Culture & Art

Mai 1, 2017

ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte, acessíveis apenas aos bolsos mais abastados.

Gordon Pembridge é um artista com dupla nacionalidade, queniana – onde nasceu e viveu os primeiros dez anos de vida – e neozelandesa, onde reside actualmente. Durante o tempo em que viveu no Quénia, teve a sorte de poder usufruir, descobrir e aventurar-se no mato e nas selvas africanas, desenvolvendo uma grande paixão pela história natural desses locais mágicos.

Mais tarde, o artista passaria a viver com a família em Wanganui, na Nova Zelândia, onde frequentou uma escola de arte, fez vários cursos de design e escolheu seguir uma carreira dedicada à fotografia. Actualmente, a vida profissional levou-o a desenvolver outras competências, ligadas ao design gráfico, design 3D, belas-artes, ilustração, imagem digital e, claro, à fotografia.

Na Nova Zelândia, Gordon foi invadido pela beleza imensa da natureza local, da sensação ímpar de desfrutar de um ar literalmente livre, onde aproveitou para se dedicar a outro tipo de actividades, como a caça, a pesca e o mergulho. Durante o seu crescimento num local tão privilegiado, Gordon dizia «sinto-me como se tivesse nascido para amar cada arbusto da Nova Zelândia, a sua flora e fauna únicas».

Da mesma forma que apreciava a Mãe Natureza e as suas árvores, o artista pensava na madeira, no valor e na utilidade desta, tornando-se grande apreciador do woodturning – ou a arte de esculpir a madeira.

Resolveu então ligar as duas paixões, retratando cenas da natureza selvagem do Quénia que trouxe na memória e da Nova Zelândia, onde vive e que continua a explorar, dando assim vida a vasos impressionantes e únicos, elaborados em madeira esculpida que incorporam elementos da história natural destes lugares.

A maior parte da madeira que usa para esculpir os vasos é obtida a partir das árvores abatidas por tempestades, que depois molda com um torno. Todavia, a verdadeira magia acontece quando esculpe meticulosamente animais em cenas da vida selvagem incrivelmente detalhadas, usando apenas um gravador de madeiras de alta velocidade.

Um trabalho que se completa com a aplicação de cor. Gordon é especialista em composições e montagem de cores que aplica com um aerógrafo - um instrumento utilizado para elaborar pinturas e gravuras por meio da pulverização proveniente de uma fonte de ar comprimido.

A sua primeira aventura em woodturning aconteceu em 2004, na "South Auckland Woodturners Guild", a maior e mais conceituada Associação de Woodturners da Nova Zelândia, fundada em 1988. Foi lá que Gordon desenvolveu uma série de peças finas, construídas como que com uma fenda perfurada, com tamanho detalhe que se tornaram peças ímpares e, consequentemente na sua assinatura.

Explorar os limites do woodturning é um desafio para este artista, no mínimo singular. Depois de escolher e trabalhar a madeira, segue-se a escultura de desenhos intrincados feita manualmente na madeira, conferindo uma nova vida à Mãe Natureza, particularmente bela, nos locais onde teve e tem a sorte de nascer e crescer. «Assim, mesmo que algo aconteça a esta história natural, que merece todo o nosso respeito, pois tem uma vida própria que o Homem jamais conseguirá dominar, ela ficará para sempre esculpida na minha memória e nestes vasos, no caso de quem, como eu, a quiser guardar», explica Gordon.

A aventura está-lhe no ADN, pelo que Gordon não pára de explorar novos caminhos, artes, influências e técnicas. Recentemente, começou a elaborar gravuras manualmente, mas em aço e metais preciosos. Pelo caminho arrecadou prémios como o "Supreme Exhibit, Royal Easter Show 1st Ornamental", em 2016 e o "Supreme Exhibit in Show, Royal Easter Show, Auckland, New Zeland", em 2014. Participa igualmente em exposições, a última foi em 2016, na "SOFA Chicago, World Art Dubai Gallerique, Roal Easter Show", com o tema: "Turned Sculpted Wood".

Se ficou curioso e quer adquirir uma peça de Gordon, pode fazê-lo através do endereço electrónico: gordon@gordonpembridge.com. Tenha presente que são peças únicas, cujo preço não é acessível a qualquer bolso, mas com valor incalculável.

Contacts – Contactos:

Gordon Pembridge Design Ltd

Waiuku 2123

New Zealand

Tel.: 021 129 4478

Email: gordon@gordonpembridge.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...


  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...


  • Technology

    Out 1, 2015

    Tecnologias de Futuro - Preparar. Apontar. Disparar

    Todos os dias mais e mais pessoas usam os seus smartphones para... Bem, para tudo. Um dos primeiros usos dos modernos telefones - além de fazerem chamadas e gerir mensages de texto e emails - tem...

  • CottonPlant

    Culture & Art

    Jul 1, 2015

    Weaves of cotton

    Pakistan is today one of the main producers of textiles in the world, accounting for about 9 % of the textile needs, producing several types of textile products: cotton spinning (yarn), cotton weaving (cloth), cotton fabric, home textiles,...

  • 1.-Competir-Formacao-Form-to-Grow

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    FORMAR PARA CRESCER

    A empresa líder de mercado, mostra a qualidade que a distingue há 24 anos. Os recursos humanos qualificados e a excelência nos serviços prestados colocam a Competir mais uma vez em Nº1 no mercado da formação.