Technology

Mai 1, 2016

PASSAPORTES MAIS SEGUROS

Os passaportes digitais estão em uso em mais de 70 países em todo o mundo. O uso que fazem de biométrica, electrónica e tecnologias de rádio permitem mais segurança, minimizando os riscos de falsificação ou uso abusivo.

São chamados de ePassaportes ou Passaportes Digitais. O sistema elaborado, durante os anos 1990, combina o habitual livrete de papel com electrónica, um microchip e uma antena para criar um documento único onde consta toda a informação necessária e dados biométricos. A informação crítica do passaporte, tanto se encontra impressa no livrete, como armazenada no chip.

Os padrões biométricos em uso para este tipo de sistema de identificação são o reconhecimento facial, o reconhecimento de impressão digital e o reconhecimento da íris. Estes padrões foram adoptados após avaliação de diferentes tipos de biométricas, incluindo a análise de retina.

Com um número crescente de países a adoptar passaportes digitais, os controlos de fronteira tiveram de evoluir, tornando-se "eFronteiras". Estas podem ler toda a informação armazenada nos chips dos passaportes ao usar tecnologia sem fios, através de uma antena RFID – Identificação por Radiofrequência.

A protecção e a segurança são garantidas e até consideradas mais seguras do que nos passaportes comuns. De uma longa lista de características de segurança, destacamos as seguintes: os chips não são rastreáveis; os identificadores aleatórios de chips são todos diferentes e respondem a cada pedido de informação com um número diferente, impedindo assim o rastreamento de chips em passaportes; o Controlo Básico de Acesso (BAC), que protege o canal de informação entre o chip e o leitor ao encriptar a informação transmitida. Antes de aceder à informação, o leitor tem de enviar uma chave ao chip no passaporte, que deriva da denominada "Machine Readable Zone": data de nascimento, data de validade e número do documento. Se o BAC for usado por um pirata informático, este não consegue (facilmente) aceder à informação transferida sem conhecer a chave correcta. Outras características de segurança são: a Autenticação Passiva (PA), que pretende identificar alterações à informação contida no chip; e a Autenticação Activa (AA), que previne a clonagem de chips, ao conter uma chave privada que não pode ser lida nem copiada, mas cuja existência pode ser facilmente provada.

A implementação dos ePassaportes com informação biométrica está a acontecer em todo o Mundo. Actualmente, são já mais de 70 Estados de todos os continentes, a utilizar o sistema, pelo que se espera que os ePassaportes se tornem uma realidade para todos em poucos anos.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...


  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 


  • SCA 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 1, 2016

    HIGIENE – UM CATALISADOR PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO

    Existe uma ligação inegável entre higiene e melhor saúde e bem-estar, com um reflexo significativo no crescimento económico dos países, segundo o relatório da iniciativa "Hygiene Matters", do grupo sueco SCA - líder mundial...

  • 2

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    A casa de banho reinventada

    O Grupo Armatura é a companhia líder no ramo sanitário e de aquecimento na Polónia. As várias empresas do Grupo são especializadas na construção de torneiras para casas de banho e cozinhas, radiadores de alumínio e uma vasta...

  • 1. De-Grisogono-Flawless

    Luxury & Fashion

    Nov 1, 2017

    SEM FALHAS!

    Sob vários aspectos, é a representação de uma vida dedicada à beleza e à perfeição. Estamos a falar sobre o magnífico trabalho executado por Fawaz Gruosi no maior diamante transparente e sem falhas alguma vez encontrado e...