Lifestyle & Travel

Jun 26, 2018

UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

Por FLÁVIO GONÇALVES

No coração do Saara, mais concretamente localizado nas dunas Erg Chebbi, nos arredores da pequena aldeia de Merzouga, situa-se o Auberge Café du Sud.

A relegar-nos para cenários que parecem saídos dos filmes clássicos sobre a Legião Estrangeira em Marrocos, este albergue de luxo estrategicamente situado no deserto mais conhecido e mitificado do mundo irá garantir-lhe umas férias de sonho em quartos temáticos ou inclusivamente em tendas erguidas entre as dunas, com todos os luxos modernos obviamente. No Auberge tudo é "especial, exótico e inesquecível", garantem os seus anfitriões.

Além da opção de poder dormir em tendas berberes, pode também sentir-se como um e cavalgar o deserto do Saara numa das expedições de camelo que o albergue organiza especificamente para os seus hóspedes. As excursões de camelo são a actividade que mais procura tem causado no albergue Café du Sud, por momentos ou ao longo de um dia pode experienciar como eram as caravanas que cruzavam os desertos africanos entre cidades intemporais para trocar especiarias e sal, nas excursões mais amplas (dom duração de vários dias) organizadas pelo albergue poderá visitar a Grande Duna e, como um bom nómada, dormir em tendas num oásis.

Caso não tenha grande veia para a aventura e prefira uma visita mais relaxante, o albergue organiza também visitas guiadas em carrinhas de tracção às quatro rodas ou até em motos quatro, esta última opção para que não se sinta aventureiro o suficiente para cavalgar um camelo, mas não se queira render por completo ao turismo ocioso, as motos quatro permitem-lhe o melhor dos dois mundos aliando o conforto à aventura.

O albergue localiza-se no seio de uma fortificação em pedra, com uma ampla piscina, com vista para as dunas, da qual poderá desfrutar tanto de dia como de noite, quartos de luxo com decoração tradicional marroquina que o farão sentir-se como um autêntico califa, tendas externas logo em frente ao hotel cujo recheio é também digno de um monarca, um restaurante que lhe permitirá saborear os sabores exóticos, picantes e almiscarados da mais tradicional cozinha da zona.

Além dos quartos de luxo estão também disponíveis quartos de padrão mais convencional, a música ao vivo no deserto ao serão é uma das actividades de que poderá desfrutar mais comummente enquanto saboreia o tradicional chá de menta confecionado sobre uma fogueira de lenha, as excursões em camelo, 4x4 ou moto quatro incluem as opções de testemunhar o nascer do Sol, o por do Sol, visitar os oásis que se encontram a duas horas de distância do albergue ou visitar os aglomerados de fósseis em Erfoud, as pinturas rupestres nas cavernas em Taouz e Rissani Kasbahs ou ainda o planalto vulcânico de Hamada du Draa.

O albergue é também conhecido por organizar anualmente uma Festa de Final de Ano. O Café du Sud prepara um banquete de proporções épicas para os seus hóspedes, reúne um numeroso elenco de músicos que tocam vários instrumentos tradicionais berberes enquanto entoam cânticos tradicionais. Os anfitriões garantem que na noite de passagem do ano irá para o seu quarto, ou tenda, extremamente tarde ou que provavelmente nem irá dormir para apreciar o primeiro nascer do Sol do novo ano sobre as dunas de Erg Chebbi, cuja paleta de cores contribuiu bastante para a imagem mítica que temos actualmente das dunas do Saara.

Caso prefira viajar em família, o albergue possui uma casa com quatro quartos para aluguer, a Riad Café du Sud, um elegante prédio que possui duas suites e dois quartos equipados com ar condicionado e todos os luxos necessários para desfrutar uma temporada no deserto, adormecendo ao som das areias carregadas pelo vento e despertar com o chilrear dos pássaros.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...

  • nokia-3310-comparaison

    Technology

    Jun 1, 2017

    PARA OS NOSTÁLGICOS

    Se existe um telefone que desperta nostalgia, esse telefone é o Nokia 3301. É um dos telefones mais populares de sempre, relembrado por sua quase indestrutibilidade, bateria de longa duração e o lendário jogo Snake (bom, Snake...


  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • Global Navigation

    Technology

    Dez 31, 2015

    Navegação Global

    Em 18 de Setembro de 2012, a Resolução N.º1732-r, do Governo Russo, designou a parceria não-comercial GLONASS – Fornecedor Nacional de Seviços de Navegação, como único adjudicatário para a implementação do Projecto ERA-GLONASS....

  • Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    O suave toque da Seda

    Originalmente fundado como Shakshambana Silks em 1984, a companhia foi renomeada Mulberry Silks Ltd em 2002. Começou como uma operação de três pessoas, mas hoje, a Mulberry emprega cerca de 400 pessoas, e tem negócios em mais de...

  • cartier1

    Luxury & Fashion

    Nov 1, 2016

    FEMINILIDADE FELINA - PANTHÈRE DE CARTIER

    Há algo na Pantera que extravasa luxo e elegância. Seja pela agilidade felina com que se move ou pelo desenho invulgar da sua pelagem, a verdade é que sempre foi um animal que exalta os sentidos, passando ao mesmo tempo a sensação...