Culture & Art

Mar 1, 2017

RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos modernos.

<

Referimo-nos à Red Clay e ao modo como reinventou o barro tornando-o numa das tendências musicais do século XXI e escolha de eleição de músicos internacionalmente reconhecidos como Rão Kyao, Rhani Krija (percussionista de Sting, Sarah Connor, WDR Big Band, Dominic Miller), Pete Lockett (percussionista que tem gravado e tocado com Björk, Peter Gabriel, Dido, The Verve, Texas, Pet Shop Boys, Sinead O'Connor e muitos outros bem como compondo para vários estúdios de Hollywood, com principal destaque para as bandas sonoras de vários filmes de 007, e que foi considerado pelas revistas "Rhythm" e "Modern Drummer" como sendo "o melhor percussionista do mundo" em 2005, 2010 e 2011), Jarrod Cagwin (Sezen Aksu, BBC Orchestra), Rónán Ó Snodaigh (Kíla), Marcos Bosco (Rita Lee, RPM, Caetano Veloso, UFO, Sepultura, galardoado com 2 Grammy), Ruca Rebordão (Madredeus, Alejandro Sans, Moonspell, Mike Ryan), Marito Marques (Fingertips, Aurea, Yami) ou Lea Mullen (Vanessa Mae, George Michael).

Em meros sete anos o mestre em olaria João Sousa, apodado pelos restantes oleiros de "oleiro dos sons", conseguiu não só recuperar um material considerado como menos nobre e ultrapassado pelo tempo mas também populariza-lo do Canadá até ao Brasil, passando pelos Estados Unidos e por toda a Europa, recriando de raiz instrumentos que muitas vezes já só estavam disponíveis em museus, caso das ocarinas, o seu primeiro sucesso.

A sua árdua investigação levou-o a estudar equipamentos de sopro atribuídos aos maias e aos astecas, passando à descoberta da percussão africana em barro, caso do udu, e indiana, caso do ghatam.

Por tentativa e erro conseguiu dominar a técnica necessária para ressuscitar todos estes instrumentos, criar instrumentos próprios e recriar outros tradicionais utilizando o barro e a pele curtida, estendendo a marca Red Clay a bodhrans, ovnidrums, arpas, frame drums, tarolas, adufes e até ao seu único "erro": as guitarras em barro. Funcionam mas são de uso limitado uma vez que a fricção necessária a uma constante afinação acaba por as danificar, razão pela qual deixou de as produzir.

O sucesso tem sido tal que nem passada uma década após o seu início, a Red Clay foi convidada a ir à Índia auxiliar na recuperação da construção de instrumentos locais em barro numa iniciativa da India Foundation for the Arts, partilhando a sua investigação e métodos utilizados com inúmeros aprendizes nas cidades de Bangalore e Déli de modo a perpetuar as olvidadas tradições musicais locais.

A marca Red Clay tem-se destacado pela atenção ao pormenor, pela utilização dos melhores materiais (a argila vermelha) e fornecedores (no caso das peles e alguns apetrechos de madeira) e a diferenciação musical tão apreciada no universo da música, uma vez que, por exemplo, um ovnidrum ou uma pandeireta em barro terão um som distintivo das opções industriais em madeira ou metal da concorrência.

Esta é a razão pela qual os percussionistas que tocam e gravam com alguns dos nomes mais sonantes da música internacional, seja pop, jazz ou o rock mais pesado, viram nesta marca uma mais-valia para as suas composições.

Os seus instrumentos são construídos em barro vermelho e torneados artesanalmente em roda de oleiro, utilizado técnicas ancestrais aplicadas à recriação de instrumentos de todo o mundo e atribuindo-lhes novas sonoridades.

E, uma vez que os instrumentos são vidrados a altas temperaturas, a marca garante que a sua resistência às alterações atmosféricas e utilização frequente por parte dos músicos os torna num artigo que pode durar gerações, conquanto, claro está, que não os atirem ao chão.


Contactos: www.redstore-percussion.com * redstorepercussion@gmail.com * Tel: + 351 913 796 083 * Red Store, Galeria Via Veneto, Avenida João XXI , 72B -Lj30, 1000-304 Lisboa, Portugal

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...


  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...

  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...


  • FAIRY-TALESJ_1_030_WYBF136_back

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2016

    BEHIND THE CURTAIN OF THE JEWELLERY THEATRE

    Today, "Your VIP Partner" invites you to peep behind the curtain of an unusual theatre, whose actors are of overwhelming beauty - unique pieces of jewellery. The furniture, sound, colour, smells, light, movement, all is of great importance...

  • All photos ©2015 El Fenn; Photography : David Loftus; Additional Photography: Joanna Vestey and Liesbeth van der Wal

    Lifestyle & Travel

    Nov 30, 2015

    Paraíso em Marraquexe

    Em 2002 Vanessa Branson e Howell James estavam à procura de uma casa de férias e deram de caras com o pátio em ruínas de uma das grandes casas senhoriais de Marraquexe. No lusco-fusco e com o som do chamamento do muezzin para a oração...

  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    Golden Sea of Amber

    Amber, the Gold of the North. It is the fossilized resin of pre-historic trees. These segregated the resin, the resin hardened, becoming more resistant, and when the Baltic Sea formed, it took them for a ride. Today they still wash up...