Technology

Abr 1, 2016

Fechaduras Electrónicas Mais Seguras

As chaves são parte integrante do dia-a-dia: transportá-las, usá-las, perdê-las e pagar para fazer chaves novas. Os smartphones tornaram-se uma parte igualmente indispensável das nossas vidas, sendo o caminho natural combinar ambas as coisas - telemóveis e chaves, usando tecnologias modernas. A utilização de ligações sem contacto físico que permitem aos smartphones abrir fechaduras ou interagir com leitores digitais está a crescer rapidamente.

<

Pela primeira vez na História, o acesso móvel NFC (Near Field Communication – em inglês) dá aos utilizadores total controlo de uma entrada, mesmo em caso de perda das chaves. Ao oferecer segurança do mesmo calibre que a de um banco, à prova de violação, o acesso de controlo móvel NFC significa que um utilizador pode destrancar a porta de casa ao passar, simplesmente, o telefone móvel sobre a fechadura digital.

Agora, não é necessário esconder chaves: os utilizadores podem enviar uma chave digital via telefone. A pessoa que recebe a chave no telemóvel pode, então, aceder à casa, sempre que necessário. O acesso de controlo NFC significa portabilidade total. Ao ser alojado num cartão SIM, os utilizadores apenas têm de trocar este "chip" para um novo telefone quando for necessário. Ao contrário das chaves tradicionais, se o telefone for roubado, perdido ou avariar, o utilizador pode, remotamente, anular a chave digital através da rede do operador móvel, usando serviços OTA (Over-The-Air).

Acesso Seguro a Residência

Há cada vez mais proprietários de casas, em todo o mundo, a seguirem a tendência do acesso sem chaves. Podem entrar em casa de forma rápida e segura, usando telefones equipados com NFC e uma chave digital. Também podem enviar a chave a quem quiserem dar acesso a casa: por exemplo, um empreiteiro que tenha de executar uma tarefa temporária durante o dia, ou para assegurar que a empregada de limpeza possa trabalhar duas vezes por semana, ou ainda ter a certeza que a ama das crianças tenha acesso à totalidade da casa, a qualquer momento.

Áreas Comerciais

Em edifícios comerciais, a monitorização de locais sensíveis, como um armazém, é de sobremaneira importante. As chaves digitais podem ser assignadas para permitirem acesso controlado, e serem seguidamente revogadas, garantindo total controlo do local. A chave pode ser imediatamente anulada se o telefone for roubado ou perdido. As chaves são encriptadas digitalmente por forma a garantir segurança absoluta.

Hotelaria

Os hóspedes podem agora efectuar o check-in e receber a chave do quarto no telefone, por exemplo, enquanto estão no trânsito do aeroporto para o hotel. Desta forma, não têm necessidade de esperar na recepção, não transportam chaves de plástico e têm acesso imediato aos andares e entrada do quarto. No final da estadia, os hóspedes são livres de efectuar o check-out automático a partir do quarto, sem a inconveniência de perderem tempo na recepção.

Escritórios

A entrada em qualquer área de um edifício de escritórios pode ser controlada, de forma flexível, utilizando fechaduras electrónicas e smartphones com tecnologia NFC. As salas de conferência e reunião podem ser marcadas remotamente, e o acesso às mesmas pode ser limitado apenas a quem fez a reserva do espaço e tem a chave digital. As empresas passam a ter controlo total de todas as áreas sem chaves perdidas ou roubadas, ou acessos não autorizados.

Indústria

Em ambiente industrial, onde grandes áreas têm supervisão limitada, confia-se cada vez mais em fechaduras electrónicas para garantir segurança e facilidade de acesso a pessoal autorizado. É especialmente vantajoso quando lida com áreas de elevado valor ou com requerimentos de acesso confidenciais e seguros.

Tecnologia

O sistema de controlo de acesso Seos™, da ASSA ABLOY, líder mundial em soluções de fechaduras, baseia-se em tecnologia NFC. É possível capacitar uma porta para usar tecnologia NFC, bastando para isso trocar o canhão da fechadura. Não são necessárias mais ligações, pois o sensor NFC é alimentado a bateria. As chaves digitais são assignadas e canceladas a partir de um servidor central. O sistema Seos™ consiste num smartphone com capacidade NFC, fechaduras NFC e o serviço de entrega de chaves digitais.

Três características fazem do Seos™ único e revolucionário. É o primeiro ecossistema comercial para atribuir, entregar e revogar chaves digitais em smartphones com capacidade NFC. O sistema é construído especificamente para telefones móveis. E, finalmente, o Seos™ garante segurança, privacidade e uma excelente interface gráfico para o utilizador. Dentro de poucos anos, será tão natural usar telefone móvel para aceder a casa, como é hoje normal usá-lo para aceder à internet.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...


  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...


  • 2

    Technology

    Ago 1, 2015

    Double screen and longer battery

    Yota Devices has lauched its second mobile phone, designed to please every smartphone user in the world with flagship specifications and hardware, for a smaller price than many.

  • 01 Glass

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    PARA ALÉM DO VIDRO

    Actualmente, existe mais na indústria do vidro do que os olhos conseguem ver. Altamente versátil, o vidro pode ser utilizado em inúmeras necessidades diárias, combinando estética, limpeza fácil, conservação de energia ou soluções...

  • 04

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    15 ANOS DE BANCA PARA DESENVOLVER ANGOLA

    Após 15 de existência, o Banco SOL atingiu uma dimensão que o torna uma referência entre os 27 bancos que operam em Angola. Porém, não é ser o maior que o motiva, mas estar entre os melhores que lhe abre caminho para a expansão...