ainda como recheio para tortas e sufles.

Mas atenção: para usar este fruto na culinária, os pequenos gomos devem ser passados por uma peneira para separar as sementes da polpa. Para facilitar a separação da semente e da polpa é conveniente passar os gomos pelo liquidificador, ligando-o e desligando-o repetidas vezes, sem deixar que as sementes fiquem quebradas. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...


  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...


  • Oil Pumping

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Comfort to the world

    Gazprom is a global energy company basically focused on geological exploration, production, transportation, storage, processing and marketing of gas and other hydrocarbons as well as electricity and heat production and distribution.

    ...

  • 1. Ecomation-OY-Tires-Never-Tired

    Technology

    Nov 1, 2017

    PNEUS NUNCA ACABADOS

    A cada ano, a Finlândia produz mais de 50.000 toneladas de pneus carecas. Parece muito? E se você tentar fazer o exercício para calcular o total, só na Europa? Agora, tenho certeza que isso soa como um filme de terror.

  • 60

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    Seeing is believing

    It is March 17, 1934, and Guglielmo Tabacchi, the founder of Safilo eyewear, just acquired the Fratelli Cargnel factory, an eyewear factory founded in 1878 in Pieve di Cadore, Belluno, Italy. He renamed it Safilo - Società Azionaria...