Luxury & Fashion

Ago 1, 2017

ESTILO AOS SEUS PÉS

Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

<

Só que, neste caso, vamos falar sobre um homem francês que vive e trabalha em Londres. Allan Baudoin nasceu e cresceu em Paris, França. Originariamente, estudou e trabalhou em ciências de computadores e até chegou a trabalhar em estratégia e marketing para o gigantes dos computadores, Apple.

Mas o desejo de fazer algo muito mais criativo levou até Londres, em 2007, para trabalhar na empresa de jogos de computador Gameloft. O que também não funcionou para ele e, portanto, criou uma pequena startup tecnológica, onde trabalhou por alguns meses.

Ele próprio conta o resto da história: "conheci este sapateiro de 62 anos que tinha acabado de abrir uma pequena oficina de reparação em Dalston. Desde que era pequeno, sempre quis saber como seriam feitos os sapatos, portanto, quando conheci este tipo, pedi-lhe para me contar tudo sobre isso. Ao fim de uma ou duas semanas, decidi que era isso que eu queria fazer: sapatos".

Resultados

Como resultado desta parceria, em conjunto com o financeiro e ex-piloto automóvel Bo van Langeveld, nasceu a Baudoin & Lange.

Bo estava cansado de sofrer com os seus sapatos oficiais obrigatórios e, um encontro casual com Allan levou-o a apresentar o desafio de resolver esta necessidade contemporânea.

Allan explica o que se passou de seguida: "de início eu trataria das questões do negócio e o velhote trataria da parte da produção. Era muito mais complicado do que actualmente. Eu estava apenas a tentar perceber como tudo funcionava. Depois adquiri mais experiência e as pessoas começaram a trabalhar para mim. O tipo de sapato que produzo hoje – o sapato feito sob medida – e o resultado do trabalho de cinco ou seis pessoas realmente especializadas".

Hoje, a empresa usa exclusivamente os melhores couros sem tratamento da Tanneries du Puy, de Haute-Loire, França – o mesmo fornecedor da Aubercy, John Lobb, Hermès e Chanel.

As peles utilizadas na construção dos sapatos são cuidadosamente selecionadas e escolhidas da tanaria pela sua incomparável maleabilidade. Mais, cada sapato é revestido com um couro curtido natural, respirante e mais suave que a pele.

Cada pele é colorada individualmente à mão no atelier, o que permite uma paleta quase infinita e um acabamento de excelência.

A origem das solas é uma tanaria familiar e centenária em Trier, na Alemanha: a J.R. Rendenbach Lederfabrik. É uma das últimas tanarias de cascas de carvalho tradicionais do mundo.

O curtume de cascas de carvalho é um processo extremamente sensível que ocorre em antigos poços de três metros de profundidade. Durante o processo, o tanino é absorvido pela pele mantendo e conservando a sua estrutura proteica. A natureza fornece os ingredientes essenciais para a mistura: carvalho cru, abeto e casca de mimosa, bem como essências frutadas. O processo transforma estas solas nas mais robustas, à prova de água e respirantes solas do mundo.

Os valores para estes magníficos sapatos, individuais, feitos à mão, sob medida, variam desde as 700 libras inglesas, até 3400 libras, e o cliente deve pagar 2/3 do valor final antes de iniciar a produção do sapato. O montante restante será pago contra a entrega.

Pode dizer-se que estes preços não são simpáticos, mas não se pode esquecer que está a comprar um par de sapatos feitos à mão, único e exclusivo, que durará toda a sua vida.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...

  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...


  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...


  • BENETTI-PANTHERA-NAV-253_MOD_LG

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2015

    Luxury afloat

    For Benetti, building yachts means carrying on the tradition of innovation, style and quality that has shaped the company's approach and culture. It means continuing to diversify production in order to satisfy the increasingly complex...

  • Leather1

    Business & Industry

    Dez 1, 2016

    ESTILO SUL-AMERICANO

    A história ensina-nos que a primeira exportação de cabedais da Argentina para a Europa, foi efectuada por uma fábrica de curtumes em 1790. Por essa altura, a primeira razão para criar gado era o valor da sua pele, a carne era...

  • Mahabis-2

    Luxury & Fashion

    Out 1, 2016

    CHINELOS QUE PROMOVEM O BEM-ESTAR

    Comercializados pela mahabis, os chinelos do século XXI têm sola italiana, mas são produzidos em Portugal. Destacam-se no mercado pelo conforto, simplicidade e funcionalidade, e foram concebidos para ser um reflexo da herança global....