Food & Beverage

Nov 30, 2015

Bálsamos de Riga, para a Alma

Vamos voltar ao século XVIII, no ano de 1789. Aquando da sua estadia na Letónia, a Imperatriz da Rússia, Ekaterina II, adoeçeu. Foi um modesto boticário de Riga, Abraham Kunce, que conseguiu curar a dolorosa cólica de que a monarca padecia. Fez uma maravilhosa bebida, baseada nas ervas medicinais e vodka, segundo uma receita do século XVII. Ekaterina II reconheceu o mérito da cura do «Bálsamo de Kunce», e deu o privilégio da sua produção a Abraham. Naqueles tempo, este bálsamo medicinal com 16%  consistia de água aromática, alcoól, tintura de flores, botões, ervas e casca de canela. F oi denominada «Riga Kunce».

<

Em 1847, o industrialista Albert Volfsmitt fundou uma fábrica para produzir o bálsamo. A receita da bebida, já mais sofisticada, foi mantida em segredo, e o grau de álcool subiu para 45º. Desde então, e até à II Grande Guerra, a receita foi mantida em segredo pelos membros da dinastia Schreder, trabalhadores da fábrica. Em 1939, partiram para a Alemanha sem vender o precioso segredo, nem ao dono da fábrica.

A receita desaparecida foi recuperada apenas em 1950. A sua produção começou na fábrica de licores e vodka em riga, hoje a Latvia Bazams.

Entre 1860 e 1935, o Bálsamo de Riga ganhou 33 medalhas de ouros e de prata nas exposições internacionais. Na Exposição de moscovo «Prodexpo - 2006» foi galardoado com o Grande Prémio. Hoje, o Bálsamo é considerado um dos cartões de visita da Letónia. A sua glória extende-se muito além fronteiras, e turistas levam como souvenirs de Riga as famosas garrafas de cerâmica que contêm o bálsamo.

O Riga Balsam é uma bebida espirituosa densa, de cor escura, com um inconfudível gosto azedo, da família dos amargos. Apenas os ingredientes da mais alta qualidade são usados na sua produção. e alguns deles só crescem em determinadas áreas da Letónia. Embora sejam conhecidos desde sempre, as suas proporções no bálsamo são secretas, conhecidas apenas por alguns técnicos da JSC Latvia Balzams, empresa que produz esta bebida.

O processo de manufactura é também ele único: os ingredientes são colocados pela ordem exacta dentro dos barris de carvalho, feitos com tecnologia especial sem usar cola, onde a bebida é infundida durante um mês, após o qual ganha a característica amargura. É então engarrafada em garrafas de cerâmica, onde continua a infusão durante não menos que meio ano - 6 meses.

As propriedades curativas do bálsamo de Riga foram testemunhadas por gerações de pessoas que o costumavam consumir como medicamento. Para uso terapêutico, a dose não deve exceder os 30 ml por dia.

O bálsamo lendário é manufacturado por JSC Latvijas Balzams, fabricante líder de bebidas espirituosas nos países Bálticos, uma empresa de rica história e tradições, fundada em 1900. A empresa possui duas fábricas de bebidas álcoolicas em Riga: uma para fabrico de bebidas pouco alcoólicas e a outra para fabrico de bebidas fortes. A JSC Latvijas Balzams assegura assim 600 postos de trabalho.

Para conseguir acompanhar a exigência dos mercados, a empresa está representada em práticamente todos os segmentos de bebidas alcoólicas fortes e moderadas, com mais de 100 itens. Para além desta produção, hoje a
JSC Latvijas Balzams fabrica 4 variedades do Bálsamo: Riga Black Balsam, Riga Black Balsam Element, Riga Black Currant Balsam, e Riga Black Balsam Cream. O bálsamo é exportado para mais de 30 países por todo o mundo. Do total das exportações, a Rússia abarca 64%, e países da antiga URSS, 30%. Todos os anos, estes mercados crescem. A empresa investe regularmente na sua própria actualização, para assim satisfazer os clientes da melhor maneira, bem como para acompanhar a evolução dos mercados.

As práticas de manufactura são enriquecidas pelos altos e incontornáveis padrões de qualidade, seguidos desde a compra de matérias primas até ao engarrafamento e à cultura do trabalho.

A empresa é um dos maiores contribuintes nacionais, bem como um empregador estável, que cuida dos seus empregados tanto a nível de bem-estar, como no crescimento profissional e na segurança.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...


  • Find everything, anywhere

    Technology

    Nov 30, 2015

    Encontre tudo, em todo o lado

    Estamos sempre a perder coisas. É um problema simples do dia-a-dia que merece uma solução igualmente simples, mas eficiente. Foi por isso que nasceu o Lapa.

    Lapa é um descobridor de coisas como nenhum outro. No entanto, nem...

  • 1

    Business & Industry

    Out 31, 2015

    Elegância no Papel

    A Galgo Fine Papers é o fornecedor de papéis de luxo pioneiro por toda a Índia, especializando-se em providenciar os melhores papéis de todo o mundo para cumprir com os mais diversos e criativos requerimentos.

  • Fertile Uzbekistan

    Food & Beverage

    Fev 29, 2016

    Uzbequistão Fértil

    O Uzbequistão é um país cheio de sol e boas terras. Mantém-se uma cultura onde vegetais, frutas e verduras são obrigatórias à mesa, ou "dastarkhan", o espaço de refeição. Nos rigorosos Invernos, estes frutos e vegetais são...