Home & Design

Fev 1, 2018

FALANDO DE QUALIDADE E DESIGN

A próxima afirmação pode parecer ter sido copiado de um anúncio da televisão britânica, e é bastante inspirado nesse caso particular de publicidade (também é uma grande verdade, já agora): "quando pensa em têxteis de alta qualidade e design, pensa na Kvadrat".

<

Por NAHAN SULEIMAN

A companhia celebra o seu 50º aniversário em 2018. A Kvadrat, fabricante têxtil, foi fundada em 1968, por Poul Byriel e Erling Rasmussen, em Ebeltoft, na Dinamarca. Não foi uma escolha inocente para estabelecer a empresa, uma vez que ficou localizada suficientemente perto da Suécia e da Noruega, bem como da Europa Central e de Inglaterra.

Desde o início, a Kvadrat definiu um compromisso de pressionar continuamente os limites do avanço estético, criativo e tecnológico em design têxtil, mantendo as suas mais profundas raízes na tradição do design escandinavo.

Os fundadores trabalharam estreitamente com alguns dos mais importantes designers da época, como Nanna Ditzel, Finn Juhl, Nina Koppel e Gunnar Aagaard Andersenand, que criaram o portfolio dos têxteis para mobiliário da empresa. Desta ligação resultou a criação de têxteis clássicos com o Nanna Ditzel Hallingdal que tem marcado uma forte presença em casas privadas, hospitais, aeroportos e comboios, mas mais proeminentemente, na DSB (Caminhos de Ferro Dinamarqueses).

Na década de 1980, a Kvadrat entrou para a cena internacional de design, dado que iniciou a colaboração com o designer americano, baseado em Itália, Ross Littell. Mesmo com esta internacionalização, a empresa resistiu às tendências internacionais e manteve o estilo escandinavo que a distingue.

Os têxteis da Kvadrat serviram para ser o suporte de um simbolismo político nacional quando os arquitectos britânicos Foster & Partners recebeu a encomenda para a decoração da Cãmara de Debates do Bundestag, no Reichstag (Assembleia Nacional Alemã). O parceiro sénior e director de arte explicou que "o tecido precisava de ser representativo de uma imagem forte do Parlamento" e, portanto, usou o Finn Skødt's cobalt blue Topas.

Na década de 1990, a direcção da Kvadrat passou para a ageração seguinte, quando Anders Byriel (filho de Poul Byriel) tomou posse como o novo CEO, ao mesmo tempo que Mette Bendix (filha de Erling Rasmussen) tomou posse como directora de produto.

Actualmente, os parceiros criativos da Kvadrat provêm de diversas áreas de design e muitas vezes são especializados noutros campos como mobiliário, joalharia, porcelanas, design gráfico e arquitectura. Das colaborações na área do design da empresa, resultou uma vasta gama de produtos e projectos. Que é que isso significa?

Significa que os mais importantes clientes da empresa, hoje, estão espalhados em três grupos e a marca trabalha com os melhores de todo o mundo: arquitectos; fabricantes de mobiliário de design; e as melhores lojas de mobiliário, têxteis para interiores e tapetes.

É ambição da Kvadrat continuar a crescer em cada um dos sectores que a marca está presente: é uma das mais admiradas e específica marca de têxteis na arquitectura mundial, ao adicionar produtos complementares de construção e um sofisticado serviço de cliente. Para continuar a crescer no sector do design, designers de produto e novos produtos desempenham um papel importante. E a Kvadrat quer manter a sua relevência no sector retalhista – colecções exclusivas como o projecto Kvadrat/Raf Simons vão ajudar muito a atingir esse objectivo.

A Kvadrat tem uma relação de proximidade com vários parceiros e fornecedores. Estas empresas confiáveis produzem a maior parte dos têxteis e desempenham um papel vital no apoio aos negócios. Posteriormente, o percurso de operação dos parceiros, e a sua posição junto de comunidades locais e paisagens é uma extensão dos valores sociais e de sustentabilidade da própria empresa. Relacionamentos de longa data da Kvadrat com a Gaudium na Holanda, Innvik, na Noruega e Wooltex no Reino Unido, nos últimos anos, tornaram-se ainda mais significativos: não só os têxteis são feitos localmente, mas a Kvadrat também possui uma parte dos negócios. Isto significa que Kvadrat tem investido no desenvolvimento futuro destes fabricantes e trabalho em conjunto com eles para alcançar objetivos compartilhados.

Contacto * www.kvadrat.dk * Kvadrat A/S * Lundbergsvej 10 * 8400, Ebeltoft * Denmark * Tel.: +45 8953 1866

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...

  • 1

    Culture & Art

    Out 12, 2018

    OS MARRETAS

    Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...


  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...


  • cups-image-update2

    Food & Beverage

    Jun 1, 2016

    O QUE IMPORTA É A SAÚDE

    Em 1999, Janine Allis visitou os Estados Unidos da América – EUA, e reparou que havia bares de sumos e batidos em todo o lado. Sendo mãe trabalhadora, e defensora dos hábitos de alimentação conscientes, regressou à Austrália,...

  • 193000

    Technology

    Jun 1, 2015

    Luxury audio for music lovers

    Personal audio, like MP3 players and smartphones, can be practical and user-friendly, but the true nature of sound can only be appreciated when a decent amplifier processes the audio signal from an excellent turntable or an exquisite...

  • _MG_0221

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    Ligando Lisboa ao Mundo

    A funcionar há um ano, a Lisbon Business Connections – LBC é uma plataforma de promoção empresarial da cidade de Lisboa, que tem na figura dos Conectores os principais embaixadores. A importância destes funde-se com a da LBC,...