Lifestyle & Travel

Nov 30, 2015

Paraíso em Marraquexe

Em 2002 Vanessa Branson e Howell James estavam à procura de uma casa de férias e deram de caras com o pátio em ruínas de uma das grandes casas senhoriais de Marraquexe. No lusco-fusco e com o som do chamamento do muezzin para a oração da tarde a ecoar no ar, apaixonaram-se imediatamente atmosfera da casa. Cedo se aperceberam que a sua casa de férias seria muito mais que isso. Na altura apenas um punhado de "riads" de Marraquexe tinham sido convertidas em pequenos hotéis e a dupla sabia que pretendia criar um lar longe do lar que combinasse excelente comida e serviço com o espírito do passado da casa e decoração contemporânea. Durante as obras de renovação, que duraram dois anos, artesão locais usaram técnicas tradicionais para sorar nova vida ao edifício.

<

Após as obras, o El Fenn abriu as portas com seis quartos, em Março de 2004. Desde aí, foram adicionados mais vinte e dois quartos e suites, três piscinas, um restaurante, bar, SPA e biblioteca, graças à aquisição de casas viainhas e ao trabalho do conceituado arquitecto marroquino Amine Kabbaj.

Vanessa Branson inaugurou a sua primeira galeria de arte em londres no ano de 1986, tendo construído uma extensa colecção privada de obras de artistas como William Kentridge, Fred Pollock ou David Shrigley. Hoje, estes trabalhos estão expostos nos espaços públicos e quartos do El Fenn.

Com 28 quartos e suites temáticos, pátios cheios de árvores, um terraço com 650 metros quadrados e uma família de tartarugas residente, o El Fenn é o retiro perfeito de onde apreciar a cidade mais exótica de África. Ao combinar a arquitectura majestosa e histórica com pequenos espaços escondidos, terraços e jardins, o hotel fica apenas a 5 minutos a pé da famosa praça Djeema el Fna.

Com vista a preparar o El Fenn para o décimo aniversário, o director-geral Willem Smit, iniciou um programa de renovação em 2012 que durou um par de anos, para redesenhar e redecorar os quartos e espaços públicos. O trabalho árduo foi galardoado em Dezembro de 2014 com o prestigiado prémio "Mr. & Mrs. Smith Best Dressed Hotel", batendo outras 950 unidades hoteleiras.

They're one of the few riads in the Мedina with a swimming pool. In fact, they've got two lined in carrara marble plus a rooftop plunge pool with views of the Koutoubia mosque. Relax on a day bed in the Berber tent on the rooftop or take a dip in the plunge pool before enjoying in the best views in town - a panorama of the Atlas Mountains and Marrakech's beautiful mosque, the Koutoubia. At dusk the city lights up and glows before you and then the moon rises.

É uma das poucas riads na Medina com piscina. De facto, existem duas forradas a mármore de Carrara e uma piscina de mergulho no terraço de onde pode observar a mesquita de Koutoubia. Relaxe numa cama na tenda berbere do terraço ou mergulhe na piscina antes de apreciar as fantásticas vistas do topo, um panorama que vai das montanhas do Atlas até à lindíssima mesquita de Koutoubia. Ao fim do dia as luzes da cidade acendem-se e é então que a Lua sobe no zénite.

Os ricos jardins dos pátios oferecem bastante privacidade e atraem um grande conjunto de aves canoras. Pode ainda instalar-se confortavelmente na biblioteca, apreciar um copo de vinho junto de uma das lareiras ou assistir a um DVD na sala de cinema privada.

Não se encontram telefones nem TVs nos quartos. Em vez disso o pessoal do hotel tudo fará para ajudar o hóspede a relaxar em tranquilidade para poder explorar a cidade.

A equipa do El Fenn é recrutada na comunidade local e emprega 60 pessoas, de jardineiros e recepcionistas a massagistas e chefs. Todo o pessoal fala árabe, inglês, francês, holandês e italiano, mas o que é comum a todos os membros da equipa é a famosa e generosa hospitalidade marroquina. Amigáveis, divertidos e prestáveis, os empregados do El Fenn são muitas das vezes o mais memorável da estadia.

Os tradicionais rituais de beleza criam um ponto de interesse no SPA do El Fenn. Relaxe à luz das velas antes de receber uma esfrega com sabão negro e uma máscara corporal de argila ghassoul na hammam – sala quente. Os produtos no SPA do El Fenn são criados por uma empresa local, contendo ingredientes naturais como água de rosas ou argila ghassoul. Existe também a opção de tratamentos à base de Argão. Este super-óleo é encontrado apenas em Marrocos e colhido apenas por mulheres em pequenas cooperativas. Rico em vitamina E e ácido linoleico, é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e curativas.

No El Fenn são apaixonados por comida e bom serviço. É por isso que os menus oferecem o melhor da cozinha tradicional marroquina, bem como pratos europeus. O hóspede pode pedir comida a qualquer altura do dia ou noite, seja do restaurante ou do terraço, para o quarto.

Como hóspede pode escolher de uma miríade de quartos onde ficar: quartos voltados para o pátio, suites junior, suites imperiais, suites com piscina, suites familiares e quartos contíguos. Não resista ao chamamento desta experiência exótica no Hotel El Fenn.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.


  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...


  • ~1474296846~12973438_1066159806777023_1064623569076422198_o

    Science & Nature

    Ago 1, 2016

    PLANTAS QUE FLUTUAM

    Valorizar a Terra através da arte é o objectivo da Hoshinchu Air Bonsai Garden, uma empresa japonesa que desenvolveu um kit que permite plantar e ver um bonsai flutuar.

  • GreengageJellycreditChrisTerryweb_1500_900_85

    Food & Beverage

    Abr 1, 2016

    A Rede Social por Excelência

    Imagine o aeroporto de Barajas feito, em grande escala, de gelatina. Agora imagine o que é possível fazer-se com gelatina usando centenas de moldes diferentes. É esse o trabalho que distingue Bompas & Parr, líderes em design...

  • meat-vending-machine

    Food & Beverage

    Dez 1, 2017

    CARNE 'GOURMET' A QUALQUER HORA

    Um talho basco, localizado em Paris, há um ano decidiu apostar em máquinas de venda automática para disponibilizar os seus cortes gourmet fora de horas.