Technology

Mai 1, 2016

PASSAPORTES MAIS SEGUROS

Os passaportes digitais estão em uso em mais de 70 países em todo o mundo. O uso que fazem de biométrica, electrónica e tecnologias de rádio permitem mais segurança, minimizando os riscos de falsificação ou uso abusivo.

São chamados de ePassaportes ou Passaportes Digitais. O sistema elaborado, durante os anos 1990, combina o habitual livrete de papel com electrónica, um microchip e uma antena para criar um documento único onde consta toda a informação necessária e dados biométricos. A informação crítica do passaporte, tanto se encontra impressa no livrete, como armazenada no chip.

<

Os padrões biométricos em uso para este tipo de sistema de identificação são o reconhecimento facial, o reconhecimento de impressão digital e o reconhecimento da íris. Estes padrões foram adoptados após avaliação de diferentes tipos de biométricas, incluindo a análise de retina.

Com um número crescente de países a adoptar passaportes digitais, os controlos de fronteira tiveram de evoluir, tornando-se "eFronteiras". Estas podem ler toda a informação armazenada nos chips dos passaportes ao usar tecnologia sem fios, através de uma antena RFID – Identificação por Radiofrequência.

A protecção e a segurança são garantidas e até consideradas mais seguras do que nos passaportes comuns. De uma longa lista de características de segurança, destacamos as seguintes: os chips não são rastreáveis; os identificadores aleatórios de chips são todos diferentes e respondem a cada pedido de informação com um número diferente, impedindo assim o rastreamento de chips em passaportes; o Controlo Básico de Acesso (BAC), que protege o canal de informação entre o chip e o leitor ao encriptar a informação transmitida. Antes de aceder à informação, o leitor tem de enviar uma chave ao chip no passaporte, que deriva da denominada "Machine Readable Zone": data de nascimento, data de validade e número do documento. Se o BAC for usado por um pirata informático, este não consegue (facilmente) aceder à informação transferida sem conhecer a chave correcta. Outras características de segurança são: a Autenticação Passiva (PA), que pretende identificar alterações à informação contida no chip; e a Autenticação Activa (AA), que previne a clonagem de chips, ao conter uma chave privada que não pode ser lida nem copiada, mas cuja existência pode ser facilmente provada.

A implementação dos ePassaportes com informação biométrica está a acontecer em todo o Mundo. Actualmente, são já mais de 70 Estados de todos os continentes, a utilizar o sistema, pelo que se espera que os ePassaportes se tornem uma realidade para todos em poucos anos.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa

  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...


  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...


  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Funding your business

    Lone Star Funds is a leading private equity firm that invests globally in real estate, equity, credit and other financial assets.  Since the establishment of its first fund in 1995, Lone Star has organized fifteen private equity...

  • 2

    Technology

    Ago 1, 2015

    Double screen and longer battery

    Yota Devices has lauched its second mobile phone, designed to please every smartphone user in the world with flagship specifications and hardware, for a smaller price than many.

  • 1

    Luxury & Fashion

    Mai 1, 2015

    These shoes were made for comfort.

    In  1774, Germany, Johann Adam Birkenstock began the long line of shoemakers that would introduce comfortable walking to the world. 2To this day, the brand continues to base it's innovation in his ideal, offering many diferent styles...