Business & Industry

Jan 1, 2018

COMER "MESMO" TUDO

A polaca Biotrem tem vindo a ganhar terreno com uma ideia inovadora que vai ao encontro das preocupações ecologistas cada vez mais vigentes no mundo actual. Graças a um processo inventado por Jerzy Wysocki a empresa é actualmente a única produtora mundial de talheres e louça comestível e biodegradável criada a partir de farelo de trigo.

<

Por NIGEL HAWTHORNE

A empresa produz já 15 milhões de pratos por ano e marca presença em 40 mercados, com um potencial de crescimento extremamente elevado dada a hostilidade cada vez mais generalizada para com as opções de plástico.

A fábrica da Biotrem encontra-se em Zambrów, no Nordeste da Polónia, e utiliza uma tecnologia própria protegida por várias patentes internacionais de modo a garantir a exclusividade dos seus produtos e utilizando trigo produzido naquela zona – sem quaisquer Organismos Geneticamente Modificados – tradicionalmente agrícola e orgânica. A empresa apostou também na padronização na produção e na capacidade de reprodução da sua maquinaria, garantindo que pode reagir de modo extremamente ágil e facilitado a qualquer aumento de procura.

O processo aparenta ser extremamente simples, utilizando apenas farelo de trigo e pequenas quantidades de água. O truque está na utilização de altas temperaturas e pressão para comprimir a massa de trigo resultante, transformando-a num produto resistente, fácil de transportar e que pode inclusivamente ir ao forno sem se degradar, permitindo a confecção de alimentos como carne e peixe sem que se percam quaisquer atributos. Os pratos também podem ser criados a partir de outras matérias-primas, como a mandioca ou algas, já prevendo certamente uma expansão aos mercados sul-americano e asiático. A utilização de farelo de trigo deve-se à abundância e proximidade do mesmo em território polaco.

A empresa faz questão de frisar que não só o seu processo de fabrico não requer grandes quantidades de recursos hídricos nem minerais, não utiliza quaisquer químicos e é uma alternativa muito mais sustentável e ecológica quando comparada com as opções convencionais em papel ou plástico. Uma tonelada de farelo de trigo equivale a uma produção de 10.000 pratos ou tigelas, dependendo do seu tamanho. Além disto os produtos além de comestíveis são também biodegradáveis caso não os queira consumir – através do processo de compostagem, estes pratos e talheres degradam-se por completo em apenas 30 dias!

Os pratos e tijelas da Biotrem podem ir ao forno até aos 180 graus e ao micro-ondas até 750W, podendo ser utilizados para aquecer ou até confecionar alimentos, algo que as opções em papel e plástico convencional não permitem. A oferta actual inclui pratos de várias dimensões (28cm, 24cm, 20cm), tijelas redondas de 20cm e ovais de 24cm por 16cm, e, claro, facas, garfos e colheres. Além da louça e talheres padrão, a Biotrem pode também personalizar os seus produtos tendo já em vista eventos de média a grande dimensão e a sua utilização em restaurantes que queiram inovar na sua oferta.

A inovação da Biotrem já lhe granjeou inclusivamente fundos da União Europeia, tanto do Fundo Europeu Para o Desenvolvimento Regional como dos Fundos Europeus Para o Crescimento Inteligente, deixando claro que além de uma boa ideia de negócio que vai ao encontro das preocupações dos consumidores modernos utilizando produtos ecológicos e abundantes (o farelo de trigo é obtido ao descascar o trigo utilizado para a produção de farinha, constitui 30% do grão e tem que ser manuseado num prazo curto antes que se degrade, sendo na maior parte das vezes descartado, embora seja comestível) esta empresa conseguiu também contribuir para novas soluções para uma economia e um consumo mais sustentáveis, esperando um dia replicar a sua fábrica noutros continentes, utilizando matérias-primas que abundem e estejam subaproveitadas.

Contactos * www.biotrem.eu * biuro@biotrem.pl * Tel: +48 533 606 230 * BIOTREM SP. Z O.O., J. Smulikowskiego Str. 6/8 Suite 20, 00-389 Warszawa, Poland

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?


  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...


  • Cocoa Beans

    Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Choose Love

    Since 1870, the master chocolate makers of Laima have imported cocoa beans from the far-off Bay of Guinea in Africa, applying much love to the process of producing chocolate which has no equal anywhere else in the world.

  • Keep Warm

    Technology

    Jan 31, 2016

    Mantenha-se quente em todo o lado

    Todos os Invernos, milhares de pessoas tentam manter-se quentes debaixo de casacos grossos. Por vezes é impossível. Um novo produto está prestes a mudar tudo.

  • 1.-Business-Fishing-In-Mauritania-Feeding-The-Whole-World

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    ALIMENTAR O MUNDO INTEIRO

    A Mauritânia, um dos países mais pobres de África, tem um dos maiores parques marinhos do mundo. No Banco de Arguim, onde nidificam 30 por cento das aves migratórias, o povo Imaraguen vive da riqueza da pesca, mantém técnicas...