Mecanica e Locomoção

Jan 1, 2017

O REGRESSO DOS SUPERSÓNICOS

Em Novembro de 2016, 13 anos depois da última viagem feita por um avião Concorde (British Airways, 24 de Outubro de 2003), a empresa norte-americana Boom Technology mostrou ao mundo a versão final do seu protótipo de avião supersónico, o XB-1, que o multimilionário Richard Branson quer ter na Virgin Galactic.

Muitos ainda se questionam sobre as razões que levaram ao afastamento de um dos mais icónicos aviões de passageiros de sempre: o Concorde. A verdade é que foram várias e não se tratou apenas de uma sucessão de acidentes com estas aeronaves, devidamente noticiados na época (o mais grave ocorreu em 25 de Julho de 2000, em Paris, quando um destes aparelhos passou sobre uma peça em titânio do próprio avião, levando ao rebentamento do pneu e consequente explosão dos tanques de combustível. 109 passageiros e quatro funcionários do aeroporto, em terra, morreram neste acidente.)

Para além disso, o consórcio formado pela Air France e pela British Airways, apontou também para o decréscimo no número de passageiros, outro efeito causado pelos atentados de 11 de Setembro em Nova Iorque.

Acrescenta-se que, muitos engenheiros aeronáuticos apontam também para um desenho de asa (em forma de Delta) que causava enorme stress sobre os pneumáticos, levando a que cada jogo especial de pneus para o aparelho suportasse apenas três a quatro viagens.

A Boom Technology volta agora ao tema com este seu XB-1 Supersonic Demonstrator. Por enquanto, este protótipo apenas está preparado para transportar um piloto e um engenheiro de vôo, mas o objectivo final aponta para o transporte de 44 passageiros por cada aeronave. E promete avançar com as primeiras viagens de passageiros entre Londres e Nova Iorque, já em 2020, calculando a sua duração em apenas três horas e meia, pelo preço "razoável" de cinco mil dólares.

O "patrão" da Virgin, Sir Richard Branson, já fez saber que a encomenda dos primeiros dez aparelhos para equipar a frota da Virgin Galactic, está assegurada.

E fez algo mais. Através da Spaceship Company, a empresa do grupo Virgin para fabrico de aeronaves, vai emprestar engenharia, design e serviços no fabrico de peças, testes e operações de vôo.

Um responsável do Grupo Virgin, ainda assim, referiu recentemente que "ainda são pequenos passos e o princípio de algo que virão a ouvir falar, esforço e ambição partilhados".

Detalhes e números

Na verdade, os números prometidos são astronómicos, como o próprio aparelho pretende vir a ser. Vejamos...

Em condições extraordinárias, o Concorde batia os cinco mil e quinhentos quilómetros (em linha recta) entre Londres e Nova Iorque em quatro horas.

O XB-1, compromete-se com as três horas e meia (em condições extraordinárias, este valor pode descer a menos de três horas).

O Concorde atingia a velocidade máxima de 2146 km/h (Mach 2.0); o XB-1 atinge Mach 2.4 (perto de 2600 km/h; sendo que a terra se move a 1674 km/h).

O Concorde transportava uns 140 passageiros; o XB-1 vai transportar 44 pessoas, tornando a viagem muito menos onerosa.

Uma viagem de Concorde entre Londres e Nova Iorque custava 12 mil dólares; a XB-1 promete a mesma viagem em menos tempo, por cinco mil dólares.

A Boeing e a Lockheed Martin também estão a desenvolver modelos de propulsão supersónica, contudo, o parceiro de Branson e líder da equipa de pesquisa, Blake Scholl, refere claramente "é provável que os bata no mesmo mercado por não requerer nenhuma nova tecnologia e não necessitar de aprovação dos reguladores".

O mesmo responsável da Virgin, garante ainda, "não estamos a usar nenhuma tecnologia nova. Estamos a usar as que existem e a montar tudo como deve ser. E vai ser testado com todo o rigor".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...


  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...


  • Depositphotos_56439687_xl-2015

    Sport

    Jan 1, 2018

    QUE COMECEM OS JOGOS

    Após o êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e da Taça das Confederações de Futebol realizada em 4 cidades da Rússia no Verão de 2017, envolvendo 8 selecções e que teve a Alemanha, o Chile e Portugal nos primeiros...

  • Find everything, anywhere

    Technology

    Nov 30, 2015

    Encontre tudo, em todo o lado

    Estamos sempre a perder coisas. É um problema simples do dia-a-dia que merece uma solução igualmente simples, mas eficiente. Foi por isso que nasceu o Lapa.

    Lapa é um descobridor de coisas como nenhum outro. No entanto, nem...

  • Reef of Colours

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Recife das Cores

    A Grande Barreira de Coral é uma das sete maravilhas do Mundo Natural e ao observarmos de longe compreende-se porquê. É mais extensa que a Grande Muralha da China e o único organismo vivo visível do espaço.