Science & Nature

Jan 1, 2018

SAFARIS, GORILAS E VULCÕES

Com um governo estável desde o ano 2000, a República do Ruanda tem-se consolidado como uma das nações com o menor índice de corrupção da toda a África e um destino de férias de excelência com uma ampla oferta dedicada ao lazer e à aventura.

<

Por NIGEL HAWTHORNE

Que seja ao nível de praias, montanhismo no seu Parque Nacional dos Vulcões, visitas guiadas a habitats de gorilas e safaris nas suas florestas em duas épocas anuais distintas, nomeadamente entre meados de Dezembro e de Fevereiro e entre Junho e Setembro, alturas do ano com uma menor precipitação, o Ruanda está a afirmar-se como o novo melhor destino em África.

O Parque Nacional dos Vulcões do Ruanda conta com 125 quilómetros quadrados de floresta, vários lagos e seis vulcões (Nyiragongo, com 3.470m; Sabyinyo, 3.634m; Karisimbi, 4.507m; Bisoke, 3.711m; Gahinga, 3.525m e Muhavura, com 4.127m). O ponto mais alto e principal atracção são os safaris que cobrem tanto os vulcões como a floresta e cuja finalidade é a de visitar uma das dez famílias de gorilas da montanha, algo que pode demorar entre uma a quatro horas, contudo o terreno ingreme e as paisagens não o deixarão considerar esse tempo como perdido com toda a certeza. Os gorilas da montanha tornaram-se internacionalmente conhecidos muito graças à zoóloga norte-americana Dian Fossey, cuja vida foi imortalizada por Sigourney Weaver em "Gorilas na Bruma", sendo possível visitar o seu túmulo.

De modo a não perturbar o modo de vida dos gorilas, o governo emite apenas 80 autorizações de visita por dia, sendo que as excursões se encontram limitadas a oito visitantes por cada uma das 10 famílias de gorilas habituadas à presença humana no seio do Parque Nacional. A visita inclui também uma curta sessão de treino sobre como se devem rastrear e abordar os gorilas da montanha para evitar quaisquer incidentes. Além dos gorilas destacam-se também as 178 espécies de pássaros que residem na floresta do Parque, uma gigantesca paleta de cores e sons que não o deixarão indiferente.

Olvidando um pouco as árvores, no terreno irá também deparar-se com bâmbis, gazelas, mangustos e até algumas hienas. Existem também outros primatas além dos gorilas. Pode obter uma autorização distinta para visitar os macacos do velho mundo, uma espécie protegida que se destaca pela marca laranja-dourado nos flancos e no dorso; estes residem nas florestas de bambu, uma parte distinta do Parque. 

Localizado numa zona geograficamente conhecida pela sua actividade vulcânica no passado – afinal não fosse o parque constituído por 10 vulcões distintos – é também um destino atractivo para os entusiastas da espeleologia. Existem dezenas de cavernas e grutas que podem ser visitadas, algumas com até dois quilómetros de comprimento abaixo do solo em Musanze, sendo possível observar os resíduos de lava ancestral que as constituem. As cavernas encontram-se actualmente equipadas com um piso pavimentado, iluminação artificial e guias que lhe irão mostrar as várias divisões e explicar-lhe qual a flora existente, os ninhos de morcegos e quais as formações naturais dignas de recordar.

Falando em recordar, as grutas têm também um histórico como local de armazenamento de bens alimentares para as populações locais na antiguidade, uma vez que dada a sua profundidade e protecção da luz solar acabavam por funcionar como uma espécie de frigorífico e também como local de abrigo para os nativos da região.

Os trilhos dos vulcões Bisoke e Karisimbi exigem dos visitantes alguma destreza física, mas a paisagem final vale o esforço, no pico destes vulcões encontrará uma vista privilegiada que lhe permitirá ver o contraste entre as florestas, os vulcões circundantes e o lago Ngezi, que se formou graças a uma cratera extinta. Digna de visita é também a aldeia Iby'Iwacu, projecto criado por uma organização sem fins lucrativos para auxiliar a melhoria de vida das comunidades da zona criando empregos e prevenindo a caça furtiva.

Contactos * www.volcanoesnationalparkrwanda.com * www.africanmeccasafaris.com * Tel: +44 (161) 870-6092 *

AfricanMecca Ltd, City View House, 5 Union Street, Manchester, M12 4JD, United Kingdom

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...


  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...

  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...


  • flowers1

    Culture & Art

    Dez 1, 2016

    EFLORESCÊNCIA APÓS OS SESSENTA ANOS

    Há mais de 20 anos que Vladimir Kanevsky vive em Nova Iorque, fazendo do fabrico de flores de porcelana a sua vida, peças de arte reais, sem paralelo com trabalhos de qualquer outra pessoa. As flores de Kanevsky decoram as casas...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Feel safe with Promet

    Searching for the right safe is sometimes a difficult task. For over 24 years the goal of Promet has been to answer your questions in an honest and clear way that cuts through all of the hype of other sources.

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Longer range electric cars

    In recent years the automotive industry has set their controls for the heart of electric engines and batteries, leaping forward very fast, developing technologies that were only a dream just ten years ago.