Business & Industry

Out 1, 2016

SÓLIDAS FUNDAÇÕES

O mundo não pára de nos surpreender e de evoluir no sentido de reciclar e reutilizar materiais, tornando-o um lugar mais amigo do ambiente e menos poluído. E, neste campo, a China está muito à frente. Conheça a empresa que usa impressoras 3D que reutilizam materiais de construção para edifícios.

<

Chama-se Yingchuang, e tornou-se na primeira empresa chinesa a construir edifícios usando impressoras 3D que compactam e reutilizam materiais de construção em alta velocidade.

Usando só quatro enormes impressoras 3D, a Yingchuang pode imprimir bases para dez estruturas de divisão, em apenas 24 horas, a um custo de aproximadamente 4500 EUR por estrutura.

Estas monumentais impressoras, fornecidas pela WinSun, medem 70 centímetros de altura, um metro de largura e quatro metros de comprimento. São operadas por um computador normal e utilizam outros desperdícios de materiais de construção como matéria-prima, que vão sendo compactados e depositados em camadas até à reprodução final do objecto fornecido pelo software.

Usando um projecto CAD como modelo, o computador controla um braço robótico que, com a ajuda de um endurecedor especial, vai depositando os materiais compactados em camadas que se vão sobrepondo até criar a estrutura final com a rigidez pretendida. Portanto, as estruturas são construídas por partes, na fábrica e as 24 horas despendidas na construção levam em conta o tempo que o material final necessita para secar. Depois, as peças são transportadas e montadas no local da construção.

A própria fábrica e o centro de pesquisas da Yingchuang foram construídos com recurso a este processo. A construção do complexo fabril demorou apenas um mês. Esta empresa tecnológica da área da construção não é a primeira a utilizar esta técnica, mas é pioneira na demonstração da sua eficácia na construção de grandes estruturas e de edifícios.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia do Sul, Estados Unidos da América, também demonstraram esta técnica de construção de prédios em menos de um dia. Contudo, a Yingchuang desenvolveu a técnica de tal forma, que consegue atingir o marco impressionante de construir uma estrutura de 185 m2 em menos de 20 horas.

Os detalhes que distinguem a Yingchuang, não ficam por aqui. A técnica que utiliza permite incorporar nos desenhos e acabamentos ligações às redes de abastecimento de água, recolha de esgotos e alimentação eléctrica, bem como a colocação de sensores e leitores electrónicos para monitorizar as condições de temperatura e de eficiência energética do edifício. Além disso, as impressoras também podem reproduzir os isolamentos térmicos e acústicos durante o processo de impressão.

Cada camada de betão reciclado pode atingir os 10 centímetros de espessura e 15 de altura, e os endurecedores especiais são aplicados durante o processo de impressão, assegurando assim a máxima dureza antes da aplicação da camada seguinte.

De realçar que, este processo oferece menos emissão de gases poluentes, garante que as partes impressas são à prova de água, têm uma melhor permeabilidade ao ar e conservam o calor assegurando uma maior eficiência energética.

Decoração de interiores

A empresa não deu por completo o seu trabalho, e foi mais longe na sua criatividade e objectivos na área da construção, criando, para isso, vários materiais complementares para decoração de interiores e de exteriores. Um dos exemplos é a Crazy Magic Stone – um tipo de material que pode substituir com facilidade as opções por pedra natural em projetos de decoração interior e de exterior, e todos os materiais utilizados na produção são naturais e recicláveis.

Estas placas de pedra têm em conta várias opções: são quatro vezes mais resistentes a choques ou a impactos; permitem a produção de placas com o mínimo de 6mm de espessura; a superfície é imune a riscos, mesmo que aplicadas com metais; podem ser produzidas em várias cores; são absolutamente não-poluentes e recicláveis; e a sua produção e instalação são muito mais baratas, se comparadas a outras pedras naturais.


Contacts – Contactos:

Suzhou Factory

No.1 Jingu Road (Crossroad of Dongfang Dadao and Jingu Road), Suzhou Indurstry Park, Suzhou, Jiaingsu
Tel: 0512-62994326

Fax: 0512-68121720

E-mail: yhbm@yhbm.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...


  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...


  • 1

    Science & Nature

    Jun 1, 2015

    Gardening exotic straight from Africa

    Exotic plants are sought by gardeners all over the planet, making them part of a global business where beauty is more important than cost. South African flora is very unique in the world. Many species of succulents only grow in South...

  • Razor Clams in Brine

    Food & Beverage

    Set 1, 2015

    With Quality and Environment in Mind

    Frinsa is one of the largest European manufacturers of canned tuna fish and seafood. The company was founded in Ribeira, Galicia, Spain, in 1961.

  • 1902 mannequin

    Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Chantelle

    French lingerie – one of life's finest pleasures – is a definitive symbol of the feminine mystique. The idea that something so small could have such timeless appeal speaks volumes about French sensibility, and an allure that defies...