Science & Nature

Jan 1, 2018

SAFARIS, GORILAS E VULCÕES

Com um governo estável desde o ano 2000, a República do Ruanda tem-se consolidado como uma das nações com o menor índice de corrupção da toda a África e um destino de férias de excelência com uma ampla oferta dedicada ao lazer e à aventura.

Por NIGEL HAWTHORNE

Que seja ao nível de praias, montanhismo no seu Parque Nacional dos Vulcões, visitas guiadas a habitats de gorilas e safaris nas suas florestas em duas épocas anuais distintas, nomeadamente entre meados de Dezembro e de Fevereiro e entre Junho e Setembro, alturas do ano com uma menor precipitação, o Ruanda está a afirmar-se como o novo melhor destino em África.

O Parque Nacional dos Vulcões do Ruanda conta com 125 quilómetros quadrados de floresta, vários lagos e seis vulcões (Nyiragongo, com 3.470m; Sabyinyo, 3.634m; Karisimbi, 4.507m; Bisoke, 3.711m; Gahinga, 3.525m e Muhavura, com 4.127m). O ponto mais alto e principal atracção são os safaris que cobrem tanto os vulcões como a floresta e cuja finalidade é a de visitar uma das dez famílias de gorilas da montanha, algo que pode demorar entre uma a quatro horas, contudo o terreno ingreme e as paisagens não o deixarão considerar esse tempo como perdido com toda a certeza. Os gorilas da montanha tornaram-se internacionalmente conhecidos muito graças à zoóloga norte-americana Dian Fossey, cuja vida foi imortalizada por Sigourney Weaver em "Gorilas na Bruma", sendo possível visitar o seu túmulo.

De modo a não perturbar o modo de vida dos gorilas, o governo emite apenas 80 autorizações de visita por dia, sendo que as excursões se encontram limitadas a oito visitantes por cada uma das 10 famílias de gorilas habituadas à presença humana no seio do Parque Nacional. A visita inclui também uma curta sessão de treino sobre como se devem rastrear e abordar os gorilas da montanha para evitar quaisquer incidentes. Além dos gorilas destacam-se também as 178 espécies de pássaros que residem na floresta do Parque, uma gigantesca paleta de cores e sons que não o deixarão indiferente.

Olvidando um pouco as árvores, no terreno irá também deparar-se com bâmbis, gazelas, mangustos e até algumas hienas. Existem também outros primatas além dos gorilas. Pode obter uma autorização distinta para visitar os macacos do velho mundo, uma espécie protegida que se destaca pela marca laranja-dourado nos flancos e no dorso; estes residem nas florestas de bambu, uma parte distinta do Parque. 

Localizado numa zona geograficamente conhecida pela sua actividade vulcânica no passado – afinal não fosse o parque constituído por 10 vulcões distintos – é também um destino atractivo para os entusiastas da espeleologia. Existem dezenas de cavernas e grutas que podem ser visitadas, algumas com até dois quilómetros de comprimento abaixo do solo em Musanze, sendo possível observar os resíduos de lava ancestral que as constituem. As cavernas encontram-se actualmente equipadas com um piso pavimentado, iluminação artificial e guias que lhe irão mostrar as várias divisões e explicar-lhe qual a flora existente, os ninhos de morcegos e quais as formações naturais dignas de recordar.

Falando em recordar, as grutas têm também um histórico como local de armazenamento de bens alimentares para as populações locais na antiguidade, uma vez que dada a sua profundidade e protecção da luz solar acabavam por funcionar como uma espécie de frigorífico e também como local de abrigo para os nativos da região.

Os trilhos dos vulcões Bisoke e Karisimbi exigem dos visitantes alguma destreza física, mas a paisagem final vale o esforço, no pico destes vulcões encontrará uma vista privilegiada que lhe permitirá ver o contraste entre as florestas, os vulcões circundantes e o lago Ngezi, que se formou graças a uma cratera extinta. Digna de visita é também a aldeia Iby'Iwacu, projecto criado por uma organização sem fins lucrativos para auxiliar a melhoria de vida das comunidades da zona criando empregos e prevenindo a caça furtiva.

Contactos * www.volcanoesnationalparkrwanda.com * www.africanmeccasafaris.com * Tel: +44 (161) 870-6092 *

AfricanMecca Ltd, City View House, 5 Union Street, Manchester, M12 4JD, United Kingdom

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo


  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.

  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...


  • 20-Of-The-Best-Pictures-From-2017-1

    Culture & Art

    Jan 1, 2018

    PARA QUE A MEMÓRIA NÃO SE ESQUEÇA

    Não é habitual, nas páginas desta revista, apresentarmos um tema como este. Nós temos, contudo, o compromisso de informar e enviar alertas vindos de todo o mundo. Portanto, quando nos deparámos com as 100 melhores fotografias...

  • New-Year

    Culture & Art

    Dez 1, 2017

    ENTRAR COM O PÉ DIREITO

    O Ano Novo é uma época para renovar promessas, fazer planos e tomar resoluções. Cercada de simbolismo, a data é comemorada de diferentes maneiras ao redor do globo e não faltam superstições e rituais realizados na passagem...

  • black-opal-Daniel-Mekis

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    All the colours at once

    Opals are amongst the most beautiful stones in the world, and are one of the few types of precious gemstones. While diamonds, rubies, sapphires, emeralds and pearls have their own color, nonetheless wonderful, with opals you have all...