Business & Industry

Out 1, 2016

SÓLIDAS FUNDAÇÕES

O mundo não pára de nos surpreender e de evoluir no sentido de reciclar e reutilizar materiais, tornando-o um lugar mais amigo do ambiente e menos poluído. E, neste campo, a China está muito à frente. Conheça a empresa que usa impressoras 3D que reutilizam materiais de construção para edifícios.

<

Chama-se Yingchuang, e tornou-se na primeira empresa chinesa a construir edifícios usando impressoras 3D que compactam e reutilizam materiais de construção em alta velocidade.

Usando só quatro enormes impressoras 3D, a Yingchuang pode imprimir bases para dez estruturas de divisão, em apenas 24 horas, a um custo de aproximadamente 4500 EUR por estrutura.

Estas monumentais impressoras, fornecidas pela WinSun, medem 70 centímetros de altura, um metro de largura e quatro metros de comprimento. São operadas por um computador normal e utilizam outros desperdícios de materiais de construção como matéria-prima, que vão sendo compactados e depositados em camadas até à reprodução final do objecto fornecido pelo software.

Usando um projecto CAD como modelo, o computador controla um braço robótico que, com a ajuda de um endurecedor especial, vai depositando os materiais compactados em camadas que se vão sobrepondo até criar a estrutura final com a rigidez pretendida. Portanto, as estruturas são construídas por partes, na fábrica e as 24 horas despendidas na construção levam em conta o tempo que o material final necessita para secar. Depois, as peças são transportadas e montadas no local da construção.

A própria fábrica e o centro de pesquisas da Yingchuang foram construídos com recurso a este processo. A construção do complexo fabril demorou apenas um mês. Esta empresa tecnológica da área da construção não é a primeira a utilizar esta técnica, mas é pioneira na demonstração da sua eficácia na construção de grandes estruturas e de edifícios.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia do Sul, Estados Unidos da América, também demonstraram esta técnica de construção de prédios em menos de um dia. Contudo, a Yingchuang desenvolveu a técnica de tal forma, que consegue atingir o marco impressionante de construir uma estrutura de 185 m2 em menos de 20 horas.

Os detalhes que distinguem a Yingchuang, não ficam por aqui. A técnica que utiliza permite incorporar nos desenhos e acabamentos ligações às redes de abastecimento de água, recolha de esgotos e alimentação eléctrica, bem como a colocação de sensores e leitores electrónicos para monitorizar as condições de temperatura e de eficiência energética do edifício. Além disso, as impressoras também podem reproduzir os isolamentos térmicos e acústicos durante o processo de impressão.

Cada camada de betão reciclado pode atingir os 10 centímetros de espessura e 15 de altura, e os endurecedores especiais são aplicados durante o processo de impressão, assegurando assim a máxima dureza antes da aplicação da camada seguinte.

De realçar que, este processo oferece menos emissão de gases poluentes, garante que as partes impressas são à prova de água, têm uma melhor permeabilidade ao ar e conservam o calor assegurando uma maior eficiência energética.

Decoração de interiores

A empresa não deu por completo o seu trabalho, e foi mais longe na sua criatividade e objectivos na área da construção, criando, para isso, vários materiais complementares para decoração de interiores e de exteriores. Um dos exemplos é a Crazy Magic Stone – um tipo de material que pode substituir com facilidade as opções por pedra natural em projetos de decoração interior e de exterior, e todos os materiais utilizados na produção são naturais e recicláveis.

Estas placas de pedra têm em conta várias opções: são quatro vezes mais resistentes a choques ou a impactos; permitem a produção de placas com o mínimo de 6mm de espessura; a superfície é imune a riscos, mesmo que aplicadas com metais; podem ser produzidas em várias cores; são absolutamente não-poluentes e recicláveis; e a sua produção e instalação são muito mais baratas, se comparadas a outras pedras naturais.


Contacts – Contactos:

Suzhou Factory

No.1 Jingu Road (Crossroad of Dongfang Dadao and Jingu Road), Suzhou Indurstry Park, Suzhou, Jiaingsu
Tel: 0512-62994326

Fax: 0512-68121720

E-mail: yhbm@yhbm.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...


  • the7virtues1

    Science & Nature

    Set 24, 2018

    The 7 Virtues

    Fragrâncias exóticas e humanitárias

    As palavras "sustentabilidade" e "comércio justo" são frequentemente discutidas nos últimos tempos, principalmente na área de alimentos e agricultura. Mas...

  • nokia-3310-comparaison

    Technology

    Jun 1, 2017

    PARA OS NOSTÁLGICOS

    Se existe um telefone que desperta nostalgia, esse telefone é o Nokia 3301. É um dos telefones mais populares de sempre, relembrado por sua quase indestrutibilidade, bateria de longa duração e o lendário jogo Snake (bom, Snake...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...


  • Carnival

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    The Best Parties in the World

    Carnival is a worldwide phenomenon, an outburst of tradition and joy that engulfs locals while providing photogenic entertainment for travelers lucky enough to crash the party.

  • The Country with a Ministry of Happiness

    Lifestyle & Travel

    Fev 29, 2016

    O País com um Ministério da Felicidade

    O Butão é o único Estado no mundo que anuncia a sua religião oficial, a "herança espiritual", como sendo o Budismo Tântrico. É por isso que o Governo butanês tem como objectivo principal a felicidade de cada cidadão, consagrado...

  • Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

    Luxury & Fashion

    Jan 31, 2016

    Conduza o Luxo

    Todos os anos, o mercado automóvel de luxo recebe novos modelos. Alguns dos maiores nomes da indústria têm sido o motor dos mercados, ao introduzir modelos que se tornaram icónicos e respeitados em todo o mundo. Mas aproxima-se nova...