Food & Beverage

Jan 1, 2017

PEDAÇOS DE PRAZER

Não é possível determinar data nem origem desta iguaria da culinária turca. Existem, contudo, relatos oriundos do médio oriente e Índia que registam a existência de doces gelatinosos, preparados a partir de mel e essências de frutos, há mais de 8oo anos. Hoje, alguns destes ingredientes e técnicas, foram substituídos por outros mais modernos.

<

As receitas praticadas nos nossos dias, substituíram o mel pelo açúcar ou pela pectina para lhe conferir a espessura, e as gelatinas no lugar dos extratos de frutos. Mas o resultado final, é o mesmo. Trata-se de um doce gelatinoso semi sólido de sabor delicado.

De acordo com a mais antiga confeitaria conhecida que produz este doce (a Hacı Bekir, fundada em Istambul, em 1777), a receita actual foi criada pelo fundador Bekir Efendi. Este mestre de confeitaria estava ao serviço da corte imperial otomana e do seu sultão em particular. Segundo a história contada pela empresa, a criação e apuramento da actual receita terá tido origem numa queixa do sultão por ter rachado um dente ao roer um doce crocante.
Este episódio teria dado origem à criação deste doce, menos agressivo para os dentes e mais ao gosto do sultão, e também ao reconhecimento de Bekir Efendi como confeiteiro particular do sultão.

A designação turca "lokum" deriva do árabe Halkum, ou Al-Halkum que significa "conforto para a garganta".

Já a designação Delícia Turca (traduzida do inglês "Turkish Delight") terá tido origem no início do século XIX, autoria de um viajante britânico que, se teria  se terteria  se teria perdido de amor pel.

tendo viajado para a Turquia, ali se terá rendido a esta iguaria e logo terá comprado uma enorme quantidade para comercializar em Inglaterra. Assim que o doce ficou disponível para distribuição, e perante a necessidade de lhe atribuir um nome, do qual ele não se lembrava, decidiu atribuir-lhe a referência ao país de origem, surgindo assim a designação pela qual este doce é conhecido no mundo ocidental.

Apresentação

Este doce gelatinoso é habitualmente apresentado em quadrados, envoltos em açúcar, e os sabores podem ser variados. Os mais habituais são os frutos, mas é possível produzir também a partir de plantas e flores, como rosas, por exemplo.

Dada a forma como é acabado e apresentado, é um doce que pode causar algum incómodo ao ser comido. A cobertura de açúcar cai e espalha-se com muita facilidade.

Depois de preparado, não é conveniente armazenar em locais húmidos. A humidade cria uma crosta crocante a toda a volta dos quadrados e o açúcar com que é polvilhado fica seco e espalha-se ainda com mais facilidade.

Receita e preparação (sabor a Romã)

– 1 + 3/4 de chávenas de água;
– 2/3 chávenas de sumo de Romã;

– 2 chávenas de açúcar;

– ½ chávenas de farinha de milho;

– ½ colher de chá de creme tártaro;

– ½ chávena de pistacchios sem sal e sem pele;

– ½ colher de sopa de sumo de limão;

– farinha de milho e açúcar para polvilhar.
Numa panela despeje uma chávena de água, adicione o sumo de Romã, a farinha de milho, o creme tártaro e o limão. Misture tudo em lume brando, mexendo sempre até que forme um creme grosso e transparente.

Coloque de lado para preparar a calda.

Noutra panela, coloque ¾ de chávena de água e duas chávenas de açúcar. Coloque a um lume mais forte, mexendo durante uns 15 minutos até atingir fervura.

Retire do lume e misture o creme inicial. Volte a colocar em lume brando, mexendo sempre até que fique uma pasta homogénea.
De seguida, junte os pistacchios e volte a colocar em lume médio, misturando sempre muito bem durante uns 45 a 60 minutos, até ficar consistente.

Retire do fogão e espalhe numa forma bem untada com óleo.

Quando ficar frio, pode deixar ao ar livre de um dia para o outro, ou colocar no frigorífico para ficar frio mais depressa.

Seguidamente, corte em quadrados de 3 cm e passe-os todos por uma tijela onde colocou previamente açúcar em pó e farinha de milho. É importante envolver bem os quadrados nesta mistura para que o doce não se cole a tudo.

Pode usar também coco, pistacchios, amêndoas ou nozes moídas para enriquecer o sabor.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • 295bda17-c5e4-458f-995f-62c4ac1da40e

    Food & Beverage

    Jul 1, 2017

    Comer inteligentemente

    O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas...


  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    The european car rental giant

    Europcar is one of the major car rental players on the planet. Since its humble origins in France, the company went to become european leader and establish a group that gathers car renting, fleet management and services, always with...

  • Wasabi Roots after picking

    Food & Beverage

    Out 1, 2015

    Raízes NIpónicas

    A Real Wasabi, LLC é um pioneiro produtor de Wasabi, bem como importador e fabricante de derivados, todos a partir da autêntica Wasabia Japonica. A empresa foi fundada por Doug Lambrecht e Brooks Quinn. O Wasabi é um condimento nutritivo,...

  • 71PSsUIws9L._SL1500_

    Home & Design

    Dez 1, 2017

    POUPAR NA MOBÍLIA

    A Catastrophic Creations teve um começo extremamente humilde. Em 2013, o casal Mike e Megan começaram a empresa no quarto de hóspedes do seu apartamento, num terceiro andar, com duas serras, extrema boa vontade e o intuito de construir...