Technology

Jan 1, 2018

IMPRIMIR AS MEMÓRIAS

O aparente triunfo do digital fez com que desaparecessem preocupações mundanas como a compra de filmes para máquina fotográfica e o racionamento das fotografias que se tiravam.

<

Por NUNO AFONSO

Hoje, já não estamos limitados a umas parcas dezenas de fotografias (24 ou 36) uma vez que, dependendo da memória de cada telemóvel ou máquina digital, o normal hoje é tirarmos centenas ou até milhares de fotografias ao longo de um ano. Infelizmente essa efemeridade faz com que entre downloads, no limbo dos ficheiros, carregamentos para a cloud e cartões de memória acabemos por perder o rastro a fotos que queremos guardar para a vida.

Atenta a esse pormenor, a Fujifilm criou a Instax Share SP, cuja versão SP-2 já se encontra no mercado e já se encontra prometida uma SP-3 dentro de um ano ou dois com ainda mais opções para o utilizador.

A que nos referimos? Pois bem, a uma impressora portátil destinada a telemóveis smartphone que imprime as suas fotos favoritas em meros 10 segundos, sejam as que estão armazenadas na memória do seu telemóvel ou nas redes sociais que utiliza. Agora, quando quiser imortalizar um momento especial já o pode imprimir de imediato!

A impressora não utiliza tinta, trata-se mesmo de uma gravação em filme instantâneo da Fujifilm, basta uma ligação wi-fi e tem uma foto genuína com exposição de luz em filme em vez de uma impressão a laser ou em jacto de tinta sobre uma folha de papel envernizado lá em casa (não desfazendo). Já pode guardar aquele momento especial na carteira, numa moldura na secretária lá do escritório ou na parede de casa ou até oferecer fotografias em alguma ocasião especial, uma tradição quase esquecida de nostalgia e proximidade.

A SP-2 destaca-se pela clareza e nitidez das fotografias impressas, algo que nos apercebemos só agora quando comparamos as suas revelações com as da sua predecessora e que certamente iremos notar uma vez mais quando surgir a SP-3 daqui por um ou dois anos, sendo que o filme analógico acaba também por suavizar a pixelização a que nos habituamos quando tentamos imprimir fotos digitais numa impressora caseira.

Uma das inovações da SP-2 é a bateria recarregável em USB que elimina o incómodo das pilhas da sua versão anterior, o design melhorou também bastante e encontram-se disponíveis duas cores, prateado e dourado, num estilo sóbrio e requintado.

Além de uma ligação wi-fi é necessário instalar a aplicação Instax Share da Fujifilm no seu telemóvel, esta app permite-lhe trabalhar as fotografias em termos de filtros de luz, parcelar fotos desdobrando-as em mais que uma, adicionar texto ou fundos de imagem.

Nas opções de impressão a partir das redes sociais, a SP-2 dá-lhe a opção de imortalizar a sua fotografia com a data e o número de likes que esta tinha na sua rede social quando a imprimiu.

Nas fotos em tempo real, pode optar também por incluir algumas curiosidades possíveis graças às possibilidades da tecnologia actual, ou seja, passa a saber qual a temperatura, grau de humidade e localização geográfica exacta da fotografia que revelar.

Tal como o revivalismo do vinyl, o aumento de procura de opções orgânicas que nos relegam para outros tempos menos práticos e que justifica este investimento por parte da Fujifilm em já ter criado duas impressoras portáteis que, na prática, são minúsculos laboratórios de revelação fotográfica, tendo prometido já uma terceira versão aprimorada, quando esta SP-2 é já um sucesso de vendas e inclui várias inovações e um preço a quase metade da versão original.

Torna-se palpável que há um mercado cada vez maior para a nostalgia, induzido em grande parte pela estabilidade financeira de uma ou mais gerações que nos tempos das polaroids instantâneas e dos discos em vinyl ainda estudavam e dependiam de uma mesada que só lhes permitia sonhar com esses luxos que, noutros tempos, atingiam preços proibitivos e não eram propriamente uma prioridade dos agregados familiares. 

Contactos * www.fujifilm.com * www.instax.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.


  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...

  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • Zinco03

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

    A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração...


  • 1

    Culture & Art

    Ago 1, 2015

    Top education

    As Asian powers rise, the University of Tokyo is trying to strengthen its reputation as a globally relevant institute of higher learning. Internationalization is nothing new for the University of Tokyo (UTokyo), although it remains a...

  • Depositphotos_73488859_xl-2015

    Technology

    Dez 1, 2017

    ÁGUA "COTADA" EM BOLSA?

    Actualmente há uma enorme certeza no Mundo: a água é um bem cada vez mais escasso. Quem o diz são diversos cientistas que concluem que a água não tardará a ser um bem tão ou mais precioso que o petróleo. Por este andar, não...

  • Razor Clams in Brine

    Food & Beverage

    Set 1, 2015

    With Quality and Environment in Mind

    Frinsa is one of the largest European manufacturers of canned tuna fish and seafood. The company was founded in Ribeira, Galicia, Spain, in 1961.