Mecanica e Locomoção

Jan 1, 2017

O REGRESSO DOS SUPERSÓNICOS

Em Novembro de 2016, 13 anos depois da última viagem feita por um avião Concorde (British Airways, 24 de Outubro de 2003), a empresa norte-americana Boom Technology mostrou ao mundo a versão final do seu protótipo de avião supersónico, o XB-1, que o multimilionário Richard Branson quer ter na Virgin Galactic.

<

Muitos ainda se questionam sobre as razões que levaram ao afastamento de um dos mais icónicos aviões de passageiros de sempre: o Concorde. A verdade é que foram várias e não se tratou apenas de uma sucessão de acidentes com estas aeronaves, devidamente noticiados na época (o mais grave ocorreu em 25 de Julho de 2000, em Paris, quando um destes aparelhos passou sobre uma peça em titânio do próprio avião, levando ao rebentamento do pneu e consequente explosão dos tanques de combustível. 109 passageiros e quatro funcionários do aeroporto, em terra, morreram neste acidente.)

Para além disso, o consórcio formado pela Air France e pela British Airways, apontou também para o decréscimo no número de passageiros, outro efeito causado pelos atentados de 11 de Setembro em Nova Iorque.

Acrescenta-se que, muitos engenheiros aeronáuticos apontam também para um desenho de asa (em forma de Delta) que causava enorme stress sobre os pneumáticos, levando a que cada jogo especial de pneus para o aparelho suportasse apenas três a quatro viagens.

A Boom Technology volta agora ao tema com este seu XB-1 Supersonic Demonstrator. Por enquanto, este protótipo apenas está preparado para transportar um piloto e um engenheiro de vôo, mas o objectivo final aponta para o transporte de 44 passageiros por cada aeronave. E promete avançar com as primeiras viagens de passageiros entre Londres e Nova Iorque, já em 2020, calculando a sua duração em apenas três horas e meia, pelo preço "razoável" de cinco mil dólares.

O "patrão" da Virgin, Sir Richard Branson, já fez saber que a encomenda dos primeiros dez aparelhos para equipar a frota da Virgin Galactic, está assegurada.

E fez algo mais. Através da Spaceship Company, a empresa do grupo Virgin para fabrico de aeronaves, vai emprestar engenharia, design e serviços no fabrico de peças, testes e operações de vôo.

Um responsável do Grupo Virgin, ainda assim, referiu recentemente que "ainda são pequenos passos e o princípio de algo que virão a ouvir falar, esforço e ambição partilhados".

Detalhes e números

Na verdade, os números prometidos são astronómicos, como o próprio aparelho pretende vir a ser. Vejamos...

Em condições extraordinárias, o Concorde batia os cinco mil e quinhentos quilómetros (em linha recta) entre Londres e Nova Iorque em quatro horas.

O XB-1, compromete-se com as três horas e meia (em condições extraordinárias, este valor pode descer a menos de três horas).

O Concorde atingia a velocidade máxima de 2146 km/h (Mach 2.0); o XB-1 atinge Mach 2.4 (perto de 2600 km/h; sendo que a terra se move a 1674 km/h).

O Concorde transportava uns 140 passageiros; o XB-1 vai transportar 44 pessoas, tornando a viagem muito menos onerosa.

Uma viagem de Concorde entre Londres e Nova Iorque custava 12 mil dólares; a XB-1 promete a mesma viagem em menos tempo, por cinco mil dólares.

A Boeing e a Lockheed Martin também estão a desenvolver modelos de propulsão supersónica, contudo, o parceiro de Branson e líder da equipa de pesquisa, Blake Scholl, refere claramente "é provável que os bata no mesmo mercado por não requerer nenhuma nova tecnologia e não necessitar de aprovação dos reguladores".

O mesmo responsável da Virgin, garante ainda, "não estamos a usar nenhuma tecnologia nova. Estamos a usar as que existem e a montar tudo como deve ser. E vai ser testado com todo o rigor".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...


  • Home & Design

    Abr 1, 2015

    Writing & Co.

    It's one of the most famous names in stationary products, but it was the Crystal ballpoint pens that helped this brand take over the world. From the early days when the brand made fountain pens to the modern days surf boards, BIC has...

  • 1worldsteel---Seong-Joon-Cho

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    MALAIAS PREFEREM FORNECEDORES INTERNOS DE AÇO

    A Malásia é, actualmente, o quarto maior importador de aço de todo o sudeste asiático, tendo a República Popular da China como principal fornecedor. A China é igualmente, seguida pelo Japão e pelos Estados Unidos da América...

  • 02

    Food & Beverage

    Jan 1, 2017

    PEDAÇOS DE PRAZER

    Não é possível determinar data nem origem desta iguaria da culinária turca. Existem, contudo, relatos oriundos do médio oriente e Índia que registam a existência de doces gelatinosos, preparados a partir de mel e essências...