Luxury & Fashion

Jun 1, 2017

T-shirts de Plástico Reciclado

A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua utilização em produtos descartáveis como as garrafas e garrafões de água, pode demorar séculos ou até milénios – dependendo do processo de fabrico – a decompor-se naturalmente no meio ambiente. 

A Last Bottle Clothing está prestes a lançar no mercado uma gama de t-shirts feitas com um tecido produzido através de garrafas de plástico recicladas.

O teste mais infalível da empresa foi oferecer t-shirts a vários clientes de testes para ver se conseguiam adivinhar do que eram feitas, o resultado foi animador: nenhum destes "clientes zero" conseguiu distinguir entre as camisolas obtidas através de fibras de plástico e as camisolas convencionais de algodão.

Cada t-shirt da Last Bottle consiste, em média, de treze garrafas de água de meio litro recicladas. O plástico é cortado em partículas minúsculas, derretido e depois transformado em fios de polyester que são depois tecidos para obter camisolas extremamente leves.

Além de reduzir a presença do plástico no meio ambiente e de reduzir a utilização de combustíveis fósseis, o processo de criação destas t-shirts reduz as quantidades de água doce, fertilizantes e pesticidas utilizados para obter algodão natural e orgânico. O tecido obtido através da reciclagem utiliza 500 vezes menos água do que o tecido de uma camisa de algodão tradicional.

Nas palavras de Stuart Wood, um dos fundadores da empresa, "o nosso objectivo é apresentar uma camisa confortável, com características de utilização como a permeabilidade e o controlo do odor, ao mesmo tempo que fazemos tudo o que está ao nosso alcance para reduzir o impacto catastrófico da poluição causada pelos plásticos. Vamos fazer as t-shirts mais limpas, menos poluidoras do planeta e no processo vamos revolucionar por completo esta indústria".

Só para termos uma ideia, a indústria da tecelagem é a segunda mais poluidora a nível mundial, sendo só ultrapassada pela indústria petrolífera. Estas camisas, indistinguíveis das de algodão, além de terem uma durabilidade acima da média podem ser recicladas ad eternum. Entre as suas características, a empresa destaca a suavidade, garantindo serem até mais suaves que as opções em algodão, leves e extremamente confortáveis no seu toque com a pele. A durabilidade é outro trunfo, desde caminhadas e escalada até uma utilização intensiva em viagens de campismo, a empresa garante que o colarinho e as mangas reforçadas (dobro da resistência do algodão) asseguram uma longa durabilidade bem como a sua integridade estrutural (não deformando nem alargando). A permeabilidade é também uma mais-valia, pois o tecido artificial drena e afasta o suor do corpo do utilizador mantendo-o fresco e seco. E claro, a Last Bottle incentiva os seus clientes a devolverem as camisetas à empresa quando atingirem o seu fim de vida útil para que as possam reciclar, assegurando assim ao máximo a sua política de sustentabilidade.

"Começamos a Last Bottle Clothing com um objectivo aparentemente simples: fazer roupa da moda que fosse sustentável e obtida por completo a partir de garrafas de plástico", defendem Stuart Wood e Justin Koehn, os fundadores, num comunicado conjunto, recordando que "cada camisa destas mantém uma média de 13 garrafas de plástico fora dos aterros sanitários e dos oceanos, por isso podem orgulhar-se de vestir uma e dizer aos vossos amigos qual é a história por trás da vossa t-shirt". E sublinham, "as linhas de roupa tradicionais têm por base o algodão, uma colheita com um grande desperdício. Somos apaixonados pelo ambiente e por tentar resolver o problema do desperdício de plásticos no nosso país". Uma vez que uma das apostas da empresa é a produção local, como medida para reduzir a pegada de carbono causada pela sua produção, o mais provável será que com o seu crescimento se implante noutras posições geográficas ou aposte em parcerias com empresas que queiram inovar e preservar o meio-ambiente. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...


  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • 3

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Helping you build the world

    Ever since the construction of the Portland Eldorado cement plant in the town of Apiaí in the state of Sao Paulo, Brazil, in 1968, InterCement has been on the road to growth and success, investing heavily in new plants, acquisitions...

  • 01

    Home & Design

    Fev 1, 2017

    A MESA CINÉTICA: MOVIMENTO ETERNO

    A vida é movimento ... O movimento eterno do ciclo de vida é a base da nossa existência. A harmonia da arte cinética, música, tecnologia e design está pronto para adornar sua casa com a beleza filosófica meditativa.

    ...

  • 1

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    Celebrate in russian style

    Taste the first and last word in luxury wine. Champagne might just be a single region in Northern France, but it's been making the most renowned sparkling wines for centuries.

    Popping the cork and toasting with sparkling, fizzy...