Mecanica e Locomoção

Jan 1, 2017

O REGRESSO DOS SUPERSÓNICOS

Em Novembro de 2016, 13 anos depois da última viagem feita por um avião Concorde (British Airways, 24 de Outubro de 2003), a empresa norte-americana Boom Technology mostrou ao mundo a versão final do seu protótipo de avião supersónico, o XB-1, que o multimilionário Richard Branson quer ter na Virgin Galactic.

Muitos ainda se questionam sobre as razões que levaram ao afastamento de um dos mais icónicos aviões de passageiros de sempre: o Concorde. A verdade é que foram várias e não se tratou apenas de uma sucessão de acidentes com estas aeronaves, devidamente noticiados na época (o mais grave ocorreu em 25 de Julho de 2000, em Paris, quando um destes aparelhos passou sobre uma peça em titânio do próprio avião, levando ao rebentamento do pneu e consequente explosão dos tanques de combustível. 109 passageiros e quatro funcionários do aeroporto, em terra, morreram neste acidente.)

Para além disso, o consórcio formado pela Air France e pela British Airways, apontou também para o decréscimo no número de passageiros, outro efeito causado pelos atentados de 11 de Setembro em Nova Iorque.

Acrescenta-se que, muitos engenheiros aeronáuticos apontam também para um desenho de asa (em forma de Delta) que causava enorme stress sobre os pneumáticos, levando a que cada jogo especial de pneus para o aparelho suportasse apenas três a quatro viagens.

A Boom Technology volta agora ao tema com este seu XB-1 Supersonic Demonstrator. Por enquanto, este protótipo apenas está preparado para transportar um piloto e um engenheiro de vôo, mas o objectivo final aponta para o transporte de 44 passageiros por cada aeronave. E promete avançar com as primeiras viagens de passageiros entre Londres e Nova Iorque, já em 2020, calculando a sua duração em apenas três horas e meia, pelo preço "razoável" de cinco mil dólares.

O "patrão" da Virgin, Sir Richard Branson, já fez saber que a encomenda dos primeiros dez aparelhos para equipar a frota da Virgin Galactic, está assegurada.

E fez algo mais. Através da Spaceship Company, a empresa do grupo Virgin para fabrico de aeronaves, vai emprestar engenharia, design e serviços no fabrico de peças, testes e operações de vôo.

Um responsável do Grupo Virgin, ainda assim, referiu recentemente que "ainda são pequenos passos e o princípio de algo que virão a ouvir falar, esforço e ambição partilhados".

Detalhes e números

Na verdade, os números prometidos são astronómicos, como o próprio aparelho pretende vir a ser. Vejamos...

Em condições extraordinárias, o Concorde batia os cinco mil e quinhentos quilómetros (em linha recta) entre Londres e Nova Iorque em quatro horas.

O XB-1, compromete-se com as três horas e meia (em condições extraordinárias, este valor pode descer a menos de três horas).

O Concorde atingia a velocidade máxima de 2146 km/h (Mach 2.0); o XB-1 atinge Mach 2.4 (perto de 2600 km/h; sendo que a terra se move a 1674 km/h).

O Concorde transportava uns 140 passageiros; o XB-1 vai transportar 44 pessoas, tornando a viagem muito menos onerosa.

Uma viagem de Concorde entre Londres e Nova Iorque custava 12 mil dólares; a XB-1 promete a mesma viagem em menos tempo, por cinco mil dólares.

A Boeing e a Lockheed Martin também estão a desenvolver modelos de propulsão supersónica, contudo, o parceiro de Branson e líder da equipa de pesquisa, Blake Scholl, refere claramente "é provável que os bata no mesmo mercado por não requerer nenhuma nova tecnologia e não necessitar de aprovação dos reguladores".

O mesmo responsável da Virgin, garante ainda, "não estamos a usar nenhuma tecnologia nova. Estamos a usar as que existem e a montar tudo como deve ser. E vai ser testado com todo o rigor".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • kuschall-advance-3

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2016

    THE ULTIMATE LOCOMOTION AID

    Most people go about their lives on foot, but there are those who need canes, crutches, or even a locomotion aid. Today, we will talk about wheelchairs. Used for a wide range of needs, wheelchairs must take into account specific characteristics,...

  • Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    The Shoe Must Go On

    Tradition at Ludwig Reiter is by no means an end in itself, but it seeks to transform and develop. The Viennese shoemaking tradition combines an uncompromising preservation towards high quality standards, finishing techniques and progressive...

  • Food & Beverage

    Set 1, 2015

    Versatile Sunflower

    Sunflower seeds are the gift of the beautiful sunflower that has rays of petals emanating from its bright yellow, seed-studded center.


  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Dry babies are happy babies

    The awareness of the necessities of a child led to the consistent innovation and improvement in Dodot diapers, always looking towards the well-being of both children and parents. Today, Dodot products continue to be improved, as they...

  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Heavy lifting anywhere

    After the invention of the first rough-terrain masted forklift, in 1958, the brand founded by Andree Braud and Henry Faucheux never stopped growing. Today, the french company is one of the leading forklift manufacturers and supplies...

  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Training for excellence

    Majestic mountain ranges, the world's most famous pocket knives and bastionary banking are just a few of the things that come to mind when thinking about Switzerland. With its amazing cuisine, four national languages, horological...


  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia.