Sport

Out 1, 2016

ATLETAS PODEROSOS

Em 2001, Alessandro Zanardi, ao volante de um Reynard-Honda de Fórmula 1, sofreu um acidente que lhe amputou ambas as pernas. Zanardi recusou desistir da vida e redefiniu o conceito de "desportista" ao ganhar duas medalhas de ouro e uma de prata, nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, e ao voltar a ganhar medalhas no Rio de Janeiro, em 2016.

Não é de Alessandro Leone Zanardi que vamos falar, nem sequer de Oscar Leonard Carl Pistorius, que venceu três medalhas de ouro em Pequim, 2008. É sobre a Ottobock, uma empresa que fornece produtos e serviços de alta qualidade e excelência tecnológica na área da tecnologia médica, com o objectivo de devolver a mobilidade a pessoas portadoras de deficiência e de proteger as funções ainda preservadas.

Tecnologia no desporto

Quando, em 2007, Oscar Pistorius bateu o recorde mundial dos 100 metros, os "olhos do mundo" ficaram congelados nas próteses de perna, em carbono, que mais pareciam esquis. Este sistema hidráulico de articulação de joelho, chamado 3S80, mais conhecido como "J-Shape", oferece um amortecimento no balanço de cada passada e permite também muito maior controlo em cadências intensas de passada.

A Ottobock tem também ao dispor várias opções de flexibilidade e amortecimento, solas diferenciadas e substituíveis, para adaptação a qualquer piso, controladores manuais do sistema hidráulico, e a gama é adaptável ao peso de cada indivíduo, sendo assim adequado para todas as idades, desde criança a sénior.

As cadeiras para a prática de basquetebol, são igualmente versáteis e adaptáveis a cada atleta e a cada posição em campo. Desde a inclinação do corpo à maleabilidade e mobilidade da cadeira construída em carbono, todos estes elementos podem ser facilmente personalizados.

O modelo "Invader", destinado à prática de rugby, tem em conta as especificidades deste desporto. A construção reforçada ajuda a resistir melhor aos embates fortes, ainda assim mantendo a agilidade necessária para um ensaio. O modelo de defesa apresenta um eixo bastante mais largo e uma estrutura sólida e estável, bem como uma inclinação de corpo ajustável ao peso de cada jogador.

Paralimpíadas

A empresa alemã é o mais antigo parceiro da organização dos Jogos Paralímpicos e, desde 1988, na edição em Seul, fornece serviços técnicos de apoio durante os Jogos. O funcionamento das suas equipas técnicas é, em tudo, semelhante ao das equipas de mecânicos de desportos motorizados.

Os técnicos são submetidos a uma grande pressão, sendo necessária a capacidade de trabalhar sob ela, aplicando ao mesmo tempo todos os seus conhecimentos e técnicas. Só durante os Jogos de 2012, em Londres, a Ottobock disponibilizou quase 100 técnicos e especialistas qualificados, oriundos de vários países, que trabalharam mais de 10.000 horas, e executaram mais de 3000 reparações para mais de 1600 atletas de 123 países.

A empresa

A Ottobock foi fundada em Berlim, em 1919, e tinha o propósito de fornecer próteses e recursos ortopédicos para as vítimas da Primeira Grande Guerra (1914-1918). Devido às atribulações na Europa Central na primeira metade do século XX, a empresa foi obrigada a mudar várias vezes de localização. A posição importante que tem hoje neste mercado, foi estabelecida durante os anos 1960 com o desenvolvimento da prótese de braço mioeléctrica (que é comandada por impulsos musculares) e a prótese modular de perna que criou padrões revolucionários nesta indústria.

É em 1997, com a apresentação da "C-Leg" que a empresa assume um lugar destacado na concepção de sistemas e completos de tratamento de pessoas com deficiência motora. A "C-Leg" é a primeira prótese de perna completamente controlada por microprocessador. Mais recentemente, a "C-Leg" foi alvo de novos desenvolvimentos e originou a "Genium", uma prótese que garante muito mais fiabilidade no desempenho das habituais tarefas diárias e que tem um desenho ergonómico muito aproximado ao da imagem do corpo humano.

 

CONTACT:
Otto Bock HealthCare GmbH

Max-Näder-Str. 15
37115 Duderstadt, Germany
Tel.: + 49 5527 848-0

http://www.ottobock.com/en/

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...


  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...

  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.


  • Automotive Soul

    Business & Industry

    Dez 31, 2015

    Alma Automóvel

    NPP ITELMA é um grupo científico financeiramente estável, com um sistema de gestão eficiente, engenharia significativa e recursos técnicos, sedeada em Moscovo, Rússia, e que integra empresas especializadas na produção de uma...

  • Home & Design

    Set 1, 2015

    A small workshop destined to grow

    In 1965 Giorgio and Gilberto Martini started producing solid wood furniture in a small carpentry workshop in the lower regions of the province of Verona: an area with a long tradition of furniture-making. Right from the start, the firm...

  • Booster-Fuels-09

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    COMBUSTÍVEL ONDE QUISER

    Abastecer um veículo nem sempre é célere, e na maioria das vezes é aborrecido. Para além do desvio que é necessário efectuar com a viatura até ao posto de venda, há que enfrentar filas na bomba e na caixa de pagamento. A...