Sport

Nov 1, 2016

CORRER PARA O ENSAIO - "GET INTO RUGBY"

Muitos pais ficam preocupados quando os filhos querem praticar rugby. Normalmente, pensam que o rugby é um desporto muito duro e ficam incomodados com a possibilidade de lesões como partir algum osso ou mesmo situações mais graves. Já os miúdos, após o primeiro treino, costumam ficar entusiasmados e querem repetir uma e outra vez.

É certo que o rugby é um desporto muito físico, duro e exigente no que diz respeito a táticas, agilidade, velocidade e, sobretudo, no respeito pelo adversário. Provavelmente, é por isso comum dizer-se que "o futebol (ou soccer, se preferir) é um desporto de senhores praticado por ogres, e que o rugby é um desporto de ogres, praticado por senhores".

Considerando, porém, a preocupação dos pais relativamente a lesões, é importante referir que nos treinos das camadas mais jovens, o rugby é treinado na vertente Tag Rugby - o que significa que o contacto é quase inexistente. Esta vertente utiliza um cinto Tag, e o principal objetivo é tirar a Tag do cinto do adversário. Uma vez "roubada" a Tag, o jogador deve passar a bola a outro elemento da equipa, reduzindo assim a necessidade do contacto físico e a realização de embastes ou placagens. Isto permite aos mais jovens familiarizarem-se com os movimentos que utilizarão mais tarde no jogo.

O rugby tornou-se um desporto popular no século XVIII (reconhecido desde 1880), e é apresentado na História como tendo derivado do futebol. Contudo, existem relatos de um desporto muito idêntico na Roma antiga, e também, em Itália, por volta dos anos 1580, há referências a um jogo que chamavam "Calcio", sendo este uma evolução da versão romana do mesmo jogo que deu origem ao rugby como hoje o conhecemos.

"Get Into Rugby"

A World Rugby Association é a federação internacional de todas as associações de rugby. Reúne seis associações regionais (África, Ásia, América do Norte, Europa, Oceânia e América do Sul) envolvendo 118 países.

Com a intenção de fazer crescer a prática de rugby em todo o mundo, a World Rugby Association criou o programa "Get Into Rugby", destinado aos mais jovens. A ideia principal é encorajar miúdos a praticar rugby de forma mais segura e, ao mesmo tempo, fazer com que cresçam respeitando os valores do jogo. O programa divide-se em três etapas: experimentar, jogar e ficar. Estas etapas são especificamente pensadas para levar o jogador desde o nível iniciado até se tornar num jogador bem preparado, capaz de apreciar todos os aspetos do jogo. Só treinadores, professores e monitores preparados podem dirigir os treinos de forma a haver o mínimo possível de lesões. Cada país é livre de escolher a abordagem mais indicada, tendo em consideração as características do seu próprio povo e o caminho para o desenvolvimento do desporto.

Valores do jogo

O objetivo central deste programa mundial é passar os valores do jogo às gerações mais novas, que são: jogar pelo prazer, conhecer as leis do jogo e reger-se por elas, nunca discutir as decisões do árbitro, ajudar outros a corrigirem os erros, jogar como uma equipa, saudar o adversário por uma boa jogada, felicitar e cumprimentar a equipa adversária e os árbitros no final de cada jogo. O programa incentiva ainda todos os envolvidos a respeitarem as leis e a integridade física do adversário, tirando assim mais prazer no jogo. O respeito pelos direitos de todos os participantes, o incentivo ao relacionamento entre jogadores e sentido de responsabilidade e profissionalismo são um benefício que permite a maximização desses benefícios e a minimização de riscos para os jogadores.

Estes valores ensinam todos os intervenientes a acolherem a coragem, lealdade, desportivismo, disciplina e trabalho de equipa. Sem dúvida, valores importantes para o jogo e também para a vida.

Dado o confronto físico durante o jogo, é também muito importante que todos os elementos da equipa estejam bem preparados, incluindo, treinadores, administradores, monitores e pessoal médico. Segundo os praticantes desta modalidade, e apenas a título de curiosidade, «os jogadores de futebol sofrem mais lesões do que os praticantes de rugby, dado que os jogadores de rugby são mais bem preparados fisicamente e não necessitam tanto das pernas para dominar e controlar a bola».

Contacts - Contactos:

http://getintorugby.worldrugby.org

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Food & Beverage

    Jun 1, 2015

    Softy, tasty, creamy

    Ben Cohen and Jerry Greenfield grew up in Long Island. They became friends in high school. After high school, Ben attended several colleges, but he would always end up being expelled.Jerry graduated from college, but could not go to...

  • Restroom

    Home & Design

    Jan 1, 2015

    Generations building for Generations

    From humble beginnings as a small bricklaying business, in the course of the last few decades WilmsHaus became a renowned and established construction company. 

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Electric solar bike

    After the introduction of top-of-the-line bikes by other brands, German high-tech bicycle manufacturer LEAOS wants to change the game on this developing new industry. 


  • Gaming Lounge

    Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    Design and Nature

    As the first and most iconic element of the Troia Resort Master Plan, the Hotel and Casino sets the standard for design. Sustainable features, ecological sensitivity and a close relationship with the beautiful natural surroundings define...

  • 1worldsteel---Seong-Joon-Cho

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    MALAIAS PREFEREM FORNECEDORES INTERNOS DE AÇO

    A Malásia é, actualmente, o quarto maior importador de aço de todo o sudeste asiático, tendo a República Popular da China como principal fornecedor. A China é igualmente, seguida pelo Japão e pelos Estados Unidos da América...

  • 2

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Modernizing metallurgy

    Blast furnaces are one of the oldest technologies we still use today. Without them our modern world wouldn't even exist and all the amenities we take for granted like skyscrappers, container ships, trains and even mobile phones.


  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.