Business & Industry

Mai 1, 2016

EMBALAGEM SEGURA

No supermercado, loja de conveniência ou centro comercial é frequente encontrar produtos que são entregues ou exibidos em caixas de cartão canelado. Fique a saber mais sobre as matérias-primas usadas na produção, o processo de fabrico e as tendências futuras nesta indústria.

<

O cartão canelado é um material rígido, forte e leve, composto por três, cinco ou sete camadas de papel kraft castanho. Os rolos de papel são transportados a partir de uma fábrica para canelagem ou ondulação numa outra fábrica, na qual as camadas de papel são frisadas e coladas formando a ondulação do cartão, que é posteriormente cortado, impresso, dobrado e colado para fazer caixas. Este processo dá-se numa caneladora, uma máquina própria para o efeito.

Alguns rolos de papel kraft são utilizados no processo de ondulação e outros são usados como forras, colando duas camadas de papel kraft em cada lado do miolo. Depois de aquecida, colada e prensada para formar o cartão canelado, a folha contínua de papel kraft é cortada em formato de caixa grande e segue para outras máquinas para impressão, corte e colagem. Finalmente, as caixas acabadas são unidas em lotes e enviadas às milhaes de empresas dos mais variados ramos que utilizam embalagens de cartão canelado.

Matérias-Primas

O pinheiro fornece a principal matéria-prima usada para fazer cartão canelado, por ser uma árvore de crescimento rápido. As maiores empresas de embalagens possuem milhares de hectares de floresta onde as árvores são amadurecidas, colhidas e onde são repostas novas plantações. Elas são também proprietárias de fábricas onde as árvores são convertidas em papel kraft.

Na fábrica, os troncos colhidos são sujeitos ao processo kraft, também conhecido como o "processo sulfato", devido aos produtos químicos usados para converter a madeira em polpa fibrosa. Depois da polpação e outros processamentos, as fibras são enviadas directamente para a máquina de papel, onde são moldadas, pressionadas, secas e enroladas em pesados rolos de papel kraft que é enviado para fábricas de canelagem para ser transformado em cartão.

Na fábrica de canelagem, apenas algumas matérias-primas podem ser utilizadas para fazer uma caixa, uma delas é a cola de amido de milho. Esta serve para agregar o miolo canelado e as folhas de forro. Uma vez que o processo utiliza imensa quantidade de cola, esta é entregue como pó seco em camiões, e armazenada em grandes silos na fábrica de canelagem até que seja necessária.

Extraída do silo, a cola de amido de milho seco é misturada com água e outros produtos químicos e bombeada para a caneladora para ser espalhada sobre o miolo ondulado, enquanto as camadas de forras são adicionadas.

Fabrico

Usando poderosos garfo-elevadores, os operadores de equipamentos especializados selecionam, movem e carregam rolos de papel de embalagem numa das extremidades da caneladora.

Um rolo de miolo é carregado para correr através de rolos de canelagem e um rolo de forro é alimentado na caneladora para ser colado ao miolo. Forro de outro rolo viaja por cima dos rolos canelados ao longo de uma estrutura plana chamada a ponte. Mais tarde, este forro é colado ao miolo canelado. O miolo a ser canelado é alimentado na caneladora e conduzido electricamente pelos rolos desta, primeiro através dos rolos de pré-aquecimento e, em seguida, vai para os rolos de canelagem.

O miolo viaja então para o conjunto de rolos que fazem a ligação para área da colagem. Aqui, é colada uma camada de revestimento ao miolo. Depois da primeira colagem, o miolo e o forro seguem para a estação de dobra e colagem onde a outra camada do forro da ponte é adicionada seguindo o mesmo processo. Ainda na caneladora, o cartão passa sobre plataformas aquecidas a vapor para secar a cola.

No futuro, em vez de se recorrer às árvores, o cartão canelado deverá passar a ser fabricado a partir de embalagens recicladas, pois também nesta indústria a importância da reciclagem e de outros processos ambientalmente amigáveis é cada vez maior.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...


  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...

  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...


  • Manufacturing

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2015

    Portuguese do it better

    Despite the doom and gloom, there is one Portuguese industry that's making great strides: Shoemaking, one of the most traditional and oldest industries in the country, mapping out a new future by exporting its way out of the crisis.

    ...

  • Luxury-Cruises-Cradled-By-The-Seven-Seas-1

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2018

    EMBALADO PELOS SETE MARES

    Destinados a grupos selectos – da classe dos "estupidamente ricos" – com paragens em praias privativas e quase com um tripulante por passageiro, são algumas das vantagens oferecidas pelos navios de cruzeiros voltados para público...

  • A Art Nouveau Heater

    Home & Design

    Abr 1, 2015

    AEG and the begining of industrial design

    Born in 1887 in Germany, AEG is a worldwide recognized brand, known mostly for its electriocal appliances that are present in thousands of homes. But the best kept secret of its history is still Peter Behrens, who is considered the father...