Technology

Abr 1, 2017

LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por um piscar de olhos, ultrapassando em inovação as concorrentes Google e Samsung. 

<

As gravações são desencadeadas e pausadas com o piscar do olho, mas a inovação está na programação das lentes, pois estas conseguem detectar se o piscar de olho foi intencional, ou se tratou de um mero piscar de olhos não relacionado com o seu funcionamento.

Esta nova lente foi desenvolvida por sete inventores japoneses (Sako Yoichiro, Iwasaki Masanori, Hayashi Kazunori, Kon Takayasu, Nakamura Takatoshi, Onuma Tomoya e Tange Akira) que, além da lente em si, também criaram uma ligação wi-fi para as lentes euma unidade de armazenamento externo, ou seja, as lentes podem gravar e transmitir em directo por wi-fi sem qualquer necessidade de descarregar os ficheiros e o portador pode optar entre tirar fotografias ou gravar vídeos

Tudo com um mero piscar de olho.

A multinacional, sedeada em Tóquio, Japão, acredita que irá conseguir diferenciar-se aperfeiçoando as lentes de modo a que possam ser utilizadas em intervenções cirúrgica, operações de vigilância, ou até em acções de espionagem.

Uma vez que normalmente piscamos os olhos a cada 0,2-0,4 segundos, as lentes consideram que qualquer piscar de olhos fora desse intervalo regular, é um comando directo para a activar ou desactivar.

As lentes irão também incluir micro-sensores piezoeléctricos (cristais que conseguem reagir electronicamente a pressões mecânicas). Estes sensores conseguirão medir todas as temperaturas de pressão, temperatura, aceleração e força a que as lentes são sujeitas.

As lentes também não necessitam de carregamento externo, são carregadas graças a um processo de inducção electromagnética indo buscar energia ao próprio piscar de olhos.

Estas lentes inteligentes, além da detecção do piscar de olhos, são capazes de efectuar zoom, apagar ou ver as gravações efectuadas com o movimento dos olhos e corrigem automaticamente qualquer trepidação ou indefinição da imagem, podendo ser utilizadas apenas num olho.

Uma vez que será inevitável que o utilizador pisque naturalmente os olhos enquanto as lentes estão a gravar, estas incluirão uma opção para apagar essas imagens a negro, registadas quando os olhos estavam fechados, de modo a que não afectem a qualidade final da gravação.

Para assistir a vídeos previamente gravados o utilizador apenas terá que utilizar um comando efectuado com o movimento do olho, que terá que programar previamente, personalizando desse modo a sua lente.

Estas incluem também um giroscópio que permite detectar a inclinação da cabeça, compensando as gravações de modo a que se mantenham uniformemente na posição correcta.

A Sony encontra-se ainda a investigar e a ponderar outras utilidades para as suas lentes, de modo a aproveitar ao máximo a ligação wi-fi e a criação de menus com várias opções que possam ser incluídos para criar efeitos, além das opções de máquina fotográfica ou câmera de filmar, mas tem sido extremamente cuidadosa na divulgação, algo natural após a desilusão que foram os óculos da Google dado haver uma expectativa muito grande em redor dos mesmos.

O potencial é imenso, pois seas lentes permitem o visionamento dos vídeos que grava, teoricamente nada nos impede de ver alguns dos nossos vídeos favoritos enquanto passeamos o cão. Ou navegar na Internet.

Uma vez que a lente torna as imagens mais nítidas através do zoom e ao eliminar o enevoamento, até que ponto não poderão também ser utilizadas por oftalmologistas para melhorar a qualidade da vista dos seus pacientes? Ou aplicações que nos permitam observar no escuro, vendo de noite sem necessidade de iluminação externa?

Contactos * www.sony.jp * www.sony.net

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...


  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • Furoshiki

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    EMBRULHE OS SEUS PÉS

    Furoshiki é o nome da arte tradicional japonesa de embrulhar objectos em pano. Agora, pela mão da marca italiana Vibram, esta arte é também aplicável aos pés.  

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.


  • 2

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    A Whiter Shade of Caviar

    Algarve, Portugal. A wonderful place to rest, to sunbathe. A place for a promenade by the sea, or a hike in the mountains. Here you can find underlying treasures of the bon-vivant, the most recent, curious and rare of which is CaviarBlanc.

    ...

  • 01 Glass

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    PARA ALÉM DO VIDRO

    Actualmente, existe mais na indústria do vidro do que os olhos conseguem ver. Altamente versátil, o vidro pode ser utilizado em inúmeras necessidades diárias, combinando estética, limpeza fácil, conservação de energia ou soluções...

  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Fev 1, 2017

    BALÕES REVOLUCIONAM SERVIÇOS

    Uma empresa norte-americana está a desenvolver balões que poderão ajudar em situação de desastre, bem como a melhorar a efcicácia das previsões meteorológicas.