Sport

Out 1, 2016

ATLETAS PODEROSOS

Em 2001, Alessandro Zanardi, ao volante de um Reynard-Honda de Fórmula 1, sofreu um acidente que lhe amputou ambas as pernas. Zanardi recusou desistir da vida e redefiniu o conceito de "desportista" ao ganhar duas medalhas de ouro e uma de prata, nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, e ao voltar a ganhar medalhas no Rio de Janeiro, em 2016.

Não é de Alessandro Leone Zanardi que vamos falar, nem sequer de Oscar Leonard Carl Pistorius, que venceu três medalhas de ouro em Pequim, 2008. É sobre a Ottobock, uma empresa que fornece produtos e serviços de alta qualidade e excelência tecnológica na área da tecnologia médica, com o objectivo de devolver a mobilidade a pessoas portadoras de deficiência e de proteger as funções ainda preservadas.

Tecnologia no desporto

Quando, em 2007, Oscar Pistorius bateu o recorde mundial dos 100 metros, os "olhos do mundo" ficaram congelados nas próteses de perna, em carbono, que mais pareciam esquis. Este sistema hidráulico de articulação de joelho, chamado 3S80, mais conhecido como "J-Shape", oferece um amortecimento no balanço de cada passada e permite também muito maior controlo em cadências intensas de passada.

A Ottobock tem também ao dispor várias opções de flexibilidade e amortecimento, solas diferenciadas e substituíveis, para adaptação a qualquer piso, controladores manuais do sistema hidráulico, e a gama é adaptável ao peso de cada indivíduo, sendo assim adequado para todas as idades, desde criança a sénior.

As cadeiras para a prática de basquetebol, são igualmente versáteis e adaptáveis a cada atleta e a cada posição em campo. Desde a inclinação do corpo à maleabilidade e mobilidade da cadeira construída em carbono, todos estes elementos podem ser facilmente personalizados.

O modelo "Invader", destinado à prática de rugby, tem em conta as especificidades deste desporto. A construção reforçada ajuda a resistir melhor aos embates fortes, ainda assim mantendo a agilidade necessária para um ensaio. O modelo de defesa apresenta um eixo bastante mais largo e uma estrutura sólida e estável, bem como uma inclinação de corpo ajustável ao peso de cada jogador.

Paralimpíadas

A empresa alemã é o mais antigo parceiro da organização dos Jogos Paralímpicos e, desde 1988, na edição em Seul, fornece serviços técnicos de apoio durante os Jogos. O funcionamento das suas equipas técnicas é, em tudo, semelhante ao das equipas de mecânicos de desportos motorizados.

Os técnicos são submetidos a uma grande pressão, sendo necessária a capacidade de trabalhar sob ela, aplicando ao mesmo tempo todos os seus conhecimentos e técnicas. Só durante os Jogos de 2012, em Londres, a Ottobock disponibilizou quase 100 técnicos e especialistas qualificados, oriundos de vários países, que trabalharam mais de 10.000 horas, e executaram mais de 3000 reparações para mais de 1600 atletas de 123 países.

A empresa

A Ottobock foi fundada em Berlim, em 1919, e tinha o propósito de fornecer próteses e recursos ortopédicos para as vítimas da Primeira Grande Guerra (1914-1918). Devido às atribulações na Europa Central na primeira metade do século XX, a empresa foi obrigada a mudar várias vezes de localização. A posição importante que tem hoje neste mercado, foi estabelecida durante os anos 1960 com o desenvolvimento da prótese de braço mioeléctrica (que é comandada por impulsos musculares) e a prótese modular de perna que criou padrões revolucionários nesta indústria.

É em 1997, com a apresentação da "C-Leg" que a empresa assume um lugar destacado na concepção de sistemas e completos de tratamento de pessoas com deficiência motora. A "C-Leg" é a primeira prótese de perna completamente controlada por microprocessador. Mais recentemente, a "C-Leg" foi alvo de novos desenvolvimentos e originou a "Genium", uma prótese que garante muito mais fiabilidade no desempenho das habituais tarefas diárias e que tem um desenho ergonómico muito aproximado ao da imagem do corpo humano.

 

CONTACT:
Otto Bock HealthCare GmbH

Max-Näder-Str. 15
37115 Duderstadt, Germany
Tel.: + 49 5527 848-0

http://www.ottobock.com/en/

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • FAIRY-TALESJ_1_030_WYBF136_back

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2016

    BEHIND THE CURTAIN OF THE JEWELLERY THEATRE

    Today, "Your VIP Partner" invites you to peep behind the curtain of an unusual theatre, whose actors are of overwhelming beauty - unique pieces of jewellery. The furniture, sound, colour, smells, light, movement, all is of great importance...

  • Vingchuang-3

    Business & Industry

    Out 1, 2016

    SÓLIDAS FUNDAÇÕES

    O mundo não pára de nos surpreender e de evoluir no sentido de reciclar e reutilizar materiais, tornando-o um lugar mais amigo do ambiente e menos poluído. E, neste campo, a China está muito à frente. Conheça a empresa...

  • 8055002851152_02

    Technology

    Jun 1, 2016

    UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR, CRIAR E ESTUDAR

    Juntar o conforto do papel e os benefícios do digital é o objectivo da marca lendária de cadernos Moleskine, ao lançar o Smart Writing Set. Trata-se de uma caneta e caderno inteligentes e uma aplicação que permitem digitalizar...


  • AllPhotosAlbinoVieira e Filhos (1)

    Culture & Art

    Jul 1, 2016

    O ALAMBIQUE E A ARTE SECULAR DO COBRE

    Foi em 1910 que Albino Vieira dos Santos começou a trabalhar o cobre na construção de equipamentos para adegas e destilarias. Ao longo de três gerações, a família tem vindo a servir o mercado de produção agrícola e de vinho...

  • 01 Ashlim

    Technology

    Out 1, 2016

    NÃO HÁ RAZÃO PARA TAPAR O SOL

    Embora já existam invenções que nos permitem criar electricidade sustentável para uso próprio, como bicicletas, turbinas de água portáteis que geram energia através de correntes de água, nenhuma delas providencia electricidade...

  • Indonesia

    Business & Industry

    Out 1, 2016

    INDONÉSIA NO RANKING DO BANCO MUNDIAL "DOING BUSINESS"

    No Sudeste da Ásia, entre o Índico e o Pacífico e entre a Malásia e a Papua Nova Guiné, fica a Indonésia, um país que de grande dimensão, ocupando o 15º lugar a nível mundial, com 260 milhões de habitantes espalhados por...


  • Technology

    Set 1, 2015

    One smart helmet

    Helmets have been protecting motorcyclists for decades, having bigger or smaller advances over the years. Smart helmets have been around since 2005, with the introduction of bluetooth connection to your phones, built-in microphones and...

  • 1

    Technology

    Ago 1, 2015

    Your car key on your smartphone

    Valeo presented the future of car keys with the new InBlue, the first smartphone and smartwatch-compatible smart key, which will probably become a standard on vehicles in the near future.

  • Sberbank

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Safely insured

    Sberbank is Russia's oldest and largest bank. It is particularly dominant in the field of individual savings accounts, holding about 65 percent of household deposits nationwide.