Technology

Fev 1, 2018

CONTEÚDOS EM TEMPO REAL

Num mundo em constante mudança no qual o progresso e o desenvolvimento há séculos que são a palavra de ordem, uma das ferramentas de marketing de massas mais utilizada, o outdoor, parece ter ficado estagnada no tempo.

<

Por NUNO AFONSO

Todos nós nos habituamos à sua presença constante seja no seio das grandes cidades ou à beira das estradas e autoestradas, houve uma ligeira variação que substituiu os outdoors em papel impresso em gráfica por lonas impressas em laser digital e que além de reduzir o preço facilitou a rapidez tanto na produção de uma campanha de outdoors como a sua rápida substituição e personalização peça a peça sem afectar os custos.

A nova iorquina Clear Channel tem sido uma das empresas que tem apostado na inovação do formato, o mais promissor ainda no marketing fora de portas quando comparado com a morte cada vez mais evidente dos cartazes, panfletos e autocolantes.

Os outdoors da Clear Channel deixaram de ser meros cartazes gigantescos e estáticos à beira da estrada, investindo na tecnologia digital o papel e a lona foram substituídos por ecrãs que emitem agora conteúdos publicitários em tempo real que abordam temas relevantes para os hipotéticos consumidores.

Em Janeiro celebrou-se o primeiro aniversário da introdução da publicidade programática nos seus outdoors e restantes opções de marketing digital, adaptando uma prática que até à data se tinha restringido à publicidade na Internet. O projecto-piloto arrancou primeiro na Bélgica e posteriormente no Reino Unido, contando entre os seus clientes com um peso pesado como a Mercedes Benz.

Não é nada que já não tenhamos visto em filmes de ficção científica, onde ecrãs publicitários interagem com as personagens tratando-as inclusivamente pelo nome e sugerindo bens e serviços que lhe sejam familiares.

O intuito é utilizar as novas tecnologias para permitir que as marcas abordem mais directamente o seu público alvo com a mensagem mais certeira na altura certa, adequando-a ao perfil de cada consumidor. A utilização de vídeo e a interacção com os telemóveis ou tablets dos potenciais consumidores são agora uma realidade, nos Estados Unidos a rede de estações de rádio propriedade da Global programou os outdoors utilizados na sua publicidade para uma delimitação geográfica que emitia automaticamente para os aparelhos dos transeuntes uma emissão áudio que dizia respeito ao outdoor pelo qual tinham passado.

Só no Reino Unido a substituição dos outdoors convencionais pelas opções em ecrã digital atingiram em 2017 os 50%. Mas em que consiste exactamente esta personalização? Pois bem, deve-se em grande parte ao pioneirismo do Google e do Facebook, estas plataformas há anos que utilizam a programação para detecção de gostos dos seus utilizadores com o intuito de personalizar o mais possível a publicidade que lhes surgem nos ecrãs de computador, tablet e telemóvel. A maior parte dos consumidores cede a estas empresas e às suas empresas de telecomunicação vários dados referentes aos seus gostos, compras online, cores favoritas e um longo etecetera, essas empresas por sua vez reúnem esses dados em pacotes que revendem às empresas de marketing.

Resultado prático, estes novos outdoors digitais são interactivos e intuitivos, quando passamos por eles conseguem detectar o nosso perfil com base no telemóvel, tablet ou computador portátil que levamos connosco e emitem a publicidade mais adequada aos nossos gostos permitindo até, nalguns casos, que possamos adquirir o bem ou o produto directamente na rua quando o mesmo nos agradou, utilizando uma plataforma de comércio online ou uma app gratuita. Esta nova ferramenta digital permite também criar outdoors que vão desde a altura de um edifício até meros painéis digitais que nos remetem para os primórdios da televisão. Sim, estamos mesmo a viver no século XXI e a Clear Channel quer garantir que o seu negócio acompanha o passo dos tempos.

Contactos * www.clearchanneloutdoor.com * Tel: (212) 812 0000 * Clear Channel Outdoor * Corporate, 99 Park Avenue, 2nd Floor, New York, NY 10016, USA

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist


  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...


  • Winery Khareba

    Business & Industry

    Fev 1, 2015

    Caucasian and Smooth

    "Winery Khareba" is established upon the ancient traditions. The company works over maintenance of the unique vine culture and wine making both using ancient methods and modern technologies.

  • Ink-Jet-System

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    PRÁTICA E ACESSÍVEL

    Já todos vimos aqueles códigos numéricos e alfabéticos aplicados nos produtos que adquirimos diariamente. Além dos códigos de barras, estes incluem um complexo código alfanumérico que dificilmente compreendemos.

  • Potatoes For All

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Batatas para Todos

    Embora a sua origem seja bem clara, a introdução da batata no Paquistão é um pouco difusa. No final do século XVI ou princípios do século XVII, a batata foi levada até à Costa da Ásia Meridional. Em inglês, a palavra "potato"...