Business & Industry

Nov 1, 2017

ENERGIA PURA, NÃO LIXO

O uso de borras de café como fertilizante para jardins é uma prática popular, devido ao seu elevado teor de azoto. Recicladas desta forma, contribuem para um ambiente de gestão de resíduos. Mas há muito mais sobre as borras de café que nem sequer suspeitamos.

<

Por NAHAN SULEIMAN

Como parte do processo de produção de alimentos, a indústria alimentar Suíça produz cerca de meio milhão de toneladas de resíduos orgânicos por ano. E é por isso que a indústria de alimentos está muito interessada em reduzir a quantidade de resíduos bem como reciclar utilmente os inevitáveis resíduos sempre que possível. Actualmente, cerca de três quartos desses resíduos já são reutilizados para a produção de alimentos para animais. Um pouco mais de nove por cento é para adubos e menos 11,5% é usado na produção de energia.

Um novo processo desenvolvido no Paul Scherrer Institute (PSI), na Suíça, permite recolher o metano de alta qualidade que é formado a partir de borra de café. Pesquisadores do PSI envolvidos no projecto piloto realizado em cooperação com o produtor de comida Suíça Nestlé foram capazes de mostrar que o café moído que sobrou durante a produção de café instantâneo pode ser eficientemente reutilizado para outros fins.

Para realizar as experiências necessárias, as borras de café húmido que resta durante o processo de produção de café instantâneo foram disponibilizadas pela Nestlé. As borras de café foram aquecidas numa instalação experimental de PSI a uma temperatura de cerca de 450° C e submetida a uma pressão de cerca de 300 bar.

Durante este processo, a água contida na borra de café transitou para um estado em que não é líquido nem gás, conhecido como um estado supercrítico. Isto tem a vantagem de não se dissolverem os nutrientes minerais contidos nas borras de café, como se estivessem mergulhados em água, mas são facilmente separados. A próxima etapa do processo é transformar as borras de café restantes em metano com a ajuda de um catalisador.

Os primeiros resultados são muito promissores: cerca de sessenta por cento da energia contida nas borras de café foi convertida em metano durante o projeto piloto. "Isso permitiu-nos mostrar que é tecnicamente possível extrair metano de borras de café ", disse Frédéric Vogel, Chefe de Equipa do Catalytic Process Engineering, na PSI e Professor para Energias Renováveis na Universidade de Artes e Ciências Aplicadas Northwestern Switzerland.

O metano convertido pode ser usado de inúmeras maneiras. Pode alimentar a rede de gás ou usado para produzir eletricidade. A grande vantagem deste processo é que os resíduos dos produtos utilizados no procedimento são muitas vezes húmidos, mas não precisam ser submetidos a processos de secagem, a fim de serem convertidos em energia.

Isto significa que a energia pode ser aproveitada, reduzindo os custos implicados em outros processamentos tais como a incineração de resíduos. "O desafio que enfrentamos com este processamento encontra-se em diferentes elementos que compõem os resíduos orgânicos, para os quais o procedimento deve ser optimizado em uma base caso-a-caso", explica Frédéric Vogel.

É aqui que o catalisador utilizado no procedimento desempenha um papel importante, é por isso que o PSI continua a centrar-se no desenvolvimento do catalisador.

No entanto, é necessária uma instalação mais eficiente a fim de realizar um teste de campo mais confiável. "Só então poderemos extrapolar dados industrialmente relevantes a partir destes resultados de pesquisa", diz Vogel. Atualmente essa instalação está a ser construída no PSI. Um passo importante é estabelecer a viabilidade económica do procedimento.

Entretanto, pesquisadores do PSI já estão a pensar em mais usos para a borra de café. As suas pesquisas estão focadas na aplicação experimentação e testes como fertilizante.

O projecto piloto também mostrou que os sais minerais recolhidos durante a experiência — em especial o azoto dos sais — poderiam fornecer fertilizantes de alta qualidade. Os investigadores estão agora interessados em também a seguir os resultados destas experiências.

Contactos * www.psi.ch * Paul Scherrer Institute, 5232 Villigen PSI, Switzerland * Tel: +41 56 310 21 11 *

Fax: +41 56 310 21 99

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 4, 2018

    Sardenha

    "Situada no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha é uma região predominantemente montanhosa, marcada pela ausência de altos picos, inserida num ambiente natural vasto e charmoso, porém agridoce. De facto, a presença do homem...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...


  • 20160316051809493

    Technology

    Abr 1, 2016

    Autocarros vermelhos ficam mais "verdes"

    Os famosos autocarros londrinos de dois pisos, uma imagem de marca da capital britânica, vão ficar mais "verdes". A empresa chinesa BYD introduziu os primeiros cinco veículos da nova frota 100% eléctrica da Metroline, que vai operar...

  • Food & Beverage

    Abr 1, 2015

    Another Algarve

    Oyster and other shellfish have been abundant in the Portuguese rivers and shores but throughout the years, various diseases almost sentenced its extinction. Recently, aquaculture has restored their existence.

  • p8mgz2l0eqoepthv3pkl

    Technology

    Mai 1, 2016

    UM NOVO TIPO DE PROJECTOR

    Criado pela startup chinesa XGIMI, o "Z4 Aurora" poderá ser o centro de entretenimento do futuro. Carregado de tecnologia e capaz de debitar vídeo de alta qualidade com som Harman/Kardon, este dispositivo pequeno, leve e muito impressionante,...