Business & Industry

Dez 1, 2016

ESTILO SUL-AMERICANO

A história ensina-nos que a primeira exportação de cabedais da Argentina para a Europa, foi efectuada por uma fábrica de curtumes em 1790. Por essa altura, a primeira razão para criar gado era o valor da sua pele, a carne era apenas um sub-produto.

Hoje, é precisamente o inverso, a carne é a principal razão para a criação de gado e a pele é um sub-produto. Ainda assim, a indústria de cabedais na Argentina continua a ser uma das mais antigas e tradicionais indústrias da terra natal de Diego Maradona e Leo Messi.

Estima-se que haja, neste país sul-americano, mais de 60 milhões de cabeças de gado a deambular pelas pampas, e apenas 12 milhões são mortos anualmente para satisfazer o apetite pela carne, dentro e fora de fronteiras.

O resultado é que há muita pele para a indústria do couro trabalhar.

Na Argentina existem quase 200 fábricas de curtumes que processam o couro e o transformam em sapatos, roupas e outros acessórios. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística Argentino (INDEC), o consumo de sapatos e outros acessórios em couro decresceu quase 30 por cento, em 2016. Como exemplo, a INDEC registou um défice de 28 milhões de calçado por vender e por produzir.

Anualmente, o país produz mais de 45 milhões de metros quadrados de couro granulado natural e está classificado como o quinto produtor mundial. Apenas 20 por cento de tudo isto, é transformado em calçado, roupas, acessórios e estofos para automóveis.

Na Argentina, a indústria de transformação de couro emprega 60 000 pessoas, e mesmo com a queda do sector transformador, parece manter-se forte e com vontade de sobreviver à crise internacional.

Os três maiores importadores de couro argentino são a China, os Estados Unidos da América e Itália. Este país sul-americano, contudo, não possui a estabilidade política e económica para desenvolver o sector da forma ideal, como acontece em Itália.

A Argentina tem uma tradição histórica e forte na confecção de produtos equestres -  como cabeções, rédeas, selas e botas – que são considerados os melhores do mundo.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...


  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...


  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Feel safe with Promet

    Searching for the right safe is sometimes a difficult task. For over 24 years the goal of Promet has been to answer your questions in an honest and clear way that cuts through all of the hype of other sources.

  • Mobilka

    Technology

    Dez 1, 2014

    Go Mobile

    With mobilka.de you can make mobile international calls affordable, without submitting to any obligations or contracts.

  • Food & Beverage

    Out 1, 2015

    Lacticínios da Irlanda

    Na Irlanda há a tradição no sector dos lacticínios. Entre 1770 e 1925, o mercado de exportação manteiga de Cork, no seu apogeu, era o maior do mundo. O movimento de cooperativas nasceu pela mão de Sir Horace Plunkett, e começou...