Technology

Jan 1, 2018

IMPRIMIR AS MEMÓRIAS

O aparente triunfo do digital fez com que desaparecessem preocupações mundanas como a compra de filmes para máquina fotográfica e o racionamento das fotografias que se tiravam.

<

Por NUNO AFONSO

Hoje, já não estamos limitados a umas parcas dezenas de fotografias (24 ou 36) uma vez que, dependendo da memória de cada telemóvel ou máquina digital, o normal hoje é tirarmos centenas ou até milhares de fotografias ao longo de um ano. Infelizmente essa efemeridade faz com que entre downloads, no limbo dos ficheiros, carregamentos para a cloud e cartões de memória acabemos por perder o rastro a fotos que queremos guardar para a vida.

Atenta a esse pormenor, a Fujifilm criou a Instax Share SP, cuja versão SP-2 já se encontra no mercado e já se encontra prometida uma SP-3 dentro de um ano ou dois com ainda mais opções para o utilizador.

A que nos referimos? Pois bem, a uma impressora portátil destinada a telemóveis smartphone que imprime as suas fotos favoritas em meros 10 segundos, sejam as que estão armazenadas na memória do seu telemóvel ou nas redes sociais que utiliza. Agora, quando quiser imortalizar um momento especial já o pode imprimir de imediato!

A impressora não utiliza tinta, trata-se mesmo de uma gravação em filme instantâneo da Fujifilm, basta uma ligação wi-fi e tem uma foto genuína com exposição de luz em filme em vez de uma impressão a laser ou em jacto de tinta sobre uma folha de papel envernizado lá em casa (não desfazendo). Já pode guardar aquele momento especial na carteira, numa moldura na secretária lá do escritório ou na parede de casa ou até oferecer fotografias em alguma ocasião especial, uma tradição quase esquecida de nostalgia e proximidade.

A SP-2 destaca-se pela clareza e nitidez das fotografias impressas, algo que nos apercebemos só agora quando comparamos as suas revelações com as da sua predecessora e que certamente iremos notar uma vez mais quando surgir a SP-3 daqui por um ou dois anos, sendo que o filme analógico acaba também por suavizar a pixelização a que nos habituamos quando tentamos imprimir fotos digitais numa impressora caseira.

Uma das inovações da SP-2 é a bateria recarregável em USB que elimina o incómodo das pilhas da sua versão anterior, o design melhorou também bastante e encontram-se disponíveis duas cores, prateado e dourado, num estilo sóbrio e requintado.

Além de uma ligação wi-fi é necessário instalar a aplicação Instax Share da Fujifilm no seu telemóvel, esta app permite-lhe trabalhar as fotografias em termos de filtros de luz, parcelar fotos desdobrando-as em mais que uma, adicionar texto ou fundos de imagem.

Nas opções de impressão a partir das redes sociais, a SP-2 dá-lhe a opção de imortalizar a sua fotografia com a data e o número de likes que esta tinha na sua rede social quando a imprimiu.

Nas fotos em tempo real, pode optar também por incluir algumas curiosidades possíveis graças às possibilidades da tecnologia actual, ou seja, passa a saber qual a temperatura, grau de humidade e localização geográfica exacta da fotografia que revelar.

Tal como o revivalismo do vinyl, o aumento de procura de opções orgânicas que nos relegam para outros tempos menos práticos e que justifica este investimento por parte da Fujifilm em já ter criado duas impressoras portáteis que, na prática, são minúsculos laboratórios de revelação fotográfica, tendo prometido já uma terceira versão aprimorada, quando esta SP-2 é já um sucesso de vendas e inclui várias inovações e um preço a quase metade da versão original.

Torna-se palpável que há um mercado cada vez maior para a nostalgia, induzido em grande parte pela estabilidade financeira de uma ou mais gerações que nos tempos das polaroids instantâneas e dos discos em vinyl ainda estudavam e dependiam de uma mesada que só lhes permitia sonhar com esses luxos que, noutros tempos, atingiam preços proibitivos e não eram propriamente uma prioridade dos agregados familiares. 

Contactos * www.fujifilm.com * www.instax.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.


  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.


  • Vertu

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    Exclusive Luxury

    Vertu started life in the late 1990s as an indulgence for Nokia's designers. Led by Frank Nuovo, the group set out to explore what a phone could look and feel like if its design was unconstrained by budgetary concerns.

  • 01

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2017

    UM RETIRO SERENO EM XANGAI

    Em Xangai¸ China, existe um espaço que promove o contacto com a Natureza, a "The Tea House", e tem a assinatura do conceituado Atelier Deshaus. Um retiro ímpar, onde convivem harmoniosamente o passado e a modernidade.

  • Megruli khachapuri

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Novidade Cultural

    A comida georgiana é um deleite de sabor, alegria e experiências alegres, muito estimada por milhões de pessoas. Acompanhada de um bom vinho da Geórgia, da sua música característica, a autenticidade do ambiente espacial e interessante...