Technology

Mai 1, 2016

PASSAPORTES MAIS SEGUROS

Os passaportes digitais estão em uso em mais de 70 países em todo o mundo. O uso que fazem de biométrica, electrónica e tecnologias de rádio permitem mais segurança, minimizando os riscos de falsificação ou uso abusivo.

São chamados de ePassaportes ou Passaportes Digitais. O sistema elaborado, durante os anos 1990, combina o habitual livrete de papel com electrónica, um microchip e uma antena para criar um documento único onde consta toda a informação necessária e dados biométricos. A informação crítica do passaporte, tanto se encontra impressa no livrete, como armazenada no chip.

<

Os padrões biométricos em uso para este tipo de sistema de identificação são o reconhecimento facial, o reconhecimento de impressão digital e o reconhecimento da íris. Estes padrões foram adoptados após avaliação de diferentes tipos de biométricas, incluindo a análise de retina.

Com um número crescente de países a adoptar passaportes digitais, os controlos de fronteira tiveram de evoluir, tornando-se "eFronteiras". Estas podem ler toda a informação armazenada nos chips dos passaportes ao usar tecnologia sem fios, através de uma antena RFID – Identificação por Radiofrequência.

A protecção e a segurança são garantidas e até consideradas mais seguras do que nos passaportes comuns. De uma longa lista de características de segurança, destacamos as seguintes: os chips não são rastreáveis; os identificadores aleatórios de chips são todos diferentes e respondem a cada pedido de informação com um número diferente, impedindo assim o rastreamento de chips em passaportes; o Controlo Básico de Acesso (BAC), que protege o canal de informação entre o chip e o leitor ao encriptar a informação transmitida. Antes de aceder à informação, o leitor tem de enviar uma chave ao chip no passaporte, que deriva da denominada "Machine Readable Zone": data de nascimento, data de validade e número do documento. Se o BAC for usado por um pirata informático, este não consegue (facilmente) aceder à informação transferida sem conhecer a chave correcta. Outras características de segurança são: a Autenticação Passiva (PA), que pretende identificar alterações à informação contida no chip; e a Autenticação Activa (AA), que previne a clonagem de chips, ao conter uma chave privada que não pode ser lida nem copiada, mas cuja existência pode ser facilmente provada.

A implementação dos ePassaportes com informação biométrica está a acontecer em todo o Mundo. Actualmente, são já mais de 70 Estados de todos os continentes, a utilizar o sistema, pelo que se espera que os ePassaportes se tornem uma realidade para todos em poucos anos.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.


  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...


  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...


  • 3

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2015

    Delightful San Marino

    Of the world's 193 independent countries, San Marino is the fifth smallest and – arguably – the most curious. How it exists at all is something of an enigma. A sole survivor of Italy's once powerful city-state network, this...

  • Gaming Lounge

    Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    Design and Nature

    As the first and most iconic element of the Troia Resort Master Plan, the Hotel and Casino sets the standard for design. Sustainable features, ecological sensitivity and a close relationship with the beautiful natural surroundings define...

  • Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    Turkish and Shiny

    Favori gold jewelry, established in 1992, is a well-known turkish manufacturer and exporter of gold jewelry.