Home & Design

Set 28, 2018

SCRIBIT

O seu espaço ao seu gosto

Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies planas, nomeadamente paredes.

<


Muito inteligente, sim, mas talvez possa não ser algo que facilmente se torne um produto comercial, embora o foco de utilização do produto vá ao encontro da procura específica deste tipo de personalização, principalmente nos lares dos dias de hoje.

Tal como a anterior versão de menor dimensão, também com uso direcionado para interiores – uma 'plotter' vertical – também produzida pela empresa e lançada em 2015, o Scribit movimenta-se direccionalmente sobre dois eixos verticais e horizontais, em superfícies tais como paredes, janelas ou quadros, produzindo imagens ou texto a gosto. O dispositivo circular em alumínio é suspenso por via de dois cabos diagonais, de peso leve e pode ser montado em apenas cinco minutos, exigindo nada mais do que duas fixações e alimentação eléctrica.

O Scribit vem equipado com quatro marcadores, de tinta apagável, de cores diferentes, juntamente com uma borracha, oferecendo assim a possibilidade de "apagar" os seus antigos desenhos, assim como criar novos trabalhos na mesma área. O seu funcionamento fica a cargo de uma 'app' para fazer o 'upload' de imagens ou textos para o robô conectado à internet e para informá-lo das dimensões do espaço em que irá ser desenhado esse conteúdo.

Este inovador produto de Carlo Ratti não deixa de ser uma pequena impressora, mas com grandes "ambições", dando a oportunidade e capacidade de assumir as maiores superfícies possíveis. 

Numa era em que assistimos à cada vez maior procura por personalizações em casa, ou mesmo noutros espaços, este robô permite aos utilizadores a liberdade de desenhar e personalizar paredes, quadros brancos, pedaços de vidro e outras superfícies, com precisão milimétrica através de coordenadas programadas, permitindo assim criar obras de arte, fazendo uso de marcadores CMYK.

"Estamos totalmente invadidos pela informação que recebemos e despendemos demasiado do nosso tempo diante de uma ou outra forma de conteúdo digital, seja uma TV, um PC, um tablet ou um smartphone. Será que queremos mesmo adicionar mais ecrãs digitais à nossa vida?", questiona Ratti, sócio-fundador da CRA e director do 'Senseable City Lab' no 'Massachusetts Institute of Technology (MIT)'. "O Scribit oferece uma alternativa às pessoas, face aos elevados custos cobrados pelas empresas do ramo, com um sistema robótico que desenha em qualquer tipo de superfície vertical, seguindo um acto primordial praticado pela humanidade ao longo de milhões de anos, desde os primeiros desenhos em grutas".

A CRA desvendou o Scribit oficialmente em Abril de 2016, num salão de design internacional e está actualmente numa campanha de 'crowdfunding' em andamento desde o início do mês de Junho, com unidades a serem marcadas no valor mínimo de €199,00 de investimento, através da plataforma Kickstarter.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.



  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável


  • Depositphotos_56439687_xl-2015

    Sport

    Jan 1, 2018

    QUE COMECEM OS JOGOS

    Após o êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e da Taça das Confederações de Futebol realizada em 4 cidades da Rússia no Verão de 2017, envolvendo 8 selecções e que teve a Alemanha, o Chile e Portugal nos primeiros...

  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Dry babies are happy babies

    The awareness of the necessities of a child led to the consistent innovation and improvement in Dodot diapers, always looking towards the well-being of both children and parents. Today, Dodot products continue to be improved, as they...

  • FAIRY-TALESJ_1_030_WYBF136_back

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2016

    BEHIND THE CURTAIN OF THE JEWELLERY THEATRE

    Today, "Your VIP Partner" invites you to peep behind the curtain of an unusual theatre, whose actors are of overwhelming beauty - unique pieces of jewellery. The furniture, sound, colour, smells, light, movement, all is of great importance...