Home & Design

Fev 1, 2018

FALANDO DE QUALIDADE E DESIGN

A próxima afirmação pode parecer ter sido copiado de um anúncio da televisão britânica, e é bastante inspirado nesse caso particular de publicidade (também é uma grande verdade, já agora): "quando pensa em têxteis de alta qualidade e design, pensa na Kvadrat".

Por NAHAN SULEIMAN

A companhia celebra o seu 50º aniversário em 2018. A Kvadrat, fabricante têxtil, foi fundada em 1968, por Poul Byriel e Erling Rasmussen, em Ebeltoft, na Dinamarca. Não foi uma escolha inocente para estabelecer a empresa, uma vez que ficou localizada suficientemente perto da Suécia e da Noruega, bem como da Europa Central e de Inglaterra.

Desde o início, a Kvadrat definiu um compromisso de pressionar continuamente os limites do avanço estético, criativo e tecnológico em design têxtil, mantendo as suas mais profundas raízes na tradição do design escandinavo.

Os fundadores trabalharam estreitamente com alguns dos mais importantes designers da época, como Nanna Ditzel, Finn Juhl, Nina Koppel e Gunnar Aagaard Andersenand, que criaram o portfolio dos têxteis para mobiliário da empresa. Desta ligação resultou a criação de têxteis clássicos com o Nanna Ditzel Hallingdal que tem marcado uma forte presença em casas privadas, hospitais, aeroportos e comboios, mas mais proeminentemente, na DSB (Caminhos de Ferro Dinamarqueses).

Na década de 1980, a Kvadrat entrou para a cena internacional de design, dado que iniciou a colaboração com o designer americano, baseado em Itália, Ross Littell. Mesmo com esta internacionalização, a empresa resistiu às tendências internacionais e manteve o estilo escandinavo que a distingue.

Os têxteis da Kvadrat serviram para ser o suporte de um simbolismo político nacional quando os arquitectos britânicos Foster & Partners recebeu a encomenda para a decoração da Cãmara de Debates do Bundestag, no Reichstag (Assembleia Nacional Alemã). O parceiro sénior e director de arte explicou que "o tecido precisava de ser representativo de uma imagem forte do Parlamento" e, portanto, usou o Finn Skødt's cobalt blue Topas.

Na década de 1990, a direcção da Kvadrat passou para a ageração seguinte, quando Anders Byriel (filho de Poul Byriel) tomou posse como o novo CEO, ao mesmo tempo que Mette Bendix (filha de Erling Rasmussen) tomou posse como directora de produto.

Actualmente, os parceiros criativos da Kvadrat provêm de diversas áreas de design e muitas vezes são especializados noutros campos como mobiliário, joalharia, porcelanas, design gráfico e arquitectura. Das colaborações na área do design da empresa, resultou uma vasta gama de produtos e projectos. Que é que isso significa?

Significa que os mais importantes clientes da empresa, hoje, estão espalhados em três grupos e a marca trabalha com os melhores de todo o mundo: arquitectos; fabricantes de mobiliário de design; e as melhores lojas de mobiliário, têxteis para interiores e tapetes.

É ambição da Kvadrat continuar a crescer em cada um dos sectores que a marca está presente: é uma das mais admiradas e específica marca de têxteis na arquitectura mundial, ao adicionar produtos complementares de construção e um sofisticado serviço de cliente. Para continuar a crescer no sector do design, designers de produto e novos produtos desempenham um papel importante. E a Kvadrat quer manter a sua relevência no sector retalhista – colecções exclusivas como o projecto Kvadrat/Raf Simons vão ajudar muito a atingir esse objectivo.

A Kvadrat tem uma relação de proximidade com vários parceiros e fornecedores. Estas empresas confiáveis produzem a maior parte dos têxteis e desempenham um papel vital no apoio aos negócios. Posteriormente, o percurso de operação dos parceiros, e a sua posição junto de comunidades locais e paisagens é uma extensão dos valores sociais e de sustentabilidade da própria empresa. Relacionamentos de longa data da Kvadrat com a Gaudium na Holanda, Innvik, na Noruega e Wooltex no Reino Unido, nos últimos anos, tornaram-se ainda mais significativos: não só os têxteis são feitos localmente, mas a Kvadrat também possui uma parte dos negócios. Isto significa que Kvadrat tem investido no desenvolvimento futuro destes fabricantes e trabalho em conjunto com eles para alcançar objetivos compartilhados.

Contacto * www.kvadrat.dk * Kvadrat A/S * Lundbergsvej 10 * 8400, Ebeltoft * Denmark * Tel.: +45 8953 1866

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist

  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...


  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...


  • flowers1

    Culture & Art

    Dez 1, 2016

    EFLORESCÊNCIA APÓS OS SESSENTA ANOS

    Há mais de 20 anos que Vladimir Kanevsky vive em Nova Iorque, fazendo do fabrico de flores de porcelana a sua vida, peças de arte reais, sem paralelo com trabalhos de qualquer outra pessoa. As flores de Kanevsky decoram as casas...

  • BB6719_04_standard

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    O PREÇO DA EXCLUSIVIDADE

    No auge da Globalização, a esmagadora maioria das empresas deslocalizaram a sua produção para países asiáticos, de modo a manter a qualidade dos mesmos sem que tal aumentasse os custos, estimando-se que actualmente se produzam...

  • 20-Of-The-Best-Pictures-From-2017-1

    Culture & Art

    Jan 1, 2018

    PARA QUE A MEMÓRIA NÃO SE ESQUEÇA

    Não é habitual, nas páginas desta revista, apresentarmos um tema como este. Nós temos, contudo, o compromisso de informar e enviar alertas vindos de todo o mundo. Portanto, quando nos deparámos com as 100 melhores fotografias...