Mecanica e Locomoção

Jan 1, 2017

O REGRESSO DOS SUPERSÓNICOS

Em Novembro de 2016, 13 anos depois da última viagem feita por um avião Concorde (British Airways, 24 de Outubro de 2003), a empresa norte-americana Boom Technology mostrou ao mundo a versão final do seu protótipo de avião supersónico, o XB-1, que o multimilionário Richard Branson quer ter na Virgin Galactic.

<

Muitos ainda se questionam sobre as razões que levaram ao afastamento de um dos mais icónicos aviões de passageiros de sempre: o Concorde. A verdade é que foram várias e não se tratou apenas de uma sucessão de acidentes com estas aeronaves, devidamente noticiados na época (o mais grave ocorreu em 25 de Julho de 2000, em Paris, quando um destes aparelhos passou sobre uma peça em titânio do próprio avião, levando ao rebentamento do pneu e consequente explosão dos tanques de combustível. 109 passageiros e quatro funcionários do aeroporto, em terra, morreram neste acidente.)

Para além disso, o consórcio formado pela Air France e pela British Airways, apontou também para o decréscimo no número de passageiros, outro efeito causado pelos atentados de 11 de Setembro em Nova Iorque.

Acrescenta-se que, muitos engenheiros aeronáuticos apontam também para um desenho de asa (em forma de Delta) que causava enorme stress sobre os pneumáticos, levando a que cada jogo especial de pneus para o aparelho suportasse apenas três a quatro viagens.

A Boom Technology volta agora ao tema com este seu XB-1 Supersonic Demonstrator. Por enquanto, este protótipo apenas está preparado para transportar um piloto e um engenheiro de vôo, mas o objectivo final aponta para o transporte de 44 passageiros por cada aeronave. E promete avançar com as primeiras viagens de passageiros entre Londres e Nova Iorque, já em 2020, calculando a sua duração em apenas três horas e meia, pelo preço "razoável" de cinco mil dólares.

O "patrão" da Virgin, Sir Richard Branson, já fez saber que a encomenda dos primeiros dez aparelhos para equipar a frota da Virgin Galactic, está assegurada.

E fez algo mais. Através da Spaceship Company, a empresa do grupo Virgin para fabrico de aeronaves, vai emprestar engenharia, design e serviços no fabrico de peças, testes e operações de vôo.

Um responsável do Grupo Virgin, ainda assim, referiu recentemente que "ainda são pequenos passos e o princípio de algo que virão a ouvir falar, esforço e ambição partilhados".

Detalhes e números

Na verdade, os números prometidos são astronómicos, como o próprio aparelho pretende vir a ser. Vejamos...

Em condições extraordinárias, o Concorde batia os cinco mil e quinhentos quilómetros (em linha recta) entre Londres e Nova Iorque em quatro horas.

O XB-1, compromete-se com as três horas e meia (em condições extraordinárias, este valor pode descer a menos de três horas).

O Concorde atingia a velocidade máxima de 2146 km/h (Mach 2.0); o XB-1 atinge Mach 2.4 (perto de 2600 km/h; sendo que a terra se move a 1674 km/h).

O Concorde transportava uns 140 passageiros; o XB-1 vai transportar 44 pessoas, tornando a viagem muito menos onerosa.

Uma viagem de Concorde entre Londres e Nova Iorque custava 12 mil dólares; a XB-1 promete a mesma viagem em menos tempo, por cinco mil dólares.

A Boeing e a Lockheed Martin também estão a desenvolver modelos de propulsão supersónica, contudo, o parceiro de Branson e líder da equipa de pesquisa, Blake Scholl, refere claramente "é provável que os bata no mesmo mercado por não requerer nenhuma nova tecnologia e não necessitar de aprovação dos reguladores".

O mesmo responsável da Virgin, garante ainda, "não estamos a usar nenhuma tecnologia nova. Estamos a usar as que existem e a montar tudo como deve ser. E vai ser testado com todo o rigor".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.


  • Cogumelos01

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    Do Mosto ao Gourmet

    Alex Villeneuve, com apenas 21 anos e prestes a tornar-se mestre cervejeiro pela Olds College, ao aperceber-se da quantidade de mosto (o que sobra dos cereais após a fermentação da cerveja) cujo único destino era o lixo, achou...

  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • 2

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    How delicious can it be?

    Paris, Saint-German-des-Prés. The couture shops are a sight for sore eyes, and the centennial churches make the perfect contrast for an afternoon walk. But the not-so-hidden treasure lies in the Patisseries. The displays present collections...

  • Le-Morne--1024x679

    Lifestyle & Travel

    Abr 1, 2016

    Uma História Que Se Sente

    Maurícias é um país que compreende a Ilha Maurícia, a Ilha Rodrigues, e as ilhas periféricas Agaléga, St. Brandon e dois territórios disputados. Focando a atenção na Ilha Maurícia, esta deixa qualquer um boquiaberto ao ver...

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Escolha fácil

    A separação de produtos é obrigatória nas modernas unidades de processamento de artigos alimentares, tornando mais fácil e rápida a viagem de produtor até ao consumidor. A ASM fabrica alguns dos mais avançados sistemas de escolha...