Business & Industry

Abr 28, 2018

RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem

<

Por JORGE MATIAS

Não-oficialmente, estes números podem ser um pouco mais altos, já que as empresas de consumíveis informáticos têm vários programas de recolha de cartuchos, tintas e toners. Alguns destes programas têm como objectivo a reciclagem dessas embalagens, enquanto outras apenas servem para aumentar o volume de autênticas lixeiras de produtos electrónicos.

É sabido que nestas lixeiras, residem autênticas comunidades que se dedicam à recolha e separação dos componentes que são produzidos com materiais valiosos, como o cobre ou o ouro. Este é um outro problema, uma vez que estes materiais podem ser nocivos para a saúde quando não são tratados com os devidos cuidados e precauções (muitas vezes, recorrendo a processos primários, como a queima de cabos para recolha do cobre remanescente, o que implica a inalação de fumos altamente tóxicos), ao que acresce que na maioria dos casos, estas tarefas são levadas a cabo por crianças.

Felizmente, a consciência relacionada com este problema global tem crescido e tem encontrado nalgumas empresas mais comprometidas com o ambiente, um apoio de enorme importância.

Recentemente, a empresa japonesa de equipamento e consumíveis Toshiba anunciou que em 2017 foi atingido um recorde de reciclagem de cartuchos de toner: 228 toneladas métricas de toner usado.

Por esta razão, numa iniciativa inédita, o gigante informático japonês (à qual se aliaram a Lexmark e a Kyocera) juntou-se à empresa australiana de infraestruturas Downer, para produzir em larga escala um produto chamado TonerPave.

O TonerPave consiste numa mistura de toner de impressora, ceras, minerais, óxido de ferro, sílica e resíduos de tintas acrílicas. Segundo os primeiros testes da Downer (em Sydney, em 2010), a mistura é perfeita para reduzir os casos de rachas e afundamentos em asfalto, é mais durável e, para além disso, ajuda a reduzir a acumulação de e-lixo, oferecendo-lhe outras finalidades.

Em resultado destes testes, a cidade de Sydney já reciclou mais de 20 mil toneladas de cartuchos de toner desde 2012.

CONTACTO

www.downergroup.com * Triniti Business Campus - 39 Delhi Road * North Ryde NSW 2113 * Australia * Tel. +61 2 9468 9700 * Fax +61 2 9813 8915

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...

  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem


  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • 1. Kendo-Buddhist-Spirit

    Sport

    Nov 1, 2017

    ESPÍRITO BUDISTA

    A arte marcial japonesa criada no século XIV é hoje um desporto de alta competição e uma arte puramente exibicional. Mas tempos houve em que, conhecer e manejar bem uma espada, podia estabelecer a linha entre a vida e a morte.

    ...

  • Gold-mines

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    MINAS DE OURO ENFRENTAM NOVOS DESAFIOS

    Apesar da joalharia ser uma das principais indústrias consumidoras do minério de ouro, o consumo deste cresceu significativamente nas últimas décadas graças ao aumento do número de aparelhos electrónicos e das novas tecnologias...

  • palais-avenue-upholstered-bed-b_2

    Home & Design

    Ago 1, 2016

    QUARTOS LUXUOSOS E OUSADOS AO ESTILO FRANCÊS

    De uma necessidade pessoal, nasceu uma marca que se dedica a criar mobiliário chique, ousado e que transmite, simultaneamente, tranquilidade. A cama é o elemento principal de um quarto marcado pelo boudoir francês.

    ...