Technology

Abr 1, 2017

LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por um piscar de olhos, ultrapassando em inovação as concorrentes Google e Samsung. 

<

As gravações são desencadeadas e pausadas com o piscar do olho, mas a inovação está na programação das lentes, pois estas conseguem detectar se o piscar de olho foi intencional, ou se tratou de um mero piscar de olhos não relacionado com o seu funcionamento.

Esta nova lente foi desenvolvida por sete inventores japoneses (Sako Yoichiro, Iwasaki Masanori, Hayashi Kazunori, Kon Takayasu, Nakamura Takatoshi, Onuma Tomoya e Tange Akira) que, além da lente em si, também criaram uma ligação wi-fi para as lentes euma unidade de armazenamento externo, ou seja, as lentes podem gravar e transmitir em directo por wi-fi sem qualquer necessidade de descarregar os ficheiros e o portador pode optar entre tirar fotografias ou gravar vídeos

Tudo com um mero piscar de olho.

A multinacional, sedeada em Tóquio, Japão, acredita que irá conseguir diferenciar-se aperfeiçoando as lentes de modo a que possam ser utilizadas em intervenções cirúrgica, operações de vigilância, ou até em acções de espionagem.

Uma vez que normalmente piscamos os olhos a cada 0,2-0,4 segundos, as lentes consideram que qualquer piscar de olhos fora desse intervalo regular, é um comando directo para a activar ou desactivar.

As lentes irão também incluir micro-sensores piezoeléctricos (cristais que conseguem reagir electronicamente a pressões mecânicas). Estes sensores conseguirão medir todas as temperaturas de pressão, temperatura, aceleração e força a que as lentes são sujeitas.

As lentes também não necessitam de carregamento externo, são carregadas graças a um processo de inducção electromagnética indo buscar energia ao próprio piscar de olhos.

Estas lentes inteligentes, além da detecção do piscar de olhos, são capazes de efectuar zoom, apagar ou ver as gravações efectuadas com o movimento dos olhos e corrigem automaticamente qualquer trepidação ou indefinição da imagem, podendo ser utilizadas apenas num olho.

Uma vez que será inevitável que o utilizador pisque naturalmente os olhos enquanto as lentes estão a gravar, estas incluirão uma opção para apagar essas imagens a negro, registadas quando os olhos estavam fechados, de modo a que não afectem a qualidade final da gravação.

Para assistir a vídeos previamente gravados o utilizador apenas terá que utilizar um comando efectuado com o movimento do olho, que terá que programar previamente, personalizando desse modo a sua lente.

Estas incluem também um giroscópio que permite detectar a inclinação da cabeça, compensando as gravações de modo a que se mantenham uniformemente na posição correcta.

A Sony encontra-se ainda a investigar e a ponderar outras utilidades para as suas lentes, de modo a aproveitar ao máximo a ligação wi-fi e a criação de menus com várias opções que possam ser incluídos para criar efeitos, além das opções de máquina fotográfica ou câmera de filmar, mas tem sido extremamente cuidadosa na divulgação, algo natural após a desilusão que foram os óculos da Google dado haver uma expectativa muito grande em redor dos mesmos.

O potencial é imenso, pois seas lentes permitem o visionamento dos vídeos que grava, teoricamente nada nos impede de ver alguns dos nossos vídeos favoritos enquanto passeamos o cão. Ou navegar na Internet.

Uma vez que a lente torna as imagens mais nítidas através do zoom e ao eliminar o enevoamento, até que ponto não poderão também ser utilizadas por oftalmologistas para melhorar a qualidade da vista dos seus pacientes? Ou aplicações que nos permitam observar no escuro, vendo de noite sem necessidade de iluminação externa?

Contactos * www.sony.jp * www.sony.net

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...


  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 


  • Vingchuang-3

    Business & Industry

    Out 1, 2016

    SÓLIDAS FUNDAÇÕES

    O mundo não pára de nos surpreender e de evoluir no sentido de reciclar e reutilizar materiais, tornando-o um lugar mais amigo do ambiente e menos poluído. E, neste campo, a China está muito à frente. Conheça a empresa...

  • Raymond-Loewy

    Culture & Art

    Dez 1, 2017

    O HOMEM DOS MIL PROJECTOS

    Hoje em dia, temos uma certa tendência para ver algumas coisas como se sempre tivessem existido, sem pensar que alguém teve de as desenvolver para que se tornassem realidade.

  • 1

    Technology

    Mai 1, 2015

    Power In a box

    Wherever your journey may take you, VARTA batteries provide all the power to take you there. Whether you are driving your very first car, you own a vehicle with Start-Stop functionality, or you drive a highly equipped vehicle with high...