Culture & Art

Mai 1, 2017

ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte, acessíveis apenas aos bolsos mais abastados.

<

Gordon Pembridge é um artista com dupla nacionalidade, queniana – onde nasceu e viveu os primeiros dez anos de vida – e neozelandesa, onde reside actualmente. Durante o tempo em que viveu no Quénia, teve a sorte de poder usufruir, descobrir e aventurar-se no mato e nas selvas africanas, desenvolvendo uma grande paixão pela história natural desses locais mágicos.

Mais tarde, o artista passaria a viver com a família em Wanganui, na Nova Zelândia, onde frequentou uma escola de arte, fez vários cursos de design e escolheu seguir uma carreira dedicada à fotografia. Actualmente, a vida profissional levou-o a desenvolver outras competências, ligadas ao design gráfico, design 3D, belas-artes, ilustração, imagem digital e, claro, à fotografia.

Na Nova Zelândia, Gordon foi invadido pela beleza imensa da natureza local, da sensação ímpar de desfrutar de um ar literalmente livre, onde aproveitou para se dedicar a outro tipo de actividades, como a caça, a pesca e o mergulho. Durante o seu crescimento num local tão privilegiado, Gordon dizia «sinto-me como se tivesse nascido para amar cada arbusto da Nova Zelândia, a sua flora e fauna únicas».

Da mesma forma que apreciava a Mãe Natureza e as suas árvores, o artista pensava na madeira, no valor e na utilidade desta, tornando-se grande apreciador do woodturning – ou a arte de esculpir a madeira.

Resolveu então ligar as duas paixões, retratando cenas da natureza selvagem do Quénia que trouxe na memória e da Nova Zelândia, onde vive e que continua a explorar, dando assim vida a vasos impressionantes e únicos, elaborados em madeira esculpida que incorporam elementos da história natural destes lugares.

A maior parte da madeira que usa para esculpir os vasos é obtida a partir das árvores abatidas por tempestades, que depois molda com um torno. Todavia, a verdadeira magia acontece quando esculpe meticulosamente animais em cenas da vida selvagem incrivelmente detalhadas, usando apenas um gravador de madeiras de alta velocidade.

Um trabalho que se completa com a aplicação de cor. Gordon é especialista em composições e montagem de cores que aplica com um aerógrafo - um instrumento utilizado para elaborar pinturas e gravuras por meio da pulverização proveniente de uma fonte de ar comprimido.

A sua primeira aventura em woodturning aconteceu em 2004, na "South Auckland Woodturners Guild", a maior e mais conceituada Associação de Woodturners da Nova Zelândia, fundada em 1988. Foi lá que Gordon desenvolveu uma série de peças finas, construídas como que com uma fenda perfurada, com tamanho detalhe que se tornaram peças ímpares e, consequentemente na sua assinatura.

Explorar os limites do woodturning é um desafio para este artista, no mínimo singular. Depois de escolher e trabalhar a madeira, segue-se a escultura de desenhos intrincados feita manualmente na madeira, conferindo uma nova vida à Mãe Natureza, particularmente bela, nos locais onde teve e tem a sorte de nascer e crescer. «Assim, mesmo que algo aconteça a esta história natural, que merece todo o nosso respeito, pois tem uma vida própria que o Homem jamais conseguirá dominar, ela ficará para sempre esculpida na minha memória e nestes vasos, no caso de quem, como eu, a quiser guardar», explica Gordon.

A aventura está-lhe no ADN, pelo que Gordon não pára de explorar novos caminhos, artes, influências e técnicas. Recentemente, começou a elaborar gravuras manualmente, mas em aço e metais preciosos. Pelo caminho arrecadou prémios como o "Supreme Exhibit, Royal Easter Show 1st Ornamental", em 2016 e o "Supreme Exhibit in Show, Royal Easter Show, Auckland, New Zeland", em 2014. Participa igualmente em exposições, a última foi em 2016, na "SOFA Chicago, World Art Dubai Gallerique, Roal Easter Show", com o tema: "Turned Sculpted Wood".

Se ficou curioso e quer adquirir uma peça de Gordon, pode fazê-lo através do endereço electrónico: gordon@gordonpembridge.com. Tenha presente que são peças únicas, cujo preço não é acessível a qualquer bolso, mas com valor incalculável.

Contacts – Contactos:

Gordon Pembridge Design Ltd

Waiuku 2123

New Zealand

Tel.: 021 129 4478

Email: gordon@gordonpembridge.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • 4897642457_ef0740e0eb_b

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    NATURALMENTE INDUSTRIAL

    A vida não é fácil para os arquitectos e designers de interiores que gostam de usar materiais naturais na cobertura de grandes superfícies. Muitas vezes, a escolha certa, é o pior pesadelo quando procuram um fornecedor fiável...

  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."


  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...


  • 1

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    Soft and cozy only from Vitebsk

    The carpet in the house carries out some functions: warms a floor, gives a cosiness and integrity to an interior, connecting in harmonious unity its separate components. Therefore the given accessory choose in conformity with style of...

  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Go For the Extremes

    Vostok Europe is a Lithuanian brand of watches which was established in 2003, and debuted its first line of timepieces in 2004. Aimed at the Western European market, these watches are assembled by the KoLiz-Vostok company of Vilnius.

    ...

  • CRW_6401 - Copy-min

    Science & Nature

    Mai 1, 2016

    A PARALISIA CEREBRAL NÃO É UMA DOENÇA RARA NEM EM EXTINÇÃO

    Nos últimos anos, muito se tem falado nas doenças raras, ou seja aquelas que têm uma prevalência inferior a um em 2000 cidadãos. Esta chamada de atenção à sociedade sobre a vulnerabilidade e as especificidades duma minoria de...