Science & Nature

Out 3, 2018

SPROUT PENCIL

O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

É o que a empresa dinamarquesa, Sprout World se dedicou a fazer com o seu lápis, que permite ser plantado após a sua utilização, dando lugar a uma das plantas possíveis à escolha.

"São 15 biliões de lápis fabricados anualmente, e três milhões deles apenas nos Estados Unidos. São muitos pedaços de lápis descartados no fim de vida", disse Michael Stausholm, CEO da Sprout World. A empresa, com sede na Dinamarca, quer diminuir esse desperdício. A startup produz lápis que se podem plantar e ​​que se transformam em vegetais, ervas ou plantas com flores após a sua utilização.

Stausholm afirmou que os lápis, feitos de cedro em Pine City, no Minnesota, Estados Unidos, são o produto sustentável perfeito porque um "produto que está a morrer, está literalmente a dar uma nova vida a um novo produto". No local onde tipicamente estaria uma borracha, na ponta oposta à carga de carvão, estes lápis de madeira têm uma cápsula feita de material biodegradável que contém uma pequena mistura de sementes e turfa.

Após o tempo de vida de utilização do lápis, é possível plantar a cápsula num pequeno vaso e usar a ponta do lápis como marcador. A cápsula é então dissolvida e as sementes crescem, dando lugar a uma planta. Os lápis vêm em 14 variedades que incluem tomate, lavanda, manjericão, girassol e pimenta verde.

Os lápis foram desenvolvidos por três estudantes do MIT em 2012. "Na época, eu morava na Dinamarca e trabalhava muito com empresas sustentáveis" (...) "Mas a sustentabilidade é difícil de ilustrar para os consumidores. Eu estava à procura de um produto que pudesse facilmente fazer isso". Um ano depois, encontrou a Sprout Pencils quando era apenas uma campanha do Kickstarter.

"Adorei a ideia. Foi uma maneira perfeita de explicar o que é a sustentabilidade", disse Stausholm.

Stausholm fez uma parceria com os estudantes e convenceu-os a deixá-lo vender os lápis na Dinamarca. "Vendemos 70 mil lápis na primavera de 2013. Percebemos que definitivamente havia procura para eles", afirmou.

Em 2014, a startup havia vendido um milhão de lápis em toda a Europa.

Mais tarde nesse ano, Stausholm adquiriu as patentes e direitos da marca e tornou-se CEO da Sprout World. Admitiu ainda que a Sprout World agora vende uma média de 450.000 lápis por mês e registou mais de três milhões de dólares em receitas.

O próximo passo seria conquistar o mercado dos EUA. Stausholm abriu um pequeno escritório em Boston para aproveitar o momento. Nele trabalham dois funcionários e quinze na Europa. "A América está um par de anos atrás da Europa em termos de abraçar a eco-amizade". Mas, acha que é um mercado perfeito para os lápis da Sprout World porque os seus criadores e fabricantes são baseados nos EUA. Os lápis são vendidos nas lojas Amazon e Whole Foods.

Stausholm também está focado em reduzir o preço. Em última análise, ele quer que todos os estudantes ao redor do mundo usem os lápis do Sprout World.

A startup pretende lançar novos produtos, incluindo cartões plantáveis ​​e lápis de cor. "Sabemos que não podemos salvar o planeta apenas com nossos produtos" (...) "A nossa missão é, pelo menos, educar as pessoas sobre como ser mais conscientes no que compram e procurar produtos que sejam reutilizáveis".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...


  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...


  • Accuracy of Measure

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Precisão de Medida

    A Krohne é um fabricante e distribuidor líder mundial em instrumentação de processos industriais. Desde medições de fluxo a medições de nível, passando por pressão e temperatura, gás e vapor, cobrem diversas áreas, com mais...

  • Business & Industry

    Out 1, 2015

    Marcas Globais para Necessidades Globais

    Henkel é um nome conhecido em todo o mundo. A companhia tornou-se reconhecida pelos seus produtos de limpeza para a casa e indústria, mas cresceu durante mais de um século até se tornar um fornecedor global e líder de marcas e tecnologias.

    ...

  • 1

    Technology

    Mai 1, 2015

    Power In a box

    Wherever your journey may take you, VARTA batteries provide all the power to take you there. Whether you are driving your very first car, you own a vehicle with Start-Stop functionality, or you drive a highly equipped vehicle with high...