Luxury & Fashion

Jun 1, 2017

T-shirts de Plástico Reciclado

A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua utilização em produtos descartáveis como as garrafas e garrafões de água, pode demorar séculos ou até milénios – dependendo do processo de fabrico – a decompor-se naturalmente no meio ambiente. 

<

A Last Bottle Clothing está prestes a lançar no mercado uma gama de t-shirts feitas com um tecido produzido através de garrafas de plástico recicladas.

O teste mais infalível da empresa foi oferecer t-shirts a vários clientes de testes para ver se conseguiam adivinhar do que eram feitas, o resultado foi animador: nenhum destes "clientes zero" conseguiu distinguir entre as camisolas obtidas através de fibras de plástico e as camisolas convencionais de algodão.

Cada t-shirt da Last Bottle consiste, em média, de treze garrafas de água de meio litro recicladas. O plástico é cortado em partículas minúsculas, derretido e depois transformado em fios de polyester que são depois tecidos para obter camisolas extremamente leves.

Além de reduzir a presença do plástico no meio ambiente e de reduzir a utilização de combustíveis fósseis, o processo de criação destas t-shirts reduz as quantidades de água doce, fertilizantes e pesticidas utilizados para obter algodão natural e orgânico. O tecido obtido através da reciclagem utiliza 500 vezes menos água do que o tecido de uma camisa de algodão tradicional.

Nas palavras de Stuart Wood, um dos fundadores da empresa, "o nosso objectivo é apresentar uma camisa confortável, com características de utilização como a permeabilidade e o controlo do odor, ao mesmo tempo que fazemos tudo o que está ao nosso alcance para reduzir o impacto catastrófico da poluição causada pelos plásticos. Vamos fazer as t-shirts mais limpas, menos poluidoras do planeta e no processo vamos revolucionar por completo esta indústria".

Só para termos uma ideia, a indústria da tecelagem é a segunda mais poluidora a nível mundial, sendo só ultrapassada pela indústria petrolífera. Estas camisas, indistinguíveis das de algodão, além de terem uma durabilidade acima da média podem ser recicladas ad eternum. Entre as suas características, a empresa destaca a suavidade, garantindo serem até mais suaves que as opções em algodão, leves e extremamente confortáveis no seu toque com a pele. A durabilidade é outro trunfo, desde caminhadas e escalada até uma utilização intensiva em viagens de campismo, a empresa garante que o colarinho e as mangas reforçadas (dobro da resistência do algodão) asseguram uma longa durabilidade bem como a sua integridade estrutural (não deformando nem alargando). A permeabilidade é também uma mais-valia, pois o tecido artificial drena e afasta o suor do corpo do utilizador mantendo-o fresco e seco. E claro, a Last Bottle incentiva os seus clientes a devolverem as camisetas à empresa quando atingirem o seu fim de vida útil para que as possam reciclar, assegurando assim ao máximo a sua política de sustentabilidade.

"Começamos a Last Bottle Clothing com um objectivo aparentemente simples: fazer roupa da moda que fosse sustentável e obtida por completo a partir de garrafas de plástico", defendem Stuart Wood e Justin Koehn, os fundadores, num comunicado conjunto, recordando que "cada camisa destas mantém uma média de 13 garrafas de plástico fora dos aterros sanitários e dos oceanos, por isso podem orgulhar-se de vestir uma e dizer aos vossos amigos qual é a história por trás da vossa t-shirt". E sublinham, "as linhas de roupa tradicionais têm por base o algodão, uma colheita com um grande desperdício. Somos apaixonados pelo ambiente e por tentar resolver o problema do desperdício de plásticos no nosso país". Uma vez que uma das apostas da empresa é a produção local, como medida para reduzir a pegada de carbono causada pela sua produção, o mais provável será que com o seu crescimento se implante noutras posições geográficas ou aposte em parcerias com empresas que queiram inovar e preservar o meio-ambiente. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?


  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...

  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...


  • 3

    Food & Beverage

    Ago 1, 2016

    SABORES ÚNICOS

    Gelados artesanais, com texturas deliciosas e irresistíveis, são produzidos no Maine, Estados Unidos da América (EUA), e têm conquistado muitos adeptos, com ingredientes incomuns como o azeite ou a pimenta caiena.

    ...

  • 1

    Technology

    Jun 1, 2015

    Faster aerobatics

    Slick Aircraft manufactures aerobatic airplanes, designed to excell every owner expectations, either flying for fun, competition or simply enjoying the freedom of the open skies.

  • big-03_w

    Business & Industry

    Jun 1, 2016

    WONDER CEILING

    Nowadays the interior design industry has experienced a tremendous breakthrough in terms of technology, materials and aesthetics evolution. Your VIP Partner found out about a technique which can transform your living-room, or bedroom...