Luxury & Fashion

Jun 1, 2017

T-shirts de Plástico Reciclado

A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua utilização em produtos descartáveis como as garrafas e garrafões de água, pode demorar séculos ou até milénios – dependendo do processo de fabrico – a decompor-se naturalmente no meio ambiente. 

<

A Last Bottle Clothing está prestes a lançar no mercado uma gama de t-shirts feitas com um tecido produzido através de garrafas de plástico recicladas.

O teste mais infalível da empresa foi oferecer t-shirts a vários clientes de testes para ver se conseguiam adivinhar do que eram feitas, o resultado foi animador: nenhum destes "clientes zero" conseguiu distinguir entre as camisolas obtidas através de fibras de plástico e as camisolas convencionais de algodão.

Cada t-shirt da Last Bottle consiste, em média, de treze garrafas de água de meio litro recicladas. O plástico é cortado em partículas minúsculas, derretido e depois transformado em fios de polyester que são depois tecidos para obter camisolas extremamente leves.

Além de reduzir a presença do plástico no meio ambiente e de reduzir a utilização de combustíveis fósseis, o processo de criação destas t-shirts reduz as quantidades de água doce, fertilizantes e pesticidas utilizados para obter algodão natural e orgânico. O tecido obtido através da reciclagem utiliza 500 vezes menos água do que o tecido de uma camisa de algodão tradicional.

Nas palavras de Stuart Wood, um dos fundadores da empresa, "o nosso objectivo é apresentar uma camisa confortável, com características de utilização como a permeabilidade e o controlo do odor, ao mesmo tempo que fazemos tudo o que está ao nosso alcance para reduzir o impacto catastrófico da poluição causada pelos plásticos. Vamos fazer as t-shirts mais limpas, menos poluidoras do planeta e no processo vamos revolucionar por completo esta indústria".

Só para termos uma ideia, a indústria da tecelagem é a segunda mais poluidora a nível mundial, sendo só ultrapassada pela indústria petrolífera. Estas camisas, indistinguíveis das de algodão, além de terem uma durabilidade acima da média podem ser recicladas ad eternum. Entre as suas características, a empresa destaca a suavidade, garantindo serem até mais suaves que as opções em algodão, leves e extremamente confortáveis no seu toque com a pele. A durabilidade é outro trunfo, desde caminhadas e escalada até uma utilização intensiva em viagens de campismo, a empresa garante que o colarinho e as mangas reforçadas (dobro da resistência do algodão) asseguram uma longa durabilidade bem como a sua integridade estrutural (não deformando nem alargando). A permeabilidade é também uma mais-valia, pois o tecido artificial drena e afasta o suor do corpo do utilizador mantendo-o fresco e seco. E claro, a Last Bottle incentiva os seus clientes a devolverem as camisetas à empresa quando atingirem o seu fim de vida útil para que as possam reciclar, assegurando assim ao máximo a sua política de sustentabilidade.

"Começamos a Last Bottle Clothing com um objectivo aparentemente simples: fazer roupa da moda que fosse sustentável e obtida por completo a partir de garrafas de plástico", defendem Stuart Wood e Justin Koehn, os fundadores, num comunicado conjunto, recordando que "cada camisa destas mantém uma média de 13 garrafas de plástico fora dos aterros sanitários e dos oceanos, por isso podem orgulhar-se de vestir uma e dizer aos vossos amigos qual é a história por trás da vossa t-shirt". E sublinham, "as linhas de roupa tradicionais têm por base o algodão, uma colheita com um grande desperdício. Somos apaixonados pelo ambiente e por tentar resolver o problema do desperdício de plásticos no nosso país". Uma vez que uma das apostas da empresa é a produção local, como medida para reduzir a pegada de carbono causada pela sua produção, o mais provável será que com o seu crescimento se implante noutras posições geográficas ou aposte em parcerias com empresas que queiram inovar e preservar o meio-ambiente. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...


  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.


  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Training for excellence

    Majestic mountain ranges, the world's most famous pocket knives and bastionary banking are just a few of the things that come to mind when thinking about Switzerland. With its amazing cuisine, four national languages, horological...

  • Precision cuts

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Cortes Precisos

    A velocidade é um dos mais importantes factores na indústria moderna da confecção. Ser capaz de cortar todas as peças que formam um artigo, de forma célere e precisa, aumenta a rapidez de produção, a gestão de tempo na fábrica...

  • 1

    Science & Nature

    Mai 1, 2015

    Feeding your pets the right way

    When kitty meows for his chow, Purina PetCare listens. The world's largest pet food producer products are sold internationally by mass merchandisers, supermarkets, pet supply stores, and online retailers. Besides pet supplies, the company...