Lifestyle & Travel

Jul 1, 2017

VISTA PACÍFICA

San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que alberga numerosos locais classificados pela Unesco e é um dos mais ricos ecossistemas marinhos do mundo.

<

Partilha o título de um conhecido filme de Alejandro Amenábar (realizador Espanhol-Chileno), de 2004, mas não tem relação nenhuma. Partilha a vista sobre o Oceano Pacífico Norte e tem toda a relação com ele. Parece serem vários edifícios cúbicos dentro do oceano e é precisamente isso!

Mar Adentro é o primeiro hotel flutuante do mundo, pese embora, não seja flutuante. O hotel e resort fica localizado mesmo muito perto e todas as vistas são dirigidas para o oceano. De facto, Miguel Aragonés assegura "todo e cada quarto ou espaço do hotel tem vista para o oceano".

O hotel foi desenhado em colaboração com artesãos locais. As suas linhas simples destacam-se na paisagem local e oferecem uma limpidez de espaço que estimula o bem-estar e uma existência pacífica, em conjunto com o céu e a água.

O espaço central do hotel é um grande lago reflector, entrecruzado com passadeiras em pedra escura e ladeado por espaços comuns em branco imaculado e um restaurante de sushi em forma de ninho de pássaro.

Dos três lados do lago, um complexo palaciano composto por volumes brancos, de ângulos vincados que albergam um spa oceânico, uma galeria de arte, uma sala de espectáculos, vários restaurantes e mais de 200 quartos para hóspedes.

As acomodações cobrem três níveis de terraços de água. A disposição e as diferenças de alturas permitem a cada nível ter uma vista limpa para o mar. Cada terraço consiste numa enorme piscina rectangular com um passeio que a cruza e divide ao meio. As vilas e apartamentos estão dispostos em arco, em cada um dos terraços o que as faz parecerem ilhas, enquanto a ala panorâmica fica aberta para a praia e para o mar.

Os edifícios maiores, são blocos de apartamentos, com fachadas nuas e grandes janelas rectangulares. Estes estão dispostos nos terraços mais altos, enquanto as vilas estão arrumadas nos terraços mais baixos.

Os quartos vão desde os 50 metros quadrados (para duas pessoas), às suites de 90 metros quadrados, as suites especiais de 100 metros quadrados, as suites de dois quartos (150 metros quadrados), vilas com três quartos e 465 metros quadrados e, por fim, mas não por último, a vila de cinco quartos com 620 metros quadrados.

As vilas têm as suas próprias piscinas privadas e todas as acomodações têm um espaço aberto privado com vista para o oceano.

Mar Adentro é um espectáculo de alta tecnologia. Não é preciso descarregar uma volumosa app para o seu telefone; à recepção, no check-in, é consignado um tablet a cada hóspede, com controladores intuitivos. A ideia é proporcionar aos clientes a oportunidade de personalizar a sua acomodação como desejar.

A partir do tablet, os hóspedes podem operar tudo nos seus quartos, desde regular a abertura das cortinas, aquecer ou arrefecer os quartos para a temperatura desejada, comunicar com os operadores do hotel, encomendar uma nova escova de dentes ou até marcar um chef pessoal.

No Mar Adentro, os hóspedes podem ter acesso a tudo o que desejarem sem a interferência física habitual dos funcionários.

Além disso, cada hóspede pode ajustar a intensidade e cor da luz artificial, selecionando entre tons de rosa, magenta ou tangerina. Assim, à noite, as fachadas parecem pinturas modernas, graças às janelas de diferentes cores.

Os interiores foram construídos pela marca italiana de design de interiores Poliform, de acordo com um sistema modular. Em conjunto com o arquitecto, foram desenhadas 12 opções modulares permitindo assim obter mais espaço para os hóspedes de acordo com as suas exigências.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.

  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...


  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...


  • gorillaz_stylo_figurama

    Culture & Art

    Fev 1, 2017

    UM ANO QUE PROMETE

    O ano que findou vai ficar marcado pelo desaparecimento de importantes figuras do panorama musical mundial: David Bowie, Prince, Leonard Cohen e George Michael são os nomes mais sonantes. Mas também ficará para a História mundial...

  • 13

    Food & Beverage

    Ago 1, 2015

    Sweet Switzerland

    Lindt & Sprüngli is a Swiss chocolate manufacturer and recognized as leader in the market for premium chocolate, offering a large selection of products in more than 120 countries around the world. During the 170 years...

  • Dubai

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Around the world for New Year's Eve

    It's the end of the winter holidays and the beggining of a new calendar. But it's also one of the great opportunities, every year, to join together with friends and family for a unique celebration.