Business & Industry

Mai 1, 2016

EMBALAGEM SEGURA

No supermercado, loja de conveniência ou centro comercial é frequente encontrar produtos que são entregues ou exibidos em caixas de cartão canelado. Fique a saber mais sobre as matérias-primas usadas na produção, o processo de fabrico e as tendências futuras nesta indústria.

<

O cartão canelado é um material rígido, forte e leve, composto por três, cinco ou sete camadas de papel kraft castanho. Os rolos de papel são transportados a partir de uma fábrica para canelagem ou ondulação numa outra fábrica, na qual as camadas de papel são frisadas e coladas formando a ondulação do cartão, que é posteriormente cortado, impresso, dobrado e colado para fazer caixas. Este processo dá-se numa caneladora, uma máquina própria para o efeito.

Alguns rolos de papel kraft são utilizados no processo de ondulação e outros são usados como forras, colando duas camadas de papel kraft em cada lado do miolo. Depois de aquecida, colada e prensada para formar o cartão canelado, a folha contínua de papel kraft é cortada em formato de caixa grande e segue para outras máquinas para impressão, corte e colagem. Finalmente, as caixas acabadas são unidas em lotes e enviadas às milhaes de empresas dos mais variados ramos que utilizam embalagens de cartão canelado.

Matérias-Primas

O pinheiro fornece a principal matéria-prima usada para fazer cartão canelado, por ser uma árvore de crescimento rápido. As maiores empresas de embalagens possuem milhares de hectares de floresta onde as árvores são amadurecidas, colhidas e onde são repostas novas plantações. Elas são também proprietárias de fábricas onde as árvores são convertidas em papel kraft.

Na fábrica, os troncos colhidos são sujeitos ao processo kraft, também conhecido como o "processo sulfato", devido aos produtos químicos usados para converter a madeira em polpa fibrosa. Depois da polpação e outros processamentos, as fibras são enviadas directamente para a máquina de papel, onde são moldadas, pressionadas, secas e enroladas em pesados rolos de papel kraft que é enviado para fábricas de canelagem para ser transformado em cartão.

Na fábrica de canelagem, apenas algumas matérias-primas podem ser utilizadas para fazer uma caixa, uma delas é a cola de amido de milho. Esta serve para agregar o miolo canelado e as folhas de forro. Uma vez que o processo utiliza imensa quantidade de cola, esta é entregue como pó seco em camiões, e armazenada em grandes silos na fábrica de canelagem até que seja necessária.

Extraída do silo, a cola de amido de milho seco é misturada com água e outros produtos químicos e bombeada para a caneladora para ser espalhada sobre o miolo ondulado, enquanto as camadas de forras são adicionadas.

Fabrico

Usando poderosos garfo-elevadores, os operadores de equipamentos especializados selecionam, movem e carregam rolos de papel de embalagem numa das extremidades da caneladora.

Um rolo de miolo é carregado para correr através de rolos de canelagem e um rolo de forro é alimentado na caneladora para ser colado ao miolo. Forro de outro rolo viaja por cima dos rolos canelados ao longo de uma estrutura plana chamada a ponte. Mais tarde, este forro é colado ao miolo canelado. O miolo a ser canelado é alimentado na caneladora e conduzido electricamente pelos rolos desta, primeiro através dos rolos de pré-aquecimento e, em seguida, vai para os rolos de canelagem.

O miolo viaja então para o conjunto de rolos que fazem a ligação para área da colagem. Aqui, é colada uma camada de revestimento ao miolo. Depois da primeira colagem, o miolo e o forro seguem para a estação de dobra e colagem onde a outra camada do forro da ponte é adicionada seguindo o mesmo processo. Ainda na caneladora, o cartão passa sobre plataformas aquecidas a vapor para secar a cola.

No futuro, em vez de se recorrer às árvores, o cartão canelado deverá passar a ser fabricado a partir de embalagens recicladas, pois também nesta indústria a importância da reciclagem e de outros processos ambientalmente amigáveis é cada vez maior.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...


  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.

  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...


  • 3

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    Zipping For 80 Years

    Established in 1936 in New York City, IDEAL Fastener Corporation is the second largest zipper manufacturer in the world with factories and offices in over 20 countries worldwide. IDEAL manufactures zippers for numerous applications such...

  • Indonesia Surf Spots - Photo: Daniel Fredericks

    Sport

    Jan 31, 2016

    Os Melhores Spots de Surf na Indonésia

    Indonésia, país localizado entre dois continentes, Ásia e Oceânia, com capital em Jacarta, é o maior arquipélago do mundo, compreendendo no total 17 508 ilhas. Rico em recursos naturais e culturais, soube articular a diversidade...

  • 1

    Culture & Art

    Ago 1, 2015

    Top education

    As Asian powers rise, the University of Tokyo is trying to strengthen its reputation as a globally relevant institute of higher learning. Internationalization is nothing new for the University of Tokyo (UTokyo), although it remains a...