Technology

Fev 1, 2018

SANTUÁRIO DO SONO

Chama-se Kokoon e foi financiado através do contributo da comunidade da plataforma de investimento Kickstarter, alcançando quase 2 milhões de euros de fundos e tendo já o primeiro lote de fabrico de 10.000 unidades praticamente esgotado.

Por JOÃO BOTEQUILHA

A Kokoon Technology nasceu em Londres, em 2013, pelas mãos de um grupo de quatro empreendedores, com um objectivo simples: tornar a experiência do sono com auscultadores possível, sem as dores nos ouvidos causada pela pressão pelos mesmos, com regulação automática do volume, à medida que vamos caindo no sono profundo, destinado a todos os que não conseguem dormir profundamente.

A vida moderna, a ansiedade, o stress, o álcool, a nicotina, o ruído e os distúrbios que estes e outros factores acarretam, tornaram o nosso suposto estado natural de sono numa espécie de mito.

Desde o conhecido "sonhar acordado", sem entrar no estado de repouso cerebral completo, um sono repousante é, para 30% da população mundial, verdadeiramente apenas um sonho. Muitos começam agora a descobrir que um terço das suas vidas estão a ser desperdiçadas com noites "mal dormidas", desejando entrar no puro estado de inconsciência natural.

E foi durante uma destas noites de insónia, que a ideia para o Kokoon nasceu. Não querendo ir pelo caminho da medicação e frustrados pela falta de soluções físicas no mercado, foi decidido que algo tinha de ser feito. Apesar do som ser a forma mais efectiva de induzir ao sono profundo, a verdade é que nunca existiram soluções capazes de o tornar possível. Os auscultadores ficam quentes, algumas vezes suados, as dores começam a fazer-se sentir e a música acorda-nos quando começamos a entrar profundamente no sono, dificultando a "desconexão" do nosso dia-a-dia quando tentamos entrar no nosso estado subconsciente.

A ideia dos auscultadores Kokoon é justamente erradicar todos estes problemas, apresentando uma solução simples, confortável, com áudio induzido e cancelamento do ruído exterior, criando uma espécie de casulo. Tudo começou pelo conforto: as pessoas não vão dormir com acessórios extra, por isso os auscultadores precisavam de ser confortáveis e algo que as pessoas gostassem de usar a dormir.

Isto significou que a equipa teria de fugir do design convencional de auscultadores e focar-se na forma e perfil, utilizando o material 'FlexMould' para as copas exteriores, que se molda anatomicamente e é revestido a algodão com almofadas respiráveis com 'Cool Gel' para as orelhas – assim como o sistema 'Bluetooth' de baixo consumo de energia, permitindo atingir as 11 horas de funcionamento – esta solução sem fios elimina todos os problemas acima referidos.

Depois de resolvida a questão do conforto, a equipa virou-se para o áudio, com o objectivo de assegurar que o volume vai diminuindo gradualmente à medida que vamos entrando num estado de sono profundo. Isto levou ao desenvolvimento de sensores cerebrais que detectam o nosso estado actual. Os sensores embutidos 'EEG' (medidores eletroencefalográficos), são utilizados para medir a actividade cerebral, que determina o nosso estado de sono, mantendo o volume do áudio nivelado a cada ciclo, diminuindo gradualmente, para depois aumentar da mesma maneira de acordo com o acerto do alarme, por exemplo.

A redução de ruído permite um sono profundo, criando um santuário enquanto dormimos – pelo menos é assim que esta equipa de quatro elementos encara o projecto. A simplicidade sempre foi a chave do design, por isso tudo o que temos de fazer é carregar no 'play'.

O Kokoon é também criado em parceria com a reputada marca de produtos áudio japonesa Onkyo, trazendo ainda mais qualidade ao produto que promete ser revolucionário e acabar com as teimosas insónias, que dificultam a experiência do sono a uma grande parte da população mundial. Os auscultadores poderão ser comprados através do site oficial; assim como, quem quiser, poderá também contribuir para o seu desenvolvimento.

Contacto * www.kokoon.io * Unit M1 – Bizspace * 245 Coldharbour Lane – London, SW9 8RR * United Kingdom * Tel.: +44 08740486

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...


  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?


  • Business & Industry

    Out 1, 2015

    Marcas Globais para Necessidades Globais

    Henkel é um nome conhecido em todo o mundo. A companhia tornou-se reconhecida pelos seus produtos de limpeza para a casa e indústria, mas cresceu durante mais de um século até se tornar um fornecedor global e líder de marcas e tecnologias.

    ...

  • Depositphotos_56439687_xl-2015

    Sport

    Jan 1, 2018

    QUE COMECEM OS JOGOS

    Após o êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e da Taça das Confederações de Futebol realizada em 4 cidades da Rússia no Verão de 2017, envolvendo 8 selecções e que teve a Alemanha, o Chile e Portugal nos primeiros...

  • Technology

    Out 1, 2015

    Tecnologias de Futuro - Preparar. Apontar. Disparar

    Todos os dias mais e mais pessoas usam os seus smartphones para... Bem, para tudo. Um dos primeiros usos dos modernos telefones - além de fazerem chamadas e gerir mensages de texto e emails - tem...