Lifestyle & Travel

Jul 1, 2017

VISTA PACÍFICA

San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que alberga numerosos locais classificados pela Unesco e é um dos mais ricos ecossistemas marinhos do mundo.

<

Partilha o título de um conhecido filme de Alejandro Amenábar (realizador Espanhol-Chileno), de 2004, mas não tem relação nenhuma. Partilha a vista sobre o Oceano Pacífico Norte e tem toda a relação com ele. Parece serem vários edifícios cúbicos dentro do oceano e é precisamente isso!

Mar Adentro é o primeiro hotel flutuante do mundo, pese embora, não seja flutuante. O hotel e resort fica localizado mesmo muito perto e todas as vistas são dirigidas para o oceano. De facto, Miguel Aragonés assegura "todo e cada quarto ou espaço do hotel tem vista para o oceano".

O hotel foi desenhado em colaboração com artesãos locais. As suas linhas simples destacam-se na paisagem local e oferecem uma limpidez de espaço que estimula o bem-estar e uma existência pacífica, em conjunto com o céu e a água.

O espaço central do hotel é um grande lago reflector, entrecruzado com passadeiras em pedra escura e ladeado por espaços comuns em branco imaculado e um restaurante de sushi em forma de ninho de pássaro.

Dos três lados do lago, um complexo palaciano composto por volumes brancos, de ângulos vincados que albergam um spa oceânico, uma galeria de arte, uma sala de espectáculos, vários restaurantes e mais de 200 quartos para hóspedes.

As acomodações cobrem três níveis de terraços de água. A disposição e as diferenças de alturas permitem a cada nível ter uma vista limpa para o mar. Cada terraço consiste numa enorme piscina rectangular com um passeio que a cruza e divide ao meio. As vilas e apartamentos estão dispostos em arco, em cada um dos terraços o que as faz parecerem ilhas, enquanto a ala panorâmica fica aberta para a praia e para o mar.

Os edifícios maiores, são blocos de apartamentos, com fachadas nuas e grandes janelas rectangulares. Estes estão dispostos nos terraços mais altos, enquanto as vilas estão arrumadas nos terraços mais baixos.

Os quartos vão desde os 50 metros quadrados (para duas pessoas), às suites de 90 metros quadrados, as suites especiais de 100 metros quadrados, as suites de dois quartos (150 metros quadrados), vilas com três quartos e 465 metros quadrados e, por fim, mas não por último, a vila de cinco quartos com 620 metros quadrados.

As vilas têm as suas próprias piscinas privadas e todas as acomodações têm um espaço aberto privado com vista para o oceano.

Mar Adentro é um espectáculo de alta tecnologia. Não é preciso descarregar uma volumosa app para o seu telefone; à recepção, no check-in, é consignado um tablet a cada hóspede, com controladores intuitivos. A ideia é proporcionar aos clientes a oportunidade de personalizar a sua acomodação como desejar.

A partir do tablet, os hóspedes podem operar tudo nos seus quartos, desde regular a abertura das cortinas, aquecer ou arrefecer os quartos para a temperatura desejada, comunicar com os operadores do hotel, encomendar uma nova escova de dentes ou até marcar um chef pessoal.

No Mar Adentro, os hóspedes podem ter acesso a tudo o que desejarem sem a interferência física habitual dos funcionários.

Além disso, cada hóspede pode ajustar a intensidade e cor da luz artificial, selecionando entre tons de rosa, magenta ou tangerina. Assim, à noite, as fachadas parecem pinturas modernas, graças às janelas de diferentes cores.

Os interiores foram construídos pela marca italiana de design de interiores Poliform, de acordo com um sistema modular. Em conjunto com o arquitecto, foram desenhadas 12 opções modulares permitindo assim obter mais espaço para os hóspedes de acordo com as suas exigências.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • 295bda17-c5e4-458f-995f-62c4ac1da40e

    Food & Beverage

    Jul 1, 2017

    Comer inteligentemente

    O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...


  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...


  • Yakisugi-Technique-Burn-To-Protect-3

    Culture & Art

    Jan 1, 2018

    QUEIMAR PARA PROTEGER

    A infinita paciência e sabedoria, bem como o profundo respeito pelos elementos, são características que o mundo reconhece ao povo japonês. Isso aplica-se também ao culto da sua história e à preservação de métodos e costumes...

  • 1902 mannequin

    Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Chantelle

    French lingerie – one of life's finest pleasures – is a definitive symbol of the feminine mystique. The idea that something so small could have such timeless appeal speaks volumes about French sensibility, and an allure that defies...

  • 1. Research-Totvs Labs

    Research & Education

    Fev 1, 2018

    AGRICULTURA 4.0?

    Com mais de 25 anos de presença no mercado, a brasileira Totvs encontra-se actualmente na vanguarda do agronegócio tendo em vista as novas tecnologias e o melhor modo de as reencaminhar para obter os melhores resultados possíveis...