Sport

Nov 1, 2016

CORRER PARA O ENSAIO - "GET INTO RUGBY"

Muitos pais ficam preocupados quando os filhos querem praticar rugby. Normalmente, pensam que o rugby é um desporto muito duro e ficam incomodados com a possibilidade de lesões como partir algum osso ou mesmo situações mais graves. Já os miúdos, após o primeiro treino, costumam ficar entusiasmados e querem repetir uma e outra vez.

É certo que o rugby é um desporto muito físico, duro e exigente no que diz respeito a táticas, agilidade, velocidade e, sobretudo, no respeito pelo adversário. Provavelmente, é por isso comum dizer-se que "o futebol (ou soccer, se preferir) é um desporto de senhores praticado por ogres, e que o rugby é um desporto de ogres, praticado por senhores".

Considerando, porém, a preocupação dos pais relativamente a lesões, é importante referir que nos treinos das camadas mais jovens, o rugby é treinado na vertente Tag Rugby - o que significa que o contacto é quase inexistente. Esta vertente utiliza um cinto Tag, e o principal objetivo é tirar a Tag do cinto do adversário. Uma vez "roubada" a Tag, o jogador deve passar a bola a outro elemento da equipa, reduzindo assim a necessidade do contacto físico e a realização de embastes ou placagens. Isto permite aos mais jovens familiarizarem-se com os movimentos que utilizarão mais tarde no jogo.

O rugby tornou-se um desporto popular no século XVIII (reconhecido desde 1880), e é apresentado na História como tendo derivado do futebol. Contudo, existem relatos de um desporto muito idêntico na Roma antiga, e também, em Itália, por volta dos anos 1580, há referências a um jogo que chamavam "Calcio", sendo este uma evolução da versão romana do mesmo jogo que deu origem ao rugby como hoje o conhecemos.

"Get Into Rugby"

A World Rugby Association é a federação internacional de todas as associações de rugby. Reúne seis associações regionais (África, Ásia, América do Norte, Europa, Oceânia e América do Sul) envolvendo 118 países.

Com a intenção de fazer crescer a prática de rugby em todo o mundo, a World Rugby Association criou o programa "Get Into Rugby", destinado aos mais jovens. A ideia principal é encorajar miúdos a praticar rugby de forma mais segura e, ao mesmo tempo, fazer com que cresçam respeitando os valores do jogo. O programa divide-se em três etapas: experimentar, jogar e ficar. Estas etapas são especificamente pensadas para levar o jogador desde o nível iniciado até se tornar num jogador bem preparado, capaz de apreciar todos os aspetos do jogo. Só treinadores, professores e monitores preparados podem dirigir os treinos de forma a haver o mínimo possível de lesões. Cada país é livre de escolher a abordagem mais indicada, tendo em consideração as características do seu próprio povo e o caminho para o desenvolvimento do desporto.

Valores do jogo

O objetivo central deste programa mundial é passar os valores do jogo às gerações mais novas, que são: jogar pelo prazer, conhecer as leis do jogo e reger-se por elas, nunca discutir as decisões do árbitro, ajudar outros a corrigirem os erros, jogar como uma equipa, saudar o adversário por uma boa jogada, felicitar e cumprimentar a equipa adversária e os árbitros no final de cada jogo. O programa incentiva ainda todos os envolvidos a respeitarem as leis e a integridade física do adversário, tirando assim mais prazer no jogo. O respeito pelos direitos de todos os participantes, o incentivo ao relacionamento entre jogadores e sentido de responsabilidade e profissionalismo são um benefício que permite a maximização desses benefícios e a minimização de riscos para os jogadores.

Estes valores ensinam todos os intervenientes a acolherem a coragem, lealdade, desportivismo, disciplina e trabalho de equipa. Sem dúvida, valores importantes para o jogo e também para a vida.

Dado o confronto físico durante o jogo, é também muito importante que todos os elementos da equipa estejam bem preparados, incluindo, treinadores, administradores, monitores e pessoal médico. Segundo os praticantes desta modalidade, e apenas a título de curiosidade, «os jogadores de futebol sofrem mais lesões do que os praticantes de rugby, dado que os jogadores de rugby são mais bem preparados fisicamente e não necessitam tanto das pernas para dominar e controlar a bola».

Contacts - Contactos:

http://getintorugby.worldrugby.org

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • top-teaser-faszination

    Business & Industry

    Jun 1, 2016

    MEETING EXTREME DEMANDS

    Tungsten carbide components stand up to the highest industrial machinery requirements. Cutting tools and other instruments made of this material are highly wear-resistant, exceptionally durable, and individually applicable.

    ...

  • Power Banks

    Technology

    Out 1, 2016

    SEMPRE DISPONÍVEL COM UM POWERBANK

    Nos últimos 25 anos, os telemóveis assumiram um papel de tal forma importante nas nossas vidas que, hoje, existe a necessidade de usá-los a toda a hora. Isto levou ao desenvolvimento de um dispositivo fundamental para satisfazer...

  • 01 cafe

    Food & Beverage

    Set 1, 2016

    CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

    Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população...


  • income-996554

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2016

    A INDÚSTRIA DA ALTA COSTURA HI-TECH

    Seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED, foi a logística necessária para criar o vestido de alta costura que a actriz Claire Danes usou na "Met Gala", no passado dia 3 de Maio, em Nova Iorque,...

  • stratasys1

    Technology

    Nov 1, 2016

    UMA IMPRESSÃO, NENHUMA MONTAGEM

    Imagine imprimir um objecto completo em 3D numa só impressão, com diferentes materiais para partes diferentes. Embora pareça apenas um sonho, é uma realidade, graças à nova impressora da Stratasys, a J750.

  • Meet1

    Food & Beverage

    Nov 1, 2016

    CARNE QUE SE DERRETE NA BOCA

    O bife Kobe, tão aclamado mundialmente, resulta da raça bovina Wagyu. Originária do Japão, esta carne tem sido igualmente produzida na Austrália, e é utilizada por grandes chefs.


  • ©-GM-Corp

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Australian icon

    Holden has been making cars for decades, always ensuring quality, safety and innovation in it's vehicles. The brand became na australian icon and a showcase for the country's growing auto industry.

  • 13

    Food & Beverage

    Ago 1, 2015

    Sweet Switzerland

    Lindt & Sprüngli is a Swiss chocolate manufacturer and recognized as leader in the market for premium chocolate, offering a large selection of products in more than 120 countries around the world. During the 170 years...

  • 1

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    Soft and cozy only from Vitebsk

    The carpet in the house carries out some functions: warms a floor, gives a cosiness and integrity to an interior, connecting in harmonious unity its separate components. Therefore the given accessory choose in conformity with style of...