Luxury & Fashion

Mai 1, 2016

METAIS PRECIOSOS – DA INDÚSTRIA À MEDICINA

Nos turbulentos anos antes da II Guerra Mundial, a então jovem URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) tinha como objectivo estratégico aumentar a segurança da moeda e eliminar a exposição estrangeira de metais preciosos. Assim, o Conselho dos Comissários do Povo do Partido Comunista da URSS ordenou a construção de uma refinaria na cidade siberiana Krasnoyarsk, a fábrica Krastsvetmet. Na época, o país não dispunha da tecnologia, nem das ferramentas necessárias para a extracção de metais auxiliares, para além de não ter experiência no processamento.

O sucesso dos cientistas e engenheiros da fábrica foi tal que em pouco tempo, conseguiram desenvolver conhecimento para extracção de ouro de partículas mistas, o processamento de ruténio, ródio e irídio, bem como iniciar o processo de produção para todos os tipos de metais do grupo platina.

Nos anos 1960, o processo altamente sofisticado de fabrico estava no auge: a produção de semicondutores e silício monocristalino e policristalino foi adido às linhas de processamento de metais, e em 1965, foi criada uma oficina de investigação e refinação experimental.

Nos anos 1990, a produção da fábrica foi enriquecida por uma linha de fabrico específica que lidava com a produção de jóias em platina, ouro e prata. O sucesso desta linha foi reconhecido com um diploma "pelo uso engenhoso de pepitas de ouro", na Exposição Internacional de Joalharia de Moscovo, que inspirou a abertura da marca de jóias da empresa, "Golden Chain".

Actualmente, a prioridade da Krastsvetmet é seguir a estratégia de desenvolvimento, assegurando não apenas a expansão para os mercados existentes de metais preciosos, mas também o desenvolvimento de novos mercados. Com este propósito, foram implementadas uma série de áreas de actividade no princípio do século XXI, tais como: a produção de compostos químicos de metais preciosos para uso em vários tipos de catálise; a produção de sistemas de catalisação de ligas de platina-ródio; a produção de arame de liga de metais finos, bem como de arame de platina, e liga de platina-ródio para transductores de temperatura termoelétricos, e muitas mais.

Em 2003, a Krastsvetmet foi seleccionada para conduzir os procedimentos de estandardização, cumprindo as funções do Comité Técnico Inter-Estatal de Estandardização - ITC 102 "Metais do Grupo Platina".

A linha de produção da Krastsvetmet é hoje bastante grande, produz metais preciosos refinados em lingotes, granulados e pós de ouro, prata, platina e paládio para sectores como a indústria, medicina, indústria química e joalharia. A fábrica dedica-se à produção industrial de 42 compostos de metais preciosos, incluindo 20 compostos para catálise, que são aplicados na produção de catalisadores automóveis, catalisadores para indústrias químicas e petroquímicas, sintetização de compostos químicos, galvanização, fabrico de resistores, produção para medicina contra tumores, e outros.

Uma vez que a Krastsvetmet é exportadora dos próprios compostos metálicos para vários países da Europa, bem como para os Estados Unidos da América (EUA), toda a produção corresponde a padrões russos e  internacionais. A fábrica acompanha as últimas tendências, tanto na área científica como nos mercados de metais preciosos, correspondendo assim a todas as exigências dos clientes.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...


  • The Luxury Spice

    Food & Beverage

    Fev 29, 2016

    A Especiaria de Luxo

    A canela é usada desde tempos remotos, os Egípcios já a usavam em 2000 a.C. como agente perfumante durante o processo de embalsamamento. No entanto, a canela foi levada para a Europa por mercadores árabes, através de conspicuosas rotas...

  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    Golden Sea of Amber

    Amber, the Gold of the North. It is the fossilized resin of pre-historic trees. These segregated the resin, the resin hardened, becoming more resistant, and when the Baltic Sea formed, it took them for a ride. Today they still wash up...

  • 2

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    A casa de banho reinventada

    O Grupo Armatura é a companhia líder no ramo sanitário e de aquecimento na Polónia. As várias empresas do Grupo são especializadas na construção de torneiras para casas de banho e cozinhas, radiadores de alumínio e uma vasta...