Home & Design

Set 28, 2018

SCRIBIT

O seu espaço ao seu gosto

Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies planas, nomeadamente paredes.

<


Muito inteligente, sim, mas talvez possa não ser algo que facilmente se torne um produto comercial, embora o foco de utilização do produto vá ao encontro da procura específica deste tipo de personalização, principalmente nos lares dos dias de hoje.

Tal como a anterior versão de menor dimensão, também com uso direcionado para interiores – uma 'plotter' vertical – também produzida pela empresa e lançada em 2015, o Scribit movimenta-se direccionalmente sobre dois eixos verticais e horizontais, em superfícies tais como paredes, janelas ou quadros, produzindo imagens ou texto a gosto. O dispositivo circular em alumínio é suspenso por via de dois cabos diagonais, de peso leve e pode ser montado em apenas cinco minutos, exigindo nada mais do que duas fixações e alimentação eléctrica.

O Scribit vem equipado com quatro marcadores, de tinta apagável, de cores diferentes, juntamente com uma borracha, oferecendo assim a possibilidade de "apagar" os seus antigos desenhos, assim como criar novos trabalhos na mesma área. O seu funcionamento fica a cargo de uma 'app' para fazer o 'upload' de imagens ou textos para o robô conectado à internet e para informá-lo das dimensões do espaço em que irá ser desenhado esse conteúdo.

Este inovador produto de Carlo Ratti não deixa de ser uma pequena impressora, mas com grandes "ambições", dando a oportunidade e capacidade de assumir as maiores superfícies possíveis. 

Numa era em que assistimos à cada vez maior procura por personalizações em casa, ou mesmo noutros espaços, este robô permite aos utilizadores a liberdade de desenhar e personalizar paredes, quadros brancos, pedaços de vidro e outras superfícies, com precisão milimétrica através de coordenadas programadas, permitindo assim criar obras de arte, fazendo uso de marcadores CMYK.

"Estamos totalmente invadidos pela informação que recebemos e despendemos demasiado do nosso tempo diante de uma ou outra forma de conteúdo digital, seja uma TV, um PC, um tablet ou um smartphone. Será que queremos mesmo adicionar mais ecrãs digitais à nossa vida?", questiona Ratti, sócio-fundador da CRA e director do 'Senseable City Lab' no 'Massachusetts Institute of Technology (MIT)'. "O Scribit oferece uma alternativa às pessoas, face aos elevados custos cobrados pelas empresas do ramo, com um sistema robótico que desenha em qualquer tipo de superfície vertical, seguindo um acto primordial praticado pela humanidade ao longo de milhões de anos, desde os primeiros desenhos em grutas".

A CRA desvendou o Scribit oficialmente em Abril de 2016, num salão de design internacional e está actualmente numa campanha de 'crowdfunding' em andamento desde o início do mês de Junho, com unidades a serem marcadas no valor mínimo de €199,00 de investimento, através da plataforma Kickstarter.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • dsc92181550c253

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    CRIPTOMÉRIA - MALEÁVEL, LEVE E AROMÁTICA

    Do primeiro-ministro das Bermudas ao presidente da IBM Portugal, foram algumas das personalidades que encomendaram uma mala de senhora no mínimo inovadora e invulgar, para oferecer à esposa e ou a amigos. Trata-se de uma mala feita...

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...


  • 1.-Batec-Mobility-Efficient-Tricycle

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2017

    TRICICLO EFICIENTE

    Dez a doze por cento da população mundial (cerca de 900 milhões de pessoas) têm alguma deficiência física. Destas, perto de 70% estão desempregados, devido a problemas de mobilidade e acessibilidade.

  • Professor Eric Roulot

    Luxury & Fashion

    Dez 31, 2015

    O seu Concierge Privado

    Sediada em Paris, a LUXUS Business Agency presta um serviço inigualável. Uma equipa uúnica e exclusiva, focada em fornecer os melhores serviços em várias áreas, que vão do transporte e mediação imobiliária até viagens e cuidados...

  • 01

    Culture & Art

    Jan 1, 2017

    Piano perfeito para perfeccionistas

    A Steinway & Sons desenvolveu o piano Fibonacci, uma verdadeira obra de arte.