Home & Design

Dez 1, 2017

POUPAR NA MOBÍLIA

A Catastrophic Creations teve um começo extremamente humilde. Em 2013, o casal Mike e Megan começaram a empresa no quarto de hóspedes do seu apartamento, num terceiro andar, com duas serras, extrema boa vontade e o intuito de construir móveis para gatos que fossem diferentes dos padrões que podemos comprar em qualquer loja ou supermercado.

<

Por PABLO HERNANDEZ

A sua primeira criação foi a "Ponte Indiana Jones" para gatos e, desde então, o negócio cresceu de tal maneira que este ano a fábrica e os seus nove funcionários já não são suficientes para a quantidade de encomendas que recebem.

A aventura começou com a aquisição do seu primeiro gato. Ao procurarem arranhadores e outros móveis que se ajustassem ao seu apartamento notaram que a maior parte dos padrões e desenhos se repetiam, mudando apenas o fabricante, e que não haviam quaisquer hipóteses de personalização ou diversificação. Tal levou-os obter conhecimentos de marcenaria de modo absolutamente autodidático e tentar criar os seus próprios modelos. Feito isto, e uma vez que o felino aparentou adorar as suas criações, começaram a vender as mesmas no Etsy, um portal que permite a venda entre pares de artigos de fabrico artesanal.

A recepção foi de tal maneira positiva que um mero hobby destinado a animar o gato lá de casa (entretanto já são três os gatos) se tornou numa oportunidade de negócio que Mike e Megan não deixaram passar. Criaram cada vez mais mobília destinada a animar os tempos mortos dos felinos, destacando-se a opção de móveis modulares que permitem aos seus clientes montar livremente de acordo com o seu próprio gosto as estruturas para os seus gatos.

Uma das opções passou por pegar na sua primeira criação – a "Ponte Indiana Jones" –criando toda uma série de acessórios que permitem transformar as paredes lá de casa num misto de parque de diversão e zona de relaxamento até para o gato mais exigente. As estruturas convencionais que se encontram no mercado são verdadeiros monos e acabam por ocupar demasiado espaço na sala, corredor, quarto ou marquise dos lares citadinos. Ao criar um conceito que aproveita as paredes e liberta o solo, o céu era, quase literalmente, o limite (vá, o tecto neste caso em particular).

Não só este género de mobiliário apela ao instinto mais primário dos gatos para a exploração e o posicionamento em patamares mais elevados como transforma as suas paredes em verdadeiros arranhadores acrobáticos, graças às várias opções de materiais utilizados, que se tornarão muito mais apelativos para o seu gato afiar as unhas que os colchões, sofás e cadeirões lá de casa. Resolve também o problema do sedentarismo, o principal causador de obesidade e consequentes problemas de saúde para a maior parte dos gatos domésticos.

Além das plataformas de madeira, tela e pontes de corda, a Catastrophic Creations inclui na sua oferta de módulos mais opções de personalização, de acordo com o gosto dos donos e dos respectivos gatos, havendo estruturas de cama, escotilhas, arranhadores, reproduções de avionetas, alimentadores e até vasos com erva de gato que podem ser acrescentados a qualquer um dos módulos em oferta.

O portal da Catastrophic Creations inclui até um pequeno manual que o ajuda a seleccionar os módulos mais adequados à sua casa e aos gostos do seu gato, com base no feitio e porte do seu felino, comportamentos que queira corrigir (já mencionamos as opções para as unhas além do seu sofá? Convém sempre lembrar). Esta secção inclui uma descrição módulo a módulo para o ajudar a decidir o que mais lhe convém. Estando para breve uma nova ampliação na produção, dado que os actuais meios mal dão para as encomendas, e o facto de a empresa ainda não dispor de distribuidores no estrangeiro, embora remeta em venda directa os seus produtos a clientes de todo o mundo, o seu exemplo certamente cativará as parcerias e investimentos necessários para manter a sua inovação e levá-la aos felinos de todo o mundo.

Contactos * questions@catastrophicreations.com * www.catastrophiccreations.com * Tel: (616) 583-814

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.


  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...


  • 06

    Home & Design

    Jan 1, 2017

    NO ESCRITÓIRO COM CONFORTO DE CASA

    Considerados estrelas em ascensão do design europeu, os franceses Bouroullec desenvolveram para a Vitra uma gama de mobiliário que permite sentir o ambiente acolhedor do lar no escritório.

  • 20-Of-The-Best-Pictures-From-2017-1

    Culture & Art

    Jan 1, 2018

    PARA QUE A MEMÓRIA NÃO SE ESQUEÇA

    Não é habitual, nas páginas desta revista, apresentarmos um tema como este. Nós temos, contudo, o compromisso de informar e enviar alertas vindos de todo o mundo. Portanto, quando nos deparámos com as 100 melhores fotografias...

  • Snow-Maiden-(1899)-by-Victor-Vasnetsov

    Lifestyle & Travel

    Nov 30, 2015

    Ano Novo, Velhas tradições

    No Ano Novo antecipamos sempre um milagre. Em todas as nações, o ponto de transição entre um ano e o outro é considerado especial. A tradição de celebrar o ano novo surgiu à mais de 2500 anos na Mesopotâmia. Naqueles tempos,...