Culture & Art

Jul 1, 2017

ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

Vamos dar um passo de meio século para trás e conhecer a vila de Gando, no Burquina Faso. É a vila natal de Diébédo Francis Kéré e é um locais mais pobres do mundo. Em Gando, os aldeões ainda vivem em pequenas cabanas feitas de lamas, com telhados de chapa ou palha; têm níveis de literacia abaixo da média nacional de 25%, não têm acesso a electricidade e pouca água lá corre.

Diébédo nasceu em 1965 e era o primeiro filho do chefe da aldeia. Como tal, foi enviado para a escola, para aprender a ler e escrever, na grande cidade de Tenkodogo, quando tinha sete anos.

Completou o ensino secundário em Tenkodogo e, como era um bom estudante, recebeu uma bolsa de estudo da Carl Duisberg Society, na Alemanha, para aprendizagem como um supervisor na ajuda ao desenvolvimento. Este curso levou-o a estudar arquitectura na prestigiada Universidade Técnica de Berlim, onde se formou em 2004.

E este levou-o à decisão de devolver à sua aldeia alguma coisa do que tinha aprendido na Europa. Com um grupo de amigos, na Alemanha, Kéré criou uma associação de angariação de fundos chamada "Schulbausteine für Gando" (Escola de Tijolos para Gando, em Português).

Tendo o financiamento assegurado, voltou para Gando, para iniciar o trabalho da nova escola, utilizando apenas as competências, materiais e técnicas locais.

De início, a comunidade olhava com cepticismo para a ideia de usar o barro na construção da escola, porque o barro era visto como um material pobre, pouco provável que resistisse à estação das chuvas. Os aldeões esperavam ter um edifício escolar em betão, à maneira Francesa (Burquina Faso, anteriormente chamada República do Alto Volta, foi uma colónia Francesa).

A opção revelou-se como a mais sensata, porque a utilização de betão teria sido ao mesmo tempo mais cara e altamente desaconselhada para enfrentar os dias de 40º e mais no Verão. Em vez disso, o uso do barro era muito mais barato, disponível no local e ainda promoveu o envolvimento da comunidade.

Todos os dias, as crianças tinham de chegar à escola com uma pedra grande à cabeça. Os homens e mulheres da aldeia, ajudaram a partir as pedras para preparar o chão, recolheram pedra para as fundações e amassaram terra em tijolos para as paredes da escola, reduzindo assim radicalmente os custos enormes dos construtores e engenheiros europeus.

Ao mesmo tempo, os aldeões também recebiam formação num leque de técnicas de construção, desenvolviam as suas próprias competências e asseguravam para si próprios outros trabalhos de construção.

A arquitectura é esteticamente perfeita na sua simplicidade (tijolos e um enorme telhado em ferro ondulado) que arrecadou o prémio Aga Khan em 2004 e o Swiss BSI Architectural Award em 2010, das mãos da estrela da arquitectura Mario Botta, que endereçou estas palavras: "O trabalho de Francis Kéré não é apenas um projecto de ajuda, mas também um trabalho de alta qualidade arquitectónica com elementos básicos, o chão, as paredes e o telhado. Por isso pode dizer-se que Francis Kéré nos dá uma grande lição. A sua arquitectura lembra-nos o seu significado original que é a protecção do homem".

O projecto inicial levou a uma escola secundária, uma livraria escolar, alojamentos para os professores, bem como o Mango Tree Project, dedicado a melhorar a alimentação dos aldeões e combater a subnutrição.

A singularidade do trabalho Diébédo Francis Kéré levou-o a uma ampla gama de projetos em todo o mundo, incluindo o Centre for Earth Architecture em Mopti, no Norte do Mali; os museus da Cruz Vermelha Internacional e do Crescente Vermelho em Genebra e o Zhou Shan Harbour Development na China.

A cidade da música "Remdoogo", no seu país, estende-se já por mais de 12 hectares, com uma sala de espectáculos e um anfiteatro, centro médico, escola, casa de convidados e painéis solares.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • 295bda17-c5e4-458f-995f-62c4ac1da40e

    Food & Beverage

    Jul 1, 2017

    Comer inteligentemente

    O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas...


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 4, 2018

    Sardenha

    "Situada no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha é uma região predominantemente montanhosa, marcada pela ausência de altos picos, inserida num ambiente natural vasto e charmoso, porém agridoce. De facto, a presença do homem...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • 1. Leila-Menchari-Art-or-Magic

    Culture & Art

    Nov 1, 2017

    ARTE OU MAGIA?

    "Pintores, escultores, artesãos de couro, tecelões, fabricantes de mosaico, escultores de pedra, fabricantes de vidro: uma série de artesãos especialistas trabalharam com a designer para criar os objetos e decorações destaque...

  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Quest for Balance

    Since 1833, Jaeger-LeCoultre has proved able to strike just the right balance between nature and culture, innovation and tradition, growth and respect for the environment, international expansion and local roots.

  • 1

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    Celebrate in russian style

    Taste the first and last word in luxury wine. Champagne might just be a single region in Northern France, but it's been making the most renowned sparkling wines for centuries.

    Popping the cork and toasting with sparkling, fizzy...