Business & Industry

Mai 1, 2016

EMBALAGEM SEGURA

No supermercado, loja de conveniência ou centro comercial é frequente encontrar produtos que são entregues ou exibidos em caixas de cartão canelado. Fique a saber mais sobre as matérias-primas usadas na produção, o processo de fabrico e as tendências futuras nesta indústria.

O cartão canelado é um material rígido, forte e leve, composto por três, cinco ou sete camadas de papel kraft castanho. Os rolos de papel são transportados a partir de uma fábrica para canelagem ou ondulação numa outra fábrica, na qual as camadas de papel são frisadas e coladas formando a ondulação do cartão, que é posteriormente cortado, impresso, dobrado e colado para fazer caixas. Este processo dá-se numa caneladora, uma máquina própria para o efeito.

Alguns rolos de papel kraft são utilizados no processo de ondulação e outros são usados como forras, colando duas camadas de papel kraft em cada lado do miolo. Depois de aquecida, colada e prensada para formar o cartão canelado, a folha contínua de papel kraft é cortada em formato de caixa grande e segue para outras máquinas para impressão, corte e colagem. Finalmente, as caixas acabadas são unidas em lotes e enviadas às milhaes de empresas dos mais variados ramos que utilizam embalagens de cartão canelado.

Matérias-Primas

O pinheiro fornece a principal matéria-prima usada para fazer cartão canelado, por ser uma árvore de crescimento rápido. As maiores empresas de embalagens possuem milhares de hectares de floresta onde as árvores são amadurecidas, colhidas e onde são repostas novas plantações. Elas são também proprietárias de fábricas onde as árvores são convertidas em papel kraft.

Na fábrica, os troncos colhidos são sujeitos ao processo kraft, também conhecido como o "processo sulfato", devido aos produtos químicos usados para converter a madeira em polpa fibrosa. Depois da polpação e outros processamentos, as fibras são enviadas directamente para a máquina de papel, onde são moldadas, pressionadas, secas e enroladas em pesados rolos de papel kraft que é enviado para fábricas de canelagem para ser transformado em cartão.

Na fábrica de canelagem, apenas algumas matérias-primas podem ser utilizadas para fazer uma caixa, uma delas é a cola de amido de milho. Esta serve para agregar o miolo canelado e as folhas de forro. Uma vez que o processo utiliza imensa quantidade de cola, esta é entregue como pó seco em camiões, e armazenada em grandes silos na fábrica de canelagem até que seja necessária.

Extraída do silo, a cola de amido de milho seco é misturada com água e outros produtos químicos e bombeada para a caneladora para ser espalhada sobre o miolo ondulado, enquanto as camadas de forras são adicionadas.

Fabrico

Usando poderosos garfo-elevadores, os operadores de equipamentos especializados selecionam, movem e carregam rolos de papel de embalagem numa das extremidades da caneladora.

Um rolo de miolo é carregado para correr através de rolos de canelagem e um rolo de forro é alimentado na caneladora para ser colado ao miolo. Forro de outro rolo viaja por cima dos rolos canelados ao longo de uma estrutura plana chamada a ponte. Mais tarde, este forro é colado ao miolo canelado. O miolo a ser canelado é alimentado na caneladora e conduzido electricamente pelos rolos desta, primeiro através dos rolos de pré-aquecimento e, em seguida, vai para os rolos de canelagem.

O miolo viaja então para o conjunto de rolos que fazem a ligação para área da colagem. Aqui, é colada uma camada de revestimento ao miolo. Depois da primeira colagem, o miolo e o forro seguem para a estação de dobra e colagem onde a outra camada do forro da ponte é adicionada seguindo o mesmo processo. Ainda na caneladora, o cartão passa sobre plataformas aquecidas a vapor para secar a cola.

No futuro, em vez de se recorrer às árvores, o cartão canelado deverá passar a ser fabricado a partir de embalagens recicladas, pois também nesta indústria a importância da reciclagem e de outros processos ambientalmente amigáveis é cada vez maior.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...


  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...


  • Culture & Art

    Mar 1, 2015

    Free knowledge for everyone

    Presently, Wikipedia is a normal internet companion, your go-to source when you need questions answered quickly, technical data on any subject or random trivia about virtually any celebrity in the world. 

  • Find everything, anywhere

    Technology

    Nov 30, 2015

    Encontre tudo, em todo o lado

    Estamos sempre a perder coisas. É um problema simples do dia-a-dia que merece uma solução igualmente simples, mas eficiente. Foi por isso que nasceu o Lapa.

    Lapa é um descobridor de coisas como nenhum outro. No entanto, nem...

  • Lowe Alpine

    Sport

    Jan 31, 2016

    Eles estavam lá quando tudo começou

    A Lowe Alpine tem o nome dos irmãos Lowe, fundadores da marca. Greg Lowe, juntamente com Mike e Jeff são uma família de escaladores e amantes de alpinismo de Utah, nos Estados Unidos da América (EUA). A Lowe Alpine tem origens humildes....