Luxury & Fashion

Mai 1, 2016

METAIS PRECIOSOS – DA INDÚSTRIA À MEDICINA

Nos turbulentos anos antes da II Guerra Mundial, a então jovem URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) tinha como objectivo estratégico aumentar a segurança da moeda e eliminar a exposição estrangeira de metais preciosos. Assim, o Conselho dos Comissários do Povo do Partido Comunista da URSS ordenou a construção de uma refinaria na cidade siberiana Krasnoyarsk, a fábrica Krastsvetmet. Na época, o país não dispunha da tecnologia, nem das ferramentas necessárias para a extracção de metais auxiliares, para além de não ter experiência no processamento.

<

O sucesso dos cientistas e engenheiros da fábrica foi tal que em pouco tempo, conseguiram desenvolver conhecimento para extracção de ouro de partículas mistas, o processamento de ruténio, ródio e irídio, bem como iniciar o processo de produção para todos os tipos de metais do grupo platina.

Nos anos 1960, o processo altamente sofisticado de fabrico estava no auge: a produção de semicondutores e silício monocristalino e policristalino foi adido às linhas de processamento de metais, e em 1965, foi criada uma oficina de investigação e refinação experimental.

Nos anos 1990, a produção da fábrica foi enriquecida por uma linha de fabrico específica que lidava com a produção de jóias em platina, ouro e prata. O sucesso desta linha foi reconhecido com um diploma "pelo uso engenhoso de pepitas de ouro", na Exposição Internacional de Joalharia de Moscovo, que inspirou a abertura da marca de jóias da empresa, "Golden Chain".

Actualmente, a prioridade da Krastsvetmet é seguir a estratégia de desenvolvimento, assegurando não apenas a expansão para os mercados existentes de metais preciosos, mas também o desenvolvimento de novos mercados. Com este propósito, foram implementadas uma série de áreas de actividade no princípio do século XXI, tais como: a produção de compostos químicos de metais preciosos para uso em vários tipos de catálise; a produção de sistemas de catalisação de ligas de platina-ródio; a produção de arame de liga de metais finos, bem como de arame de platina, e liga de platina-ródio para transductores de temperatura termoelétricos, e muitas mais.

Em 2003, a Krastsvetmet foi seleccionada para conduzir os procedimentos de estandardização, cumprindo as funções do Comité Técnico Inter-Estatal de Estandardização - ITC 102 "Metais do Grupo Platina".

A linha de produção da Krastsvetmet é hoje bastante grande, produz metais preciosos refinados em lingotes, granulados e pós de ouro, prata, platina e paládio para sectores como a indústria, medicina, indústria química e joalharia. A fábrica dedica-se à produção industrial de 42 compostos de metais preciosos, incluindo 20 compostos para catálise, que são aplicados na produção de catalisadores automóveis, catalisadores para indústrias químicas e petroquímicas, sintetização de compostos químicos, galvanização, fabrico de resistores, produção para medicina contra tumores, e outros.

Uma vez que a Krastsvetmet é exportadora dos próprios compostos metálicos para vários países da Europa, bem como para os Estados Unidos da América (EUA), toda a produção corresponde a padrões russos e  internacionais. A fábrica acompanha as últimas tendências, tanto na área científica como nos mercados de metais preciosos, correspondendo assim a todas as exigências dos clientes.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...


  • nokia-3310-comparaison

    Technology

    Jun 1, 2017

    PARA OS NOSTÁLGICOS

    Se existe um telefone que desperta nostalgia, esse telefone é o Nokia 3301. É um dos telefones mais populares de sempre, relembrado por sua quase indestrutibilidade, bateria de longa duração e o lendário jogo Snake (bom, Snake...

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.


  • rugby1

    Sport

    Nov 1, 2016

    CORRER PARA O ENSAIO - "GET INTO RUGBY"

    Muitos pais ficam preocupados quando os filhos querem praticar rugby. Normalmente, pensam que o rugby é um desporto muito duro e ficam incomodados com a possibilidade de lesões como partir algum osso ou mesmo situações mais graves....

  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Jan 1, 2017

    O REGRESSO DOS SUPERSÓNICOS

    Em Novembro de 2016, 13 anos depois da última viagem feita por um avião Concorde (British Airways, 24 de Outubro de 2003), a empresa norte-americana Boom Technology mostrou ao mundo a versão final do seu protótipo de avião supersónico,...

  • 1

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Um Mar de Soluções

    A Oceaneering é uma empresa que providencia serviços de extracção de campos de petróleo, com especialidade em águas profundas. A empresa também trabalha para a defesa, entretenimento e indústria aeroespacial.