Technology

Abr 1, 2017

LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por um piscar de olhos, ultrapassando em inovação as concorrentes Google e Samsung. 

As gravações são desencadeadas e pausadas com o piscar do olho, mas a inovação está na programação das lentes, pois estas conseguem detectar se o piscar de olho foi intencional, ou se tratou de um mero piscar de olhos não relacionado com o seu funcionamento.

Esta nova lente foi desenvolvida por sete inventores japoneses (Sako Yoichiro, Iwasaki Masanori, Hayashi Kazunori, Kon Takayasu, Nakamura Takatoshi, Onuma Tomoya e Tange Akira) que, além da lente em si, também criaram uma ligação wi-fi para as lentes euma unidade de armazenamento externo, ou seja, as lentes podem gravar e transmitir em directo por wi-fi sem qualquer necessidade de descarregar os ficheiros e o portador pode optar entre tirar fotografias ou gravar vídeos

Tudo com um mero piscar de olho.

A multinacional, sedeada em Tóquio, Japão, acredita que irá conseguir diferenciar-se aperfeiçoando as lentes de modo a que possam ser utilizadas em intervenções cirúrgica, operações de vigilância, ou até em acções de espionagem.

Uma vez que normalmente piscamos os olhos a cada 0,2-0,4 segundos, as lentes consideram que qualquer piscar de olhos fora desse intervalo regular, é um comando directo para a activar ou desactivar.

As lentes irão também incluir micro-sensores piezoeléctricos (cristais que conseguem reagir electronicamente a pressões mecânicas). Estes sensores conseguirão medir todas as temperaturas de pressão, temperatura, aceleração e força a que as lentes são sujeitas.

As lentes também não necessitam de carregamento externo, são carregadas graças a um processo de inducção electromagnética indo buscar energia ao próprio piscar de olhos.

Estas lentes inteligentes, além da detecção do piscar de olhos, são capazes de efectuar zoom, apagar ou ver as gravações efectuadas com o movimento dos olhos e corrigem automaticamente qualquer trepidação ou indefinição da imagem, podendo ser utilizadas apenas num olho.

Uma vez que será inevitável que o utilizador pisque naturalmente os olhos enquanto as lentes estão a gravar, estas incluirão uma opção para apagar essas imagens a negro, registadas quando os olhos estavam fechados, de modo a que não afectem a qualidade final da gravação.

Para assistir a vídeos previamente gravados o utilizador apenas terá que utilizar um comando efectuado com o movimento do olho, que terá que programar previamente, personalizando desse modo a sua lente.

Estas incluem também um giroscópio que permite detectar a inclinação da cabeça, compensando as gravações de modo a que se mantenham uniformemente na posição correcta.

A Sony encontra-se ainda a investigar e a ponderar outras utilidades para as suas lentes, de modo a aproveitar ao máximo a ligação wi-fi e a criação de menus com várias opções que possam ser incluídos para criar efeitos, além das opções de máquina fotográfica ou câmera de filmar, mas tem sido extremamente cuidadosa na divulgação, algo natural após a desilusão que foram os óculos da Google dado haver uma expectativa muito grande em redor dos mesmos.

O potencial é imenso, pois seas lentes permitem o visionamento dos vídeos que grava, teoricamente nada nos impede de ver alguns dos nossos vídeos favoritos enquanto passeamos o cão. Ou navegar na Internet.

Uma vez que a lente torna as imagens mais nítidas através do zoom e ao eliminar o enevoamento, até que ponto não poderão também ser utilizadas por oftalmologistas para melhorar a qualidade da vista dos seus pacientes? Ou aplicações que nos permitam observar no escuro, vendo de noite sem necessidade de iluminação externa?

Contactos * www.sony.jp * www.sony.net

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...


  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • The Noble Art in Glass

    Home & Design

    Fev 29, 2016

    A Arte Nobre em Vidro

    A história do vidro confunde-se com as histórias de Murano, da família Seguso e da Cristais Cá D´Oro, uma empresa brasileira que produz peças em vidro artístico, em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil, seguindo as técnicas...

  • Untitled-3

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ÖGON - SEGURANÇA E ESTILO

    As tradicionais carteiras em cabedal ou plástico, podem parecer muito úteis porque cabe tudo nelas. O problema é que cabem coisas a mais. É um pouco como a mala de senhora, onde até cabem coisas inúteis e outras absolutamente indescritíveis. 

    ...

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    À frente do seu tempo

    Modernos, compactos, trabalhadores. Estas são as linhas-mestre dos veículos Avant Tecno. Com uma vasta gama de modelos e acessórios para diferentes utilizações, a empresa está presente em mais de 40 países.