Lifestyle & Travel

Jun 26, 2018

UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

<

Por FLÁVIO GONÇALVES

No coração do Saara, mais concretamente localizado nas dunas Erg Chebbi, nos arredores da pequena aldeia de Merzouga, situa-se o Auberge Café du Sud.

A relegar-nos para cenários que parecem saídos dos filmes clássicos sobre a Legião Estrangeira em Marrocos, este albergue de luxo estrategicamente situado no deserto mais conhecido e mitificado do mundo irá garantir-lhe umas férias de sonho em quartos temáticos ou inclusivamente em tendas erguidas entre as dunas, com todos os luxos modernos obviamente. No Auberge tudo é "especial, exótico e inesquecível", garantem os seus anfitriões.

Além da opção de poder dormir em tendas berberes, pode também sentir-se como um e cavalgar o deserto do Saara numa das expedições de camelo que o albergue organiza especificamente para os seus hóspedes. As excursões de camelo são a actividade que mais procura tem causado no albergue Café du Sud, por momentos ou ao longo de um dia pode experienciar como eram as caravanas que cruzavam os desertos africanos entre cidades intemporais para trocar especiarias e sal, nas excursões mais amplas (dom duração de vários dias) organizadas pelo albergue poderá visitar a Grande Duna e, como um bom nómada, dormir em tendas num oásis.

Caso não tenha grande veia para a aventura e prefira uma visita mais relaxante, o albergue organiza também visitas guiadas em carrinhas de tracção às quatro rodas ou até em motos quatro, esta última opção para que não se sinta aventureiro o suficiente para cavalgar um camelo, mas não se queira render por completo ao turismo ocioso, as motos quatro permitem-lhe o melhor dos dois mundos aliando o conforto à aventura.

O albergue localiza-se no seio de uma fortificação em pedra, com uma ampla piscina, com vista para as dunas, da qual poderá desfrutar tanto de dia como de noite, quartos de luxo com decoração tradicional marroquina que o farão sentir-se como um autêntico califa, tendas externas logo em frente ao hotel cujo recheio é também digno de um monarca, um restaurante que lhe permitirá saborear os sabores exóticos, picantes e almiscarados da mais tradicional cozinha da zona.

Além dos quartos de luxo estão também disponíveis quartos de padrão mais convencional, a música ao vivo no deserto ao serão é uma das actividades de que poderá desfrutar mais comummente enquanto saboreia o tradicional chá de menta confecionado sobre uma fogueira de lenha, as excursões em camelo, 4x4 ou moto quatro incluem as opções de testemunhar o nascer do Sol, o por do Sol, visitar os oásis que se encontram a duas horas de distância do albergue ou visitar os aglomerados de fósseis em Erfoud, as pinturas rupestres nas cavernas em Taouz e Rissani Kasbahs ou ainda o planalto vulcânico de Hamada du Draa.

O albergue é também conhecido por organizar anualmente uma Festa de Final de Ano. O Café du Sud prepara um banquete de proporções épicas para os seus hóspedes, reúne um numeroso elenco de músicos que tocam vários instrumentos tradicionais berberes enquanto entoam cânticos tradicionais. Os anfitriões garantem que na noite de passagem do ano irá para o seu quarto, ou tenda, extremamente tarde ou que provavelmente nem irá dormir para apreciar o primeiro nascer do Sol do novo ano sobre as dunas de Erg Chebbi, cuja paleta de cores contribuiu bastante para a imagem mítica que temos actualmente das dunas do Saara.

Caso prefira viajar em família, o albergue possui uma casa com quatro quartos para aluguer, a Riad Café du Sud, um elegante prédio que possui duas suites e dois quartos equipados com ar condicionado e todos os luxos necessários para desfrutar uma temporada no deserto, adormecendo ao som das areias carregadas pelo vento e despertar com o chilrear dos pássaros.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...


  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...


  • 1. Kendo-Buddhist-Spirit

    Sport

    Nov 1, 2017

    ESPÍRITO BUDISTA

    A arte marcial japonesa criada no século XIV é hoje um desporto de alta competição e uma arte puramente exibicional. Mas tempos houve em que, conhecer e manejar bem uma espada, podia estabelecer a linha entre a vida e a morte.

    ...

  • Sweden Yachts

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2015

    Sailing in luxury

    It all started in 1976 with a yacht (Sverige) that was built for America's Cup. Since then, Sweden Yachts has developed into being one of the world's leading producers of luxurious, high quality sailing yachts, helping customers to find...

  • 3

    Food & Beverage

    Ago 1, 2016

    SABORES ÚNICOS

    Gelados artesanais, com texturas deliciosas e irresistíveis, são produzidos no Maine, Estados Unidos da América (EUA), e têm conquistado muitos adeptos, com ingredientes incomuns como o azeite ou a pimenta caiena.

    ...