Science & Nature

Jul 1, 2017

SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são novamente postos em causa. 

<

Apesar de vivermos num mundo imerso em ciência, esta têm sido mal compreendida e tem-se gerado um progressivo crescimento de correntes de contestação que vão desde as teorias da conspiração mais absurdas até aos movimentos criacionistas, passando pelos de Anti Vacinação e da Terra Plana. Estas não são meras posições teóricas. Têm implicações praticas na vida das pessoas e informam decisões com impacto para muita gente e durante muito tempo.

A concepção comum da ciência é errada e bastante desfasada daquilo que pode ser apreendido tendo em conta a ciência da ciência ­- ou filosofia da ciência se preferirem - e a sua história ou seja a epistemologia.
A ciência é um dos três grandes sistemas ou processos de conhecer e nos relacionarmos com o mundo à nossa volta. Estes são a crença, o que acreditamos dogmaticamente, isto é, sem critica ou raciocínio lógico, e que não carece de constatação. É o caso das religiões. Depois há o conhecimento empírico e sensorial que advêm das nossas experiências e do que se impõe aos nossos sentidos. E por fim, há a ciência.

Para a percepção errada da ciência contribuem sobretudo confusões sobre a capacidade de esta produzir conhecimento verdadeiro e eterno. Uma grande parte das pessoas parte do principio de que a ciência produz verdades absolutas enquanto outra parte crê que o conhecimento que ela produz é tão valido como qualquer crença ou que é apenas mais "uma teoria".

Outra das confusões prende-se com a neutralidade ou imparcialidade da ciência. E, neste aspecto, confunde-se muitas vezes cientistas com ciência, ou ciência e a sua aplicação.

Como conhecer o mundo pensando

Como é conhecido o nascimento da ciência é normalmente atribuído aos gregos há mais de 2500 anos. Em boa verdade, é o desenvolvimento do pensamento filosófico grego que propõe um novo processo de conhecer, que está para além dos outros dois já mencionados. Da maiêutica socrática como geradora de dúvidas criticas, à lógica aristotélica, os gregos foram responsáveis pelo início de uma revolução na forma de pensar. Deles nasceu a geometria e a álgebra. Eles ensinaram-nos e explicaram que acreditar ou observar não basta para conhecer. Foram os primeiros a provar que os sentidos e as crenças nos enganam muitas vezes. Nomes como Arquimedes, Euclides ou Pitágoras são incontornáveis para o mundo que temos hoje e para a forma como pensamos sobre as coisas. Quer acreditemos ou não na ciência.

Interregno no pensamento

Apesar da conquista romana do império grego, o conhecimento produzido foi preservado e mantido, e os romanos herdaram muito dos gregos sobretudo no que diz respeito a filosofia politica e a tecnologia.

Com a queda do império romano, a institucionalização do catolicismo na forma da igreja e a sua ascensão ao poder na Europa feudal, criou-se um interregno na evolução do conhecimento, uma vez que a crença na interpretação que a igreja fazia dos textos bíblicos foi sobreposta a qualquer outro tipo de conhecimento.

No século XV, o renascimento e a invenção da imprensa por Gutenberg, e no século XVI, a reforma protestante acabam por criar o ambiente propicio ao que se seguiria.


Revolução cientifica

A publicação de "De revolutionibus orbium coelestium" de Nicolau Copérnico foi o marco do inicio de um processo que ainda hoje dura e contou com as contribuições de Galileu, Descartes, Isaac Newton, Lavoisier, Faraday ou Darwin.

Mais recentemente Max Plank, Heisenberg, Einstein, Schrödinger ou Gödel vieram dar um novo impulso a ciência revelando que a realidade se estende muito para além do que era imaginado e que as suas leis não se conformam inteiramente com os cálculos, observações ou experiências até então realizados.

Não, não é "só uma teoria"

Serve esta história para explicar que, em primeiro lugar, a ciência foi e é um processo de contestação ao poder que estava instituído e que ditava a forma como se pensava o mundo. O processo cientifico contesta antes de mais a legitimidade do poder pela determinação do que é verdade e, desta forma, é revolucionaria e democrática. É um processo que retira a produção de verdade e conhecimento pela posição e status social e a transfere para qualquer pessoa que seja capaz de construir, defender e demonstrar racional e logicamente um raciocínio.

Em segundo lugar serve para demonstrar que a ciência não oferece verdades absolutas, esse é o papel da crença, neste caso religião. Caso o fizesse estaria a ser dogmática e a contrariar um principio da sua criação: o da possibilidade e dever de ser questionada e corrigida. É um processo que se baseia na dúvida, questionamento, refutação ou corroboração.

Em terceiro lugar demonstra que a ciência é um longo sistema cumulativo de coerências, isto é, o que é conhecido, ou descoberto, deve ser coerente tanto com o percurso anterior (premissas) como com as áreas adjacentes. Assim formando uma dupla verificação: a do próprio questionamento, por outros; e a da coerência com o percurso e outras "solidificações". Pode assim acontecer que novas questões refutem ou corroborem o conhecimento ou descoberta anterior, ou que o corpo anterior acabe por refutar ou corroborar as novas descobertas.

Em quarto lugar a ciência descobre em vez de criar - as propriedades ou "lógicas" já lá estão - ao invés de "inventar" ou criar. Isto tem como consequência a possibilidade de confirmação por outros.

A ciência é um processo que se verifica e prova, que permitiu e resultou em desenvolvimentos tecnológicos que por sua vez alimentam novas descobertas num ciclo onde podemos encontrar o parafuso de Arquimedes, máquinas a vapor, ou o grande tributo de Marie Curie: o radio, o raio RX e a radiação que levou Einstein e outros até a bomba atómica; o avião, a luz eléctrica ou o computador, o microscópio as bactérias, o antibiótico ou as vacinas. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...


  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...

  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.


  • CAREERS-1_2_0

    Business & Industry

    Abr 1, 2016

    Onde os Mergulhadores Treinam

    Mergulhadores comerciais desempenham uma miríade de acções debaixo de água e são responsáveis por garantir a segurança e integridade de estruturas, navios, pessoas e negócios. É extremamente importante ter o treino apropriado...

  • Yoga-foto

    Sport

    Set 1, 2016

    O YOGA E O LOCAL DE TRABALHO

    Considerado por muitos uma modalidade de elite, a práctica do Ioga tem-se revelado tão benéfica para a saúde física e mental que tem vindo a crescer não só a nível individual, mas também nos locais de trabalho, sendo considerado...

  • 1

    Food & Beverage

    Ago 1, 2015

    Strawberries everywhere!

    There's a place in the world where you can truly say that there are fields of strawberries until where the eye can see. That place is Finland! Here, you can pick the best wild strawberries yourself, from the very many farms throughout...