Home & Design

Set 28, 2018

SCRIBIT

O seu espaço ao seu gosto

Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies planas, nomeadamente paredes.


Muito inteligente, sim, mas talvez possa não ser algo que facilmente se torne um produto comercial, embora o foco de utilização do produto vá ao encontro da procura específica deste tipo de personalização, principalmente nos lares dos dias de hoje.

Tal como a anterior versão de menor dimensão, também com uso direcionado para interiores – uma 'plotter' vertical – também produzida pela empresa e lançada em 2015, o Scribit movimenta-se direccionalmente sobre dois eixos verticais e horizontais, em superfícies tais como paredes, janelas ou quadros, produzindo imagens ou texto a gosto. O dispositivo circular em alumínio é suspenso por via de dois cabos diagonais, de peso leve e pode ser montado em apenas cinco minutos, exigindo nada mais do que duas fixações e alimentação eléctrica.

O Scribit vem equipado com quatro marcadores, de tinta apagável, de cores diferentes, juntamente com uma borracha, oferecendo assim a possibilidade de "apagar" os seus antigos desenhos, assim como criar novos trabalhos na mesma área. O seu funcionamento fica a cargo de uma 'app' para fazer o 'upload' de imagens ou textos para o robô conectado à internet e para informá-lo das dimensões do espaço em que irá ser desenhado esse conteúdo.

Este inovador produto de Carlo Ratti não deixa de ser uma pequena impressora, mas com grandes "ambições", dando a oportunidade e capacidade de assumir as maiores superfícies possíveis. 

Numa era em que assistimos à cada vez maior procura por personalizações em casa, ou mesmo noutros espaços, este robô permite aos utilizadores a liberdade de desenhar e personalizar paredes, quadros brancos, pedaços de vidro e outras superfícies, com precisão milimétrica através de coordenadas programadas, permitindo assim criar obras de arte, fazendo uso de marcadores CMYK.

"Estamos totalmente invadidos pela informação que recebemos e despendemos demasiado do nosso tempo diante de uma ou outra forma de conteúdo digital, seja uma TV, um PC, um tablet ou um smartphone. Será que queremos mesmo adicionar mais ecrãs digitais à nossa vida?", questiona Ratti, sócio-fundador da CRA e director do 'Senseable City Lab' no 'Massachusetts Institute of Technology (MIT)'. "O Scribit oferece uma alternativa às pessoas, face aos elevados custos cobrados pelas empresas do ramo, com um sistema robótico que desenha em qualquer tipo de superfície vertical, seguindo um acto primordial praticado pela humanidade ao longo de milhões de anos, desde os primeiros desenhos em grutas".

A CRA desvendou o Scribit oficialmente em Abril de 2016, num salão de design internacional e está actualmente numa campanha de 'crowdfunding' em andamento desde o início do mês de Junho, com unidades a serem marcadas no valor mínimo de €199,00 de investimento, através da plataforma Kickstarter.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...


  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • 74578418-4108-11e8-ab09-36e8e67fb996_1320x770_081421

    Research & Education

    Mai 31, 2018

    A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

    Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo


  • 01

    Technology

    Jan 1, 2017

    AS MUDANÇAS NO MUNDO E NA SUA VIDA

    Ainda se lembra de como era a sua vida há dez anos? Consegue identificar tudo o que mudou, entretanto? Consegue apontar as tarefas e deveres quotidianos com que se deixou de preocupar? Ainda sabe em que ano adquiriu "aquele robot...

  • Restroom

    Home & Design

    Jan 1, 2015

    Generations building for Generations

    From humble beginnings as a small bricklaying business, in the course of the last few decades WilmsHaus became a renowned and established construction company. 

  • Food & Beverage

    Set 1, 2015

    Versatile Sunflower

    Sunflower seeds are the gift of the beautiful sunflower that has rays of petals emanating from its bright yellow, seed-studded center.