Technology

Fev 1, 2018

SANTUÁRIO DO SONO

Chama-se Kokoon e foi financiado através do contributo da comunidade da plataforma de investimento Kickstarter, alcançando quase 2 milhões de euros de fundos e tendo já o primeiro lote de fabrico de 10.000 unidades praticamente esgotado.

<

Por JOÃO BOTEQUILHA

A Kokoon Technology nasceu em Londres, em 2013, pelas mãos de um grupo de quatro empreendedores, com um objectivo simples: tornar a experiência do sono com auscultadores possível, sem as dores nos ouvidos causada pela pressão pelos mesmos, com regulação automática do volume, à medida que vamos caindo no sono profundo, destinado a todos os que não conseguem dormir profundamente.

A vida moderna, a ansiedade, o stress, o álcool, a nicotina, o ruído e os distúrbios que estes e outros factores acarretam, tornaram o nosso suposto estado natural de sono numa espécie de mito.

Desde o conhecido "sonhar acordado", sem entrar no estado de repouso cerebral completo, um sono repousante é, para 30% da população mundial, verdadeiramente apenas um sonho. Muitos começam agora a descobrir que um terço das suas vidas estão a ser desperdiçadas com noites "mal dormidas", desejando entrar no puro estado de inconsciência natural.

E foi durante uma destas noites de insónia, que a ideia para o Kokoon nasceu. Não querendo ir pelo caminho da medicação e frustrados pela falta de soluções físicas no mercado, foi decidido que algo tinha de ser feito. Apesar do som ser a forma mais efectiva de induzir ao sono profundo, a verdade é que nunca existiram soluções capazes de o tornar possível. Os auscultadores ficam quentes, algumas vezes suados, as dores começam a fazer-se sentir e a música acorda-nos quando começamos a entrar profundamente no sono, dificultando a "desconexão" do nosso dia-a-dia quando tentamos entrar no nosso estado subconsciente.

A ideia dos auscultadores Kokoon é justamente erradicar todos estes problemas, apresentando uma solução simples, confortável, com áudio induzido e cancelamento do ruído exterior, criando uma espécie de casulo. Tudo começou pelo conforto: as pessoas não vão dormir com acessórios extra, por isso os auscultadores precisavam de ser confortáveis e algo que as pessoas gostassem de usar a dormir.

Isto significou que a equipa teria de fugir do design convencional de auscultadores e focar-se na forma e perfil, utilizando o material 'FlexMould' para as copas exteriores, que se molda anatomicamente e é revestido a algodão com almofadas respiráveis com 'Cool Gel' para as orelhas – assim como o sistema 'Bluetooth' de baixo consumo de energia, permitindo atingir as 11 horas de funcionamento – esta solução sem fios elimina todos os problemas acima referidos.

Depois de resolvida a questão do conforto, a equipa virou-se para o áudio, com o objectivo de assegurar que o volume vai diminuindo gradualmente à medida que vamos entrando num estado de sono profundo. Isto levou ao desenvolvimento de sensores cerebrais que detectam o nosso estado actual. Os sensores embutidos 'EEG' (medidores eletroencefalográficos), são utilizados para medir a actividade cerebral, que determina o nosso estado de sono, mantendo o volume do áudio nivelado a cada ciclo, diminuindo gradualmente, para depois aumentar da mesma maneira de acordo com o acerto do alarme, por exemplo.

A redução de ruído permite um sono profundo, criando um santuário enquanto dormimos – pelo menos é assim que esta equipa de quatro elementos encara o projecto. A simplicidade sempre foi a chave do design, por isso tudo o que temos de fazer é carregar no 'play'.

O Kokoon é também criado em parceria com a reputada marca de produtos áudio japonesa Onkyo, trazendo ainda mais qualidade ao produto que promete ser revolucionário e acabar com as teimosas insónias, que dificultam a experiência do sono a uma grande parte da população mundial. Os auscultadores poderão ser comprados através do site oficial; assim como, quem quiser, poderá também contribuir para o seu desenvolvimento.

Contacto * www.kokoon.io * Unit M1 – Bizspace * 245 Coldharbour Lane – London, SW9 8RR * United Kingdom * Tel.: +44 08740486

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...


  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...


  • Hyperloop1

    Mecanica e Locomoção

    Dez 1, 2016

    HYPERLOOP ONE - REALIDADE SURREAL

    A ideia original de Elon Musk (apresentada pela primeira vez em 2013, pelo patrão da tecnológica americana, Tesla), que parecia uma visão futurista e inatingível, ganha forma nas áridas paisagens de Abu Dhabi, Emirados Árabes...

  • water3

    Helthcare & Wellness

    Nov 1, 2016

    ÁGUA PARA VIVER, ÁGUA PARA DAR

    Vivemos numa era em que a dieta está cheia de alimentos e de bebidas ácidas. No entanto, o nosso corpo precisa de um equilíbrio entre a acidez e a alcalinidade para funcionar correctamente. A alcalinidade, no geral, promove e mantém...

  • 71PSsUIws9L._SL1500_

    Home & Design

    Dez 1, 2017

    POUPAR NA MOBÍLIA

    A Catastrophic Creations teve um começo extremamente humilde. Em 2013, o casal Mike e Megan começaram a empresa no quarto de hóspedes do seu apartamento, num terceiro andar, com duas serras, extrema boa vontade e o intuito de construir...