Food & Beverage

Jan 1, 2017

PEDAÇOS DE PRAZER

Não é possível determinar data nem origem desta iguaria da culinária turca. Existem, contudo, relatos oriundos do médio oriente e Índia que registam a existência de doces gelatinosos, preparados a partir de mel e essências de frutos, há mais de 8oo anos. Hoje, alguns destes ingredientes e técnicas, foram substituídos por outros mais modernos.

<

As receitas praticadas nos nossos dias, substituíram o mel pelo açúcar ou pela pectina para lhe conferir a espessura, e as gelatinas no lugar dos extratos de frutos. Mas o resultado final, é o mesmo. Trata-se de um doce gelatinoso semi sólido de sabor delicado.

De acordo com a mais antiga confeitaria conhecida que produz este doce (a Hacı Bekir, fundada em Istambul, em 1777), a receita actual foi criada pelo fundador Bekir Efendi. Este mestre de confeitaria estava ao serviço da corte imperial otomana e do seu sultão em particular. Segundo a história contada pela empresa, a criação e apuramento da actual receita terá tido origem numa queixa do sultão por ter rachado um dente ao roer um doce crocante.
Este episódio teria dado origem à criação deste doce, menos agressivo para os dentes e mais ao gosto do sultão, e também ao reconhecimento de Bekir Efendi como confeiteiro particular do sultão.

A designação turca "lokum" deriva do árabe Halkum, ou Al-Halkum que significa "conforto para a garganta".

Já a designação Delícia Turca (traduzida do inglês "Turkish Delight") terá tido origem no início do século XIX, autoria de um viajante britânico que, se teria  se terteria  se teria perdido de amor pel.

tendo viajado para a Turquia, ali se terá rendido a esta iguaria e logo terá comprado uma enorme quantidade para comercializar em Inglaterra. Assim que o doce ficou disponível para distribuição, e perante a necessidade de lhe atribuir um nome, do qual ele não se lembrava, decidiu atribuir-lhe a referência ao país de origem, surgindo assim a designação pela qual este doce é conhecido no mundo ocidental.

Apresentação

Este doce gelatinoso é habitualmente apresentado em quadrados, envoltos em açúcar, e os sabores podem ser variados. Os mais habituais são os frutos, mas é possível produzir também a partir de plantas e flores, como rosas, por exemplo.

Dada a forma como é acabado e apresentado, é um doce que pode causar algum incómodo ao ser comido. A cobertura de açúcar cai e espalha-se com muita facilidade.

Depois de preparado, não é conveniente armazenar em locais húmidos. A humidade cria uma crosta crocante a toda a volta dos quadrados e o açúcar com que é polvilhado fica seco e espalha-se ainda com mais facilidade.

Receita e preparação (sabor a Romã)

– 1 + 3/4 de chávenas de água;
– 2/3 chávenas de sumo de Romã;

– 2 chávenas de açúcar;

– ½ chávenas de farinha de milho;

– ½ colher de chá de creme tártaro;

– ½ chávena de pistacchios sem sal e sem pele;

– ½ colher de sopa de sumo de limão;

– farinha de milho e açúcar para polvilhar.
Numa panela despeje uma chávena de água, adicione o sumo de Romã, a farinha de milho, o creme tártaro e o limão. Misture tudo em lume brando, mexendo sempre até que forme um creme grosso e transparente.

Coloque de lado para preparar a calda.

Noutra panela, coloque ¾ de chávena de água e duas chávenas de açúcar. Coloque a um lume mais forte, mexendo durante uns 15 minutos até atingir fervura.

Retire do lume e misture o creme inicial. Volte a colocar em lume brando, mexendo sempre até que fique uma pasta homogénea.
De seguida, junte os pistacchios e volte a colocar em lume médio, misturando sempre muito bem durante uns 45 a 60 minutos, até ficar consistente.

Retire do fogão e espalhe numa forma bem untada com óleo.

Quando ficar frio, pode deixar ao ar livre de um dia para o outro, ou colocar no frigorífico para ficar frio mais depressa.

Seguidamente, corte em quadrados de 3 cm e passe-os todos por uma tijela onde colocou previamente açúcar em pó e farinha de milho. É importante envolver bem os quadrados nesta mistura para que o doce não se cole a tudo.

Pode usar também coco, pistacchios, amêndoas ou nozes moídas para enriquecer o sabor.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável


  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.

  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...


  • 01 cafe

    Food & Beverage

    Set 1, 2016

    CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

    Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população...

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Digital jewelry

    Have you ever thought about that perfect piece you want to wear everyday, but it doesn't fit all your fashion choices? The answer might be just around the corner with Liber8's new digital "Tago Arc" bracelet which is controlled by another...

  • 1. Business-AirBnB-The New World Paradigm

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    O NOVO PARADIGMA MUNDIAL

    Por definição, 'millenials', são os indivíduos que nasceram entre as décadas de 1980 e o ano 2000. Esta expressão – criada pelos autores William Strauss e Neil Howe, citada pela primeira vez em 1991 à Revista Forbes – visa...