Technology

Mai 1, 2016

UM INÍCIO VERDE

A Brite Solar anunciou que já tem seus primeiros contratos assinados, mas esta empresa inovadora ainda está a juntar os fundos necessários para um produto revolucionário feito de vidro com um revestimento especial que permite a passagem de 70% da luz visível, e que gera energia ao mesmo tempo: um painel solar transparente.

Os painéis desenvolvidos assemelham-se à janela traseira de um automóvel, mas em vez de desembaciar o vidro, as finas listas prateadas servem para gerar electricidade. O vidro tem uma transparência de pelo menos 70% em todo o espectro, e em comprimentos de onda cruciais na fotossíntese.

A Brite desenvolve tecnologia de "Terceira Geração" para painéis solares à base de novas células nano-estruturadas ultraleves, de composto orgânico/inorgânico, com o objectivo de atingir até oito por cento ou mais de eficiência, com custos inferiores aos dos actuais painéis de película fina à base de silício. Para isto, estão a trabalhar no desenvolvimento e estabelecimento desta tecnologia de produção à escala industrial, capaz de alcançar um painel de eficiência comercialmente desejável a um custo competitivo, para diferentes cores de módulos fotovoltaicos transparentes.

A produção da Brite diferencia-se da que é usada na construção das células solares foto-electroquímicas, onde os elementos são na sua maioria depositados por um processo puramente químico, e em condições ambientais normais. A empresa introduziu uma inovação que atinge a deposição da maioria dos elementos dos componentes com a tecnologia da impressão a tinta comum (jacto de tinta), com uma impressora especial, conferindo os 70% de permeabilidade que permitem a produção de energia.

Resultados Verificados

O empresário Nick Kanopoulos, da Brite Solar, é originário da Grécia, mas mudou a sua empresa para Eindhoven por causa da reputação internacional da Holanda como líder na inovação para estufas e horticultura. Na Brite são criados tecnologias e produtos que permitirão a produção em massa de painéis solares, que podem ser usados como janelas em estufas, casas e edifícios de escritórios. Estes painéis conseguem produzir energia usando tanto a luz solar, como a luz artificial, e esta é a primeira célula solar de referência com desempenho e custos competitivos.

Estufas equipadas com 100 m2 de vidro Brite Solar, inseridas num projecto piloto conduzido por um instituto de investigação agrícola, na Grécia, foram capazes de produzir tantos legumes como as estufas comuns, tendo ainda conseguido alcançar economias de energia até 5400kWh por ano.

De acordo com o empreendedor, o rendimento depende da localização da estufa, da área de superfície total coberta por vidro e dos preços locais de electricidade. A amortização dos vidros solares da Brite Solar - que também economizam energia - será entre três e seis anos.

Impacto Social e Ambiental

Os objectivos principais da empresa são: a produção de baixo custo, com os componentes produzidos em condições ambientais e sem necessidade de medidas especiais de pureza; estética, permitindo ao cliente escolher o corante fotossensível; e o aumento da eficiência energética, porque funciona com radiação difusa que pode incidir na superfície em qualquer direcção. Também reduz a necessidade de consumo de energia através de meios convencionais, contribuindo assim para a redução de emissões de gases. Todos os produtos são recicláveis no final de vida.

Espera-se que a introdução desta tecnologia no mercado tenha um impacto positivo sobre o emprego no sector da construção, e este impacto pode ser ainda maior, graças à tendência favorável à utilização de tecnologias verdes tanto em casas, como em edifícios de escritórios.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...


  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa


  • Recycled_tires

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    Combustível Novo de Pneus Usados

    Os pneus usados são um dos subprodutos mais comuns da actual indústria automóvel. Empilhados e esquecidos ao longo de décadas, os pneus usados estão a ser aproveitados para projectos de urbanismo e desenvolvimento de território...

  • Motricidade

    Sport

    Out 1, 2016

    ATLETAS PODEROSOS

    Em 2001, Alessandro Zanardi, ao volante de um Reynard-Honda de Fórmula 1, sofreu um acidente que lhe amputou ambas as pernas. Zanardi recusou desistir da vida e redefiniu o conceito de "desportista" ao ganhar duas medalhas de ouro...

  • Myprotein

    Sport

    Set 1, 2015

    Fit for Strong

    Established in 2004, Myprotein® is Europe's leading online sports nutrition brand. The company has grown rapidly from day one with its unique commitment to product quality, value for money and customer service.