Business & Industry

Dez 31, 2015

Parceiros para o México

Constituída em 2004, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana é uma associação sem fins lucrativos, de carácter empresarial que tem como objectivo primordial o reforço e fortalecimento das relações socio-económicas bilaterais entre Portugal e México. A identificação de mercados e parceiros para investimento, mediação de contactos entre agentes económicos, realização de actividades promocionais, apoio a ideias e projectos de cooperação reciprocamente vantajosos e elaboração de estudos de mercado são alguns dos pontos fundamentais da missão da CCILM.

<

A Câmara de Comércio Luso-Mexicana até 2010 centrou as suas actividades no mercado de infraestruturas de que o México estava carenciado, divulgando junto das empresas portuguesas o Plano Nacional de Infraestruturas do Presidente Filipe Calderón.

O ciclo de 2011 a 2013 da Câmara Luso Mexicana foi de promoção dos sectores de ambiente e energia, com destaque na realização de missões empresariais de Portugal ao México. Destaca-se a participação dos eventos Green Solutions em 2011 e 2012 na Cidade do México. Em 2013 as missões empresariais tiveram o sentido inverso, sendo Portugal a receber os empresários mexicanos. Destaca-se a participação no evento Aqualive/EnergyLive em Lisboa. No ciclo de 2014 a 2017 a Câmara Luso Mexicana reorientou a sua abordagem ao mercado mexicano, tendo como alvo os sectores das tecnologias de informação e comunicação. Contudo, a partir de 2016, as missões empresárias e participação em feiras sectoriais, cofinanciadas pelo Portugal 2020, terão igualmente base tecnológica, mas serão mais abrangentes, incluindo assim o sector farmacêutico, saúde, telecomunicações, energia/ambiente, automóvel/aeroespacial, infraestruturas e indústria.

Complementando as missões empresariais desenvolvidas, a Câmara de Comércio Luso-Mexicana divulga as oportunidades bilaterais através de actividades sectoriais ou generalistas (seminários, conferências, roadshow), bem como almoços empresariais, entre outras. 

Desde 2014 a CCILM conta com uma delegação na Cidade do México, factor fulcral para o desenvolvimento da sua missão.

O Portugal Connect é um projecto conjunto de internacionalização promovido pela CCILM que está direccionado para empresas portuguesas de base tecnológica que pretendem entrar ou consolidar a sua presença no mercado mexicano. O conjunto das empresas aderentes integra áreas de reconhecida capacidade técnica e pretende ser representativo de um Portugal tecnológico e inovador, contribuindo para a afirmação da imagem de um país de referência tecnológica à escala mundial.

Com o apoio financeiro do anterior quadro comunitário e com um orçamento de 400 mil euros, o projecto teve o seu início em Junho de 2014, com a adesão de 11 empresas portuguesas do sector das TICE's.

O programa de acções promocionais do mercado mexicano incluiu a concretização de 5 deslocações conjuntas ao mercado das quais, pela sua importância e dimensão, destacamos a participação no "World Congress on IT 2014" e no "Virtual Educa 2015". As empresas aderentes estão já a desenvolver os primeiros negócios e a ganharem autonomia no mercado, contando para isso com o apoio da estrutura de representação da CCILM no México.

Encontra-se a decorrer a próxima fase do Portugal Connect, que terá o dobro da dotação orçamental da fase anterior (agora co-financiada pelo Portugal 2020) e alargado o âmbito, de forma a abranger todas as empresas de base tecnológica.

Este novo projecto prevê, para o ano 2016, um programa de acções direccionadas para o mercado composto por várias missões empresariais e a participação em importantes feiras nos sectores estratégicos no México, tais como indústria automóvel, educação ou aeroespacial.

Para além da participação em feiras e eventos promocionais, o Portugal Connect oferece às empresas aderentes o seguinte conjunto de serviços:
i) Enquadramento institucional através da rede de apoio da CCILM em Portugal e no México;
ii) suporte técnico e disponibilização de informação relativa ao mercado mexicano;
iii) assistência na identificação de interlocutores de negócio e apoio nos processos de decisão;
iv) agendamento de reuniões e acompanhamento de processos negociais no terreno;
v) Partilha de instalações na delegação da CCILM na Cidade do México;
vi) Apoio financeiro do Portugal 2020, a uma taxa de 45%, durante o período de execução do projecto.

Em particular, este projecto irá beneficiar da experiência adquirida ao longo da execução da fase anterior, não só com o alargamento da base de apoio da CCILM no México mas também da continuidade dos contactos estabelecidos com as entidades governamentais mexicanas e com as associações empresariais deste país, visando o consequente aumento de possibilidades de exportação/internacionalização para o México.

Com uma economia de enorme dimensão, e importante plataforma para os outros países da América Latina e Estados Unidos, ávida por soluções tecnológicas que introduzam eficiência nos processos produtivos e com um sector empresarial carente de soluções tecnológicas inovadoras, o governo do México tem em curso um importante conjunto de reformas visando a modernização das suas infraestruturas e um forte interesse em atrair projectos que melhorem a produtividade do país.
A boa reputação dos produtos portugueses e a associação ao Portugal Connect, vai possibilitar às empresas portuguesas de vocação tecnológica a exploração de um imenso território de oportunidades.

O México é um dos países com uma das economias mais competitivas a nível mundial com tratados comerciais estabelecidos com mais de 40 países. As suas condições de estabilidade politica e macroeconomia abrem imensas possibilidades de reforço no relacionamento económico entre os dois países. Este facto traduz-se no crescente aumento de empresas portuguesas que procuram este mercado para colocar o seus produtos ou instalarem-se ali, tendo sido particularmente interessantes os investimentos portugueses nos sectores automotriz, moldes, tecnologias de informação, nas infraestruturas, na energia e no ambiente. No ano de 2014 registam-se 606 empresas portuguesas a exportarem para este mercado. A integração no bloco económico NAFTA (EUA, Canadá e México) e mais recentemente como membro da Aliança do Pacifico (Peru, Colômbia, Chile e México) são outros pontos favoráveis ao mercado mexicano como base triangular de acesso as outros mercados desenvolvidos. No que respeita a Portugal pode servir igualmente como base de apoio das empresas mexicanas nos mercados africanos de expressão portuguesa, nomeadamente Angola e Moçambique.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.


  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...


  • 2

    Sport

    Out 1, 2015

    O luxuoso carro de golfe

    Garia é um fabricante de carros de golfe e entretenimento, que cria os seus veículos usando inovação e processos de desenvolvimento visionários e que usa apenas os melhores materiais disponíveis na indústria automóvel.

  • meat-vending-machine

    Food & Beverage

    Dez 1, 2017

    CARNE 'GOURMET' A QUALQUER HORA

    Um talho basco, localizado em Paris, há um ano decidiu apostar em máquinas de venda automática para disponibilizar os seus cortes gourmet fora de horas.

  • Ji-Elle_4.0

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    A Esticar a Corda de Queijo

    Queijo em fio surgiu como surgem tantas outras inovações: durante uma época de crise. Após a Quebra da Bolsa em 1929 nos EUA, o queijo era uma parte importante da alimentação das famílias, excepto os aristocratas, que deitavam...