Lifestyle & Travel

Jul 1, 2017

VISTA PACÍFICA

San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que alberga numerosos locais classificados pela Unesco e é um dos mais ricos ecossistemas marinhos do mundo.

Partilha o título de um conhecido filme de Alejandro Amenábar (realizador Espanhol-Chileno), de 2004, mas não tem relação nenhuma. Partilha a vista sobre o Oceano Pacífico Norte e tem toda a relação com ele. Parece serem vários edifícios cúbicos dentro do oceano e é precisamente isso!

Mar Adentro é o primeiro hotel flutuante do mundo, pese embora, não seja flutuante. O hotel e resort fica localizado mesmo muito perto e todas as vistas são dirigidas para o oceano. De facto, Miguel Aragonés assegura "todo e cada quarto ou espaço do hotel tem vista para o oceano".

O hotel foi desenhado em colaboração com artesãos locais. As suas linhas simples destacam-se na paisagem local e oferecem uma limpidez de espaço que estimula o bem-estar e uma existência pacífica, em conjunto com o céu e a água.

O espaço central do hotel é um grande lago reflector, entrecruzado com passadeiras em pedra escura e ladeado por espaços comuns em branco imaculado e um restaurante de sushi em forma de ninho de pássaro.

Dos três lados do lago, um complexo palaciano composto por volumes brancos, de ângulos vincados que albergam um spa oceânico, uma galeria de arte, uma sala de espectáculos, vários restaurantes e mais de 200 quartos para hóspedes.

As acomodações cobrem três níveis de terraços de água. A disposição e as diferenças de alturas permitem a cada nível ter uma vista limpa para o mar. Cada terraço consiste numa enorme piscina rectangular com um passeio que a cruza e divide ao meio. As vilas e apartamentos estão dispostos em arco, em cada um dos terraços o que as faz parecerem ilhas, enquanto a ala panorâmica fica aberta para a praia e para o mar.

Os edifícios maiores, são blocos de apartamentos, com fachadas nuas e grandes janelas rectangulares. Estes estão dispostos nos terraços mais altos, enquanto as vilas estão arrumadas nos terraços mais baixos.

Os quartos vão desde os 50 metros quadrados (para duas pessoas), às suites de 90 metros quadrados, as suites especiais de 100 metros quadrados, as suites de dois quartos (150 metros quadrados), vilas com três quartos e 465 metros quadrados e, por fim, mas não por último, a vila de cinco quartos com 620 metros quadrados.

As vilas têm as suas próprias piscinas privadas e todas as acomodações têm um espaço aberto privado com vista para o oceano.

Mar Adentro é um espectáculo de alta tecnologia. Não é preciso descarregar uma volumosa app para o seu telefone; à recepção, no check-in, é consignado um tablet a cada hóspede, com controladores intuitivos. A ideia é proporcionar aos clientes a oportunidade de personalizar a sua acomodação como desejar.

A partir do tablet, os hóspedes podem operar tudo nos seus quartos, desde regular a abertura das cortinas, aquecer ou arrefecer os quartos para a temperatura desejada, comunicar com os operadores do hotel, encomendar uma nova escova de dentes ou até marcar um chef pessoal.

No Mar Adentro, os hóspedes podem ter acesso a tudo o que desejarem sem a interferência física habitual dos funcionários.

Além disso, cada hóspede pode ajustar a intensidade e cor da luz artificial, selecionando entre tons de rosa, magenta ou tangerina. Assim, à noite, as fachadas parecem pinturas modernas, graças às janelas de diferentes cores.

Os interiores foram construídos pela marca italiana de design de interiores Poliform, de acordo com um sistema modular. Em conjunto com o arquitecto, foram desenhadas 12 opções modulares permitindo assim obter mais espaço para os hóspedes de acordo com as suas exigências.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.


  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...


  • 1. Roku-The-New-Generation

    Technology

    Nov 1, 2017

    A NOVA GERAÇÃO

    Desde 2008 que a Roku tem vindo a produzir boxes destinadas ao visionamento de conteúdos virtuais dado o crescimento, acessibilidade e popularidade de canais de televisão digitais como os Netflix, Acorn, Mubi, Crackle,...

  • 1. De-Grisogono-Flawless

    Luxury & Fashion

    Nov 1, 2017

    SEM FALHAS!

    Sob vários aspectos, é a representação de uma vida dedicada à beleza e à perfeição. Estamos a falar sobre o magnífico trabalho executado por Fawaz Gruosi no maior diamante transparente e sem falhas alguma vez encontrado e...

  • 01

    Science & Nature

    Jan 1, 2017

    LÃ DOS ALPES "É MUITO VALIOSA"

    A lã suíça é bastante conhecida pela sua potencialidade de isolamento térmico. A Orvotox aposta nesta fibra natural para desenvolver produtos de montanhismo.