Food & Beverage

Nov 30, 2015

Bálsamos de Riga, para a Alma

Vamos voltar ao século XVIII, no ano de 1789. Aquando da sua estadia na Letónia, a Imperatriz da Rússia, Ekaterina II, adoeçeu. Foi um modesto boticário de Riga, Abraham Kunce, que conseguiu curar a dolorosa cólica de que a monarca padecia. Fez uma maravilhosa bebida, baseada nas ervas medicinais e vodka, segundo uma receita do século XVII. Ekaterina II reconheceu o mérito da cura do «Bálsamo de Kunce», e deu o privilégio da sua produção a Abraham. Naqueles tempo, este bálsamo medicinal com 16%  consistia de água aromática, alcoól, tintura de flores, botões, ervas e casca de canela. F oi denominada «Riga Kunce».

<

Em 1847, o industrialista Albert Volfsmitt fundou uma fábrica para produzir o bálsamo. A receita da bebida, já mais sofisticada, foi mantida em segredo, e o grau de álcool subiu para 45º. Desde então, e até à II Grande Guerra, a receita foi mantida em segredo pelos membros da dinastia Schreder, trabalhadores da fábrica. Em 1939, partiram para a Alemanha sem vender o precioso segredo, nem ao dono da fábrica.

A receita desaparecida foi recuperada apenas em 1950. A sua produção começou na fábrica de licores e vodka em riga, hoje a Latvia Bazams.

Entre 1860 e 1935, o Bálsamo de Riga ganhou 33 medalhas de ouros e de prata nas exposições internacionais. Na Exposição de moscovo «Prodexpo - 2006» foi galardoado com o Grande Prémio. Hoje, o Bálsamo é considerado um dos cartões de visita da Letónia. A sua glória extende-se muito além fronteiras, e turistas levam como souvenirs de Riga as famosas garrafas de cerâmica que contêm o bálsamo.

O Riga Balsam é uma bebida espirituosa densa, de cor escura, com um inconfudível gosto azedo, da família dos amargos. Apenas os ingredientes da mais alta qualidade são usados na sua produção. e alguns deles só crescem em determinadas áreas da Letónia. Embora sejam conhecidos desde sempre, as suas proporções no bálsamo são secretas, conhecidas apenas por alguns técnicos da JSC Latvia Balzams, empresa que produz esta bebida.

O processo de manufactura é também ele único: os ingredientes são colocados pela ordem exacta dentro dos barris de carvalho, feitos com tecnologia especial sem usar cola, onde a bebida é infundida durante um mês, após o qual ganha a característica amargura. É então engarrafada em garrafas de cerâmica, onde continua a infusão durante não menos que meio ano - 6 meses.

As propriedades curativas do bálsamo de Riga foram testemunhadas por gerações de pessoas que o costumavam consumir como medicamento. Para uso terapêutico, a dose não deve exceder os 30 ml por dia.

O bálsamo lendário é manufacturado por JSC Latvijas Balzams, fabricante líder de bebidas espirituosas nos países Bálticos, uma empresa de rica história e tradições, fundada em 1900. A empresa possui duas fábricas de bebidas álcoolicas em Riga: uma para fabrico de bebidas pouco alcoólicas e a outra para fabrico de bebidas fortes. A JSC Latvijas Balzams assegura assim 600 postos de trabalho.

Para conseguir acompanhar a exigência dos mercados, a empresa está representada em práticamente todos os segmentos de bebidas alcoólicas fortes e moderadas, com mais de 100 itens. Para além desta produção, hoje a
JSC Latvijas Balzams fabrica 4 variedades do Bálsamo: Riga Black Balsam, Riga Black Balsam Element, Riga Black Currant Balsam, e Riga Black Balsam Cream. O bálsamo é exportado para mais de 30 países por todo o mundo. Do total das exportações, a Rússia abarca 64%, e países da antiga URSS, 30%. Todos os anos, estes mercados crescem. A empresa investe regularmente na sua própria actualização, para assim satisfazer os clientes da melhor maneira, bem como para acompanhar a evolução dos mercados.

As práticas de manufactura são enriquecidas pelos altos e incontornáveis padrões de qualidade, seguidos desde a compra de matérias primas até ao engarrafamento e à cultura do trabalho.

A empresa é um dos maiores contribuintes nacionais, bem como um empregador estável, que cuida dos seus empregados tanto a nível de bem-estar, como no crescimento profissional e na segurança.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • Vinhas02

    Business & Industry

    Mar 31, 2018

    NÉCTARES DA "ILHA DAS MAÇÃS"

    O Estado australiano da Tasmânia tornou-se conhecido graças às suas maçãs, tanto que acabou por ser alcunhado de "ilha das maçãs" dada a predominância dos seus pomares

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...


  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

  • CN-INSTITUCIONAL-05

    Helthcare & Wellness

    Set 12, 2018

    Cirurgia Estética

    Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino...

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.


  • SmartWatch 3

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    More Than Time

    Sony has an established history with smartwatches, but the new SmartWatch 3 is the first to use Google's Android Wear operating system, opening it up to more apps, and a wider audience.

  • 1

    Culture & Art

    Ago 1, 2015

    Top education

    As Asian powers rise, the University of Tokyo is trying to strengthen its reputation as a globally relevant institute of higher learning. Internationalization is nothing new for the University of Tokyo (UTokyo), although it remains a...

  • _MG_0221

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    Ligando Lisboa ao Mundo

    A funcionar há um ano, a Lisbon Business Connections – LBC é uma plataforma de promoção empresarial da cidade de Lisboa, que tem na figura dos Conectores os principais embaixadores. A importância destes funde-se com a da LBC,...