Technology

Abr 1, 2016

Turismo no Espaço

Este mês celebra-se o aniversário do primeiro homem no Espaço. Há 55 anos, a 12 de Abril de 1961, às 9:07h (hora de Moscovo), a nave "Vostok 1", transportando um humano, partia do cosmódromo soviético de Baikonur dando início à Corrida Espacial. União Soviética e Estados Unidos da América (EUA) competiram vigorosamente para cruzar as fronteiras da exploração humana do Espaço. Os russos venceram quando lançaram a pequena nave que levou o cosmonauta, Yuri Gagarin, a alturas nunca antes atingidas. O voo de 108 minutos garantiu-lhe um lugar permanente nos livros de História, como o primeiro homem no Espaço.

<

Hoje, mais de meio século após o lançamento da "Vostok 1", a Corrida Espacial terminou e a NASA enfrenta dificuldades económicas. Os defensores da exploração espacial têm encontrado um ambiente hostil ao tentarem convencer os legisladores e os contribuintes da vantagem de gastar dinheiro com o Espaço. O programa "Vaivém Espacial" terminou depois de 30 anos, e a NASA concessiona, agora, a privados, o transporte dos astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). Este facto retira o monopólio do Espaço aos governos e abre portas a uma nova indústria: o Turismo Espacial.

Primeiros voos espaciais comerciais

O primeiro voo espacial financiado por privados realizou-se há mais de uma década, a 21 de Junho de 2004. A SpaceShipOne, com o piloto Mark Melvill a bordo, cruzou a barreira do Espaço, marcando o início da exploração comercial. O projecto tornou-se, com sucesso, o primeiro voo espacial financiado pelo sector privado, e após esta conquista parecia que a exploração comercial no Espaço estava ao virar da esquina. No entanto, após outros dois voos, em finais de 2004, a SpaceShipOne foi retirada de serviço. Desde então, não aconteceram mais voos suborbitais, comerciais e com passageiros.

Isto não sucede, certamente, por falta de tentativas. O fundador do Virgin Group, Richard Branson, que está numa demanda para tornar as viagens espaciais acessíveis a todos, investiu milhões de dólares no projecto SpaceShipTwo, uma nave que se baseia na antecessora. Se tudo tivesse corrido conforme previsto, turistas pioneiros, ricos, já teriam voado para o Espaço a bordo da nave, mas o projecto sofreu uma série de atrasos.

Virgin Spaceship Unity

Finalmente, há apenas algumas semanas, a 19 de Fevereiro de 2016, a Virgin Galactic deu a conhecer a SpaceShipTwo. A crimónia de apresentação foi presenciada por Sir Richard Branson e família, futuros astronautas da Virgin Galactic e parceiros. O Professor Stephen Hawking deu o nome Virgin SpaceShip (VSS) Unity à nave, através de um discurso gravado e afirmou que "ficaria muito orgulhoso de poder voar nesta nave".

O novo veículo começou a ser construído em 2012, com cada componente a ser rigorosamente testado antes da montagem. Agora que a VSS Unity está finalizada e apresentada ao mundo, a empresa irá conduzir a verificação dos sistemas integrados, seguindo-se os testes em solo e em voo, no deserto do Mojave, Califórnia, EUA, bem como exercícios em terra e no ar no seu futuro lar, Spaceport America, no Novo México. Entretanto, a empresa já iniciou o trabalho de construção da próxima SpaceShipTwo.

A SpaceShip Two tem capacidade para transportar dois pilotos e até seis passageiros para o Espaço. A experiência de voo espacial da Virgin Galactic inclui um lançamento em pleno voo, uma ascensão prupolsionada por um foguete a três vezes e mais a velocidade do som, o silêncio do Espaço, vários minutos com sensação de ausência de gravidade ediversas janelas de observação para ver o Planeta.

Segundo Sir Richard Branson, "juntos podemos tornar o Espaço acessível de uma forma que apenas sonhámos até agora, e ao fazê-lo podemos trazer mudanças positivas para a vida na Terra. A nossa bela e nova nave, VSS Unity, é a personificação desse objectivo e proporcionará conhecimento acumulado que se tornará nos alicerces do futuro da Virgin Galactic. A sua criação é também testemunho do que pode ser conseguido quando um verdadeiro trabalho de equipa, grande perícia e um profundo orgulho se unem para um propósito comum."

A Virgin Galactic espera iniciar os voos ainda durante o ano de 2016, enquanto os concorrentes como a XCOR e a Blue Origin continuam os testes. Embora os atrasos tenham despontado algumas pessoas, as dificuldades encontradas ao longo dos últimos dez anos testemunham a impressionante façanha que é uma nave espacial.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...


  • CN-INSTITUCIONAL-05

    Helthcare & Wellness

    Set 12, 2018

    Cirurgia Estética

    Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino...

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...


  • 540_mlk-new_800_600P

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    A Linha do Leite

    A ordenha é uma das fases mais importantes e sensíveis numa exploração leiteira. É fundamental garantir a saúde dos animais, ao evitar condições de stress, e optimizar a produção e a qualidade do leite.

    O conforto...

  • 01

    Culture & Art

    Fev 1, 2017

    O RITMO CALIENTE QUE ESTÁ A ATRAIR O TURISMO

    Elevado, recentemente, a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o "Merengue Dominicano", nascido na República Dominicana, é uma expressão corporal e cultural enraízada na identidade do povo dominicano. Com ritmo veloz e...

  • Certeca Showrooms

    Home & Design

    Dez 1, 2014

    A Renowned Trademark

    Located in the main region of Portuguese ceramics tradition, CERTECA is a worldwide renowned ceramic tile trademark.