Luxury & Fashion

Fev 1, 2018

HISTÓRIA DE UM ÍCONE

Foi criado para o emergente grupo social de motociclistas, em 1928, e surgiu suportada pela força das grandes marcas de motos. Harley, Norton, Triumph, Indian, e até as japonesas Honda, Yamaha e Suzuki se "colaram" a este casaco que protegia, ao mesmo tempo, o corpo, a alma e o prestígio de ser um "rebelde do século XX", tivesse ele, causa ou não.

<

Por PIOTR PETROVICH

Completa 90 anos em 2018. Não é mais do que "o mais icónico blusão de sempre, utilizado por motociclistas em todo o mundo", o que não dizer pouco...

Desde o início do século XXI, como resultado de um revivalismo cíclico de modas (alguns chama-lhe "retro" ou "vintage"), o "Perfecto" vou reconvocado para o papel de estrela da moda, do charme, e de estilo entre os mais jovens, e outros menos jovens que se tinham esquecido da sua própria juventude (até agora).

Confortável, prático, seguro, sedutor, resistente e duradouro; meia dúzia de atributos que definem na perfeição o vestuário em couro.

O couro é reconhecido com sendo o primeiro material de sempre a ser utilizado em vestuário, desde a era pré-histórica até à Grécia Antiga. Teve um papel especial nos rituais fúnebres da província oriental de Kamchatka, na Rússia. Em Marrocos, a utilização de cabedais estabelecia a distinção entre o mundo dos vivos e o dos mortos, pelo que, os curtumistas desempenhavam um papel social e espiritual importante na sociedade.

Desde Buffalo Bill até ao Barão Vermelho (Manfred von Richthofen), o couro tem tido um papel essencial durante a conquista das terras do Oeste e à conquista dos céus da Europa – os primeiros pilotos da Primeira Grande Guerra usavam casacos de cabedal, bem como os primeiros capacetes eram usados tanto para segurar o cabelo e proteger os óculos.

O couro adaptou-se à civilização e marcou cada passo da história do mundo. Naturalmente, no início do século XX, esta segunda pele, colou-se rapidamente aos corpos dos motociclistas.

Em 1928, os irmãos Schott, filhos de emigrante russos, decidiram largar a venda porta-à-porta de gabardines e dedicaram-se à produção de algo que protegesse a classe emergente de motociclistas. Assim, nascia o "Perfecto" uma peça de vestuário que viria a tornar-se numa lenda.

A primeira encomenda surgiu quase imediatamente. Um distribuidor de Harley-Davidson de Beck, Long Island, decidiu vender este casaco curto, maleável e prático, juntamente com os compradores das suas motos.

Os irmãos russos desenvolveram várias soluções até ao modelo final. Este incluía a utilização de um zipper, para fechar – em forma de "x" – as enormes golas frontais; uma correia para fechar as luvas dentro das mangas do blusão; reforços em couro ao nível dos ombros e dos cotovelos; outra correia para prevenir a entrada de vento ao nível da cintura; e um pequeno bolso que fechava com uma pequena mola polida e permitia a rápida utilização do – muito popular naquele tempo – isqueiro Zippo.

O casaco era totalmente produzido em couro de cavalo – um couro bastante banal, forte e resistente. E o nome: "Perfecto", foi tomado de uma charuto cubano que os irmãos russos muito apreciavam.

O casaco é utilizado pela primeira vez em cinema em 1953, por Marlon Brando, no filme "The Wild One", que contava a história da 'invasão' da cidade americana Hollister, por um grupo de motociclistas que, perante a chegada de um bando rival, ameaçava tornar a cidade num inferno.

Em 1940, surge o 613, mais conhecido actualmente como o "One Star" dada a inclusão de uma estrela na pestana do ombro que, acredita-se, surge do apoio que os irmãos votavam à revolução Cubana. O modelo 618, de 1950, apenas perde a estrela da pestana.

O grupo de motociclistas "Hells Angels" começaram logo a usar o "Perfecto" com uniforme do bando, ostentado apenas o emblema do grupo nas costas do casaco.

Até a polícia motorizada Americana, rapidamente se rendeu à sua beleza, mais o facto de oferecer uma protecção extra que fornecia maleabilidade e movimento dos seus agentes.

A conotação negative do nome "Black Jackets" foi aplicada pela primeira ao mau comportamento dos jovens franceses, nos anos 1960. Até ao ponto de o casaco ser proibido nas escolas, dada a sua imagem negativa e rebelde, numa sociedade que se via a si própria como intelectual e culta.

Mas, o "Perfecto" ainda não tinha dado a sua última palavra.

Após o fenómeno social de Woodstock, bandas de rock n'roll começaram a surgir às quais esta carga negativa representava a mensagem que as bandas queriam transmitir. Desde os "últimos" Beatles aos Rolling Stones, o "Perfecto" também se tornou um símbolo da juventude e roqueiros por todo o mundo.

No final dos anos 1970, torna-se o representante do movimento Punk que o adopta e começa a encher de várias peças metálicas para o tornar ainda mais brilhante e torna-lo mais coincidente com os polidos zippers e molas. Correntes, alfinetes e outros objectos brilhantes e coloridos são adicionados ao magnífico casaco. Mais, surge o caso da banda "The Ramones", em que todos os seus elementos usavam o casaco negro.

As décadas de 1980 e 1990, são as décadas em que os estilistas de renome mundial o descobrem, mais uma vez, e tomam para si. Desde Jean-Paul Gaultier a Christian Dior, Versace ou Karl Lagerfeld, todos usaram a base desde casaco negro nas suas colecções e criações.

Hoje, o "Perfecto", até rtem direito a uma página própria na Wikipedia... (eu não tenho).

Vai completar 90 anos durante 2018, mas os mais jovens (e os não-tão jovens) em todo o mundo, não estão na disposição nem disponíveis para o esquecer, ou para o enterrar.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  • 295bda17-c5e4-458f-995f-62c4ac1da40e

    Food & Beverage

    Jul 1, 2017

    Comer inteligentemente

    O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas...

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...


  • Biomass: zero carbon energy

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Biomassa: Energia de Carbono Zero

    A Biomassa é um combustível não-fóssil de origem biológica que constitui uma fonte de energia renovável. As origens mais comuns deste combustível são madeira, desperdícios urbanos e combustíveis alcoólicos. Devido à sua disponibilidade...

  • Home & Design

    Set 1, 2015

    A small workshop destined to grow

    In 1965 Giorgio and Gilberto Martini started producing solid wood furniture in a small carpentry workshop in the lower regions of the province of Verona: an area with a long tradition of furniture-making. Right from the start, the firm...

  • 02

    Food & Beverage

    Jan 1, 2017

    PEDAÇOS DE PRAZER

    Não é possível determinar data nem origem desta iguaria da culinária turca. Existem, contudo, relatos oriundos do médio oriente e Índia que registam a existência de doces gelatinosos, preparados a partir de mel e essências...