Lifestyle & Travel

Abr 1, 2016

Retiros Fluviais

Navegar pelas águas calmas de um rio é, além de relaxante, uma das formas mais confortáveis de viajar e fazer férias com uma importante componente cultural. A divisão de cruzeiros fluviais da Viking Cruises, uma das maiores companhias de cruzeiros do mundo, oferece uma grande variedade de destinos acessíveis por rio, seja na Europa, Rússia, Ásia ou no Egipto.

<

A Viking Cruises engloba duas divisões de negócio, em constante crescimento: cruzeiros fluviais e cruzeiros oceânicos. A empresa foi criada em 1997 com a aquisição de quatro navios para navegar nos grandes rios russos. O consórcio de empresários escandinavos e holandeses, que fundou a Viking, quis oferecer destinos fluviais russos aos viajantes europeus, com elevada qualidade de serviço e conforto. Quase 20 anos depois, a Viking continua a crescer. São já 35 navios, espalhados por quatro regiões do mundo, que transportam cerca de 110.000 passageiros por ano. Os clientes da Viking são, na sua enorme maioria, pessoas interessadas em temas como história, cultura e artes em alguns dos países e locais mais marcantes que fazem parte da rota do navio.

Os itinerários são muitos e completos. Na Europa os modernos navios de cruzeiros fluviais da Viking navegam em rios como Reno, Meno, Danúbio, Sena, Saône, Ródano, Douro, Mosela, Elba, Dordonha, Garona e Gironda. Na Rússia, a Viking colocou os seus navios a transportar passageiros nos rios Volga, Neva e Svir. Na Ásia, os grandes rios Yangtsé (China), Mekong e Irauádi (Myanmar, ex-Birmânia). No Egipto, a Viking está presente no Nilo.

Recentemente, a empresa introduziu o seu novo conceito de navio fluvial, denominado "Longships", quebrou os paradigmas tradicionais da construção de embarcações do género e introduziu uma nova organização de espaços públicos e o novo terraço Aquavit, uma inovação na indústria que transforma a proa do navio num terraço de observação com áreas interiores e exteriores, libertando esta área da ponte de comando, que fica assim colocada no topo da embarcação.

Os "Longships" apresentam ainda suites de dois quartos com varanda, duas suites "Explorer" na popa do navio com vista panorâmica, motores híbridos que reduzem a vibração da estrutura e tornam a viagem muito mais suave, e outras inovações que colocam esta classe de embarcações muito à frente da concorrência, especialmente na Europa.

Para a Viking Cruises, "um navio bem desenhado tem tanto de feito arquitectónico como de obra de arte", o que torna os "Longships" em embarcações quase perfeitas em todos os sentidos. No início de Março de 2016, a Viking apresentou, no mesmo dia, seis novos navios da classe "Longships". A cerimónia de baptismo das embarcações decorreu em Amesterdão, e as madrinhas dos novos "Longships" foram escolhidas de entre os parceiros da companhia.

A cerimónia de baptismo marca mais um ano de expansão da Viking. Quatro dos seis novos navios serão posicionados nos destinos mais populares da companhia, nos rios Reno, Meno e Danúbio. Os dois restantes operarão na popular rota "Paris e o Coração da Normandia", em França. Ainda durante Março de 2016, a companhia introduziu uma nova embarcação no Rio Douro, em Portugal. Este navio "Longship" foi construído propositadamente para aquele rio, subindo assim para três o número de embarcações da Viking a navegar em Portugal.

A bordo dos navios "Longships" da Viking há uma miríade de escolhas de actividades: demonstrações de produtos, aulas de culinária, mostras de danças tradicionais e provas de iguarias locais. Estas experiências estão incluídas como parte essencial de uma maior descoberta dos lugares através dos quais o passageiro viaja, sendo cada actividade planeada especificamente para cada itinerário.

E se, às vezes, o viajante quer ter um conhecimento mais aprofundado, a Viking oferece a possibilidade de assistir a palestras dedicadas a temas variados, como "Os Mestres Holandeses do Impressionismo Francês", "Castelos nas Margens do Reno", "A Formação da União Europeia", "Vida e Obra de Wolfgang Amadeus Mozart", "Vinho e Cozinha do Sul de França", entre outros. Estas palestras ajudam a compreender o espaço onde o passageiro navega, além de melhorar a experiência da viagem.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...

  • 1

    Culture & Art

    Out 12, 2018

    OS MARRETAS

    Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.

  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...


  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    A touch of hair

    There's a little known fact in the world of cinema that goes unnoticed behind all the attention laid in the movies. It doesn't ever cross anyone's mind to worry about such detail. But, as a matter of fact, the wigs wore in a large number...

  • The Spirit of Polish Vodka

    Food & Beverage

    Nov 30, 2015

    O Espírito da Vodka Polaca

    Em 1993, a Belvedere Vodka foi oficialmente lançada, criando um novo standard no mundo da vodka. A Belvedere Vodka origina da pequena terra de Zyrardów, nas planícies da Mazóvia na Polónia Central, onde é feita numa destilaria...

  • black-opal-Daniel-Mekis

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    All the colours at once

    Opals are amongst the most beautiful stones in the world, and are one of the few types of precious gemstones. While diamonds, rubies, sapphires, emeralds and pearls have their own color, nonetheless wonderful, with opals you have all...