Sport

Nov 1, 2016

CORRER PARA O ENSAIO - "GET INTO RUGBY"

Muitos pais ficam preocupados quando os filhos querem praticar rugby. Normalmente, pensam que o rugby é um desporto muito duro e ficam incomodados com a possibilidade de lesões como partir algum osso ou mesmo situações mais graves. Já os miúdos, após o primeiro treino, costumam ficar entusiasmados e querem repetir uma e outra vez.

É certo que o rugby é um desporto muito físico, duro e exigente no que diz respeito a táticas, agilidade, velocidade e, sobretudo, no respeito pelo adversário. Provavelmente, é por isso comum dizer-se que "o futebol (ou soccer, se preferir) é um desporto de senhores praticado por ogres, e que o rugby é um desporto de ogres, praticado por senhores".

Considerando, porém, a preocupação dos pais relativamente a lesões, é importante referir que nos treinos das camadas mais jovens, o rugby é treinado na vertente Tag Rugby - o que significa que o contacto é quase inexistente. Esta vertente utiliza um cinto Tag, e o principal objetivo é tirar a Tag do cinto do adversário. Uma vez "roubada" a Tag, o jogador deve passar a bola a outro elemento da equipa, reduzindo assim a necessidade do contacto físico e a realização de embastes ou placagens. Isto permite aos mais jovens familiarizarem-se com os movimentos que utilizarão mais tarde no jogo.

O rugby tornou-se um desporto popular no século XVIII (reconhecido desde 1880), e é apresentado na História como tendo derivado do futebol. Contudo, existem relatos de um desporto muito idêntico na Roma antiga, e também, em Itália, por volta dos anos 1580, há referências a um jogo que chamavam "Calcio", sendo este uma evolução da versão romana do mesmo jogo que deu origem ao rugby como hoje o conhecemos.

"Get Into Rugby"

A World Rugby Association é a federação internacional de todas as associações de rugby. Reúne seis associações regionais (África, Ásia, América do Norte, Europa, Oceânia e América do Sul) envolvendo 118 países.

Com a intenção de fazer crescer a prática de rugby em todo o mundo, a World Rugby Association criou o programa "Get Into Rugby", destinado aos mais jovens. A ideia principal é encorajar miúdos a praticar rugby de forma mais segura e, ao mesmo tempo, fazer com que cresçam respeitando os valores do jogo. O programa divide-se em três etapas: experimentar, jogar e ficar. Estas etapas são especificamente pensadas para levar o jogador desde o nível iniciado até se tornar num jogador bem preparado, capaz de apreciar todos os aspetos do jogo. Só treinadores, professores e monitores preparados podem dirigir os treinos de forma a haver o mínimo possível de lesões. Cada país é livre de escolher a abordagem mais indicada, tendo em consideração as características do seu próprio povo e o caminho para o desenvolvimento do desporto.

Valores do jogo

O objetivo central deste programa mundial é passar os valores do jogo às gerações mais novas, que são: jogar pelo prazer, conhecer as leis do jogo e reger-se por elas, nunca discutir as decisões do árbitro, ajudar outros a corrigirem os erros, jogar como uma equipa, saudar o adversário por uma boa jogada, felicitar e cumprimentar a equipa adversária e os árbitros no final de cada jogo. O programa incentiva ainda todos os envolvidos a respeitarem as leis e a integridade física do adversário, tirando assim mais prazer no jogo. O respeito pelos direitos de todos os participantes, o incentivo ao relacionamento entre jogadores e sentido de responsabilidade e profissionalismo são um benefício que permite a maximização desses benefícios e a minimização de riscos para os jogadores.

Estes valores ensinam todos os intervenientes a acolherem a coragem, lealdade, desportivismo, disciplina e trabalho de equipa. Sem dúvida, valores importantes para o jogo e também para a vida.

Dado o confronto físico durante o jogo, é também muito importante que todos os elementos da equipa estejam bem preparados, incluindo, treinadores, administradores, monitores e pessoal médico. Segundo os praticantes desta modalidade, e apenas a título de curiosidade, «os jogadores de futebol sofrem mais lesões do que os praticantes de rugby, dado que os jogadores de rugby são mais bem preparados fisicamente e não necessitam tanto das pernas para dominar e controlar a bola».

Contacts - Contactos:

http://getintorugby.worldrugby.org

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • 1

    Culture & Art

    Out 12, 2018

    OS MARRETAS

    Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos...

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...


  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...


  • Melancholy under the rain

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Melancolia sob a Chuva

    A visão da Stutterheim é a de trazer bons acessórios e roupas para a chuva, recheados de habilidade, paixão e autenticidade, levados até si de uma forma verdadeira. A marca está sediada em Estocolmo e tem vendedores por todo o...

  • 1

    Technology

    Jul 1, 2015

    WonderCube is wonderful

    We all carry smartphones with us. It's a essencial part of our modern daily life. But smartphones and other devices don't usually have a long lasting battery. At least, not as long lasting as we'd like. We often carry around a large...

  • Blue Refreshment drinks ad

    Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Fresh and Soft

    Refriango is an Angolan company founded with Portuguese and Angolan capital. It specializes in soft drinks and its production plant was set up in 2002.