Technology

Abr 1, 2017

LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por um piscar de olhos, ultrapassando em inovação as concorrentes Google e Samsung. 

<

As gravações são desencadeadas e pausadas com o piscar do olho, mas a inovação está na programação das lentes, pois estas conseguem detectar se o piscar de olho foi intencional, ou se tratou de um mero piscar de olhos não relacionado com o seu funcionamento.

Esta nova lente foi desenvolvida por sete inventores japoneses (Sako Yoichiro, Iwasaki Masanori, Hayashi Kazunori, Kon Takayasu, Nakamura Takatoshi, Onuma Tomoya e Tange Akira) que, além da lente em si, também criaram uma ligação wi-fi para as lentes euma unidade de armazenamento externo, ou seja, as lentes podem gravar e transmitir em directo por wi-fi sem qualquer necessidade de descarregar os ficheiros e o portador pode optar entre tirar fotografias ou gravar vídeos

Tudo com um mero piscar de olho.

A multinacional, sedeada em Tóquio, Japão, acredita que irá conseguir diferenciar-se aperfeiçoando as lentes de modo a que possam ser utilizadas em intervenções cirúrgica, operações de vigilância, ou até em acções de espionagem.

Uma vez que normalmente piscamos os olhos a cada 0,2-0,4 segundos, as lentes consideram que qualquer piscar de olhos fora desse intervalo regular, é um comando directo para a activar ou desactivar.

As lentes irão também incluir micro-sensores piezoeléctricos (cristais que conseguem reagir electronicamente a pressões mecânicas). Estes sensores conseguirão medir todas as temperaturas de pressão, temperatura, aceleração e força a que as lentes são sujeitas.

As lentes também não necessitam de carregamento externo, são carregadas graças a um processo de inducção electromagnética indo buscar energia ao próprio piscar de olhos.

Estas lentes inteligentes, além da detecção do piscar de olhos, são capazes de efectuar zoom, apagar ou ver as gravações efectuadas com o movimento dos olhos e corrigem automaticamente qualquer trepidação ou indefinição da imagem, podendo ser utilizadas apenas num olho.

Uma vez que será inevitável que o utilizador pisque naturalmente os olhos enquanto as lentes estão a gravar, estas incluirão uma opção para apagar essas imagens a negro, registadas quando os olhos estavam fechados, de modo a que não afectem a qualidade final da gravação.

Para assistir a vídeos previamente gravados o utilizador apenas terá que utilizar um comando efectuado com o movimento do olho, que terá que programar previamente, personalizando desse modo a sua lente.

Estas incluem também um giroscópio que permite detectar a inclinação da cabeça, compensando as gravações de modo a que se mantenham uniformemente na posição correcta.

A Sony encontra-se ainda a investigar e a ponderar outras utilidades para as suas lentes, de modo a aproveitar ao máximo a ligação wi-fi e a criação de menus com várias opções que possam ser incluídos para criar efeitos, além das opções de máquina fotográfica ou câmera de filmar, mas tem sido extremamente cuidadosa na divulgação, algo natural após a desilusão que foram os óculos da Google dado haver uma expectativa muito grande em redor dos mesmos.

O potencial é imenso, pois seas lentes permitem o visionamento dos vídeos que grava, teoricamente nada nos impede de ver alguns dos nossos vídeos favoritos enquanto passeamos o cão. Ou navegar na Internet.

Uma vez que a lente torna as imagens mais nítidas através do zoom e ao eliminar o enevoamento, até que ponto não poderão também ser utilizadas por oftalmologistas para melhorar a qualidade da vista dos seus pacientes? Ou aplicações que nos permitam observar no escuro, vendo de noite sem necessidade de iluminação externa?

Contactos * www.sony.jp * www.sony.net

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...


  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • 1. Roku-The-New-Generation

    Technology

    Nov 1, 2017

    A NOVA GERAÇÃO

    Desde 2008 que a Roku tem vindo a produzir boxes destinadas ao visionamento de conteúdos virtuais dado o crescimento, acessibilidade e popularidade de canais de televisão digitais como os Netflix, Acorn, Mubi, Crackle,...

  • Lobb1

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2016

    CALÇAR COM ELEGÂNCIA

    Se sonha com uns sapatos únicos, e que lhe sirvam na perfeição, poderá encontrar a sua resposta na marca John Lobb. Aqui, a imaginação torna-se realidade e os sapatos são verdadeiras obras de arte, pois ao conforto associa-se...

  • Technology

    Set 1, 2015

    Clean and safe water with UV desinfection

    It's one of the bigest challenges posed to modern society. Water treatment in urban areas is one of the most important assets in every community, and viewed by many as a standard to evaluate social development. Keeping our water clean,...