Business & Industry

Out 1, 2016

SÓLIDAS FUNDAÇÕES

O mundo não pára de nos surpreender e de evoluir no sentido de reciclar e reutilizar materiais, tornando-o um lugar mais amigo do ambiente e menos poluído. E, neste campo, a China está muito à frente. Conheça a empresa que usa impressoras 3D que reutilizam materiais de construção para edifícios.

Chama-se Yingchuang, e tornou-se na primeira empresa chinesa a construir edifícios usando impressoras 3D que compactam e reutilizam materiais de construção em alta velocidade.

Usando só quatro enormes impressoras 3D, a Yingchuang pode imprimir bases para dez estruturas de divisão, em apenas 24 horas, a um custo de aproximadamente 4500 EUR por estrutura.

Estas monumentais impressoras, fornecidas pela WinSun, medem 70 centímetros de altura, um metro de largura e quatro metros de comprimento. São operadas por um computador normal e utilizam outros desperdícios de materiais de construção como matéria-prima, que vão sendo compactados e depositados em camadas até à reprodução final do objecto fornecido pelo software.

Usando um projecto CAD como modelo, o computador controla um braço robótico que, com a ajuda de um endurecedor especial, vai depositando os materiais compactados em camadas que se vão sobrepondo até criar a estrutura final com a rigidez pretendida. Portanto, as estruturas são construídas por partes, na fábrica e as 24 horas despendidas na construção levam em conta o tempo que o material final necessita para secar. Depois, as peças são transportadas e montadas no local da construção.

A própria fábrica e o centro de pesquisas da Yingchuang foram construídos com recurso a este processo. A construção do complexo fabril demorou apenas um mês. Esta empresa tecnológica da área da construção não é a primeira a utilizar esta técnica, mas é pioneira na demonstração da sua eficácia na construção de grandes estruturas e de edifícios.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia do Sul, Estados Unidos da América, também demonstraram esta técnica de construção de prédios em menos de um dia. Contudo, a Yingchuang desenvolveu a técnica de tal forma, que consegue atingir o marco impressionante de construir uma estrutura de 185 m2 em menos de 20 horas.

Os detalhes que distinguem a Yingchuang, não ficam por aqui. A técnica que utiliza permite incorporar nos desenhos e acabamentos ligações às redes de abastecimento de água, recolha de esgotos e alimentação eléctrica, bem como a colocação de sensores e leitores electrónicos para monitorizar as condições de temperatura e de eficiência energética do edifício. Além disso, as impressoras também podem reproduzir os isolamentos térmicos e acústicos durante o processo de impressão.

Cada camada de betão reciclado pode atingir os 10 centímetros de espessura e 15 de altura, e os endurecedores especiais são aplicados durante o processo de impressão, assegurando assim a máxima dureza antes da aplicação da camada seguinte.

De realçar que, este processo oferece menos emissão de gases poluentes, garante que as partes impressas são à prova de água, têm uma melhor permeabilidade ao ar e conservam o calor assegurando uma maior eficiência energética.

Decoração de interiores

A empresa não deu por completo o seu trabalho, e foi mais longe na sua criatividade e objectivos na área da construção, criando, para isso, vários materiais complementares para decoração de interiores e de exteriores. Um dos exemplos é a Crazy Magic Stone – um tipo de material que pode substituir com facilidade as opções por pedra natural em projetos de decoração interior e de exterior, e todos os materiais utilizados na produção são naturais e recicláveis.

Estas placas de pedra têm em conta várias opções: são quatro vezes mais resistentes a choques ou a impactos; permitem a produção de placas com o mínimo de 6mm de espessura; a superfície é imune a riscos, mesmo que aplicadas com metais; podem ser produzidas em várias cores; são absolutamente não-poluentes e recicláveis; e a sua produção e instalação são muito mais baratas, se comparadas a outras pedras naturais.


Contacts – Contactos:

Suzhou Factory

No.1 Jingu Road (Crossroad of Dongfang Dadao and Jingu Road), Suzhou Indurstry Park, Suzhou, Jiaingsu
Tel: 0512-62994326

Fax: 0512-68121720

E-mail: yhbm@yhbm.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • cups-image-update2

    Food & Beverage

    Jun 1, 2016

    O QUE IMPORTA É A SAÚDE

    Em 1999, Janine Allis visitou os Estados Unidos da América – EUA, e reparou que havia bares de sumos e batidos em todo o lado. Sendo mãe trabalhadora, e defensora dos hábitos de alimentação conscientes, regressou à Austrália,...

  • burj-al-arab-royal-two-bedroom-suite-01-hero-copiar

    Lifestyle & Travel

    Out 1, 2016

    MIMAR O CLIENTE É UMA ORDEM NO DUBAI

    Construído numa ilha artificial, com uma vista privilegiada sobre o Golfo Árabe, sumptuosamente decorado, e capaz de lhe oferecer mordomias só imagináveis em sonhos, tais como suites em ouro e mármore, assim é o hotel Burj Al...

  • Watch1

    Technology

    Nov 1, 2016

    O RELÓGIO QUE FAZ TUDO

    O Fenix 3 HR mantém o aspecto e a beleza dos outros modelos desta gama com uma caixa robusta e muito atraente, aliada a uma bracelete em silicone rugosa, mas suficientemente sofisticada para se combinar com uma indumentária de executivo...


  • AllPhotosBBS

    Business & Industry

    Jul 1, 2016

    RODAS DE SONHO

    A BBS, empresa fabricante de jantes, mantém este ano a sua posição de topo no mercado, tornando-se uma referência para outros fabricantes. Foi eleita 'Melhor Roda em 2016' pelos leitores das revistas auto alemãs, "Auto-Motor...

  • Gold-mines

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    MINAS DE OURO ENFRENTAM NOVOS DESAFIOS

    Apesar da joalharia ser uma das principais indústrias consumidoras do minério de ouro, o consumo deste cresceu significativamente nas últimas décadas graças ao aumento do número de aparelhos electrónicos e das novas tecnologias...

  • 01 Lenzing

    Home & Design

    Set 1, 2016

    GARANTIA DE UM VERDADEIRO BOM DIA

    Um indivíduo passa em media oito a dez horas por dia a dormir. Para dormir bem, há que ter em conta a roupa de cama e o tipo de lençóis capazes de lhe proporcionar os melhores sonhos. Se ainda não tinha pensado nisso, experimente...


  • Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    Colorful and Traditional

    Moroccan Berber Carpets is a selection of wonderful hand woven carpets, rugs and interiors from the Berber tribes around Morocco.

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Escolha fácil

    A separação de produtos é obrigatória nas modernas unidades de processamento de artigos alimentares, tornando mais fácil e rápida a viagem de produtor até ao consumidor. A ASM fabrica alguns dos mais avançados sistemas de escolha...

  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Global mining for global needs

    Rio Tinto is a leading global mining group that focuses on finding, mining and processing the Earth's mineral resources. Since 1883, the company has expanded from a open-pit mine in Spain to a worldwide consortium of companies wich help...