Research & Education

Abr 25, 2018

CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo

<

Por SARA LOUP

A OMS, Organização Mundial para a Saúde, alerta que 14 milhões de novos casos de cancro são descobertos todos os anos. Ainda existe uma alta taxa de mortalidade associada a este problema e muitas são as pesquisas efectuadas a favor da cura contra o cancro. Investigadores de todo o mundo buscam o tratamento para os diversos tipos de câncer e, a cada trabalho realizado, um passo é dado para chegar mais próximo do tratamento para cada caso e cada pessoa, contudo, ainda não se conseguiu encontrar a fórmula mágica que mate este 'bicho'.

Em Portugal, são realizados diversos estudos na área oncológica e experimentados vários tratamentos em prol do bem-estar do doente. Muitas pesquisas importantes têm vindo a ser realizadas neste pequeno país, trazendo nova esperança e formas de olhar a doença em todo o mundo.

Recentemente, um estudo realizado pela equipa de Bruno Silva Santos, do Instituto de Medicina Molecular (iMM) da Universidade de Lisboa, colocam estes cientistas na vanguarda do tratamento contra o cancro: a imunoterapia. Este é um tratamento que está "a entusiasmar a comunidade internacional" pela sua fórmula onde "as células passam a ter uma pistola que mata o cancro". O objectivo é retirar as células não cancerígenas do doente e reinjectá-las no organismo, ou seja, curando-se com o próprio sistema imunitário, criando tratamentos e terapias completamente novas para manipular as células e destruir aquelas que estão infectadas.

Outra descoberta foi feita pela equipa liderada por Sérgio Daniel, também do iMM, que revela que o colesterol sistémico, coloquialmente chamado de "mau", trava o tratamento do cancro da mama, reduzindo a capacidade do sistema imunitário de combater contra as células cancerígenas. A equipa associou esta pesquisa à imunoterapia de Bruno Silva Santos, focando-se nos linfócitos T gama-delta, um tipo de glóbulos brancos que, de acordo com o investigador, "deixam de funcionar normalmente e (diminuindo a) sua capacidade de ativação e de reconhecimento". Este estudo foi aplicado ao cancro da mama, no entanto, poderá ser bastante relevante no estudo de outros tipos de cancro.

Ainda em Portugal, estuda-se a capacidade de identificar o tipo de tratamento oncológico mais eficaz para cada doente com base numa análise de urina. Os investigadores Bruno Costa silva, Joana Ribeiro e Rita Fior, estudam uma forma personalizada e rápida – num período de duas semanas – de encontrar um tratamento eficaz para acelerar os processos de cura do cancro. O mesmo grupo estuda também a forma como os tumores comunicam entre si através de exossomas, pequenas vesículas produzidas pelas células.

Por todo o país são desenvolvidas pesquisas no sentido de desenvolver os tratamentos para os diversos cancros, bem como para entender o modo como estes se dissipam pelo corpo humano, quais os factores impulsionadores do cancro entre outras questões associadas a linfomas, cancro de pele, cancro da próstata, cancro dos pulmões, cancro da tiróide e até sobre a sua hereditariedade. No final de 2017, dados divulgados pela Global Portuguese Scientist, GPS, uma plataforma digital que junta cientistas na diáspora, incentivada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, revelaram que os cientistas portugueses estavam espalhados por 84 países do mundo, dos quais 20% se encontram no Reino Unido e 15% nos EUA. A maior parte destes cientistas, 59,4%, pertence à área das ciências naturais, seguindo-se as ciências médicas e a tecnologia.

De um país pequeno para o mundo, os cientistas portugueses têm vindo a deter um papel importantíssimo nos novos tratamentos para o cancro, deixando uma marca significativa a nível mundial.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."


  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...


  • Dubai

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Around the world for New Year's Eve

    It's the end of the winter holidays and the beggining of a new calendar. But it's also one of the great opportunities, every year, to join together with friends and family for a unique celebration.

  • 1. Technology-Tomra Sentinel II-From The Farm To The Fork

    Technology

    Fev 1, 2018

    DA QUINTA PARA O GARFO

    Ao olhar para a máquina, vai sentir a necessidade de esfregar os olhos, uma vez que simplesmente não vai acreditar. No entanto, é "apenas" sonho de qualquer agricultor. Mas o fabricante Norueguês Tomra, não está apenas focado...

  • 2

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Modernizing metallurgy

    Blast furnaces are one of the oldest technologies we still use today. Without them our modern world wouldn't even exist and all the amenities we take for granted like skyscrappers, container ships, trains and even mobile phones.