Business & Industry

Nov 1, 2017

ENERGIA PURA, NÃO LIXO

O uso de borras de café como fertilizante para jardins é uma prática popular, devido ao seu elevado teor de azoto. Recicladas desta forma, contribuem para um ambiente de gestão de resíduos. Mas há muito mais sobre as borras de café que nem sequer suspeitamos.

<

Por NAHAN SULEIMAN

Como parte do processo de produção de alimentos, a indústria alimentar Suíça produz cerca de meio milhão de toneladas de resíduos orgânicos por ano. E é por isso que a indústria de alimentos está muito interessada em reduzir a quantidade de resíduos bem como reciclar utilmente os inevitáveis resíduos sempre que possível. Actualmente, cerca de três quartos desses resíduos já são reutilizados para a produção de alimentos para animais. Um pouco mais de nove por cento é para adubos e menos 11,5% é usado na produção de energia.

Um novo processo desenvolvido no Paul Scherrer Institute (PSI), na Suíça, permite recolher o metano de alta qualidade que é formado a partir de borra de café. Pesquisadores do PSI envolvidos no projecto piloto realizado em cooperação com o produtor de comida Suíça Nestlé foram capazes de mostrar que o café moído que sobrou durante a produção de café instantâneo pode ser eficientemente reutilizado para outros fins.

Para realizar as experiências necessárias, as borras de café húmido que resta durante o processo de produção de café instantâneo foram disponibilizadas pela Nestlé. As borras de café foram aquecidas numa instalação experimental de PSI a uma temperatura de cerca de 450° C e submetida a uma pressão de cerca de 300 bar.

Durante este processo, a água contida na borra de café transitou para um estado em que não é líquido nem gás, conhecido como um estado supercrítico. Isto tem a vantagem de não se dissolverem os nutrientes minerais contidos nas borras de café, como se estivessem mergulhados em água, mas são facilmente separados. A próxima etapa do processo é transformar as borras de café restantes em metano com a ajuda de um catalisador.

Os primeiros resultados são muito promissores: cerca de sessenta por cento da energia contida nas borras de café foi convertida em metano durante o projeto piloto. "Isso permitiu-nos mostrar que é tecnicamente possível extrair metano de borras de café ", disse Frédéric Vogel, Chefe de Equipa do Catalytic Process Engineering, na PSI e Professor para Energias Renováveis na Universidade de Artes e Ciências Aplicadas Northwestern Switzerland.

O metano convertido pode ser usado de inúmeras maneiras. Pode alimentar a rede de gás ou usado para produzir eletricidade. A grande vantagem deste processo é que os resíduos dos produtos utilizados no procedimento são muitas vezes húmidos, mas não precisam ser submetidos a processos de secagem, a fim de serem convertidos em energia.

Isto significa que a energia pode ser aproveitada, reduzindo os custos implicados em outros processamentos tais como a incineração de resíduos. "O desafio que enfrentamos com este processamento encontra-se em diferentes elementos que compõem os resíduos orgânicos, para os quais o procedimento deve ser optimizado em uma base caso-a-caso", explica Frédéric Vogel.

É aqui que o catalisador utilizado no procedimento desempenha um papel importante, é por isso que o PSI continua a centrar-se no desenvolvimento do catalisador.

No entanto, é necessária uma instalação mais eficiente a fim de realizar um teste de campo mais confiável. "Só então poderemos extrapolar dados industrialmente relevantes a partir destes resultados de pesquisa", diz Vogel. Atualmente essa instalação está a ser construída no PSI. Um passo importante é estabelecer a viabilidade económica do procedimento.

Entretanto, pesquisadores do PSI já estão a pensar em mais usos para a borra de café. As suas pesquisas estão focadas na aplicação experimentação e testes como fertilizante.

O projecto piloto também mostrou que os sais minerais recolhidos durante a experiência — em especial o azoto dos sais — poderiam fornecer fertilizantes de alta qualidade. Os investigadores estão agora interessados em também a seguir os resultados destas experiências.

Contactos * www.psi.ch * Paul Scherrer Institute, 5232 Villigen PSI, Switzerland * Tel: +41 56 310 21 11 *

Fax: +41 56 310 21 99

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...


  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.


  • 1

    Technology

    Mai 1, 2015

    Industrial cleaning made easy

    Bosch has come a long way since its beginning. From the low voltage magneto ignition, to motor engineering, to refrigerators and power tools, Bosch has done it (almost) all. And today, they present a new dust cleaning system for construction...

  • natural

    Home & Design

    Ago 1, 2016

    A MANEIRA NATURAL DE NADAR

    No Verão, procuramos um trabalho onde possamos aproveitar o Sol e refrescarmo-nos um pouco, quando o calor aperta. As piscinas são muitas vezes a opção para quem não gosta de ondas, ou não vive perto de água, seja rio ou mar....

  • 2015_nyar_mainpage_ger

    Science & Nature

    Abr 1, 2016

    Com Uma Ajudinha dos Meus Cães

    Os cães são companheiros do Homem há milhares de anos. Várias descobertas arqueológicas mostram que esta relação existe há, pelo menos, 26.000 anos. Exemplo disso, são dois rastos de pegadas encontradas laldo a lado, correspondentes a...