Food & Beverage

Jan 1, 2017

PEDAÇOS DE PRAZER

Não é possível determinar data nem origem desta iguaria da culinária turca. Existem, contudo, relatos oriundos do médio oriente e Índia que registam a existência de doces gelatinosos, preparados a partir de mel e essências de frutos, há mais de 8oo anos. Hoje, alguns destes ingredientes e técnicas, foram substituídos por outros mais modernos.

As receitas praticadas nos nossos dias, substituíram o mel pelo açúcar ou pela pectina para lhe conferir a espessura, e as gelatinas no lugar dos extratos de frutos. Mas o resultado final, é o mesmo. Trata-se de um doce gelatinoso semi sólido de sabor delicado.

De acordo com a mais antiga confeitaria conhecida que produz este doce (a Hacı Bekir, fundada em Istambul, em 1777), a receita actual foi criada pelo fundador Bekir Efendi. Este mestre de confeitaria estava ao serviço da corte imperial otomana e do seu sultão em particular. Segundo a história contada pela empresa, a criação e apuramento da actual receita terá tido origem numa queixa do sultão por ter rachado um dente ao roer um doce crocante.
Este episódio teria dado origem à criação deste doce, menos agressivo para os dentes e mais ao gosto do sultão, e também ao reconhecimento de Bekir Efendi como confeiteiro particular do sultão.

A designação turca "lokum" deriva do árabe Halkum, ou Al-Halkum que significa "conforto para a garganta".

Já a designação Delícia Turca (traduzida do inglês "Turkish Delight") terá tido origem no início do século XIX, autoria de um viajante britânico que, se teria  se terteria  se teria perdido de amor pel.

tendo viajado para a Turquia, ali se terá rendido a esta iguaria e logo terá comprado uma enorme quantidade para comercializar em Inglaterra. Assim que o doce ficou disponível para distribuição, e perante a necessidade de lhe atribuir um nome, do qual ele não se lembrava, decidiu atribuir-lhe a referência ao país de origem, surgindo assim a designação pela qual este doce é conhecido no mundo ocidental.

Apresentação

Este doce gelatinoso é habitualmente apresentado em quadrados, envoltos em açúcar, e os sabores podem ser variados. Os mais habituais são os frutos, mas é possível produzir também a partir de plantas e flores, como rosas, por exemplo.

Dada a forma como é acabado e apresentado, é um doce que pode causar algum incómodo ao ser comido. A cobertura de açúcar cai e espalha-se com muita facilidade.

Depois de preparado, não é conveniente armazenar em locais húmidos. A humidade cria uma crosta crocante a toda a volta dos quadrados e o açúcar com que é polvilhado fica seco e espalha-se ainda com mais facilidade.

Receita e preparação (sabor a Romã)

– 1 + 3/4 de chávenas de água;
– 2/3 chávenas de sumo de Romã;

– 2 chávenas de açúcar;

– ½ chávenas de farinha de milho;

– ½ colher de chá de creme tártaro;

– ½ chávena de pistacchios sem sal e sem pele;

– ½ colher de sopa de sumo de limão;

– farinha de milho e açúcar para polvilhar.
Numa panela despeje uma chávena de água, adicione o sumo de Romã, a farinha de milho, o creme tártaro e o limão. Misture tudo em lume brando, mexendo sempre até que forme um creme grosso e transparente.

Coloque de lado para preparar a calda.

Noutra panela, coloque ¾ de chávena de água e duas chávenas de açúcar. Coloque a um lume mais forte, mexendo durante uns 15 minutos até atingir fervura.

Retire do lume e misture o creme inicial. Volte a colocar em lume brando, mexendo sempre até que fique uma pasta homogénea.
De seguida, junte os pistacchios e volte a colocar em lume médio, misturando sempre muito bem durante uns 45 a 60 minutos, até ficar consistente.

Retire do fogão e espalhe numa forma bem untada com óleo.

Quando ficar frio, pode deixar ao ar livre de um dia para o outro, ou colocar no frigorífico para ficar frio mais depressa.

Seguidamente, corte em quadrados de 3 cm e passe-os todos por uma tijela onde colocou previamente açúcar em pó e farinha de milho. É importante envolver bem os quadrados nesta mistura para que o doce não se cole a tudo.

Pode usar também coco, pistacchios, amêndoas ou nozes moídas para enriquecer o sabor.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...


  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...


  • Born From the Stars

    Luxury & Fashion

    Jan 31, 2016

    Nascido das Estrelas

    A Moissanite tem sido objecto de elevado interesse desde a sua descoberta, há um século. Também conhecida como carboneto de silício, a moissanite dança com faíscas de luz que parecem exceder qualquer explicação racional. A sua...

  • Le-Morne--1024x679

    Lifestyle & Travel

    Abr 1, 2016

    Uma História Que Se Sente

    Maurícias é um país que compreende a Ilha Maurícia, a Ilha Rodrigues, e as ilhas periféricas Agaléga, St. Brandon e dois territórios disputados. Focando a atenção na Ilha Maurícia, esta deixa qualquer um boquiaberto ao ver...

  • Partners for Mexico

    Business & Industry

    Dez 31, 2015

    Parceiros para o México

    Constituída em 2004, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana é uma associação sem fins lucrativos, de carácter empresarial que tem como objectivo primordial o reforço e fortalecimento das relações socio-económicas...