Food & Beverage

Jan 1, 2017

PEDAÇOS DE PRAZER

Não é possível determinar data nem origem desta iguaria da culinária turca. Existem, contudo, relatos oriundos do médio oriente e Índia que registam a existência de doces gelatinosos, preparados a partir de mel e essências de frutos, há mais de 8oo anos. Hoje, alguns destes ingredientes e técnicas, foram substituídos por outros mais modernos.

<

As receitas praticadas nos nossos dias, substituíram o mel pelo açúcar ou pela pectina para lhe conferir a espessura, e as gelatinas no lugar dos extratos de frutos. Mas o resultado final, é o mesmo. Trata-se de um doce gelatinoso semi sólido de sabor delicado.

De acordo com a mais antiga confeitaria conhecida que produz este doce (a Hacı Bekir, fundada em Istambul, em 1777), a receita actual foi criada pelo fundador Bekir Efendi. Este mestre de confeitaria estava ao serviço da corte imperial otomana e do seu sultão em particular. Segundo a história contada pela empresa, a criação e apuramento da actual receita terá tido origem numa queixa do sultão por ter rachado um dente ao roer um doce crocante.
Este episódio teria dado origem à criação deste doce, menos agressivo para os dentes e mais ao gosto do sultão, e também ao reconhecimento de Bekir Efendi como confeiteiro particular do sultão.

A designação turca "lokum" deriva do árabe Halkum, ou Al-Halkum que significa "conforto para a garganta".

Já a designação Delícia Turca (traduzida do inglês "Turkish Delight") terá tido origem no início do século XIX, autoria de um viajante britânico que, se teria  se terteria  se teria perdido de amor pel.

tendo viajado para a Turquia, ali se terá rendido a esta iguaria e logo terá comprado uma enorme quantidade para comercializar em Inglaterra. Assim que o doce ficou disponível para distribuição, e perante a necessidade de lhe atribuir um nome, do qual ele não se lembrava, decidiu atribuir-lhe a referência ao país de origem, surgindo assim a designação pela qual este doce é conhecido no mundo ocidental.

Apresentação

Este doce gelatinoso é habitualmente apresentado em quadrados, envoltos em açúcar, e os sabores podem ser variados. Os mais habituais são os frutos, mas é possível produzir também a partir de plantas e flores, como rosas, por exemplo.

Dada a forma como é acabado e apresentado, é um doce que pode causar algum incómodo ao ser comido. A cobertura de açúcar cai e espalha-se com muita facilidade.

Depois de preparado, não é conveniente armazenar em locais húmidos. A humidade cria uma crosta crocante a toda a volta dos quadrados e o açúcar com que é polvilhado fica seco e espalha-se ainda com mais facilidade.

Receita e preparação (sabor a Romã)

– 1 + 3/4 de chávenas de água;
– 2/3 chávenas de sumo de Romã;

– 2 chávenas de açúcar;

– ½ chávenas de farinha de milho;

– ½ colher de chá de creme tártaro;

– ½ chávena de pistacchios sem sal e sem pele;

– ½ colher de sopa de sumo de limão;

– farinha de milho e açúcar para polvilhar.
Numa panela despeje uma chávena de água, adicione o sumo de Romã, a farinha de milho, o creme tártaro e o limão. Misture tudo em lume brando, mexendo sempre até que forme um creme grosso e transparente.

Coloque de lado para preparar a calda.

Noutra panela, coloque ¾ de chávena de água e duas chávenas de açúcar. Coloque a um lume mais forte, mexendo durante uns 15 minutos até atingir fervura.

Retire do lume e misture o creme inicial. Volte a colocar em lume brando, mexendo sempre até que fique uma pasta homogénea.
De seguida, junte os pistacchios e volte a colocar em lume médio, misturando sempre muito bem durante uns 45 a 60 minutos, até ficar consistente.

Retire do fogão e espalhe numa forma bem untada com óleo.

Quando ficar frio, pode deixar ao ar livre de um dia para o outro, ou colocar no frigorífico para ficar frio mais depressa.

Seguidamente, corte em quadrados de 3 cm e passe-os todos por uma tijela onde colocou previamente açúcar em pó e farinha de milho. É importante envolver bem os quadrados nesta mistura para que o doce não se cole a tudo.

Pode usar também coco, pistacchios, amêndoas ou nozes moídas para enriquecer o sabor.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...


  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2015

    Always innovative, always new

    Novotel is on a class of its own, combining excellent service and facilities with optimal prices and locations all around the world. From urban hotels to exquisite resorts, Novotel is a worldwide reference for all clients.

  • porqueTec

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Extracção Sustentável

    A Embu S.A. Engenharia e Comércio é uma empresa com 100% de capital nacional e que se destaca no sector pelo fornecimento de agregados da mais alta qualidade para a indústria de construção. Adoptou a filosofia de...

  • Business & Industry

    Out 1, 2015

    Uma bela casa

    A Raine & Horne oferece um serviço de imobiliária que consiste em vendas, leasing, gestão e consultoria. Os vastos recursos que estão disponíveis para todos os escritórios da rede Raine & Horne asseguram aos clientes desde...