Lifestyle & Travel

Jun 26, 2018

UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

<

Por FLÁVIO GONÇALVES

No coração do Saara, mais concretamente localizado nas dunas Erg Chebbi, nos arredores da pequena aldeia de Merzouga, situa-se o Auberge Café du Sud.

A relegar-nos para cenários que parecem saídos dos filmes clássicos sobre a Legião Estrangeira em Marrocos, este albergue de luxo estrategicamente situado no deserto mais conhecido e mitificado do mundo irá garantir-lhe umas férias de sonho em quartos temáticos ou inclusivamente em tendas erguidas entre as dunas, com todos os luxos modernos obviamente. No Auberge tudo é "especial, exótico e inesquecível", garantem os seus anfitriões.

Além da opção de poder dormir em tendas berberes, pode também sentir-se como um e cavalgar o deserto do Saara numa das expedições de camelo que o albergue organiza especificamente para os seus hóspedes. As excursões de camelo são a actividade que mais procura tem causado no albergue Café du Sud, por momentos ou ao longo de um dia pode experienciar como eram as caravanas que cruzavam os desertos africanos entre cidades intemporais para trocar especiarias e sal, nas excursões mais amplas (dom duração de vários dias) organizadas pelo albergue poderá visitar a Grande Duna e, como um bom nómada, dormir em tendas num oásis.

Caso não tenha grande veia para a aventura e prefira uma visita mais relaxante, o albergue organiza também visitas guiadas em carrinhas de tracção às quatro rodas ou até em motos quatro, esta última opção para que não se sinta aventureiro o suficiente para cavalgar um camelo, mas não se queira render por completo ao turismo ocioso, as motos quatro permitem-lhe o melhor dos dois mundos aliando o conforto à aventura.

O albergue localiza-se no seio de uma fortificação em pedra, com uma ampla piscina, com vista para as dunas, da qual poderá desfrutar tanto de dia como de noite, quartos de luxo com decoração tradicional marroquina que o farão sentir-se como um autêntico califa, tendas externas logo em frente ao hotel cujo recheio é também digno de um monarca, um restaurante que lhe permitirá saborear os sabores exóticos, picantes e almiscarados da mais tradicional cozinha da zona.

Além dos quartos de luxo estão também disponíveis quartos de padrão mais convencional, a música ao vivo no deserto ao serão é uma das actividades de que poderá desfrutar mais comummente enquanto saboreia o tradicional chá de menta confecionado sobre uma fogueira de lenha, as excursões em camelo, 4x4 ou moto quatro incluem as opções de testemunhar o nascer do Sol, o por do Sol, visitar os oásis que se encontram a duas horas de distância do albergue ou visitar os aglomerados de fósseis em Erfoud, as pinturas rupestres nas cavernas em Taouz e Rissani Kasbahs ou ainda o planalto vulcânico de Hamada du Draa.

O albergue é também conhecido por organizar anualmente uma Festa de Final de Ano. O Café du Sud prepara um banquete de proporções épicas para os seus hóspedes, reúne um numeroso elenco de músicos que tocam vários instrumentos tradicionais berberes enquanto entoam cânticos tradicionais. Os anfitriões garantem que na noite de passagem do ano irá para o seu quarto, ou tenda, extremamente tarde ou que provavelmente nem irá dormir para apreciar o primeiro nascer do Sol do novo ano sobre as dunas de Erg Chebbi, cuja paleta de cores contribuiu bastante para a imagem mítica que temos actualmente das dunas do Saara.

Caso prefira viajar em família, o albergue possui uma casa com quatro quartos para aluguer, a Riad Café du Sud, um elegante prédio que possui duas suites e dois quartos equipados com ar condicionado e todos os luxos necessários para desfrutar uma temporada no deserto, adormecendo ao som das areias carregadas pelo vento e despertar com o chilrear dos pássaros.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...


  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...


  • The price of Romance

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Preço do Romance

    Amor, Love, Любовь,愛, é a palavra que expressa um sentimento único e transversal ao ser humano independentemente da nacionalidade ou ponto do globo onde se encontre. Com o dia de S. Valentim a aproximar-se, a 14 de Fevereiro,...

  • 1

    Food & Beverage

    Jul 1, 2015

    Better health with better food

    In 1935 the probiotic industry gained a new and active element in the family: YAKULT, the probiotic drink that revolutionized the world of probiotics. Today spread around the world, Yakult helps you keep your health in place.

  • Technology

    Abr 1, 2015

    Three decades of .COM

    It's been 30 years since the first .COM domain was registered, marking the birth of commercial internet, wich exploded into more than 116 million addresses registered until the end of March 2015. Looking back, it's been a wonderful journey.

    ...