Luxury & Fashion

Ago 1, 2017

ESTILO AOS SEUS PÉS

Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

Só que, neste caso, vamos falar sobre um homem francês que vive e trabalha em Londres. Allan Baudoin nasceu e cresceu em Paris, França. Originariamente, estudou e trabalhou em ciências de computadores e até chegou a trabalhar em estratégia e marketing para o gigantes dos computadores, Apple.

Mas o desejo de fazer algo muito mais criativo levou até Londres, em 2007, para trabalhar na empresa de jogos de computador Gameloft. O que também não funcionou para ele e, portanto, criou uma pequena startup tecnológica, onde trabalhou por alguns meses.

Ele próprio conta o resto da história: "conheci este sapateiro de 62 anos que tinha acabado de abrir uma pequena oficina de reparação em Dalston. Desde que era pequeno, sempre quis saber como seriam feitos os sapatos, portanto, quando conheci este tipo, pedi-lhe para me contar tudo sobre isso. Ao fim de uma ou duas semanas, decidi que era isso que eu queria fazer: sapatos".

Resultados

Como resultado desta parceria, em conjunto com o financeiro e ex-piloto automóvel Bo van Langeveld, nasceu a Baudoin & Lange.

Bo estava cansado de sofrer com os seus sapatos oficiais obrigatórios e, um encontro casual com Allan levou-o a apresentar o desafio de resolver esta necessidade contemporânea.

Allan explica o que se passou de seguida: "de início eu trataria das questões do negócio e o velhote trataria da parte da produção. Era muito mais complicado do que actualmente. Eu estava apenas a tentar perceber como tudo funcionava. Depois adquiri mais experiência e as pessoas começaram a trabalhar para mim. O tipo de sapato que produzo hoje – o sapato feito sob medida – e o resultado do trabalho de cinco ou seis pessoas realmente especializadas".

Hoje, a empresa usa exclusivamente os melhores couros sem tratamento da Tanneries du Puy, de Haute-Loire, França – o mesmo fornecedor da Aubercy, John Lobb, Hermès e Chanel.

As peles utilizadas na construção dos sapatos são cuidadosamente selecionadas e escolhidas da tanaria pela sua incomparável maleabilidade. Mais, cada sapato é revestido com um couro curtido natural, respirante e mais suave que a pele.

Cada pele é colorada individualmente à mão no atelier, o que permite uma paleta quase infinita e um acabamento de excelência.

A origem das solas é uma tanaria familiar e centenária em Trier, na Alemanha: a J.R. Rendenbach Lederfabrik. É uma das últimas tanarias de cascas de carvalho tradicionais do mundo.

O curtume de cascas de carvalho é um processo extremamente sensível que ocorre em antigos poços de três metros de profundidade. Durante o processo, o tanino é absorvido pela pele mantendo e conservando a sua estrutura proteica. A natureza fornece os ingredientes essenciais para a mistura: carvalho cru, abeto e casca de mimosa, bem como essências frutadas. O processo transforma estas solas nas mais robustas, à prova de água e respirantes solas do mundo.

Os valores para estes magníficos sapatos, individuais, feitos à mão, sob medida, variam desde as 700 libras inglesas, até 3400 libras, e o cliente deve pagar 2/3 do valor final antes de iniciar a produção do sapato. O montante restante será pago contra a entrega.

Pode dizer-se que estes preços não são simpáticos, mas não se pode esquecer que está a comprar um par de sapatos feitos à mão, único e exclusivo, que durará toda a sua vida.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 


  • Technology

    Mar 1, 2015

    The Seeds of Life

    Farmers feed the planet. The seeds they plant today will be the food we eat tomorrow. See how they face whatever comes their way. New Holland Tractors help them in that same challenge, in countries very far and different from each other. 

    ...

  • FFZERO1_016

    Technology

    Abr 1, 2016

    O Jogo Mudou

    Os recentes avanços em tecnologia de veículos eléctricos oferecem aos condutores uma experiência nova, nunca antes atingida em termos de manobrabilidade. A substituição dos tradicionais motores de combustão interna por motores...

  • Oil Pumping

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Comfort to the world

    Gazprom is a global energy company basically focused on geological exploration, production, transportation, storage, processing and marketing of gas and other hydrocarbons as well as electricity and heat production and distribution.

    ...