Lifestyle & Travel

Abr 1, 2016

Retiros Fluviais

Navegar pelas águas calmas de um rio é, além de relaxante, uma das formas mais confortáveis de viajar e fazer férias com uma importante componente cultural. A divisão de cruzeiros fluviais da Viking Cruises, uma das maiores companhias de cruzeiros do mundo, oferece uma grande variedade de destinos acessíveis por rio, seja na Europa, Rússia, Ásia ou no Egipto.

A Viking Cruises engloba duas divisões de negócio, em constante crescimento: cruzeiros fluviais e cruzeiros oceânicos. A empresa foi criada em 1997 com a aquisição de quatro navios para navegar nos grandes rios russos. O consórcio de empresários escandinavos e holandeses, que fundou a Viking, quis oferecer destinos fluviais russos aos viajantes europeus, com elevada qualidade de serviço e conforto. Quase 20 anos depois, a Viking continua a crescer. São já 35 navios, espalhados por quatro regiões do mundo, que transportam cerca de 110.000 passageiros por ano. Os clientes da Viking são, na sua enorme maioria, pessoas interessadas em temas como história, cultura e artes em alguns dos países e locais mais marcantes que fazem parte da rota do navio.

Os itinerários são muitos e completos. Na Europa os modernos navios de cruzeiros fluviais da Viking navegam em rios como Reno, Meno, Danúbio, Sena, Saône, Ródano, Douro, Mosela, Elba, Dordonha, Garona e Gironda. Na Rússia, a Viking colocou os seus navios a transportar passageiros nos rios Volga, Neva e Svir. Na Ásia, os grandes rios Yangtsé (China), Mekong e Irauádi (Myanmar, ex-Birmânia). No Egipto, a Viking está presente no Nilo.

Recentemente, a empresa introduziu o seu novo conceito de navio fluvial, denominado "Longships", quebrou os paradigmas tradicionais da construção de embarcações do género e introduziu uma nova organização de espaços públicos e o novo terraço Aquavit, uma inovação na indústria que transforma a proa do navio num terraço de observação com áreas interiores e exteriores, libertando esta área da ponte de comando, que fica assim colocada no topo da embarcação.

Os "Longships" apresentam ainda suites de dois quartos com varanda, duas suites "Explorer" na popa do navio com vista panorâmica, motores híbridos que reduzem a vibração da estrutura e tornam a viagem muito mais suave, e outras inovações que colocam esta classe de embarcações muito à frente da concorrência, especialmente na Europa.

Para a Viking Cruises, "um navio bem desenhado tem tanto de feito arquitectónico como de obra de arte", o que torna os "Longships" em embarcações quase perfeitas em todos os sentidos. No início de Março de 2016, a Viking apresentou, no mesmo dia, seis novos navios da classe "Longships". A cerimónia de baptismo das embarcações decorreu em Amesterdão, e as madrinhas dos novos "Longships" foram escolhidas de entre os parceiros da companhia.

A cerimónia de baptismo marca mais um ano de expansão da Viking. Quatro dos seis novos navios serão posicionados nos destinos mais populares da companhia, nos rios Reno, Meno e Danúbio. Os dois restantes operarão na popular rota "Paris e o Coração da Normandia", em França. Ainda durante Março de 2016, a companhia introduziu uma nova embarcação no Rio Douro, em Portugal. Este navio "Longship" foi construído propositadamente para aquele rio, subindo assim para três o número de embarcações da Viking a navegar em Portugal.

A bordo dos navios "Longships" da Viking há uma miríade de escolhas de actividades: demonstrações de produtos, aulas de culinária, mostras de danças tradicionais e provas de iguarias locais. Estas experiências estão incluídas como parte essencial de uma maior descoberta dos lugares através dos quais o passageiro viaja, sendo cada actividade planeada especificamente para cada itinerário.

E se, às vezes, o viajante quer ter um conhecimento mais aprofundado, a Viking oferece a possibilidade de assistir a palestras dedicadas a temas variados, como "Os Mestres Holandeses do Impressionismo Francês", "Castelos nas Margens do Reno", "A Formação da União Europeia", "Vida e Obra de Wolfgang Amadeus Mozart", "Vinho e Cozinha do Sul de França", entre outros. Estas palestras ajudam a compreender o espaço onde o passageiro navega, além de melhorar a experiência da viagem.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo


  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...


  • gradiente02

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    TRADIÇÃO E REQUINTE NA PALMA DA MÃO

    A completar 100 anos de existência, a Fábrica Sant'Anna na Rua do Alecrim, em Lisboa, Portugal, pode ter os dias contados. Trata-se nada mais, nada menos, do que a última grande fábrica de cerâmica que ainda fabrica azulejos, painéis...

  • PreparingTheAsadobyLuisArgerichCCBY20viaCommons

    Food & Beverage

    Out 1, 2015

    Das Pampas para a mesa

    Argentina, América do Sul, onde a Natureza gerou maravilhosas paisagens, tangos perfeitos, vinho saboroso. Onde a comida tem um papel na história do país, especialmente a carne.

  • Myprotein

    Sport

    Set 1, 2015

    Fit for Strong

    Established in 2004, Myprotein® is Europe's leading online sports nutrition brand. The company has grown rapidly from day one with its unique commitment to product quality, value for money and customer service.