Lifestyle & Travel

Jul 1, 2017

VISTA PACÍFICA

San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que alberga numerosos locais classificados pela Unesco e é um dos mais ricos ecossistemas marinhos do mundo.

<

Partilha o título de um conhecido filme de Alejandro Amenábar (realizador Espanhol-Chileno), de 2004, mas não tem relação nenhuma. Partilha a vista sobre o Oceano Pacífico Norte e tem toda a relação com ele. Parece serem vários edifícios cúbicos dentro do oceano e é precisamente isso!

Mar Adentro é o primeiro hotel flutuante do mundo, pese embora, não seja flutuante. O hotel e resort fica localizado mesmo muito perto e todas as vistas são dirigidas para o oceano. De facto, Miguel Aragonés assegura "todo e cada quarto ou espaço do hotel tem vista para o oceano".

O hotel foi desenhado em colaboração com artesãos locais. As suas linhas simples destacam-se na paisagem local e oferecem uma limpidez de espaço que estimula o bem-estar e uma existência pacífica, em conjunto com o céu e a água.

O espaço central do hotel é um grande lago reflector, entrecruzado com passadeiras em pedra escura e ladeado por espaços comuns em branco imaculado e um restaurante de sushi em forma de ninho de pássaro.

Dos três lados do lago, um complexo palaciano composto por volumes brancos, de ângulos vincados que albergam um spa oceânico, uma galeria de arte, uma sala de espectáculos, vários restaurantes e mais de 200 quartos para hóspedes.

As acomodações cobrem três níveis de terraços de água. A disposição e as diferenças de alturas permitem a cada nível ter uma vista limpa para o mar. Cada terraço consiste numa enorme piscina rectangular com um passeio que a cruza e divide ao meio. As vilas e apartamentos estão dispostos em arco, em cada um dos terraços o que as faz parecerem ilhas, enquanto a ala panorâmica fica aberta para a praia e para o mar.

Os edifícios maiores, são blocos de apartamentos, com fachadas nuas e grandes janelas rectangulares. Estes estão dispostos nos terraços mais altos, enquanto as vilas estão arrumadas nos terraços mais baixos.

Os quartos vão desde os 50 metros quadrados (para duas pessoas), às suites de 90 metros quadrados, as suites especiais de 100 metros quadrados, as suites de dois quartos (150 metros quadrados), vilas com três quartos e 465 metros quadrados e, por fim, mas não por último, a vila de cinco quartos com 620 metros quadrados.

As vilas têm as suas próprias piscinas privadas e todas as acomodações têm um espaço aberto privado com vista para o oceano.

Mar Adentro é um espectáculo de alta tecnologia. Não é preciso descarregar uma volumosa app para o seu telefone; à recepção, no check-in, é consignado um tablet a cada hóspede, com controladores intuitivos. A ideia é proporcionar aos clientes a oportunidade de personalizar a sua acomodação como desejar.

A partir do tablet, os hóspedes podem operar tudo nos seus quartos, desde regular a abertura das cortinas, aquecer ou arrefecer os quartos para a temperatura desejada, comunicar com os operadores do hotel, encomendar uma nova escova de dentes ou até marcar um chef pessoal.

No Mar Adentro, os hóspedes podem ter acesso a tudo o que desejarem sem a interferência física habitual dos funcionários.

Além disso, cada hóspede pode ajustar a intensidade e cor da luz artificial, selecionando entre tons de rosa, magenta ou tangerina. Assim, à noite, as fachadas parecem pinturas modernas, graças às janelas de diferentes cores.

Os interiores foram construídos pela marca italiana de design de interiores Poliform, de acordo com um sistema modular. Em conjunto com o arquitecto, foram desenhadas 12 opções modulares permitindo assim obter mais espaço para os hóspedes de acordo com as suas exigências.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 170228111024-iran-abbasi-hotel-header-1400-1-2-super-169

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2017

    O CONTO DE FADAS DA PÉRSIA

    A forma mais romântica de passar uns maravilhosos dias de primavera é visitando a florescente Pérsia. Os melhores meses de primavera no Irão são Abril e Maio. É a época mais agradável, quando as árvores estão cobertas de...

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...

  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...


  • 1

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Um Mar de Soluções

    A Oceaneering é uma empresa que providencia serviços de extracção de campos de petróleo, com especialidade em águas profundas. A empresa também trabalha para a defesa, entretenimento e indústria aeroespacial.

  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Fev 1, 2017

    BALÕES REVOLUCIONAM SERVIÇOS

    Uma empresa norte-americana está a desenvolver balões que poderão ajudar em situação de desastre, bem como a melhorar a efcicácia das previsões meteorológicas.

  • Culture & Art

    Abr 1, 2015

    Multipurpose

    The acronym VDNKh stands for Russian vystavka dostizheniy narodnogo khozyaystva (Exhibition of Achievements of the People's Economy). It is an open joint stock company and the largest Exhibition centre in Moscow.