Luxury & Fashion

Ago 1, 2017

ESTILO AOS SEUS PÉS

Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

Só que, neste caso, vamos falar sobre um homem francês que vive e trabalha em Londres. Allan Baudoin nasceu e cresceu em Paris, França. Originariamente, estudou e trabalhou em ciências de computadores e até chegou a trabalhar em estratégia e marketing para o gigantes dos computadores, Apple.

Mas o desejo de fazer algo muito mais criativo levou até Londres, em 2007, para trabalhar na empresa de jogos de computador Gameloft. O que também não funcionou para ele e, portanto, criou uma pequena startup tecnológica, onde trabalhou por alguns meses.

Ele próprio conta o resto da história: "conheci este sapateiro de 62 anos que tinha acabado de abrir uma pequena oficina de reparação em Dalston. Desde que era pequeno, sempre quis saber como seriam feitos os sapatos, portanto, quando conheci este tipo, pedi-lhe para me contar tudo sobre isso. Ao fim de uma ou duas semanas, decidi que era isso que eu queria fazer: sapatos".

Resultados

Como resultado desta parceria, em conjunto com o financeiro e ex-piloto automóvel Bo van Langeveld, nasceu a Baudoin & Lange.

Bo estava cansado de sofrer com os seus sapatos oficiais obrigatórios e, um encontro casual com Allan levou-o a apresentar o desafio de resolver esta necessidade contemporânea.

Allan explica o que se passou de seguida: "de início eu trataria das questões do negócio e o velhote trataria da parte da produção. Era muito mais complicado do que actualmente. Eu estava apenas a tentar perceber como tudo funcionava. Depois adquiri mais experiência e as pessoas começaram a trabalhar para mim. O tipo de sapato que produzo hoje – o sapato feito sob medida – e o resultado do trabalho de cinco ou seis pessoas realmente especializadas".

Hoje, a empresa usa exclusivamente os melhores couros sem tratamento da Tanneries du Puy, de Haute-Loire, França – o mesmo fornecedor da Aubercy, John Lobb, Hermès e Chanel.

As peles utilizadas na construção dos sapatos são cuidadosamente selecionadas e escolhidas da tanaria pela sua incomparável maleabilidade. Mais, cada sapato é revestido com um couro curtido natural, respirante e mais suave que a pele.

Cada pele é colorada individualmente à mão no atelier, o que permite uma paleta quase infinita e um acabamento de excelência.

A origem das solas é uma tanaria familiar e centenária em Trier, na Alemanha: a J.R. Rendenbach Lederfabrik. É uma das últimas tanarias de cascas de carvalho tradicionais do mundo.

O curtume de cascas de carvalho é um processo extremamente sensível que ocorre em antigos poços de três metros de profundidade. Durante o processo, o tanino é absorvido pela pele mantendo e conservando a sua estrutura proteica. A natureza fornece os ingredientes essenciais para a mistura: carvalho cru, abeto e casca de mimosa, bem como essências frutadas. O processo transforma estas solas nas mais robustas, à prova de água e respirantes solas do mundo.

Os valores para estes magníficos sapatos, individuais, feitos à mão, sob medida, variam desde as 700 libras inglesas, até 3400 libras, e o cliente deve pagar 2/3 do valor final antes de iniciar a produção do sapato. O montante restante será pago contra a entrega.

Pode dizer-se que estes preços não são simpáticos, mas não se pode esquecer que está a comprar um par de sapatos feitos à mão, único e exclusivo, que durará toda a sua vida.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...


  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • mindfullness1

    Lifestyle & Travel

    Set 17, 2018

    Mindfullness

    Uma mantra de vida

    "Viver aqui e agora" é esta a regra do mindfulness. Oriundo da doutrina budista, o mindfulness é uma técnica que pratica a atenção plena e a conexão entre o corpo e a mente consigo, com os...

  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...


  • Partners for Mexico

    Business & Industry

    Dez 31, 2015

    Parceiros para o México

    Constituída em 2004, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana é uma associação sem fins lucrativos, de carácter empresarial que tem como objectivo primordial o reforço e fortalecimento das relações socio-económicas...

  • _1090495

    Culture & Art

    Mai 1, 2016

    Rock in Rio

    Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio

    Conheça em detalhe a maior indústria de música do Mundo – o Rock in Rio (RiR), que tem lugar entre 19 e 29 de Maio, em Lisboa, Portugal. "O RiR fomenta...

  • Leather1

    Business & Industry

    Dez 1, 2016

    ESTILO SUL-AMERICANO

    A história ensina-nos que a primeira exportação de cabedais da Argentina para a Europa, foi efectuada por uma fábrica de curtumes em 1790. Por essa altura, a primeira razão para criar gado era o valor da sua pele, a carne era...