Sport

Out 1, 2016

ATLETAS PODEROSOS

Em 2001, Alessandro Zanardi, ao volante de um Reynard-Honda de Fórmula 1, sofreu um acidente que lhe amputou ambas as pernas. Zanardi recusou desistir da vida e redefiniu o conceito de "desportista" ao ganhar duas medalhas de ouro e uma de prata, nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, e ao voltar a ganhar medalhas no Rio de Janeiro, em 2016.

<

Não é de Alessandro Leone Zanardi que vamos falar, nem sequer de Oscar Leonard Carl Pistorius, que venceu três medalhas de ouro em Pequim, 2008. É sobre a Ottobock, uma empresa que fornece produtos e serviços de alta qualidade e excelência tecnológica na área da tecnologia médica, com o objectivo de devolver a mobilidade a pessoas portadoras de deficiência e de proteger as funções ainda preservadas.

Tecnologia no desporto

Quando, em 2007, Oscar Pistorius bateu o recorde mundial dos 100 metros, os "olhos do mundo" ficaram congelados nas próteses de perna, em carbono, que mais pareciam esquis. Este sistema hidráulico de articulação de joelho, chamado 3S80, mais conhecido como "J-Shape", oferece um amortecimento no balanço de cada passada e permite também muito maior controlo em cadências intensas de passada.

A Ottobock tem também ao dispor várias opções de flexibilidade e amortecimento, solas diferenciadas e substituíveis, para adaptação a qualquer piso, controladores manuais do sistema hidráulico, e a gama é adaptável ao peso de cada indivíduo, sendo assim adequado para todas as idades, desde criança a sénior.

As cadeiras para a prática de basquetebol, são igualmente versáteis e adaptáveis a cada atleta e a cada posição em campo. Desde a inclinação do corpo à maleabilidade e mobilidade da cadeira construída em carbono, todos estes elementos podem ser facilmente personalizados.

O modelo "Invader", destinado à prática de rugby, tem em conta as especificidades deste desporto. A construção reforçada ajuda a resistir melhor aos embates fortes, ainda assim mantendo a agilidade necessária para um ensaio. O modelo de defesa apresenta um eixo bastante mais largo e uma estrutura sólida e estável, bem como uma inclinação de corpo ajustável ao peso de cada jogador.

Paralimpíadas

A empresa alemã é o mais antigo parceiro da organização dos Jogos Paralímpicos e, desde 1988, na edição em Seul, fornece serviços técnicos de apoio durante os Jogos. O funcionamento das suas equipas técnicas é, em tudo, semelhante ao das equipas de mecânicos de desportos motorizados.

Os técnicos são submetidos a uma grande pressão, sendo necessária a capacidade de trabalhar sob ela, aplicando ao mesmo tempo todos os seus conhecimentos e técnicas. Só durante os Jogos de 2012, em Londres, a Ottobock disponibilizou quase 100 técnicos e especialistas qualificados, oriundos de vários países, que trabalharam mais de 10.000 horas, e executaram mais de 3000 reparações para mais de 1600 atletas de 123 países.

A empresa

A Ottobock foi fundada em Berlim, em 1919, e tinha o propósito de fornecer próteses e recursos ortopédicos para as vítimas da Primeira Grande Guerra (1914-1918). Devido às atribulações na Europa Central na primeira metade do século XX, a empresa foi obrigada a mudar várias vezes de localização. A posição importante que tem hoje neste mercado, foi estabelecida durante os anos 1960 com o desenvolvimento da prótese de braço mioeléctrica (que é comandada por impulsos musculares) e a prótese modular de perna que criou padrões revolucionários nesta indústria.

É em 1997, com a apresentação da "C-Leg" que a empresa assume um lugar destacado na concepção de sistemas e completos de tratamento de pessoas com deficiência motora. A "C-Leg" é a primeira prótese de perna completamente controlada por microprocessador. Mais recentemente, a "C-Leg" foi alvo de novos desenvolvimentos e originou a "Genium", uma prótese que garante muito mais fiabilidade no desempenho das habituais tarefas diárias e que tem um desenho ergonómico muito aproximado ao da imagem do corpo humano.

 

CONTACT:
Otto Bock HealthCare GmbH

Max-Näder-Str. 15
37115 Duderstadt, Germany
Tel.: + 49 5527 848-0

http://www.ottobock.com/en/

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...


  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Brincar é Crescer

    Na GameTime, as vidas das crianças e comunidades são enriquecidas através da brincadeira. Porque, como engenheiros, pais, fabricantes e membros das comunidades da empresa, acreditam na brincadeira.

  • ~1474296846~12973438_1066159806777023_1064623569076422198_o

    Science & Nature

    Ago 1, 2016

    PLANTAS QUE FLUTUAM

    Valorizar a Terra através da arte é o objectivo da Hoshinchu Air Bonsai Garden, uma empresa japonesa que desenvolveu um kit que permite plantar e ver um bonsai flutuar.

  • 01

    Food & Beverage

    Jan 1, 2017

    AMIGO PARA TODAS AS OCASIÕES

    É um dos ingredientes mais queridos da culinária portuguesa e, contudo, é pescado nos mares do Atlântico Norte. O pequeno país da Península Ibérica, é um dos maiores consumidores mundiais deste peixe, apesar de o seu volume...